Quais as percentagens (%), para se fazer uma ração 100% para hamster anão, nas segintes fases?
- nascimento
- reprodução
- velhice
- verão/inverno
obrigado
rações 100%
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta dez 17, 2003 10:42 pm
A única coisa k sei, é k antes de xegar o inverno normalmente se dá uma dose maior de gorduras, como quejo!
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm
Uma ração à base de queijo ?leoa_nova_ Escreveu: A única coisa k sei, é k antes de xegar o inverno normalmente se dá uma dose maior de gorduras, como quejo!
E vai-se chamar Fondue 100%

<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
-
- Membro Veterano
Dá se uma dose maior de gordura, ñ só gordura!!!
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 07, 2002 9:58 pm
- Localização: total : 92 ... se não nasceu nenhum durante a noite....
embora só tenha um hamster, durante o inverno costumo complementar a alimentação com sementes mais ricas em gordura, como o cânhamo e a semente de girassol, que durante o verão dou em muito pouca quantidade.
A elsa deve saber as quantidades e/ou percentagens a dar, pois segundo sei, é das pessoas mais entendidas em hamsters aqui no fórum
A elsa deve saber as quantidades e/ou percentagens a dar, pois segundo sei, é das pessoas mais entendidas em hamsters aqui no fórum
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Houve tempos que me fartei de pesquisar sobre isso, mas não encontrei grande coisa. Primeiro precisava de saber as necessidades nutricionais das diferentes espécies de hamsters e depois também de acordo com a idade, reprodução, necessidades especiais, etc... e finalmente uma tabela completa sobre todos os nutrientes de cada alimento (esta não seria o mais dificil, mas as necessidades dessa espécie... é que não consegui encontrar de todp)
Tentei até através de artigos ou livros de animais de laboratório... mas nada de concreto...
Enfim... acabei por fazê-lo de forma impirica.
Há rações especiais para hamsters russos, para sirios e também para crias. Podes começar por aí, mas como tu queres criar intensivamente, realmente resulta melhor formular a tua propria ração...
Eu sabia também que os russos devem ingerir mais proteina que os sirios, pois comem muitos insectos na natureza, muitos criadores até criam larvas em casa para lhes dar, uma ou duas por dia, mas as percentagens proteicas que li, variam muito, 16%...20 e tal %...fiquei sempre confusa...
O que é certo é que as rações comerciais não tem estes valores tão altos e por isso suplementava com ração de gato, queijo, ovo ou pão molhado em leite... mas lá está era um bocado a olho...
Enfim... jordania, como acabei por deixar de criar hamsters, também deixei de continuar a pesquisar... mas talvez tenhas sorte por exemplo em foruns ou e-groups de criadores estrangeiros, ou até clubes. Têm lá criadores muito experientes e quem sabe saibam de bibliografia sobre nutrição de hamsters russos.
boa sorte
Tentei até através de artigos ou livros de animais de laboratório... mas nada de concreto...
Enfim... acabei por fazê-lo de forma impirica.
Há rações especiais para hamsters russos, para sirios e também para crias. Podes começar por aí, mas como tu queres criar intensivamente, realmente resulta melhor formular a tua propria ração...
Eu sabia também que os russos devem ingerir mais proteina que os sirios, pois comem muitos insectos na natureza, muitos criadores até criam larvas em casa para lhes dar, uma ou duas por dia, mas as percentagens proteicas que li, variam muito, 16%...20 e tal %...fiquei sempre confusa...
O que é certo é que as rações comerciais não tem estes valores tão altos e por isso suplementava com ração de gato, queijo, ovo ou pão molhado em leite... mas lá está era um bocado a olho...
Enfim... jordania, como acabei por deixar de criar hamsters, também deixei de continuar a pesquisar... mas talvez tenhas sorte por exemplo em foruns ou e-groups de criadores estrangeiros, ou até clubes. Têm lá criadores muito experientes e quem sabe saibam de bibliografia sobre nutrição de hamsters russos.
boa sorte

-
- Membro
- Registado: quarta fev 25, 2004 6:12 pm
No inicio perdi bastante tempo a tentar chegar a uma grande variedade de sementes e cereais, com ração de gato, cão, queijo, bolachas de água e sal, tostas... a maior variedade possível, sendo mais ou menos equilibrada, ocasionalmente dava larvas, minhocas e grilos embora nunca tenham mostrado grande interesse, o que acontece é que eles adoram girassol, o que me levou ao longo do tempo ir retirando os cereais que eles não comias, com o passar do tempo, na comida predomina o girassol.
Após algum tempo nos sites da net, todos falam dos alimentos a dar e nos alimentos a evitar, mas nenhum faz referencia a quantidades ou percentagens, o que me levou a recorrer ao fórum.
Quanto há criação intensivamente, á partida está posta de parte, pelos motivos que tu mesmo mencionaste, que são do conhecimento geral. (criadores ou ex.)
quanto à “sorte”, bem vou precisar dela.

Após algum tempo nos sites da net, todos falam dos alimentos a dar e nos alimentos a evitar, mas nenhum faz referencia a quantidades ou percentagens, o que me levou a recorrer ao fórum.
Quanto há criação intensivamente, á partida está posta de parte, pelos motivos que tu mesmo mencionaste, que são do conhecimento geral. (criadores ou ex.)
quanto à “sorte”, bem vou precisar dela.

-
- Membro Veterano
Ñ lhe dê muitas bolachas com sal, o sal faz-lhes mal ao pelo!!!