Requisitos para se ser dono de um cão
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
- Contacto:
Olá
Na minha opinião, o tópico "Requisitos para se ser criador" tem muito interesse e pena é não ser lido por toda a gente que tem cão de norte a sul do país.
Mas já que estamos em maré de requisitos, acho que devíamos sistematizar também alguns princípios que os donos dos cães deviam cumprir.
Para começar, vou enunciar os dez mandamentos sobre aquilo a que o FUTURO dono se deve obrigar. Devo dizer que este enunciado não é da minha autoria, mas acho que tem o essencial:
Os dez mandamentos
1- Ter plena consciência de que quer ter um cão;
2 - Saber que raça de cão se adequa a si;
3 - Ter condições físicas para cuidar dele;
4 - Ter condições morais para ser responsável pelo novo companheiro;
5 - Estar disposto a compreender e aceitar que o cão também tem personalidade e feitio próprios e que poderá ensinar-lhe muitas coisas;
6 - Ter consciência de que há que cuidar de todas as suas necessidades de higiene e saúde;
7 - Saber que o animal nunca o abandonará e provavelmente vai viver muitos anos;
8 - Vai ter de dedicar algum tempo à educação e sociabilização do cão;
9 - Perceber que o cão é o espelho do dono;
10 - Perceber e cumprir as nove regras anteriores e.... NÂO O ABANDONAR NUNCA!
Isto é o que as pessoas devem ter em mente ANTES de adquirir um cão.
Mas há requisitos ou obrigações a considerar DEPOIS de ter o cão.
Venham daí ideias.
Na minha opinião, o tópico "Requisitos para se ser criador" tem muito interesse e pena é não ser lido por toda a gente que tem cão de norte a sul do país.
Mas já que estamos em maré de requisitos, acho que devíamos sistematizar também alguns princípios que os donos dos cães deviam cumprir.
Para começar, vou enunciar os dez mandamentos sobre aquilo a que o FUTURO dono se deve obrigar. Devo dizer que este enunciado não é da minha autoria, mas acho que tem o essencial:
Os dez mandamentos
1- Ter plena consciência de que quer ter um cão;
5 - Estar disposto a compreender e aceitar que o cão também tem personalidade e feitio próprios e que poderá ensinar-lhe muitas coisas;
6 - Ter consciência de que há que cuidar de todas as suas necessidades de higiene e saúde;
7 - Saber que o animal nunca o abandonará e provavelmente vai viver muitos anos;
10 - Perceber e cumprir as nove regras anteriores e.... NÂO O ABANDONAR NUNCA!
Isto é o que as pessoas devem ter em mente ANTES de adquirir um cão.
Mas há requisitos ou obrigações a considerar DEPOIS de ter o cão.
Venham daí ideias.
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta dez 17, 2003 10:42 pm
Os mandamentos mais sagrados k quase nunca ninguém segue, devia estar estipulado nas legislações! Espero k façam algo mais construtivo neste Verão, mas vamos sonhando!!
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta fev 28, 2002 4:12 pm
- Contacto:
Plenamente de acordo... gostaria de acrescentar que o cão, com o seu carácter e dedicação, nobilita o dono e que só é pena que algumas bestas de donos estejam longe de o perceber e de o merecer...
<p>Gonçalo</p>
<p>
</p>
<p>

tb concordo e acrescento que é preciso ter condiçoes economicas para os ter, no dia a dia e para qdo eles estão doentes, contando sempre que eles podem ter qq doença inesperado ou nao.
e tb ter a consciencia que eles tb envelhecem e pela ordem da vida eles vao preimeiro....... e teremos que ageuntar com isso, psicologicamente ...
e tb ter a consciencia que eles tb envelhecem e pela ordem da vida eles vao preimeiro....... e teremos que ageuntar com isso, psicologicamente ...
-
- Membro Veterano
Há sempre excepções à regra, e quem gosta do deconhecidao!!Guida__F Escreveu: Se os futuros donos o cumprissem não eram adoptados cães de raça indefinida![]()
![]()
Mas ñ é aconselhado a quem tem apartamento de adoptar um rafeiro bebé!! Apenas se sober kem são os pais, e mesmo assim nunca se fiando, k podem descender dos avós!!!
Não diga isso que é um crime.
Então os rafeiros bebés não podem ser adoptados por quem tem apartamento
Por favor explique-se melhor
, porque é que os rafeiros bebés não podem viver em apartamentos?
E já agora, deixe-me apresentar o Snoopy, um rafeiro com sete meses, que veio lá para o apartamento com cerca de dois e meio e de pais absolutamente desconhecidos.

Era para ser pequeno.... e já vai com mais de 16 Kilos
Acha que faz diferença?
Claro que não!
É o cão mais adorado do mundo.
Então os rafeiros bebés não podem ser adoptados por quem tem apartamento

Por favor explique-se melhor

E já agora, deixe-me apresentar o Snoopy, um rafeiro com sete meses, que veio lá para o apartamento com cerca de dois e meio e de pais absolutamente desconhecidos.

Era para ser pequeno.... e já vai com mais de 16 Kilos

Acha que faz diferença?
Claro que não!
É o cão mais adorado do mundo.
-
- Membro Veterano
Para apartamentos pequenos, para kem ñ tem intenções de ter um cão grande!!!
Muitos abandonos são causados pk o cão é bebé, mas quando cresce começam a ver k é grande de mais... Há muitos casos assim!!!
Muitos abandonos são causados pk o cão é bebé, mas quando cresce começam a ver k é grande de mais... Há muitos casos assim!!!
-
- Membro Veterano
- Contacto:
O rafeiro é uma decorrência do cão de raça... daí a estar o segundo mandamento errado vai uma longa distância... Isto faz-me lembrar alguns "potenciais" clientes que tive que pesaram na balança o preço que na altura pedia por um AmStaff e foram para o sempre barato Pit Bull... depois era velos nas expo caninas a namorarem os cães que não quizeram ter...Guida__F Escreveu: O segundo mandamento está errado.
Se os futuros donos o cumprissem não eram adoptados cães de raça indefinida![]()
![]()
A maior parte das pessoas, se lhes derem a escolher entre adoptar um SRD e um cão de raça, escolhem o cão de raça... isto quer dizer alguma coisa. Ou a Guida não se lembra de querer aqui à força que o seu cão fosse um Serra D'Aires?
<p>Gonçalo</p>
<p>
</p>
<p>

-
- Membro Veterano
- Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
- Contacto:
Esta afirmação "O segundo mandamento está errado" é, no mínimo, excessiva e arrogante.Guida__F Escreveu: O segundo mandamento está errado.
Se os futuros donos o cumprissem não eram adoptados cães de raça indefinida![]()
![]()
Mas julgo que se trata de dificuldade de interpretação. Prefiro acreditar mais nisso.
O segundo mandamento NÃO EXCLUI nem pretende excluir a hipótese de se adoptar um cão de raça indefinida, embora neste caso se corram os riscos inerentes à própria condição do SRD que é a imprevisibilidade do seu carácter e porte enquanto cachorro.
O mandamento, de facto, NÃO OBRIGA NINGUÉM a adoptar APENAS cães de raça. O objectivo do mandamento não é esse.
Mas se o futuro dono quiser um cão de raça, o que é perfeitamente legítimo e não é nenhum crime, de entre tantas raças ele deve escolher a que melhor se adeque a si e não efectuar a escolha por motivos fúteis como sejam a moda e outros. Este é o objectivo do mandamento: alertar as pessoas neste sentido.
Muito sinceramente, não creio que isto seja assim tão difícil de compreender ...
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
Eu não queria que o Snoopy fosse um serra d'aires, eu fui buscar um rafeiro à protectora, porque queria adoptar um rafeiro.casadiscaes Escreveu: Ou a Guida não se lembra de querer aqui à força que o seu cão fosse um Serra D'Aires?
Eu só queria saber a mistura de raças do Snoopy....
Nel: O que eu entendo é que o título do post devia ser: "Mandamentos para comprar um cão" e nesse caso já não tinha nada a apontar, pois o segundo mandamento estaria correcto.
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta mar 05, 2004 2:00 pm
Sem querer voltar à velha discussão cão de raça vs cão rafeiro,que não leva a lado nenhum,deixe-me que lhe diga que acho que é exactamente o contrário.O cão de raça ,esse sim,é a decorrência do cão rafeiro,porque quando se começaram a apurar as raças"específicas"pegou-se no cão indefinido "A" e no cão indefinido "B" e então originou-se a raça "X".casadiscaes Escreveu:O rafeiro é uma decorrência do cão de raça... daí a estar o segundo mandamento errado vai uma longa distância...
...
A maior parte das pessoas, se lhes derem a escolher entre adoptar um SRD e um cão de raça, escolhem o cão de raça... isto quer dizer alguma coisa.
Quanto ao segundo ponto,nem todas as pessoas pensam assim

Agora ,respondendo ao assunto do tópico,concordo com todos os pontos referidos pelo Nel e acho que a questão no fundo se resume a isto:
Quando se adquire um cão tem que ser um acto feito conscientemente,e tal como tudo na vida temos que ter responsabilidade nas decisões que tomamos.O cão possivelmente será o nosso companheiro por 10,12 anos no mínimo,e não é um brinquedo que se pode deitar fora quando nos fartamos dele.

Por isso ,seria tudo tão diferente se algumas pessoas pensassem duas vezes antes de se decidirem ter um cão..

<p>Os animais são pessoas como as pessoas são animais</p>
<p>Teixeira de Pascoaes</p>
<p>Teixeira de Pascoaes</p>
-
- Membro Veterano
- Contacto:
Errado... isso só aconteceu no início do sex XVIII... até lá não havia srds ou os que havia eram raros... o cão era puramente funcional e de fenotipos marcados por situações funcionais, ambientais e de isolamento... o cão moderno (de raça) é a consequência natural da domesticação do lobo para a prossecussão de interesses funcionais... o srd é uma consequência quer do aumento populacional quer da irresponsabilidade dos donos. Para dizer mais eu diria que o SRD é uma decorrência dos tempos modernos...Rainbow Escreveu:Sem querer voltar à velha discussão cão de raça vs cão rafeiro,que não leva a lado nenhum,deixe-me que lhe diga que acho que é exactamente o contrário.O cão de raça ,esse sim,é a decorrência do cão rafeiro,porque quando se começaram a apurar as raças"específicas"pegou-se no cão indefinido "A" e no cão indefinido "B" e então originou-se a raça "X".casadiscaes Escreveu:O rafeiro é uma decorrência do cão de raça... daí a estar o segundo mandamento errado vai uma longa distância...
...
A maior parte das pessoas, se lhes derem a escolher entre adoptar um SRD e um cão de raça, escolhem o cão de raça... isto quer dizer alguma coisa.
Quanto ao segundo ponto eu disse a maioria das pessoas não disse todas.
<p>Gonçalo</p>
<p>
</p>
<p>

-
- Membro Veterano
- Registado: sexta out 24, 2003 5:01 pm
Voltando ao motivo originario deste tópico:
[quote]1- Ter plena consciência de que quer ter um cão;
10 - Perceber e cumprir as nove regras anteriores e.... NÂO O ABANDONAR NUNCA![/quote]
Eu acrescentava:
11 - Ter um bom aspirador
Alicia
[quote]1- Ter plena consciência de que quer ter um cão;
10 - Perceber e cumprir as nove regras anteriores e.... NÂO O ABANDONAR NUNCA![/quote]
Eu acrescentava:
11 - Ter um bom aspirador

Alicia
-
- Membro Veterano
- Registado: terça abr 02, 2002 1:26 pm
Não querendo fugir ao tema do tópico (deculpa Nel), já começa a chatear ver pessoas que em quase todos os tópicos aproveitam para lançar a discussão rafeiros VS raças.
Irra, que mania de perseguição.
Irra, que mania de perseguição.