quinta jun 17, 2004 10:29 am
Espero que a gatinha apareça depressa. No entanto, deixo-lhe a minha "experiência" de convivência de um gato grande com um bebé, para o caso de estar decidida em adoptar um segundo gato.
O Tico (o meu gato mais velho) também era muito "pegado" a mim e ao meu marido. Até demais! Nós chegávamos a casa e ele desafiava-nos logo para a brincadeira, agarrava-se a nós, só queria estar ao meu colo, etc. Achámos que ele passava muito tempo sozinho em casa e que precisava de uma companhia. No início foi terrível. O Tico soprava ao gatinho e dava-lhe patadas. Afastou-se de nós e evitava estar na mesma divisão que o gatinho. Nos primeiros dias tivemos que evitar deixá-los juntos quando não estávamos em casa. Dividimos a casa em 2, para que não se encontrassem. Pouco a pouco o Tico começou a tolerar estar na mesma divisão que o gatinho (demorou 1 semana) e começámos a deixá-los sozinhos (no início só por algumas horas, até que percebemos que o Tico só lhe dava umas patadas se o gatinho se aproximasse muito. O gatinho (já agora, o nome dele é Ozzy) foi conquistando o Tico com as brincadeiras (até porque o Ozzy adorou o Tico desde o início). Demorou quase 6 meses para que começassem a dormir na mesma cama (o Inverno ajudou)... apesar de não muito próximos um do outro.
Agora brincam muito e já não podem passar um sem o outro. O Tico está sempre onde nós estivermos, mas o Ozzy só está onde estiver o Tico. O Tico continua a ter alguns ciúmes do Ozzy, no que diz respeito à atenção dos donos, mas nada que umas festinhas não resolvam!
Só um conselho: Enquanto estão a fase de "adaptação", convém que tenham as unhas cortadinhas.