Tartaruga com problema estranho na carapaça

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Ziries
Membro Júnior
Registado: domingo set 28, 2003 12:14 pm

segunda jun 14, 2004 10:47 am

jah Escreveu: Em relação ao apoio da lâmapada, como apenas consegui uma com 40 cm, portanto, com medida inferior à do aquário (60 cm); ela fica apoiada directamente no vidro da tampa (o que já filtra um pouco o efeito da lâmpada). |
Um pouco?
Pelo que costumo ler e se essas lampadas tem +- o equivalente ao espectro do sol, estando apoiada no vidro, gastaste dinheiro para nada. Pois isso assim está a filtrar os raios necessários e que interessam para as tartarugas, mesmo que elas gostem e se ponhem umas em cima das outras que talves seja mais devido ao aquecimento que ela permite.
É que as minham tb gostam do sol e punham-se a apanhar banho de sol, o problema é que como era atraves do vidro nao valia de nada, entao tive de as por naquele alguidar a tarde para elas apanharem um pouco de sol directo.
Entao depois se puderes ou se conseguires ve la se o vendedor diz o nome do fornecedor ou a companhia que tem esses aquários.

8)
jah
Membro
Registado: sexta mai 14, 2004 2:07 pm
Localização: 3 tartarugas com 10 anos (1 casal de pseudemys concinna hieroglyphica e 1 pseudemys peninsularis), 8
Contacto:

segunda jun 14, 2004 12:41 pm

Comprei a lâmpada para nada, também não é assim!:|

O espectro do sol defacto sofre uma filtragem, mas não é "impermeável".
Sei que não é o ideal, mas já ajuda. Aliás, as tartarugas assumem um comportamento típico da recepção da radiação, pois chegam a deixar-se estar na água, que não chega a aquecer com a lâmpada, adoptando a mesma postura quando estão na pedra (com os membros esticados).

Vê a título de exemplo esta foto que tirei da internet:

Imagem

Sempre tive tartarugas que apanhavam sol "directo", isto é, estavam numa marquise e não tinham problemas por isso. Foram sempre saudáveis.

Os vidros não deixam passar tudo, mas também permitem um certo efeito de estufa, assim como filtram alguma radiação que poderá ser prejudicial (embora muito pouco).

Quando voltar à loja onde comprei a lâmpada, pergunto qual o fornecedor. Já agora, gostava de saber de que localidade és, pois isso pode ajudar
Cumprimentos, Carlos
Ziries
Membro Júnior

segunda jun 14, 2004 1:02 pm

Sim eu sei que nao é assim tao linear, mas só disse isso porque acho que nao é tão aconselhado e ainda para mais teres gasto €€€ numa lampada dessas. ;) Assim sempre aproveitavas na totailidade o espectro que a lampada emite. Foi por isso que apenas fiz esse comentário/observação.
:)

Eu moro cá mais para baixo em Alverca, perto de Lisboa, mas como ja disse, tenho um casal amigo que tem uma loja de animais. O problema e que os fornecedores com quem eles trabalham peos vistos não tem nada disso, daí querer saber qual o fornecedor para assim eles tambem poderem ver isso e talvez mandar vir um para mim. :D
jah
Membro
Localização: 3 tartarugas com 10 anos (1 casal de pseudemys concinna hieroglyphica e 1 pseudemys peninsularis), 8
Contacto:

segunda jun 14, 2004 4:05 pm

Tudo bem, assim que tiver notícias digo-te.
;)
Cumprimentos, Carlos
Ziries
Membro Júnior

segunda jun 14, 2004 10:04 pm

Ok, fico a espera depois disso.
Acabei por ir hoje a tarde ao veterinário com ela, e a veterinária fez-me uma "mistura" para adimnistrar com algodão na carapaça dela por causa dos fungos e receitou-me uma pomada para proteger a zona afectada. Mas ela disse que pelo aspecto que tem será falta das vitaminas necessárias à carapaça, e deu-me uma lista das verduras e fruta que serão bons para ela.
O que é que costumas dar de comer as tuas, normalmente?

8)
jah
Membro
Contacto:

terça jun 15, 2004 12:24 am

Bom, eu dou gammarus, que alterno com tubifex e um granulado próprio para tartarugas, que consiste numa mistura de vários alimentos com as vitaminas de que necessitam. É semelhante ao que se dá às iguanas.
Para além disso, também dou vitaminas em gotas, que se aplica directamente na água ou por cima da comida.

Outros alimentos (retirei da internet):
- verduras: alface, agrião, salsa, cenoura bem ralada ou cozida;
- peixe cru, de preferência de água doce (dar com os órgãos internos - triturar tudo - sem espinhas);
- corações e fígados, carne picada (como é pouco rica, juntar-lhe outras substâncias);
- comida para cães e gatos;
- caracóis, insectos, aranhas, minhocas, bichos-de-farinha ou bichos-trela (não abusar para não engordar);
- artémia (não abusar pois é muito salgada);
- ovos cozidos;
- Cálcio - indispensável para o desenvolvimento dos ossos e carapaça. Tem de apanhar sol directo ou lâmpada que o substitua e comer alimentos ricos em cálcio (peixe com os órgãos internos, caracóis com casca - esmagá-los se forem duros demais - minhocas, camarões, cenoura, espinafre, agrião). Colocar suplementos líquidos na água ou cálcio em forma de tartaruga (muito eficaz), osso de choco ou amassar a comida com cálcio em pó ou casca de ovo bem moída.

Cuidasdos a ter: Deve-se evitar alimentos com gorduras, aditivos, especiarias e açúcar, assim como os apanhados a menos de 15 metros de estradas com muito tráfego (tanto vegetais como animais), devido à acumulação de chumbo da gasolina, que prejudica as tartarugas
Cumprimentos, Carlos
Ziries
Membro Júnior

sábado jun 19, 2004 9:56 am

jah Escreveu: Tudo bem, assim que tiver notícias digo-te.
;)
E então, ja tens alguma novidade para mim? Já conseguiste saber quem é o fornecedor?
Já agora, alguem sabe-me dizer se "larva de mosquito" comida normalmente usada para dar aos peixes beta tb é porreira para dar as tartarugas?

8)
lacerta
Membro Veterano
Registado: segunda abr 29, 2002 1:07 pm

sábado jun 19, 2004 2:54 pm

jah Escreveu: Comprei a lâmpada para nada, também não é assim!:|

O espectro do sol defacto sofre uma filtragem, mas não é "impermeável".
Sei que não é o ideal, mas já ajuda. Aliás, as tartarugas assumem um comportamento típico da recepção da radiação, pois chegam a deixar-se estar na água, que não chega a aquecer com a lâmpada, adoptando a mesma postura quando estão na pedra (com os membros esticados).
A tartaruga está, de facto, a receber radiação, mas apenas a infravermelha, que lhe permite efectuar a termoregulação, porque a ultravioleta, que é mais importante pelo seu papel na síntese da vitamina D, é filtrada pelo vidro.
jah
Membro
Contacto:

segunda jun 21, 2004 10:07 am

Pronto, agora já percebi ([b]ultra-violeta[/b] [i]versus[/i] [b]infra-vermelha[/b]), mas é melhor do que nada.

Vou primeiro tratar de fazer uma plataforma amovível no meu aquário, para facilitar a limpeza, e depois procurar melhor esta questão da luz. :|

O meu grande problema é que tenho em casa 3 gatas que não não muito para brincadeiras com tartarugas e não me resta outra solução senão deixar a tampa do aquário fechada :cry: [/i]
Cumprimentos, Carlos
jah
Membro
Contacto:

segunda jun 21, 2004 10:08 am

Pronto, agora já percebi ([b]ultra-violeta[/b] [i]versus[/i] [b]infra-vermelha[/b]), mas é melhor do que nada.

Vou primeiro tratar de fazer uma plataforma amovível no meu aquário, para facilitar a limpeza, e depois procurar melhor esta questão da luz. :|

O meu grande problema é que tenho em casa 3 gatas que não não muito para brincadeiras com tartarugas e não me resta outra solução senão deixar a tampa do aquário fechada :cry: [/i]
Cumprimentos, Carlos
pmodias
Membro
Registado: sábado mai 22, 2004 3:28 pm
Localização: Agrionemys Horsfieldi,Testudo Hermanni Boettgeri,Testudo Graeca,Malaclemys Terrapin,Trachemys Script

segunda jun 21, 2004 10:38 am

Olha jah
para nao teres problemas com os teus gatos, o melhor que tens a fazer, a meu ver, e ires a uma loja de vidros e pedes para cortar um pouco da tampa de vidro do aquario. O melhor era fazeres um corte na zona onde tens a pedra e em que as tartarugas saiem para fora de agua, tendo em conta de nao cortar junto ao apoio da tampa de vidro na zona de plastico da ventilaçao. Assim conseguiras tirar proveito dos infra-vermelhos e dos ultra violetas.

um abraço
pedro
jah
Membro
Contacto:

segunda jun 21, 2004 11:20 am

Obrigado pela dica.;)
Vou ter de estudar a melhor forma de o fazer.
Txau :)
Cumprimentos, Carlos
lacerta
Membro Veterano
Registado: segunda abr 29, 2002 1:07 pm

segunda jun 21, 2004 11:39 am

Imagem
Podes resolver o problema fazendo uma tampa como esta da fotografia que postaste. Eu tenho umas semelhantes, que uso nos aquários, basta fazer um caixilho em madeira com uma rede metálica no meio, é fácil, barato e 100% eficaz.
jah
Membro
Contacto:

terça jun 22, 2004 12:50 am

Ziries,

Aqui apresento uma plataforma provisória que coloquei na minha tartarugueira. Na verdade, é só a original que vinha incluída no aquário. Já remedeia pelos próximos tempos.

Ainda estou a idealizar uma plataforma em vidro...

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Cumprimentos, Carlos
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”