Desfile canino...

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Miadores
Membro Veterano
Registado: sábado mar 08, 2003 9:21 pm

domingo jun 20, 2004 5:15 pm

casadiscaes Escreveu: Caro caoegato...

Que perfeito disparate... :o :o :o

Como ateu, cínico e critico dos "Direitos do aninais" (coisa que acho que não existe) e ser humano, posso dizer-lhe que a sobrevivência das espécies não está sujeita a nenhum contrato ambiental como diz Desmond Morris, mas sim às necessidades do homem e às condicionantes geradas por este. O homem é prioritário, e é ele que tem que fazer a gestão dos recursos disponíveis. Podemos concordar que não o está a fazer da melhor maneira, mas se para garantir a sobrevivencia do homem for necessário exterminar 50% das espécies animais, é óbvio que esse extermínio deve ser feito, agora se a preservação dessas espécies não colocar em risco o homem, então deve ser tentado tudo para a sua preservação.
[...]
Nalguns aspectos somos priveligiados... seremos das últimas gerações de seres humanos a conhecer a bio-diversidade do planeta actualmente... pode-me perguntar se não tenho pena, e tenho, e muita, mas prefiro que a minha filha e família (se ela a vier a ter) sobrevivam, do que o macaco rhesus ou os golfinhos...
Ora bem, perfeitos disparates está você a dizer!
O texto do caoegato contém incorrecções históricas, e conclusões reducionistas, mas pelo menos mostra respeito pelo planeta e pelo seu conjunto!
Agora você, francamente!! E o mais engraçado é que se afirma ateu, nem se apercebe sequer que, inconscientemente, está a veicular o conceito judaico-cristão de homem como rei da criação!
Nem há comentários a fazer a esta visão estreita -"é óbvio que esse extermínio deve ser feito".
E cai em contradição logo mais abaixo, ao lamentar que sejamos das últimas gerações a ver esta biodiversidade!! Haja Deus!!
Vou-lhe transcrever, para si e para os outros, (muito a propósito também para o cãoegato que não entendeu nada da relação dos homens primitivos com os animais) uma passagem de um livro que considero uma obraprima no campo da defesa ecologista: O Poema ecológico - Carta do Chefe Seattle em 1854 ao Grande Chefe Branco de Washington.
"Somos parte da Terra e do mesmo modo ela é parte de nós próprios. As flores perfumadas são nossas irmãs, o veado, o cavalo, a grande águia são nossos irmãos; as rochas escarpadas, os húmidos prados, o calor do corpo do cavalo e do homem, todos pertencemos à mesma família. (...) Sabemos que o Homem Branco não compreende o nosso modo de vida.
Ele não sabe distinguir um pedaço de terra de outro, porque ele é um estranho que chega de noite e tira da terra o que necessita. A terra não é sua irmã, mas sim sua inimiga e, uma vez conquistada, ele segue o seu caminho, deixando atrás de si a sepultura dos seus pais, sem se importar com isso! Rouba a terra aos seu filhos: também não se importa! (...) O seu apetite devorará a terra deixando atrás de si só o deserto. (...) Sou um selvagem e não compreendo outro modo de vida. (...) Sou um selvagem e não compreendo como é que uma máquina fumegante pode ser mais importante que o bisonte que nós só matamos para sobreviver.
Que seria do homem sem os animais? Se todos fossem exterminados, o homem também morreria de uma grande solidão espiritual. Porque o que suceder aos animais também sucederá ao homem.
Tudo está ligado. (...) Isto sabemos: a terra não pertence ao homem; o homem pertence á terra. Isto sabemos. Tudo está ligado."
Palavras extraordinárias de um selvagem.
O que é triste, é que mais de um século depois os homens civilizados digam as barbaridades que li aqui.
Desculpem se me alonguei na transcrição mas não resisti. Pode ser (abro sempre a porta às possibilidades por mais remotas que sejam) que alguém fique a reflectir nisto.
<p>MALHINHAS para sempre no meu coracao!</p>
<p>To the world you may be one, to the one you may be the world!</p>
<p>&nbsp;</p>
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

domingo jun 20, 2004 6:12 pm

conceito judaico-cristão de homem como rei da criação!
E eles a darem-lhe !
Quem veinculou, na nossa civilização, o homem como o centro do mundo foram os filósofos gregos.("o homem é a medida de todas as coisas" e etc.)

O que as pessoas se esquecem é que há duas visões para este antropocentrismo.

E se eu disser que o homem (centro de tudo) tem a responsabilidade de velar pela natureza ?
É que ser o centro de tudo não é própriamente uma licença para matar, para consumir, para malbaratar tudo o que lhe vier à mão.

Pode ser encarado como uma posição paternalista - compete-me a mim, (o pai), velar por todas as outras criaturas (filhos).

O que o homem faz é o caso do herdeiro irresponsável que destrói a sua herança como um tôlo , agora e já, para desfrutar ao máximo os prazeres imediatos sem pensar no futuro.
O homem procede como um adolescente imaturo, inculto - uma espécie de trolha da natureza.

Provávelmente "there´s no turning back", vai deatruir a natureza e , com ela, ele próprio.
Como o idiota que é !
Miadores
Membro Veterano
Registado: sábado mar 08, 2003 9:21 pm

domingo jun 20, 2004 7:58 pm

aisd só me deu razão no que escreve.
Excepção feita à famosa frase de Protágoras, que cita descontextualizada, não lhe captando o sentido - referia-se unica e exclusivamento ao campo gnoseológico, não ontológico nem metafísico.
<p>MALHINHAS para sempre no meu coracao!</p>
<p>To the world you may be one, to the one you may be the world!</p>
<p>&nbsp;</p>
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

domingo jun 20, 2004 10:37 pm

O ecologista exige que as pessoas caguem menos, o engenheiro do ambiente constrói uma estação de tratamento de águas residuais
Espectáculo ;) Não me posso esquecer desta e, com licença da Florinda, vou passar a usá-la!

Vamos lá a ver...eu também gostaria que os meus filhos e netos vissem, pelo menos, a mesma biodiversidade que eu (impossível!), mas tenho de ser realista e sei que não vai ser assim. Era muito bonito se o futuro pudesse ser cor-de-rosa, se as guerras acabassem, se os povos fossem todos amigos e a comida chegásse para alimentar todo o mundo e a fome não existisse! Mas...Acordem! Esta esferinha é muito pequenina, e os recursos vão ficando cada vez mais escassos! Mesmo que venham a ser bem 'geridos' não são infinitos! Podemos tentar adiar este momento o mais possível, concordo! Mas para isso não chega culpar o homem, chamar-lhe parasita e exigir a respectiva extinção!
Continuo sem perceber exactamente afinal qual é a mensagem do autor do texto, e continui à espera que ele diga claramente o que é que defende!

Abraços
Paulo C.
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

segunda jun 21, 2004 4:27 am

Excepção feita à famosa frase de Protágoras, que cita descontextualizada, não lhe captando o sentido - referia-se unica e exclusivamento ao campo gnoseológico, não ontológico nem metafísico
Ora, Florinda, foi a que me ocorreu na altura ;)
Também não é a minha área.
Mas penso que não estou errada - tive uma boa (e dura) educação.

O que me espanta é a experiência traumatizante de muita gente com a religião...eu nunca fui obrigada a nada, nunca rezei nas aulas, tinha dispensa das aulas de religião e moral e, na realidade, tenho constatado que acabo por saber mais sobre os meandros da igreija que os batizados da própria religião católica.
Foram, certamente, muito mal orientados.
casadiscaes
Membro Veterano
Registado: quinta fev 28, 2002 4:12 pm
Contacto:

segunda jun 21, 2004 9:00 am

Miadores Escreveu:
Ora bem, perfeitos disparates está você a dizer!
O texto do caoegato contém incorrecções históricas, e conclusões reducionistas, mas pelo menos mostra respeito pelo planeta e pelo seu conjunto!
Agora você, francamente!! E o mais engraçado é que se afirma ateu, nem se apercebe sequer que, inconscientemente, está a veicular o conceito judaico-cristão de homem como rei da criação!
Errado, falo do homem como espécie e como tal não tem outro objectivo que a sua própria sobrevivência.
Miadores Escreveu: Nem há comentários a fazer a esta visão estreita -"é óbvio que esse extermínio deve ser feito".
E cai em contradição logo mais abaixo, ao lamentar que sejamos das últimas gerações a ver esta biodiversidade!! Haja Deus!!
Não é contradição nenhuma, nem em ponto algum disse ser contra a conservação da natureza, é ser realista... desntro de 100 anos a biodiversidade tal como a conhecemos não existirá, e por tal tenho pena, agora enquanto ser humano só concebo esta conservação enquanto esta não interferir com a sobrevivência da minha espécie.
Miadores Escreveu: Vou-lhe transcrever, para si e para os outros, (muito a propósito também para o cãoegato que não entendeu nada da relação dos homens primitivos com os animais) uma passagem de um livro que considero uma obraprima no campo da defesa ecologista: O Poema ecológico - Carta do Chefe Seattle em 1854 ao Grande Chefe Branco de Washington....
Para isso é preciso acreditar na defesa ecologista do ponto de vista activista, coisa em que não acredito, assim como não acredito em shamans, em grandes espíritos, bruxas, animismo, etc... A relação do homem primitivo com os animais extingiu-se, assim como pouco resta do homem primitivo... acorde para a realidade!
Miadores Escreveu: O que é triste, é que mais de um século depois os homens civilizados digam as barbaridades que li aqui.
Desculpem se me alonguei na transcrição mas não resisti. Pode ser (abro sempre a porta às possibilidades por mais remotas que sejam) que alguém fique a reflectir nisto.
PauloC Escreveu:
O ecologista exige que as pessoas caguem menos, o engenheiro do ambiente constrói uma estação de tratamento de águas residuais
Espectáculo Não me posso esquecer desta e, com licença da Florinda, vou passar a usá-la!

Vamos lá a ver...eu também gostaria que os meus filhos e netos vissem, pelo menos, a mesma biodiversidade que eu (impossível!), mas tenho de ser realista e sei que não vai ser assim. Era muito bonito se o futuro pudesse ser cor-de-rosa, se as guerras acabassem, se os povos fossem todos amigos e a comida chegásse para alimentar todo o mundo e a fome não existisse! Mas...Acordem! Esta esferinha é muito pequenina, e os recursos vão ficando cada vez mais escassos! Mesmo que venham a ser bem 'geridos' não são infinitos! Podemos tentar adiar este momento o mais possível, concordo! Mas para isso não chega culpar o homem, chamar-lhe parasita e exigir a respectiva extinção!
Nem mais,
<p>Gon&ccedil;alo</p>
<p>Imagem</p>
Responder

Voltar para “Cães”