Requisitos para se ser dono de um cão

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

AndLemos
Membro Veterano
Registado: terça abr 02, 2002 1:26 pm

segunda jun 21, 2004 9:10 am

aligra Escreveu: 11 - Ter um bom aspirador 8)
Alicia
:D :D :D :D

Sem dúvida, um daqueles de alta cilindrada :D :D :D :D :D
casadofarol
Membro Veterano
Registado: segunda fev 09, 2004 11:16 am

segunda jun 21, 2004 9:24 am

Tal como para tudo, tem que se querer realmente. E querer implica querer saber, estar disposto a sacrificar várias coisas, enfim, fazer o necessário para que tudo corra bem.
Moca32
Membro Veterano
Registado: terça abr 27, 2004 12:27 pm

segunda jun 21, 2004 10:14 am

Hehe, regra nº 12:

12ª Ter consciência de que o cão bem como uma criança tem um periodo de aprendizagem e como tal, durante esse periodo comete erros, os quais normalmente se traduzem na destruição dos nossos bens materiais, logo, é necessário estar-se preparado para de um momento para o outro poder-mos pura e simplesmente ver algo que muito presamos destruido e manter a calma sem reacções inconscientes.

Bem sei que isto parece básico, mas já vi muitos cromos a abandonarem os animais por esta mesma razão, daí que... :evil:
:)
Rainbow
Membro Veterano
Registado: sexta mar 05, 2004 2:00 pm

segunda jun 21, 2004 10:30 am

casadiscaes Escreveu:Errado... isso só aconteceu no início do sex XVIII... até lá não havia srds ou os que havia eram raros... o cão era puramente funcional e de fenotipos marcados por situações funcionais, ambientais e de isolamento... o cão moderno (de raça) é a consequência natural da domesticação do lobo para a prossecussão de interesses funcionais... o srd é uma consequência quer do aumento populacional quer da irresponsabilidade dos donos. Para dizer mais eu diria que o SRD é uma decorrência dos tempos modernos.
Não foi com o cruzamento de lobos que resultaram os cães de raça,nem concordo que o cão de raça seja a consequência natural da domesticação do lobo.No início do sec.XVIII pegaram-se em cães indefinidos com determinadas caracteristicas e originou-se a raça "X".
AndLemos Escreveu:Não querendo fugir ao tema do tópico (deculpa Nel), já começa a chatear ver pessoas que em quase todos os tópicos aproveitam para lançar a discussão rafeiros VS raças.
Irra, que mania de perseguição.
Neste tópico,tal como acontece em muitos,às vezes o tema do tópico segue outro rumo...O próprio tema pode dar para "discutir" vários assuntos...Acho que essas discussões nalguns casos até ajudam a enriquecer os próprios tópicos ;) De qualquer forma,dou por terminada a minha participação neste tópico.
Irra,que mania de estar sempre a criticar :p :o
<p>Os animais s&atilde;o pessoas como as pessoas s&atilde;o animais</p>
<p>Teixeira de Pascoaes</p>
casadotrevo
Membro Veterano
Registado: terça jan 13, 2004 11:50 am
Contacto:

segunda jun 21, 2004 10:46 am

Rainbow Escreveu: Não foi com o cruzamento de lobos que resultaram os cães de raça,nem concordo que o cão de raça seja a consequência natural da domesticação do lobo.No início do sec.XVIII pegaram-se em cães indefinidos com determinadas caracteristicas e originou-se a raça "X".
:lol: As raças de cães são muito anteriores ao Séc. XVIII. :lol:
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
Rainbow
Membro Veterano

segunda jun 21, 2004 11:09 am

casadotrevo Escreveu::lol: As raças de cães são muito anteriores ao Séc. XVIII. :lol:
Ai sim?Tem a certeza?Se fosse a si informava-me melhor sobre esse aspecto da história canina :lol: :lol: :lol: :lol:
Como já disse,(e só intervim para fazer este aparte :lol: )não vale a pena discutir mais este assunto,não se vai a lado nenhum ;) :p
AndLemos
Membro Veterano
Registado: terça abr 02, 2002 1:26 pm

segunda jun 21, 2004 11:23 am

Rainbow Escreveu:
AndLemos Escreveu:Não querendo fugir ao tema do tópico (deculpa Nel), já começa a chatear ver pessoas que em quase todos os tópicos aproveitam para lançar a discussão rafeiros VS raças.
Irra, que mania de perseguição.
Neste tópico,tal como acontece em muitos,às vezes o tema do tópico segue outro rumo...O próprio tema pode dar para "discutir" vários assuntos...Acho que essas discussões nalguns casos até ajudam a enriquecer os próprios tópicos ;) De qualquer forma,dou por terminada a minha participação neste tópico.
Irra,que mania de estar sempre a criticar :p :o
Por acaso nem me estava a referir a si, realmente em alguns tópicos o assunto segue outro rumo, então últimamente em relação a SRD'S VS Raças...haja paciência.
casadotrevo
Membro Veterano
Registado: terça jan 13, 2004 11:50 am
Contacto:

segunda jun 21, 2004 11:35 am

Rainbow Escreveu: Ai sim?Tem a certeza?Se fosse a si informava-me melhor sobre esse aspecto da história canina :lol: :lol: :lol: :lol:
Só duas raças para lhe aguçar o apetite:

- Irish Wolfhound - + de 2.000 anos atrás, já Julio César (Imperador de Roma), os tinha levado para Roma, vindos da Irlanda, para serem exibidos no Circo Romano. São descritos de forma bastante clara nas antigas lendas Celtas.

- Mastiff's - Marco Polo, nas suas viagens, descreve-nos cães deste tipo, mantidos em Canil, e criados para a guerra, aliás já os romanos selecionavam cães deste tipo com este fim.

As exposições e a selecção para beleza, essas sim, começaram no séc. XVIII, mas a selecção para o trabalho, existe desde que o homem começou a trazer o Lobo, para perto de si, aparecendo como resultado desta selecção as primeiras raças caninas, das quais as de hoje em dia descendem.

Em termos de história canina, penso que me pode ensinar muito pouco.
;)
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
casadiscaes
Membro Veterano
Registado: quinta fev 28, 2002 4:12 pm
Contacto:

segunda jun 21, 2004 6:44 pm

Em Portugal já na literatura do séc XIV se distinguem o mastim, o alão e o podengo, bem como os romanos ao chegarem às ilhas britânicas já descrevem os mastins, que pelo seu porte e ferocidade foram enviados para roma para o circo... Os egípcios já criavam galgos vários séculos antes de Cristo, e os chineses cães de companhia....

Já agora a palavra molosso vem da Grécia Antiga e designa não só um reino mas também os seus cães de guerra... isto para não falar de raças como o Pastor da Ásia Central e do Dogue do Tibete, ambos muito anteriores a Cristo (todos os molossos decendem do Pastor da Ásia Central).

O Cão só existe pela função e a função leva obrigatóriamente a raças. Goste-se ou não é assim... o srd é uma decorrência do cão de raça e não o contrário.
<p>Gon&ccedil;alo</p>
<p>Imagem</p>
Rainbow
Membro Veterano

segunda jun 21, 2004 9:47 pm

Realmente houve confusão da minha parte :oops:
As primeiras exposições caninas Europeias é que começaram por volta 1860,bem como a formação do Clube Português de Canicultura,que surgiu com o nome de Clube dos Caçadores Portugueses em 1897.

Mea culpa ;)
FBC
Membro Veterano
Registado: sábado nov 22, 2003 12:24 am

segunda jun 21, 2004 10:10 pm

Uma raça canina é a adaptação do cão (enquanto espécie) a determinado meio ( clima, geografia, flora e fauna locais, cultura humana, etc) e a determinadas funções. Por isso existem raças (melhor ou pior seleccionadas) desde que existem homens espalhados pelo mundo e cães. A selecção racial foi feita não só pelo homem, mas também pela natureza.
Um cão sempre foi um animal funcional adaptado a determinado trabalho e região, isto é a definição de raça (ou pelo menos era, hoje basta que tenha pedigree e determinada aparência). Há registos da existência de cães esbeltos, rápidos e que caçam usando a vista (galgos) nas regiões semidesérticas do médio oriente acerca de 7000 anos.

Cumprimentos
Francisco Bica
Responder

Voltar para “Cães”