Ciclo da água

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
Responder
paixao
Membro Veterano
Registado: segunda jun 07, 2004 9:38 pm
Localização: 1 cocker spaniel, 2 canários varios peixes e 1 irmao mais velho

domingo jun 20, 2004 1:35 pm

Pois bem... como experiente nisto, apanhei uma desilusão, todos os meus peixitos de agua fria morreram com a doença "veludo" :( . Agora decidi pegar nisto e fazer tudo consoante alguns manuais, mas tão cedo agora não vou comprar peixitos. Eu lembro-me de uma vez ter visto por aqui uma mensagem a falar sobre o ciclo da agua... será que alguem me pode informar sobre isto um pouco?? será que posso fazer isso agora, que nao pretendo comprar peixitos durante 1 mês???Que beneficios tem?
Obrigado a todos :)
minidiogo
Membro Veterano
Registado: domingo fev 09, 2003 6:03 pm
Localização: Periquitos(Pako e Pakita),Hamsters Sirios(Romeu e Julieta) e aquário 20L

domingo jun 20, 2004 9:01 pm

Olá!

Acho bem que montes o aquário e que coloques tudo em funcionamento menos os peixes. Deixas estar asssim o aquário durante 1 mês, para que as bactérias se formem. As vantagens que isto tem é que quando meteres os peixes, já a agua está ciclada o que será muito bom para a sobrevivencia dos peixes.

HAsta :D
kebras
Membro Júnior
Registado: sexta dez 26, 2003 5:58 pm

domingo jun 20, 2004 10:23 pm

Oi!!!

Basicamente e completando o que o mini disse a pricipal vantagem é a formação das referidas bactérias e consequentemente a ciclagem da água !!! A função destas, vitais para o bom funcionamento do aqua, é decompor os nitratos que são formados a partir dos dejectos, restos de comida, etc. altamente prejudiciais aos peixes em nitritos que sao muito menos prejudiciais a saude dos nossos peixinhos!
E pronto é esta a principal razão porque se deve efectuar uma ciclagem antes de por em funcionamento qualquer aquario!

Fica !!!!!!
Nrc
Membro Veterano
Registado: quarta jul 24, 2002 12:13 am
Contacto:

domingo jun 20, 2004 11:06 pm

kebras Escreveu: Oi!!!
Basicamente e completando o que o mini disse a pricipal vantagem é a formação das referidas bactérias e consequentemente a ciclagem da água !!! A função destas, vitais para o bom funcionamento do aqua, é decompor os nitratos que são formados a partir dos dejectos, restos de comida, etc. altamente prejudiciais aos peixes em nitritos que sao muito menos prejudiciais a saude dos nossos peixinhos!
E pronto é esta a principal razão porque se deve efectuar uma ciclagem antes de por em funcionamento qualquer aquario!
Fica !!!!!!
Boas,

É mais ao contrário...
As bactérias transformam os nitritos em nitratos, mas antes disso já outras bactérias transformaram a amónia (esta sim, derivada dos dejectos, restos de comida em decomposição, etc) nos ditos nitritos.
Como tal os nitratos serão os menos tóxicos desta sequência, sendo eliminados pelas TPA´s (e tb consumidos em certa medida pelas plantas).

Cumprimentos
Nuno RC

PS. Com o devido cuidado (principalmente por causa de doenças) pode-se até meter matérias filtrantes, águas, decorações, etc, de outros aquas acelerando assim o ciclo, ao fornecer já bactérias em bom número e "em acção".
kebras
Membro Júnior

segunda jun 21, 2004 9:09 am

Oi!!!
Peço desculpa então pelo lapso, pois é isso mesmo os nitritos são decompostos em nitratos !!!

Obrigado pela correcção .

Fiquem bem
Pestynha
Membro
Registado: domingo abr 04, 2004 2:30 pm
Localização: 2 caes;3 piriquitos;2 rosicollis; 35 canarios;19 rolas;1 papagaio cinzento;7bicos lacre etc etc

terça jun 22, 2004 12:57 pm

tpa´s? o q é isso

Transformam no2 em no3? o ph tem alguma coisa com essas transformaçoes???
paixao
Membro Veterano
Registado: segunda jun 07, 2004 9:38 pm
Localização: 1 cocker spaniel, 2 canários varios peixes e 1 irmao mais velho

quinta jun 24, 2004 11:48 am

Pestynha,

TPA's = troca parcial de agua :)
Pestynha
Membro
Registado: domingo abr 04, 2004 2:30 pm
Localização: 2 caes;3 piriquitos;2 rosicollis; 35 canarios;19 rolas;1 papagaio cinzento;7bicos lacre etc etc

quinta jun 24, 2004 12:21 pm

bem me parecia

brigado
catc
Membro
Registado: quinta nov 13, 2003 7:07 pm

domingo jun 27, 2004 10:27 am

tambem queria perguntar uma coisa:
tem que se deixar o aqua a fazer o ciclo, como voces diceram e eu tb já sabia. mas se eu tiver o aqua todo preparado para ciclar, com plantas e tudo, ( só falta mesmo os peixes), disseram-me que as plantas iam acabar por morrer. nao sei o que fazer, para deixar o aqua a ciclar ( voces dizem um mes, mas talvez eu fize-se menos tempo, 2/3 semanas) tenho medo que as plantas morram todas, e o meu aqua é grande, vai ser dificil meter plantas depois de cheio!! nao sei mesmo o que fazer...enquanto o aqua está a ciclar tambem fica com algas?

ajudem-me please!
:)
kebras
Membro Júnior

domingo jun 27, 2004 4:01 pm

Ois catc !!!!
Quanto ao tempo que deve durar a ciclagem da água 1 mês é o ideal, mas se esperares duas três semanas e começares a povoar o aqua penso que não haverá problema nenhum!!!
Quanto as plantas elas só iram morrer se não tiverem uma iluminação adequada, os nutrientes necessários e tambem o CO2 necessário a sua sobrevivência! Caso o teu aqua possua estes parametros as plantas nunca irão morrer pelo contrario vão crescer e de que maneira :) !!!
As algas que tens no teu aqua deve ser devido ao excesso de horas que tens a luz do teu aquario acessa, quantas horas a tens ligada ? o aconselhavel é de 10 a 12!!! para contrariares as algas aconselho te a quando começares a povoar o teu aqua tenhas atençao e compres peixes que se alimnetem de algas (ex. Ottos )
PS. as algas tambem aparecem se o teu aqua estiver directamente exposto a luz do sol, é o caso ?
Fica bem
catc
Membro
Registado: quinta nov 13, 2003 7:07 pm

domingo jun 27, 2004 8:37 pm

uf! obrigada! quando me disseram que as plantas iam morrer fiquei um pouco desanimada! ainda nao comprei o aquario,( vai ter cerca de 80 cm) mas ele nao vai´estar esposto ao sol directame!, estava e pensar deixar as luzes das 10 da manha ás 22h da noite. agora o meu problema é o injector de co2 | nao creio que possa fazer isso, é mesmo necessário? ?

mas mesmo assim, muito abrigado!

ah, é verdade, sim, eu vou comprar corys e ottos para o aqua nao fikar verdinho :p
kebras
Membro Júnior

domingo jun 27, 2004 9:16 pm

ois!!!
O injector de Co2 não é completamente indespensavel, alias antes de qualquer um de nos o colocar no aqua é melhor primeiro verificar se é realmente necessário, até porque uma colocação despropositada do mesmo pode trazer graves problemas e desiquilibrios, tanto a nivel do pH que pode baixar bruscamente, como tambem poderá levar á falta de O2 e consequente asficia dos peixes!!!
Então boa sorte para o teu novo aqua!!!

fica bem
Responder

Voltar para “Peixes”