Gato sozinho durante 15 dias

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

tricolor
Registado: terça jun 15, 2004 7:06 pm

terça jun 15, 2004 7:18 pm

Olá!

Vou estar ausente durante 15 dias e não posso levar o meu gato de 4 meses comigo. Já falei com alguns amigos e tenho garantidas 2 visitas por dia, uma de manhã e outra à noite, todos os dias. Durante os dias de semana vem ainda outra pessoa durante a tarde. O gato vai ter alguma companhia todos os dias e além disso ele ja conhece estas pessoas.

Assim não devem haver problemas com a alimentação e a limpeza da litter box. Mas o gato vai ficar deprimido com a minha ausência? Há alguma coisa que possa fazer para que ele se sinta melhor? Ou ele nem vai dar por isso?

Obrigado a todos!
tricolor
_Freitas_
Membro Júnior
Registado: quarta jun 02, 2004 4:54 pm

terça jun 15, 2004 7:38 pm

olá
como é óbvio o melhor era conseguir alguém k ficasse com o gatinho, ainda assim ele iria sentir a sua falta!!

Mas infelizmente tb já me aconteceu uma situação como a sua!!
O meu gato, ñ teve qq problema, como é óbvio durante essas duas semanas andou tristinho. Mas qd cheguei, andou paí outras duas semanas sempre agarradinho a mim...

Aconselho é k peça à pessoa k vai tomar do gatinho, k passeie um pouco com ele, pa ele ñ ficar sempre "preso". Isto se ele tiver desparasitado e vacinas em ordem.
O meu adorava.
_Last_kiss_
Membro Veterano
Registado: domingo nov 16, 2003 7:59 pm
Localização: Uma cadela (Tascha) 5 periquitos(pp,lolita,tomé,pinxi,Marieta)2 gatas(Links e Iscas)

terça jun 15, 2004 7:41 pm

Ele vai sentir a sua falta sim ;) mas se tem companhia que já conhece o processo vai ser menos doloroso para ele. Quem diz que o gato não sofre com a ausência do dono, nunca teve um gato a sério :lol: . Boas férias
Florinda
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 3:35 am

terça jun 15, 2004 10:23 pm

_Freitas_ Escreveu: olá
como é óbvio o melhor era conseguir alguém k ficasse com o gatinho, ainda assim ele iria sentir a sua falta!!

Mas infelizmente tb já me aconteceu uma situação como a sua!!
O meu gato, ñ teve qq problema, como é óbvio durante essas duas semanas andou tristinho. Mas qd cheguei, andou paí outras duas semanas sempre agarradinho a mim...

Aconselho é k peça à pessoa k vai tomar do gatinho, k passeie um pouco com ele, pa ele ñ ficar sempre "preso". Isto se ele tiver desparasitado e vacinas em ordem.
O meu adorava.
Não entendi o que quis dizer com "arranjar alguém que ficasse com o gatinho". Os gatos não gostam muito de mudanças de ambiente. É preferível, quando possível, que o gato fique em casa e que vá alguém tratar dele. Senão, eram dois "traumas" ao mesmo tempo: a separação do dono e a mudança de ambiente.

Por outro lado, também desaconselho quaisquer "passeios", principalmente se o gato não estiver habituado a eles. Mesmo que estivesse habituado, seria um risco ser levado a passear por uma pessoa que não o conheça tão bem como o dono, porque ele podia ter alguma reacção imprevista e fugir.
genius74
Registado: terça jun 15, 2004 10:27 pm

terça jun 15, 2004 10:36 pm

acho k quando esta a referir para arranjar alguem pra ficar com o gatinho é de forma permente ate á sua volta, eu tambem tenho um gato e quando saio pra fora tento sempre deixar com alguem que ele conheça mas de forma permanente.
Eles sentem sempre a nossa falta e ficam "tristes" isso não ha volta a dar-lhe mas pudemos atenuar um bocado se o gatinho estiver acompanhado com alguem k o conheça
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

terça jun 15, 2004 10:51 pm

veja se a pessoa é de confiança. há tempos apareceu uma forista a dizer que esteve fora uma semana. nesse entretanto, era suposto um amigo tratar dos gatos, parece que se esqueceu :o
jcnogueira
Membro Veterano
Registado: segunda jul 21, 2003 10:57 am
Localização: Gatos: Rita (E.C.), Boris (E.C.) e Macarena (Oriental)

terça jun 15, 2004 11:16 pm

anjaazul Escreveu: ... há tempos apareceu uma forista a dizer que esteve fora uma semana. nesse entretanto, era suposto um amigo tratar dos gatos, parece que se esqueceu :o
:o
_Freitas_
Membro Júnior

terça jun 15, 2004 11:30 pm

Ainda bem k me entendeu genius74, era exactamente isso k queria dizer!!!!!!
qt ao passeio, como é óbvio é se tiver habituado!!
Além disso, à coleiras para gatos, para o caso de ele querer fugir ou assim... Acho k se ele tiver alguma reacção estranha saberão k o gato deve voltar para o seu refúgio.
monicasara
Membro
Registado: terça out 21, 2003 6:21 pm

quarta jun 16, 2004 12:23 am

Tricolor, sei que isto se calhar vai parecer estúpido, mas já li em algum lado (e se calhar até foi aqui na arca) que o gato ouvir a voz do dono o acalma e deixa mais feliz...

Se puder, quando souber que está alguém em sua casa com o gatinho, ligue para casa e peça que a pessoa deixe o gato ouvir a sua voz... fale um bocadinho com o gatinho e ele provavelmente vai senti-la mais perto.

Os nossos gatinhos são muito inteligentes... as minhas, por exemplo, reconhecem perfeitamente a minha voz porque se me ouvirem ficam a miar até eu ir dar mimo, se ouvirem o meu marido já não fazem tanto barulho... elas já perceberam perfeitamente que eu não lhes resisto! :D :D :D

Beijinhos,

Mónica
tricolor
Registado: terça jun 15, 2004 7:06 pm

quarta jun 16, 2004 12:31 am

Duas das três pessoas são de completa confiança ;) Portanto, tenho a garantia que o gato irá ter duas visitas por dia. A outra apenas espero que venha cá de vez em quando durante a semana, e quando se lembrar :p

Mas há qualquer coisa que possa fazer para que o gato sinta menos a minha falta? Algo tipo deixar a casa com dezenas de bolas de papel espalhadas no chão, ou assim? É que o gato tem agora pouco menos de 5 meses e tenho medo que fique traumatizado... E como custumo trabalhar em casa uns 3 dias por semana, o gato não está habituado a ficar sozinho :( :(
_Freitas_
Membro Júnior

quarta jun 16, 2004 12:40 am

Falta vai sentir sempre!
Deixar brinquedos, vai fazer com que se distraia, mas a sua presença ñ vai estar. E pelo k diz o gato deve estar mto habituado ao colinho, e miminho da/o dona/o.

Mas se tá em boas mãos...

Vai andar deprimido, acredite!

Mas qd voltar vão ser só miminhos, e tudo volta ao normal, pelo menos falo por experiência própria
Kathleen
Membro Veterano
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

quarta jun 16, 2004 8:18 am

Olá

Se tem confiança nas pessoas, o gato vai ficar bem. Vai ficar tristinho e é possível que coma menos, mas fica bem.

O ideal é arranjar quando puder uma companhia para o seu gato, assim na sua ausência ele não sente tanto.

tenha cuidado com o tipo de brinquedos que lhe deixa, não deixe nada que tenha fios onde ele se possa enrolar. Nem brinquedos que o possam magoar de alguma forma.

Beijokas
kathleen
jcnogueira
Membro Veterano
Registado: segunda jul 21, 2003 10:57 am
Localização: Gatos: Rita (E.C.), Boris (E.C.) e Macarena (Oriental)

quarta jun 16, 2004 8:39 am

Kathleen Escreveu: Olá

Se tem confiança nas pessoas, o gato vai ficar bem. Vai ficar tristinho e é possível que coma menos, mas fica bem.

O ideal é arranjar quando puder uma companhia para o seu gato, assim na sua ausência ele não sente tanto.

tenha cuidado com o tipo de brinquedos que lhe deixa, não deixe nada que tenha fios onde ele se possa enrolar. Nem brinquedos que o possam magoar de alguma forma.

Beijokas
kathleen
A visita diária de um humano cconhecido do gato e de confiança é essencial. Essencial é uma companhia felina para o bichano, q não se sentirá tão só.
Apesar disso os gatos sentem sempre a ausência do dono, eu que o diga em relação aos meus. Bem... no meu caso não sei quem sente mais saudades de quem :oops:
sojo
Membro Veterano
Registado: quarta abr 24, 2002 5:10 pm

quarta jun 16, 2004 8:40 am

Olá estou com o mesmo problema vou de férias e provavelmente o miau vai ter que ficar, levo os cães mas o miaua ainda não o habituei á trela por isso não sei se vai dar porque já só falta um mês, a solução será ele ficar em casa e irem lá familiares tratar dele e fazer-lhe um pouco de companhia :cry: é gato de colo quer tar sempre acompanhado, dorme com os cães porque não quer dormir sozinho, tem que ter sempre alguém por perto acho que vai sofrer muito :cry: mas penso que não vou ter outra alternativa.
nynf
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

quarta jun 16, 2004 9:26 am

A melhor forma de um gato nãos e sentir tão só na ausência do dono é arranjar-lhe uma companhia felina. 1 gato só é triste, mas se forem 2 sempre brincam os 2.
Por isso é que quando adoptei pela primeira vez, adoptei 2 de uma vez: o Thoth e a Lucky.
<p><strong>Sauda&ccedil;&otilde;es!</strong></p>
<p><strong>Cristina Paulo</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Gatos”