A vossa opinião

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

mindbullet
Membro Veterano
Registado: terça jan 22, 2002 11:50 am

terça mar 05, 2002 5:14 pm

Olá a todos!

Tenho um cachorrinho Golden Retriever com pouco mais de 4 meses.
Antes de mais referir que este é o meu primeiro cachorro.

Ontem quando o levei à rua para fazer as necessidades, ele abocanhou algo (que mais tarde vi que era um osso de frango ou peru), o que despertou logo a minha atenção (porque ouvi o partir do osso na boca). Chamei-o e tentei ver o que é que ele tinha na boca. Até aqui tudo normal, só então reparei que era um osso, e como tal pedi para ele abrir a boca para o tirar, ele normalmente abre a boca, ou pelo menos não oferece muita resistência, mas não foi o caso!

Eu queria mesmo tirar o osso porque toda a gente (inclusive os vets) tem me avisado que os ossos de aves podem ser muito perigosos para o estômago dos cães (ainda para mais um osso achado na rua)!

Continuando, ele não achou lá muito boa ideia eu tentar tirar o osso e volta-se contra mim, chegando mesmo a morder-me. Nisto eu agarrei-o pelo pescoço, dei-lhe umas sacudidelas, gritei, e imobilizei-o para ver se ele se acalmava. Parecia ter funcionado

Reparei que tinha sangue (meu) no braço e no polegar, como tal dirigi-me para casa e chamei-o. Como seria de esperar ele não veio. como tal agarrei na coleira, e levei-o para casa (estava a 3m da porta). Contudo ele continuava a querer voltar-se, tentando morder a mão com que eu agarrava a coleira.

Levei para casa e quando estava a leva-lo para a sala para po-lo de castigo (dentro do bar), ele começa a ficar mais exaltado e tenta mesmo morder-me outra vez. O castigo que lhe dou é ele ficar ali num canto sem brinquedos, mas sem estar fechado, ou seja vê-nos mas não pode vir para junto de nós.

Imobilizei-o no cão agarrando com uma mão o pescoço e com a outra o resto do corpo. Isto estava a ficar pior e eu como não o queria magoar não apertei muito, o que foi um erro pois ele conseguiu virar-se para morder-me e quase que o fazia, nessa altura agarrei-o com mais firmeza, ele estava de lado, e dei-lhe uma palmadas no lombo.
Acalmou um pouco.

Para além das minhas feridas fisicas, estou triste por ter chegado ao ponto de bater no cão. Nunca tinha acontecido! Nem quero que se repita!

Sei que os cães são possessivos com a comida, mas até agora nunca tinha tido problemas.

O cão nunca está mais de 3h sozinho durante o dia, tem espaço, brinquedos,passeia 2 vezes por dia (2h), brinco com ele, trato-o da melhor forma que sei, mas pelos vistos algo falhou. :(

Se calhar estou a fazer uma tempestade num copo de água, mas como disse, é o meu primeiro cão.

Gostava de vos ouvir. que me digam onde é que fiz mal, como é que vocês procederiam,etc. Estou aqui para os ouvir e aprender.
Nuria
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:16 pm

terça mar 05, 2002 5:27 pm

Olá

Digo-lhe que fez muito bem em reprêende-lo na hora.
Os cães são muito possesivos na comida,tal como diz, e principalmente com ossos.
Os meus cães deixam-me mexer na comida, mas com ossos basta aproximar que ficam desconfiados.
O que relata é um caso de dominância, muito estranho num cachorro golden retrivier que costumam ser dóceis.
Tenho um cão que também teve problemas de dominância, mas isso é normal na raça dele(Teckel) e já está controlado, porém nunca deixei(nem vou deixar) ele me morder ao ponto de fazer sangue.

Normalmente os cães fazem avisos,que podem ir desde rosnadelas a pequenas mordidas.

Diga-me só uma coisa, o seu cão está a ser treinado? Se não, aconselho-o(a) a levá-lo a um centro canino para que possa ser acompanhado, e para que mais tarde não se torne agressivo.

Talvez outras pessoas aqui do forúm possam ajudar melhor.

Desejo-lhe boa sorte!
pagavida
Membro
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

terça mar 05, 2002 5:36 pm

Olá,

Quanto á questão que põe, posso não ser a pessoa mais habilitada deste forum para a ajudar, mas posso falar-lhe da minha experiência com o meu cão.

O meu Draco, como todos os outros, tambem não gostava muito da ideia de partilhar a comida.Tinha + ou- a idade do seu quando rosnou por causa de um osso, repreendio , dei-lhe uma palmada e tirei-lhe o osso, mais tarde quando lho voltei a dar, tornei a tirar-lho.cada vez que lhe dava ossos, tirava-lhos ,tornava a dar.não sei se por cauda disso ou não, o meu Draco nunca rosna a ninguem que lhe tire a comida.
A minha maior preocupação, na altura, era o meu filhote que estava para nascer, tinha receio que ele lhe virasse o dente numa situação semelhante á sua, mas nunca tive qualquer problema.
Noto que ele não gosta de ter gente por perto enquanto come, olha-nos por cima, mas nunca refila.
na minha opiniao, como o seu cachorro ainda é novinho, estes habitos são faceis de corrigir, basta ter paciencia e ser persistente e o mais importante é não vacilar, seja convicto naquilo que lhe quer ensinar!Pode ter a certeza de que ele o está o observar, e sabe até onde é que pode ir.

Boa sorte e felicidades para si e para o seu amiguinho
AnaS
Membro Veterano
Registado: quinta fev 07, 2002 4:53 pm
Contacto:

terça mar 05, 2002 6:42 pm

Olá,

Isto pode tornar-se um problema grave, e quanto mais cedo se habituar um cachorro a deixar que lhe mexam na comida melhor.
Muitas vezes a comida propriamente dita (ração) não é a maior causa de problemas, mas sim os chamados "troféus" = ossos.
Não deixe que o seu cachorro "ganhe" esta batalha, pois isso significa que nunca mais ninguém se pode aproximar dele quando estiver com um "troféu" que certamente irá defender com "unhas e dentes".
Se não conseguir isto sozinho o melhor é procurar ajuda profissional. Mais vale actuar cedo do que ficar mais tarde com uma verdadeira "fera" em casa...
:evil:

Boa sorte!
Gil
Membro
Registado: quarta fev 13, 2002 11:17 pm

terça mar 05, 2002 7:01 pm

sou possuidor recente de um rottie (faz 10 semanas hoje) e tudo o que tenho lido e faço-o regularmente (pois ele abocanha tudo, literalmente tudo) é tirar-lhe da boca o que quer q seja regularmente para ele ir se habituando "a quem ordena e quem cumpre" :p
e só voltar a dar o que ele possa roer/comer...
não me parece q a sua situção seja extrema, mas a ter cuidado e corrigir.

boa sorte
Elsa
Membro Veterano

terça mar 05, 2002 7:36 pm

Olá,

Acho o seu cachorro agressivo demais para um golden. A minha dobermann nunca sonhou sequer em teimar comigo, quanto mais morder-me. Só o meu husky é que teve essa veleidade no inicio e aprendeu rápidamente que a dona tira tudo o que quer da boca dele e se ele for um bom menino volta a ter tudo outra vez e com uma festinha.
Acho que fez muito bem em repreendê-lo. Não notei nada de errado na sua atitude, muito pelo contrário. Está correctíssima. O que de facto não está bem é essa agressividade desmedida do seu golden. É a minha opinião mas penso que pode ter origem genética, e isso significa cuidados a redobrar. Ele nasceu para mandar!!!

O meu conselho é que reforce quanto antes a sua postura de chefe de matilha, nesta e noutras situações. Por exemplo:
- quando fôr a dar-lhe de comer, mande-o estar quieto ou sentar-se. Obrigue-o.
- Quando for a brincar, tire-lhe os briquedos da boca várias vezes e se ele não refilar volte a dar-lhos como recompensa.
- Simule essa situação porque passou mais vezes, e se tiver que lhe dar uma palmada bem dada DÊ! Sem medos. Ele acaba por entender.
- Ponha a sua mão dentro da gamela da comida enquanto ele come, tire as vezes que for preciso, etc...

E quando ele fôr mais crescido, leve-o sem falta a uma escola de treino. A obediência faz milagres. ;)

Os cães são como as crianças pequenas, eles testam-nos até ao limite, cabe a si definir os limites de forma clara e consistente.
Ás vezes há uns mais traquinas que outros... e assim ... levam mais puxões de orelhas! :lol:
wreckless
Membro Veterano
Registado: quinta dez 13, 2001 10:19 am

terça mar 05, 2002 9:14 pm

Ola a todos!
Antes de mais que bom o seu cao nao se magu porque podia ter sido fatal!
Os caes sao sempre assim com a comida.Muito possesivos mesmo!A coisa mais importante mindbullet e mostrar-lhe quem é que manda que sera voçe e claro(quando ele morder-lhe bata-lhe porque assim ele nao o voltara a fazer,se voltar continue o procedimento)
Quando o leva a rua NUNCA deixe-o comer coisas da rua principalmente nas aldeias que ja tem havido casos de envenenamento de caes por terem comido qualquer pessoa(a populaçao da aldeia nao e muito boa gente para os caes)Por exemplo uma vez estive de ferias com um amigo meu em Magoito e um cao foi envenendado na rua...!
Ah e outra coisa nao deixe o seu cao ser mimado porque serao tal e igual como as crianças que foi nisso que a mim falhou no meu 1º cao :( !
PauloC
Membro Veterano
Contacto:

quarta mar 06, 2002 9:25 am

Olá,
Penso que já teve muito boas respostas e pouco tenho a acrescentar que não seja o relato da minha experiência pessoal.
O Furst ( o meu macho Rottweiler) também agia de forma possessiva quando estavam em causa ossos ou carne. Desde cedo, habitueio a que me deixasse mexer na comida e repreendia-o sempre que me rosnava. Quando ele se portava bem voltava a dar-lhe a comida. Embora fosse engraçado até ver um cachorrinho de poucos meses a defender o seu osso, eu sabia que um dia iria ter um animal de 60kg e uma situação destas poderia ser perigosa. Hoje em dia tiro tudo o que quero de dentro da boca dele ( inclusivé carne crua) sem quaisquer problemas.
O meu conselho é por isso igual ao que já aqui foi dito. Você agiu bem quando o reprimiu, e da forma que o reprimiu. Repita a situação quantas vezes for necessário até que ele saiba duas coisas:
- Você é o chefe da matilha, e ele só pode comer quando você deixar;
- Você, se ele se portar bem, vai sempre entregar-lhe a recompensa da comida. Não pretende ficar com ela e por isso não estão em competição.
Kurika_
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 10:11 am

quarta mar 06, 2002 11:23 am

Oi...
Acho que já foi tudo mais ou menos dito e felizmente no meu caso, nunca tive problemas desses com a Duda, nem com comida, nem com brinquedos, nem com outro tipo de objectos. Aliás, uma das primeiras coisas que insisti desde pequena em ensinar-lhe foi o comando "larga" e agora sempre que ela tem seja o que fôr na boca, basta-me agarrar, dar-lhe o comando que ela deixa logo de fazer força e tiro-lhe da boca o que ela lá tiver. Quando ela apanha qualquer coisa para comer que eu não vi o que era ou não quero que ela coma, nem preciso de dizer o "larga". Só lhe digo uma das frases que ela mais detesta ouvir, que é "O que é isso, Duda ??", com um tom zangado e ela cospe logo cá para fora o que lá tiver.

Ele está a tentar assumir uma posição dominante ao morder-lhe quando tenta contrariá-lo e para lhe mostrar que quem manda é o dono, há alguns "truques" que deve utilizar:

- Nunca o deixe ganhar o jogo do "puxa", quando puxa de um lado e ele do outro. Quando terminar a brincadeira, ordene-o para largar o brinquedo e guarde-o até à próxima brincadeira;
- Tente sempre comer antes dele, pois na matilha quem come primeiro é o cão dominante e só depois os outros;
- Não o deixe dormir na sua cama, mais uma vez porque na matilha os cães dominantes dormem no melhor sítio;
- Não o deixe passar antes de si em sítios estreitos ou portas.
- Quando lhe dá uma ordem, é mesmo para cumprir, não é para repetir 10 vezes e se ele não quiser fazer, paciência. Se ele não se sentar à terceira vez que o manda sentar, vá até ele e sente-o

Quanto à palmada, não sou contra , desde que seja mesmo apenas uma palmada no rabiosque, dada com razão e não uma agressão. Mais vale agora reforçar a repreensão com uma palmada se virmos que o tom de voz apenas não está a resultar do que mais tarde nem sequer conseguirmos dar a palmada... :o
Nuria
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:16 pm

quarta mar 06, 2002 5:32 pm

Olá,
Concordo com a Kurika,mas só quero dizer uma coisa:

-No tal jogo do "puxa",muitas pessoas pensam que o dono é que deve ganhar porque manda. Eu penso de maneira diferente. Ambos devem ganhar,mas o dono deve ganher mais vezes que o cão, porque se não, o jogo torna-se aborrecido para o cão,e todas as brincadeiras com o dono devem ser divertidas ;)

Abraços
mindbullet
Membro Veterano
Registado: terça jan 22, 2002 11:50 am

quarta mar 06, 2002 6:09 pm

Antes de mais queria agradecer a todos os que responderam.
Obrigado! ;)

Ainda pegando no tema (pq é-me difícil de esquecer, ainda por cima pq o meu polegar ainda está inchado...) a atitude dele foi mesmo fora do vulgar.

Ele obedece a ordens. Senta-se quase sempre à primeira (90% das vezes), vem quando é chamado, deixa-me mexer na boca, tirar-lhe brinquedos, sem um rosnar... e depois isto.:o

Bom, vou estar ainda mais de olho nele e tentar reprimir qualquer tentativa dominadora da parte dele.

Obrigado a todos! ;)
ana_link
Membro Veterano
Registado: sexta jan 18, 2002 7:05 pm

quarta mar 06, 2002 7:31 pm

Olà,

De facto a atitude do seu cachorro não é muito normal, pelo menos para a idade. Eu estaria à espera que ele se submetesse mais depressa.

Eu nunca tive um problema desses com o meu cão, em parte talvés devido a ele não ser muito dominante, mas também por eu ter tentado desde que ele veio para casa (2 meses) que ele percebesse que quem manda sou eu, e que as decisões são tomadas por mim.

Houve apenas uma vez que ele pensou em comer comida da rua. Eu moro em Benfica e no meu bairro aparece muita comida no chão, uma boa parte envenenada. Para o proteger, eu andava sempre de olho nele, e de uma das vezes que veio à rua, com 2 meses e pouco, tentou apanhar algo do chão. Como me dei conta a tempo, a unica coisa que fiz foi dar uma GRANDE palmada ao cão. Não lhe disse nada, e continuei a andar como se nada se passasse. Foi a primeira e a ultima vez que ele se lembrou de comer algo na rua, e ainda hoje não come comida "de gente", so mesmo se estiver na minha mão. :D

Os conselhos que foram dados aqui são de facto muito bons, e parece-me que também são os mais correctos.
O meu unico conselho é que procure rápidamente uma escola para treinar o seu cão. Não é uma questão de treiná-lo intensivamente, mas para vocé poder aprender a ensinar melhor o seu cão, ouvir outras experiencias, e tentar com um apoio de pessoas que tenham mais experiencia nestes assuntos que este problema seja resolvido.

O seu cão agora obedece às ordens que lhe ensinou. Mas posso-lhe dizer com experiencia que o cão só é mentalmente adulto por volta dos 2 anos de idade. Eles passam por uma fase, por volta dos 8 meses a 1 ano em que tentam subir na hierarquia do grupo. Penso que foi o que se passou. Talvés a hierarquia do seu grupo não seja bem definida :?:

Eu treino na ATAAC, em Sintra, e também sou monitora lá. Este fim de semana vou là estar. Nós começamos a aceitar os cães a partir dos 4 meses de idade, e treinamos baseando-nos na brincadeira entre cão e dono. Se quiser apareça, a partir das 15:00. Não sei onde mora, mas posso tentar indicar um sitio mais perto.
Penso que o treino seria o mais indicado

Beijos para todos e festinhas para os quatro patas
Ana
KROZ
Membro Veterano
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

quarta mar 06, 2002 8:36 pm

A minha resposta é um pouco diferente pois o meu Spot nunca teve problemas com o facto de lhe mexerem na comida, mas a única vez que me tentou morder foi quando o agarrei pelo dorso, o que é comum quando se repreende um cão. De psicologia canina percebo pouco por isso não sei se o facto de o seu cão morder se deve à comida ou à repreensão, mas no meu caso foi mesmo apenas da repreensão.
wreckless
Membro Veterano
Registado: quinta dez 13, 2001 10:19 am

quarta mar 06, 2002 9:27 pm

ola a todos!
Quando a Nuria referiu as brincadeiras do "puxa" é vital que o dono ganhe sempre para mostrar quem é o mais forte e quem manda porque se o cao estar sempre a ganhar porque levara ao cao querer que ele domina!!
pagavida
Membro

quinta mar 07, 2002 11:01 am

Concordo com o Wreckless, principalmente se fôr um cão de grande porte e com uma personalidade dominante.
è muito importante que ele saiba que o dono é mais forte do que ele.

Abraços ;)
Responder

Voltar para “Cães”