Criadores criadores / Criadores 'apartamento'
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jun 07, 2004 2:18 pm
Agora que ando no meio da 'selva' de criadores, a telefonar para aqui e para ali, a visitar vários sítios e a fazer imensas perguntas lembrei-me desta:
Qual é para vocês a diferença entre um criador profissional e um criador 'de apartamento'?
Pelo que tenho visto até agora (como já devem saber ando à procura de um Yorkshire Terrier) devem ser quase todos criadores 'de apartamento'. Ou então tenho tido azar!
Qual é para vocês a diferença entre um criador profissional e um criador 'de apartamento'?
Pelo que tenho visto até agora (como já devem saber ando à procura de um Yorkshire Terrier) devem ser quase todos criadores 'de apartamento'. Ou então tenho tido azar!
-
- Membro Veterano
'Criadores de apartamento' = alguém que tem cadela de raça e a cruza com um cão de raça (esperamos que sejam mesmo de raça ambos) e depois vende os filhotes para fazer dinheiro sem ter as condições necessárias.
Criadores profissionais são uma coisa, os outros são de circunstância!
Já pedi ajuda à amarg!
Criadores profissionais são uma coisa, os outros são de circunstância!
Já pedi ajuda à amarg!
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
- Contacto:
Olá,
A questão não é propriamente se os cães são criados um apartamento ou numa quinta com 10.000 hectares
. Pelo menos no que se refere a essa raça que, pelas suas dimensões e das respectivas ninhadas, não exige o mesmo espaço de alojamento que um cão de médio/grande porte. A questão primordial é "como avaliar a qualidade dos cachorros que se estão a adquirir'.
Se o criador em questão tiver a cadela num apartamento mas a tiver em boas condições de salubridade e assistência, não é o simples facto de estarem num apartamento que deve impedir a criação. O que deve impedir a criação, e isto tanto se aplica a cãe que estejam numa Propriedade imensa ou num apartamento, é se os reprodutores forem cães de baixa qualidade. O que está errado é fazer reprodução só porque se tem uma cadela ou um casal de cachorrinhos bonitinhos com os quais se 'quer fazer uns cobres' ou simplesmente porque se acha que será 'engraçado' ter cachorrinhos!
Então como saber se os cães são de qualidade. Salvo melhor opinião, o que ainda "garante" alguma qualidade dos cahorros é a qualidade dos respectivos reprodutores avaliada por quem perceba do assunto, ou seja, através da participação em exposições e otenção de boas classificações. A não ser que perceba muito da raça e esteja disposto a arriscar num cachorro que, apesar de ser filho de pais que não participam em provas, revelem boas potencialidades face aos seus conhecimentos do estalão da raça!
Por isso, para além de verificar em que condições esses criadores têm os cães, deverá avaliar os respectivos conhecimentos deles sobre a raça e cinofilia em geral fazendo-lhes batantes perguntas (um bom criador não terá problemas em responder-lhe). deverá também pedir para ver os registos dos pais, verificando se os respectivos ascendentes têm algum título, e pedir as classificações obtidas pelos pais em exposição. Não conheço a raça e os problemas de saúde a que eventualmente está geneticamente mais atreita, mas a existirem deverá pedir também os exames médicos qu atestem que os pais dos cachorros não têm destes problemas.
Boa sorte
Paulo C.
A questão não é propriamente se os cães são criados um apartamento ou numa quinta com 10.000 hectares

Se o criador em questão tiver a cadela num apartamento mas a tiver em boas condições de salubridade e assistência, não é o simples facto de estarem num apartamento que deve impedir a criação. O que deve impedir a criação, e isto tanto se aplica a cãe que estejam numa Propriedade imensa ou num apartamento, é se os reprodutores forem cães de baixa qualidade. O que está errado é fazer reprodução só porque se tem uma cadela ou um casal de cachorrinhos bonitinhos com os quais se 'quer fazer uns cobres' ou simplesmente porque se acha que será 'engraçado' ter cachorrinhos!
Então como saber se os cães são de qualidade. Salvo melhor opinião, o que ainda "garante" alguma qualidade dos cahorros é a qualidade dos respectivos reprodutores avaliada por quem perceba do assunto, ou seja, através da participação em exposições e otenção de boas classificações. A não ser que perceba muito da raça e esteja disposto a arriscar num cachorro que, apesar de ser filho de pais que não participam em provas, revelem boas potencialidades face aos seus conhecimentos do estalão da raça!
Por isso, para além de verificar em que condições esses criadores têm os cães, deverá avaliar os respectivos conhecimentos deles sobre a raça e cinofilia em geral fazendo-lhes batantes perguntas (um bom criador não terá problemas em responder-lhe). deverá também pedir para ver os registos dos pais, verificando se os respectivos ascendentes têm algum título, e pedir as classificações obtidas pelos pais em exposição. Não conheço a raça e os problemas de saúde a que eventualmente está geneticamente mais atreita, mas a existirem deverá pedir também os exames médicos qu atestem que os pais dos cachorros não têm destes problemas.
Boa sorte
Paulo C.
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo mar 30, 2003 11:21 pm
- Contacto:
Chamaram?! 
Qual é o problema dos apartamentos?! Os yorkies são uma das raças ideais para apartamento.
Agora o que acontece é que existem muitas pessoas a criarem yorkies, têm 1/2 cães para companhia, começaram a cruzar os mesmos, registam, vendem e como a raça é muito procurada continuam a fazê-lo. Alguns dizem que é para pagar os custos que têm com os cães. Pessoalmente, não sei se acredito...mas não critico. Realmente manter um cão custa dinheiro, mas isso deve ser pensado antes de comprar o mesmo, não depois quando começam a aparecer as contas.
Se a Lara estava à espera de encontrar criadores de yorkies com instalações próprias para o efeito, até poderá encontrar, mas não sei se isso será melhor. Eu não conheço em Portugal, neste momento, nenhum criador de yorkies a fazer criação com o objectivo de melhorar a raça, tendo bons cães para o efeito. Mas se alguém conhece algum, por favor avisem-me! Logo, leva-me a concluir que quantos mais cães tiverem a fazer criação mais preocupados estarão com os lucros. Acredito que existem alguns bons exemplares (mas poucos) em Portugal, possivelmente foram comprados a criadores estrangeiros. Também nas ninhadas vão aparecendo cães melhores ou piores, os pais serem bons não é suficiente.
No seu lugar, acho preferível preocupar-se primeiro com a qualidade do cão que vai comprar e só depois pensar nas condições em que estão os mesmos, e se estas não lhe agradarem não compre. Há por aí, muitos cães em apartamentos com melhores condições do que aqueles que estão em canis. É como tudo, dependerá do apartamento e do canil. De qualquer forma, para mim o yorkie é uma raça para ter em casa, gostam de correr quanto mais espaço tiverem melhor, mas não é cãozinho para dormir na rua ou num canil sem aquecimento, principalmente no inverno.

Qual é o problema dos apartamentos?! Os yorkies são uma das raças ideais para apartamento.
Agora o que acontece é que existem muitas pessoas a criarem yorkies, têm 1/2 cães para companhia, começaram a cruzar os mesmos, registam, vendem e como a raça é muito procurada continuam a fazê-lo. Alguns dizem que é para pagar os custos que têm com os cães. Pessoalmente, não sei se acredito...mas não critico. Realmente manter um cão custa dinheiro, mas isso deve ser pensado antes de comprar o mesmo, não depois quando começam a aparecer as contas.
Se a Lara estava à espera de encontrar criadores de yorkies com instalações próprias para o efeito, até poderá encontrar, mas não sei se isso será melhor. Eu não conheço em Portugal, neste momento, nenhum criador de yorkies a fazer criação com o objectivo de melhorar a raça, tendo bons cães para o efeito. Mas se alguém conhece algum, por favor avisem-me! Logo, leva-me a concluir que quantos mais cães tiverem a fazer criação mais preocupados estarão com os lucros. Acredito que existem alguns bons exemplares (mas poucos) em Portugal, possivelmente foram comprados a criadores estrangeiros. Também nas ninhadas vão aparecendo cães melhores ou piores, os pais serem bons não é suficiente.
No seu lugar, acho preferível preocupar-se primeiro com a qualidade do cão que vai comprar e só depois pensar nas condições em que estão os mesmos, e se estas não lhe agradarem não compre. Há por aí, muitos cães em apartamentos com melhores condições do que aqueles que estão em canis. É como tudo, dependerá do apartamento e do canil. De qualquer forma, para mim o yorkie é uma raça para ter em casa, gostam de correr quanto mais espaço tiverem melhor, mas não é cãozinho para dormir na rua ou num canil sem aquecimento, principalmente no inverno.
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta fev 28, 2002 4:12 pm
- Contacto:
Só para picar, para mim o Yorkie deve ser exactamente o contrário disto (tirando o pelo), deve ser rústico e activo, sem medo de nada, capaz de aguentar diferenças de temperatura extremas e poder dormir em qualquer lugar... não nos podemos esquecer que foi criado como cão de trabalho nas minas do Yorkshire, tendo que enfrentar não só temperaturas extremas como índices de humidade elevados, bem como enfrentar ratazanas, muitas vezes bem maiores que eles... o resto são cantigasamarg Escreveu: De qualquer forma, para mim o yorkie é uma raça para ter em casa, gostam de correr quanto mais espaço tiverem melhor, mas não é cãozinho para dormir na rua ou num canil sem aquecimento, principalmente no inverno.

<p>Gonçalo</p>
<p>
</p>
<p>

casadiscaes....bem como enfrentar ratazanas, muitas vezes bem maiores que eles... o resto são cantigas ;) [/quote Escreveu:
![]()
desconhecia totalmente esta caracteristica....
para cão de apartamento é matadora:lol

para cão de apartamento é matadora

[quote=casadiscaes]
[quote=amarg]
De qualquer forma, para mim o yorkie é uma raça para ter em casa, gostam de correr quanto mais espaço tiverem melhor, mas não é cãozinho para dormir na rua ou num canil sem aquecimento, principalmente no inverno.
[/quote]
Só para picar, para mim o Yorkie deve ser exactamente o contrário disto (tirando o pelo), deve ser rústico e activo, sem medo de nada, capaz de aguentar diferenças de temperatura extremas e poder dormir em qualquer lugar... não nos podemos esquecer que foi criado como cão de trabalho nas minas do Yorkshire, tendo que enfrentar não só temperaturas extremas como índices de humidade elevados, bem como enfrentar ratazanas, muitas vezes bem maiores que eles... o resto são cantigas
[/quote]
Totalmente de acordo.
Cumprimentos
Francisco Bica
[quote=amarg]
De qualquer forma, para mim o yorkie é uma raça para ter em casa, gostam de correr quanto mais espaço tiverem melhor, mas não é cãozinho para dormir na rua ou num canil sem aquecimento, principalmente no inverno.
[/quote]
Só para picar, para mim o Yorkie deve ser exactamente o contrário disto (tirando o pelo), deve ser rústico e activo, sem medo de nada, capaz de aguentar diferenças de temperatura extremas e poder dormir em qualquer lugar... não nos podemos esquecer que foi criado como cão de trabalho nas minas do Yorkshire, tendo que enfrentar não só temperaturas extremas como índices de humidade elevados, bem como enfrentar ratazanas, muitas vezes bem maiores que eles... o resto são cantigas

[/quote]
Totalmente de acordo.
Cumprimentos
Francisco Bica
-
- Membro Veterano
Obrigada PauloC e amarg pelas vossas opiniões. Realmente sou novata nisto e preciso mesmo de esclarecimentos e conselhos. Vou tentar saber o máximo de informação sobre a raça e depois continuar a visitar criadores (já sem ficar de pé atrás sempre que vejo que um tem os cães num apartamento). Depois vou tentar seguir tudo o que me disseram, desde conversar com os criadores, fazer perguntas, ver as condições de higiene do local e, sobretudo, verificar se os pais (pelo menos) são bons exemplares da raça. Uff! Isto é complicado.
Em relação aos yorkies serem raças de apartamento, eu tb concordo que são cãezinhos sensíveis, sobretudo pelo seu tamanho. Claro que quando a raça foi criada o objectivo era diferente e tenho a certeza que nessa altura ninguém se preocupava com os direitos dos animais como agora.
Em relação aos yorkies serem raças de apartamento, eu tb concordo que são cãezinhos sensíveis, sobretudo pelo seu tamanho. Claro que quando a raça foi criada o objectivo era diferente e tenho a certeza que nessa altura ninguém se preocupava com os direitos dos animais como agora.
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo mar 30, 2003 11:21 pm
- Contacto:
Ai,ai,ai! Estou mesmo picada!casadiscaes Escreveu: Só para picar, para mim o Yorkie deve ser exactamente o contrário disto (tirando o pelo), deve ser rústico e activo, sem medo de nada, capaz de aguentar diferenças de temperatura extremas e poder dormir em qualquer lugar... não nos podemos esquecer que foi criado como cão de trabalho nas minas do Yorkshire, tendo que enfrentar não só temperaturas extremas como índices de humidade elevados, bem como enfrentar ratazanas, muitas vezes bem maiores que eles... o resto são cantigas![]()

Cada um faz o que entende aos seus cães...

Também Gonçalo, não era preciso insultar os yorkies, chamar rústico a um cão cheio de classe é demais!!! Já reparou bem no andar dos yorkies, põem muita top model a um canto! E o pêlo brilhante sempre impecavelmente penteado?! O passado já lá vai e naquela altura as ratoeiras não era tão eficazes! Activos e sem medos não há dúvida que são.
Agora a sério: devido ao tamanho e principalmente ao pêlo não acho que os yorkies sejam uma raça muito resistente ao frio. Mas esta é apenas a minha opinião.
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda fev 09, 2004 11:16 am
Lara, no fórum dos retrievers temos uma listita de condições a que um criador deve obedecer. Não está fechada nem é ´definitiva, mas é um ponto de partida. Veja em http://arcadenoe.clix.pt/forum/viewtopic.php?t=15623
Já agora, para quem não costuma lá ir, que tal darem umas achegas?
-
- Membro Veterano
casadofarol, muito obrigada. Já copiei e imprimi as condições todas necessárias a um bom criador de cães. Agora vou decorá-las e passar a visitar os criadores com elas em mente.
O que eu queria mesmo era que as pessoas me aconselhassem para não ir de 'olhos fechados', mas agora estou mais informada.
Só um 'à parte':
Sou completamente contra a venda de animais nas lojas, aliás penso que todos deviamos boicotar as lojas e não comprar lá nada para que isso acabe de uma vez por todas (dá dó ver os animais fechados em gaiolas minúsculas com as pessoas a bater nos vidros constantemente).
O que eu queria mesmo era que as pessoas me aconselhassem para não ir de 'olhos fechados', mas agora estou mais informada.
Só um 'à parte':
Sou completamente contra a venda de animais nas lojas, aliás penso que todos deviamos boicotar as lojas e não comprar lá nada para que isso acabe de uma vez por todas (dá dó ver os animais fechados em gaiolas minúsculas com as pessoas a bater nos vidros constantemente).
-
- Membro Veterano
- Registado: terça jan 13, 2004 11:50 am
- Contacto:
Cristina, e que tal trazermos essa lista, para aqui, como tópico, de modo a que se torne generalista em relação a todas as raças.casadofarol Escreveu: Lara, no fórum dos retrievers temos uma listita de condições a que um criador deve obedecer. Não está fechada nem é ´definitiva, mas é um ponto de partida. Veja em http://arcadenoe.clix.pt/forum/viewtopic.php?t=15623
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
<p>Diamantino</p>
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jun 14, 2004 1:25 pm
- Localização: 8 gatos, 17 gerbos da mongolia,1 chinchila, 1 cão, 3 peixes
É perfeitamente possível ter um destes cães num apartamento, é assim como um gato. Mas num e noutro caso, não deve ser nada divertido para o bichinho.
Em relação à criação, sugiro que peça logo o documento do pedigree, para averiguar se não existe consanguinidade ( bolas, não sei escrever esta palavra ). Pode originar algumas doenças...
E um cão destes sem pedigree, com um preço alto... Ah! e aviso que tem um temperamento teimosinho... Há outras raças mais dóceis.
Em relação à criação, sugiro que peça logo o documento do pedigree, para averiguar se não existe consanguinidade ( bolas, não sei escrever esta palavra ). Pode originar algumas doenças...
E um cão destes sem pedigree, com um preço alto... Ah! e aviso que tem um temperamento teimosinho... Há outras raças mais dóceis.