Ola a todos!
Muitas vezes tenho visto siberian huskys, dalmatas com um olho castanho e outro azul mas, tambem vejo muitos com os 2 olhos castanhos.
Eu deixava a seguinte questao:
Qual é a diferença? Já me tem dito que são melhores exemplares os que tem de cores diferentes!
OLHOS
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta fev 28, 2002 4:12 pm
- Contacto:
curiosamente, aquilo que já ouvi de alguns juizes é que embora o comum seja os olhos azuis, são preferidos os olhos castanhos, sendo considerados mais típicos... o porquê? não sei....
<p>Gonçalo</p>
<p>
</p>
<p>

-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Nunca notei nenhuma preferência dos juizes seja pela cor dos olhos ou pela cor do pêlo. Se o fizessem seria ir contra o estalão, pois este permite as mais variadas cores.
A cor dos olhos não influencia de forma alguma o tipo do cão. É apenas um acaso genético. Existem preferências de ordem pessoal, eu por exemplo prefiro os dois olhos azuis num cão branco, preto e branco ou cinzento e branco mas prefiro os dois olhos castanhos num cão castanho e branco. É uma questão de harmonia do conjunto. Concerteza que existem muitos juizes com uma ideia semelhante á minha e outros que não a terão. Mas basear a sua escolha só na cor dos olhos... é a mesma coisa que ganhar só huskys castanhos e brancos... isso é falta de profissionalismo no mínimo.
A cor dos olhos não influencia de forma alguma o tipo do cão. É apenas um acaso genético. Existem preferências de ordem pessoal, eu por exemplo prefiro os dois olhos azuis num cão branco, preto e branco ou cinzento e branco mas prefiro os dois olhos castanhos num cão castanho e branco. É uma questão de harmonia do conjunto. Concerteza que existem muitos juizes com uma ideia semelhante á minha e outros que não a terão. Mas basear a sua escolha só na cor dos olhos... é a mesma coisa que ganhar só huskys castanhos e brancos... isso é falta de profissionalismo no mínimo.
-
- Membro Veterano
- Contacto:
Eu até o percebo como factor de desempate... se a razão de ser preferido o castanho é de validade ciêntifica é que eu não sei... como não gosto de cães de olhos azuis nem verdes (já tenho visto alguns pits com olhos desta cor), nunca me preocupei com isso...
É daquelas informações que por acaso se regista, mas que normalmente não têm utilidade prática...
É daquelas informações que por acaso se regista, mas que normalmente não têm utilidade prática...
<p>Gonçalo</p>
<p>
</p>
<p>

-
- Membro
- Registado: terça jun 18, 2002 10:33 pm
Já li algures numa revista qualquer que, no caso dos Bretons, a cor preferencial dos olhos seria o castanho. Reparei nisso porque a Alberta tens uns lindos olhos verdes...
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta jan 18, 2002 4:37 pm
- Contacto:
Olá,
no caso dos Dalmatas, os olhos azuis são considerado um defeito. Isso deve-se ao facto de normalmente um cão que tem olhos azuis é albino e logo com outros defeitos genéticos, como a surdez.
Lambidelas do Strauss, beijinhos meus
Susana
no caso dos Dalmatas, os olhos azuis são considerado um defeito. Isso deve-se ao facto de normalmente um cão que tem olhos azuis é albino e logo com outros defeitos genéticos, como a surdez.
Lambidelas do Strauss, beijinhos meus
Susana
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jun 03, 2002 2:49 pm
- Contacto:
Pois é, o meu Sniff tem os olhos castanhos e as manchas pretas, o que acontece como disse a Susana, é que nos dálmatas é considerado defeito ter os olhos azuis, assim como ter as manchas muito juntas e/ou bicolores, (pretas e castanhas).
Fiquem bem,
Ana
“A grandeza de uma nação e o seu progresso moral, podem ser avaliados pela forma como tratam os seus animais”
Mahatma Ghandi
Fiquem bem,
Ana
“A grandeza de uma nação e o seu progresso moral, podem ser avaliados pela forma como tratam os seus animais”
Mahatma Ghandi
-
- Membro Veterano
- Contacto:
Por isso é que eu tenho recomendado cuidado ao ver cães na internet, sobretudo em páginas americanas, uma vez que muitos dos estalões divergem. Na Europa e na maioria dos países da FCI (o Brasil é a excepção - a maioria dos estalões são os americanos, embora e em princípio siga os da FCI), vigora o pricípio do "país de origem", ou seja, só o país de origem tem o direito de alterar o estalão de uma raça... nos estados unidos, o AKC ou o clube de raça, se existir, têm estalões próprios e gerem eles a alteração do estalão... o que leva a divergências... como podem ver noutro tópico aqui no forum.
<p>Gonçalo</p>
<p>
</p>
<p>