o uso de açaime

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

JUMP
Membro Veterano
Mensagens: 611
Registado: quarta out 01, 2003 1:09 pm

segunda jun 21, 2004 10:21 am

se não tiver melhoras vou ter q o considerar :cry:

já tiveram q o utilizar?

é um recurso quanto a mim, bem violento, mas preferivel a por em risco a segurança de pessoas.

o uso de açaime, para além de "estigmatizar" cão e dono, quando usado sem ser por imposição legal, é tremendo.

qual é a vossa opinião?
JUMP
Membro Veterano
Mensagens: 611
Registado: quarta out 01, 2003 1:09 pm

segunda jun 21, 2004 10:24 am

JUMP Escreveu: .... quando usado sem ser por imposição legal, é tremendo.

qual é a vossa opinião?
aliás é sempre tremendo!!!!
PauloC
Membro Veterano
Mensagens: 4980
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: Caes, peixes e passaros
Contacto:

segunda jun 21, 2004 10:34 am

O uso de açaimo parece-me sempre muito penalizante para o cão, e para o dono. No entanto, quando o que está em causa é a segurança efectiva de terceiros, é indispensável. Os meus cães, apesar de obrigatório por Lei, até ao momento nunca usaram açaimo na rua. Não sinto que por isso sejam um perigo potencial, porque ando com eles devidamente controlados e à trela. Acho que no dia em que eu achásse que eles eram um perigo ou que me obrigassem mesmo a andar com eles com açaimo, preferia deixar de passear com eles na via pública do que colocá-lo.
Não gosto de desrespeitar a Lei, e gosto que não haja nenhum motivo para que as autoridades me possam chamar à atenção....cumpro tudo o resto, mas esta por mais que me tente mentalizar não consigo cumprir! Só de ver o ar de sofrimento e mesmo de aflição fisica com que eles ficam quando têm o açaimo, sinto que estou a sujeitá-los a um "tortura" que tira todo o gozo ao passeio na rua! A ser assim, mais valeria não passearem!

Abraços
Paulo C.
JUMP
Membro Veterano
Mensagens: 611
Registado: quarta out 01, 2003 1:09 pm

segunda jun 21, 2004 10:52 am

PauloC Escreveu: ficam quando têm o açaimo, sinto que estou a sujeitá-los a um "tortura" que tira todo o gozo ao passeio na rua! A ser assim, mais valeria não passearem!

Abraços
Paulo C.
pois,

o bicho tem só 9 meses, tem tido uma sociabilização muito dificil, com animais nem por isso, com os donos o sentido de protecçção é tão elevado, q o danado acha p tudo o q mexe é um perigo.
resultado, passeio a trela de 5cm, a toque de caixa e á menor distracção lá vai uma atiradela a quem passa.
a questão legal, nem se põe, uma vez q não está, ainda, classificado na dita estúpida lista.
aqui na minha terra nunca vi nenhum bicho com açaime, nem rott nem outro.
agora o q eu gostaria de saber, pela vossa experiencia, é se o açaime é encarado pelo animal como um castigo ou de outra forma.
o açaime pode ser utilizado como correcção ou apenas como forma de impedir?
mjoaomarques
Membro Veterano
Mensagens: 1190
Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm
Localização: 2 cães, 3 gatos + 1 cão emprestadado

segunda jun 21, 2004 11:19 am

Olá Jump,

Nunca ouvi falar de açaime como forma de correcção. Agora o seu cão está ainda muito a tempo de ser sociabilizado convenientemente. Tenho imensa pena que o seu cão possa vir a ser um "caso irremediavelmente perdido" por o dono não estar a acompanhar o cão devidamente. Por favor, não leve a mal o que eu estou a dizer mas já se falou tanto no necessário treino que os donos destes cães necessitam para o saberem treinar, mesmo antes de a Jump comprar o Max, lembro-me de lhe ter pedido para ver se realmente um pastor alemão seria a melhor raça para si, baseada com a experiência que teve com o terrier. Não se esqueça que um pastor alemão saudável, pelo caracter moldável que tem, vai ser aquilo que os donos fizeram dele, portanto, mais uma vez, lhe aconselho a procurar ajuda numa boa escola de treino.
Maria João
jcachorro
Membro Veterano
Mensagens: 2184
Registado: quarta ago 14, 2002 11:07 pm
Localização: 1 Cão, 2 Periquitos, Peixes Tropicais e 1 Cágado
Contacto:

segunda jun 21, 2004 11:30 am

O Bono na rua, pelo menos até à data tem sido bem controlado por mim na rua (trela curta) e depois como é "portátil" se vir o caso mal parado, posso sempre pegar-lhe ao colo.
No Veterinário é que tentei sempre evitar o açaimo, mas o pânico dele cresceu também à medida do seu crescimento e prefiro não arriscar. Ele já sabe...À entrada do Vet, põe o açaimo e só o tira já cá fora (na rua). Fico mais descansado...
<p>Cumprimentos

Jo&atilde;o Silva

</p>
PauloC
Membro Veterano
Mensagens: 4980
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: Caes, peixes e passaros
Contacto:

segunda jun 21, 2004 11:54 am

Acho muito bom o conselho de mjoaomarques. Procure ajuda o quanto antes.

Embora o cão em causa não faça parte da 'Lista', a partir do momento em que o dono tem consciência de que o animal representa um perigo potencial o uso de açaimo passa a ser obrigatório. Se ocorrer um 'acidente' e ele morder uma pessoa ou animal, passa de 'potencialmente perigoso' para 'perigoso', e esta classificação ainda é mais severa.

Bem...o que é um facto é que este tópico me fez novamente pensar na legislação para 'animais potencialmente perigosos', e mais concretamente na injustiça que é a 'lista' constante da Portaria 422/2004. Por isso, embora saiba que eventualmente nem vão olhar para aquilo, decidi "chatear" mais um pouco os senhores deputados (espero não os acordar!), e escrevi um mail para todos os grupos parlamentares. Olha....quanto mais não seja....desabafo! ;)
Ex.mos Senhores,
Embora saiba que pouco peso terá esta minha 'reclamação' individual, faço-a em tom de desabafo por me sentir tremendamente injustiçado face a uma Lei completamente discriminativa, discricionária e perfeitamente ineficaz nos objectivos que se propõe.
Depois de sucessivos projectos de Lei sobre a matéria, todos eles marcados pela falta de informação ou mesmo por alguns erros grosseiros ao nível daquilo sobre o que visavam legislar, foi publicado o Decreto 312/2003. Vou abster-me de comentá-lo em detalhe, apesar de, em muitos aspectos, este manter algumas imprecisões e ideias vagas que deixam bastantes lacunas e dúvidas por esclarecer. Aliás, basta contactar qualquer das autoridades referenciadas como responsáveis pela fiscalização e aplicação da Lei neste Decreto procurando esclarecer dúvidas, para verificar que as deles são ainda maiores que as nossas.
Deixando pois de parte a análise detalhada, vou apenas referir-me à ideia global por trás do conceito de "animal potencialmente perigoso", e mais concretamente de 'Cão potencialmente perigoso'. Este conceito tem por base raças (enumeradas recentemente na Portaria 422/2004) ou cruzamentos de raças, ideia esta que por si só, segundo os especialistas cinófilos e de comportamento canino a nível mundial, não pode ser tomada por base na classificação de nenhum cão como perigoso ou potencialmente perigoso.
Com efeito, é o individuo (cão) pelo seu comportamento individual e não a raça que está na base de qualquer classificação deste genero!
Embora a comparação com os seres humanos possa parecer exagerada, nunca poderiamos dizer que os 'negros' são mais agressivos que os 'brancos', ou vice versa, apenas porque são da cor que são!! Ou mesmo que os homens com mais de 1,90 m de altura e mais de 90 Kilos são "potencialmente perigosos" porque têm supostamente mais força que os demais! Os homens, felizmente, têm uma cabeça para pensar e como seres racionais são responsáveis pelos seus actos. Os cães não têm essa racionalidade em si mesmos, mas têm do outro lado da trela alguém que é detentor de racionalidade. Se existem pessoas irresponsáveis, ela manifestar-se-á em todos as vertentes da vida e não apenas no facto de possuirem um cão da raça X ou Y ! por isso, se agirem irresponsavelmente devem ser responsabilizadas e penalizadas pelo que fizerem!
Que justiça é penalizar alguém por um 'potencial crime'? Eu sei que a 'guerra preventiva" está na ordem do dia, mas os proprietários das raças enumeradas na Portaria 422/2004 não são terroristas! Os que os são, devem ser penalizados como tal, e não em função da raça do cão que possuem!
Dado que a comunidade científica é da opinião que já referi acima, estou até hoje para tentar entender porque é que, à revelia dessa opinião, os politicos escolheram as raças que fazem parte da Portaria! O que esteve na base dessa escolha? Em face de algumas raças escolhidas (uma delas só existe UM exemplar registado em Portugal), dados estatísticos de ataques não terão sido certamente! Altura e peso dos animais ou "potência de mordida" ( que não sei como se mede!), em face de tantas raças excluídas, nomeadamente raças portuguesas, também não foram concerteza! O que foi então?

Sou um modesto cidadão cumpridor da Lei, e que já muito tempo antes dos seguros, microchips e medidas de segurança serem obrigatórios já eu os tinha adoptado. Assim, do meu ponto de vista, pouco irá mudar a não ser o uso obrigatório de açaimo nos meus animais que, por questões de saúde destes, me recuso a colocar-lhes! Até hoje, e os meus cães que são dois têm 7 e 6 anos, nunca tive nenhum incidente com nenhum deles, e espero que assim continue até que eles morram. E isto só é assim, porque os sujeitei a treino e sobretudo a uma BOA SOCIABILIZAÇÃO. Ora é precisamente esta sociabilização, que até é encorajada no Decreto Lei, que me parece ser muito dificil de fazer se o cão legalmente por força de uma Portaria é ainda mais estigmatizado do que já o é socialmente!
A experiência anterior com a Legislação já existente, mostra que o cidadão cumpridor não precisa de medidas severas para que cumpra a Lei, e o cidadão irresponsável não é minimamente tocado por elas! Há quantos anos é proíbida a circulação na via pública de cães sem estarem à trela OU com açaimo funcional e devidamente acompanhados pelos seus condutores? E como tem sido o estado das coisas? Alguém fiscalizou isto ou puniu? Sou confrontado diariamente com cães soltos (com ou sem dono) que me incomodam a mim e aos meus cães, e chegam mesmo a atacar-nos! Depois ainda tenho de ouvir pessoas a dizer que os meus cães é que são perigosos porque "está escrito na Lei"?

Meus caros Senhores, peço-vos que gastem um minuto do vosso precioso tempo a meditar sobre isto e pensem em alterar esta Lei. O melhor será estabelecer genericamente para todos os cães, grandes e pequenos, de raça e sem raça, o uso obrigatório de trela em locais publicos! Aliás, nas raças que não fazem parte da "Lista", a obrigatoriedade de uso de trela OU açaimo, permite que um cão ande solto na rua apenas de açaimo. Eu gostaria de lembrar que os acidentes graves com cães não decorrem apenas de mordidas! Aliás, se alguém se preocupar um pouco mais com bases sólidas para uma futura Lei, talvez não fosse descabido de todo tentar saber quantas pessoas ficam feridas ou mesmo morrem na sequência de acidentes provocados por cães soltos na via pública...nomeadamente desastres de automóvel, motorizada ou bicicleta!
Se por acaso alguem sentir necessidade de estabelecer legislação especial para determinada tipologia de cão, por mais injusto que isso possa ser, então façam-no com base em algo que não seja a raça. De igual modo, não se limitem a proibir ou a restringir! Fomentem a educação, o treino ou algo que possa ajudar a estabelecer e a demonstrar uma relação responsável Detentor vs Cão.

Sem mais, e na expectativa que possam achar algum tempo para lerem esta minha missiva, subscrevo-me

Atentamente
JUMP
Membro Veterano
Mensagens: 611
Registado: quarta out 01, 2003 1:09 pm

segunda jun 21, 2004 12:09 pm

[.
Última edição por JUMP em segunda jun 21, 2004 12:25 pm, editado 1 vez no total.
JUMP
Membro Veterano
Mensagens: 611
Registado: quarta out 01, 2003 1:09 pm

segunda jun 21, 2004 12:24 pm

mjoaomarques Escreveu: Olá Jump,

Nunca ouvi falar de açaime como forma de correcção. Agora o seu cão está ainda muito a tempo de ser sociabilizado convenientemente. Tenho imensa pena que o seu cão possa vir a ser um "caso irremediavelmente perdido" por o dono não estar a acompanhar o cão devidamente. Por favor, não leve a mal o que eu estou a dizer mas já se falou tanto no necessário treino que os donos destes cães necessitam para o saberem treinar, mesmo antes de a Jump comprar o Max, lembro-me de lhe ter pedido para ver se realmente um pastor alemão seria a melhor raça para si, baseada com a experiência que teve com o terrier. Não se esqueça que um pastor alemão saudável, pelo caracter moldável que tem, vai ser aquilo que os donos fizeram dele, portanto, mais uma vez, lhe aconselho a procurar ajuda numa boa escola de treino.
viva Maria João,

na levo nada a mal,
de modo geral estou muito satisfeita com o meu novo amigo,
aliás é tudo o q eu pensava em relação a mim, amigo, brincalhão esperto, e interage imenso, ou seja tudo o q eu esperava e muito mais.
é o meu companheiro do dia a dia.
no entanto a reacção dele não é a melhor, na rua, penso q em minha defesa, já q não lhe encontro nada de agressivo.
tem um instinto territorial muito apurado, e de guarda do dono, demasiado.
eu tento corrigir, levando o animal a sitios movimentados, com muita gente, no entanto por vezes ele agita-se e eu fico com receio q possa magoar alguém, sobretudo crianças, q também são imprevisiveis.
quanto a recorrer a escola de treino, não é nada fácil ir a Lx pelos horários, mas se for necessário lá vou.
se me puder dar umas indicações mesmo por pm, agradeço.
cumprimentos
adriana
nynf
Membro Veterano
Mensagens: 3030
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: Gatos e Rottweilers
Contacto:

segunda jun 21, 2004 12:29 pm

Olá Jump!

Um PA com essa idade ainda vai muito a tempo de ser corrigido e correctamente sociabilizado. Provavelmente nunca será um cão meigo e dado com pessoas estranhas, mas também não as vai andar a atacar sem razão.
Siga o conselho da MJoaoMarques, mas procure um treinador ou escola que tenham boas referências. Um treino incorrecto ainda pode agravar mais o mau feitio do seu PA. A mim quer-me parecer que tem um bom exemplar em mãos, com muita garra e sangue! Já colocou a hipótese de o trabalhar?
<p><strong>Sauda&ccedil;&otilde;es!</strong></p>
<p><strong>Cristina Paulo</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
WaterMonitor
Membro Veterano
Mensagens: 3790
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm
Localização: 5 cães - 12 gatos

segunda jun 21, 2004 2:27 pm

Por norma nunca uso açaime em nenhum dos meus cães e nenhum deles anda solto, andam sempre à trela incluindo a bulldog. Aliás, na zona onde moro duvido que a GNR local dê atenção a açaimes.

No entanto, tenho sempre um açaime na carrinha porque o macho Terranova é agressivo com outros machos. Volta na volta somos vítimas dos tais cães que andam a passear-se a si mesmos e, como forma de castigo, coloco-lhe o açaime que ele detesta. Ambos, eu e ele, sabemos que o açaime só sai da caixa quando ele tenta pegar-se com outros machos. Quando ele resiste à tentação o açaime não sai cá para fora.

Custa-me castigá-lo, quando ainda por cima é "tentado" por cães soltos, mas a verdade é que me recuso a deixar passar em branco esta faceta desagradável que tem e que sempre tentámos contrariar.
linda76
Membro Veterano
Mensagens: 825
Registado: quarta fev 27, 2002 4:47 pm
Localização: Dois Cockers e Uma Rottweiler
Contacto:

segunda jun 21, 2004 3:14 pm

Que giro water (quer dizer, não tem piada nenhuma)

Eu tneho um vizinho na minha rua que tb tem um terranova pouco sociável com outros cães.

Mas pelo que me pareceu, não é muito "normal" na raça, serem tão territorialistas.....

Pode elucidar-me?

Obrigada,

Sandra
Rainbow
Membro Veterano
Mensagens: 1761
Registado: sexta mar 05, 2004 2:00 pm
Localização: Um cão(Rugas)

segunda jun 21, 2004 6:06 pm

Eu também sou contra o uso do açaime,a não ser que o cão seja agressivo.Mas também concordo que o açaime seja usado na ida ao Veterinário,não só para ele se sentir mais à vontade,mas também para controlar melhor o animal.
Siga os conselhos que lhe foram dados,acho que no seu caso a melhor solução será mesmo uma boa escola de treino ;)
<p>Os animais s&atilde;o pessoas como as pessoas s&atilde;o animais</p>
<p>Teixeira de Pascoaes</p>
Catarina1
Membro Veterano
Mensagens: 1770
Registado: sábado nov 01, 2003 4:47 pm
Localização: Rottweiler - Nasty
Contacto:

terça jun 22, 2004 9:20 am

Olá!
A minha Rottweiler dá-se bem com toda a gente que vê na rua. E adora festas. Ora, eu não sei se será muito bom, se será um pouco mau ela gostar de toda a gente que vê. Ela tem 4 meses...Mas desde já não me parece que se vá tornar num cão um pouco agressivo. Será que quando surgir um dia que irá ter de proteger o dono na rua, isso vai acontecer. Moro numa zona, propicia a assaltos... E como é? Se eu um dia for assltada e vierem dois tipos? Um entretei-se a dar festas à cadela, e o outro assalta-me!? :roll:
Ela no VET porta-se lindamente, deixa dar as vacinas todas e isso. Só houve a ultima ida á vet, que quando estava a cortar as unhas, mexeu a pata para a frente e a vet cortou de mais, ela ganiu e não sei quê, mas depois parou. A vet tratou de lhe por um penso, depois de estar o sangue estancado. E ela agora já tá boa, a unha já cresceu e pronto. Não teve nenhuma reacção agressiva, apesar de ser bébé, podia ter mordido, eu sei lá!
Agora se vai gostar da ideia de usar açaime é que eu não sei. Ela não gosta muito que lhe fechem a boca. De resto é obdiente. Desde cedinho que sabe sentar quando é pedido, e na rua, quando está com as pressas, digo-lhe 'devagar' e ela abranda o passo e já não puxa.
De resto, gosta muito de cães que já conhece, os que não conhece ainda tem um bocadinho de medo, quando são maiores que ela, mas depressa dá-se lindamente!

Mas pah..o açaime deveria só ser usado em casos em que o cão é mesmo agressivo. Agora generalizar acho mal.
Acho que me alonguei.. :oops: :oops:
Catarina Duarte



Bianca - 23/01/1993 ~&nbsp; 05/10/2009
Catarina1
Membro Veterano
Mensagens: 1770
Registado: sábado nov 01, 2003 4:47 pm
Localização: Rottweiler - Nasty
Contacto:

terça jun 22, 2004 9:22 am

Olá!
A minha Rottweiler dá-se bem com toda a gente que vê na rua. E adora festas. Ora, eu não sei se será muito bom, se será um pouco mau ela gostar de toda a gente que vê. Ela tem 4 meses...Mas desde já não me parece que se vá tornar num cão um pouco agressivo. Será que quando surgir um dia que irá ter de proteger o dono na rua, isso vai acontecer. Moro numa zona, propicia a assaltos... E como é? Se eu um dia for assltada e vierem dois tipos? Um entretei-se a dar festas à cadela, e o outro assalta-me!? :roll:
Ela no VET porta-se lindamente, deixa dar as vacinas todas e isso. Só houve a ultima ida á vet, que quando estava a cortar as unhas, mexeu a pata para a frente e a vet cortou de mais, ela ganiu e não sei quê, mas depois parou. A vet tratou de lhe por um penso, depois de estar o sangue estancado. E ela agora já tá boa, a unha já cresceu e pronto. Não teve nenhuma reacção agressiva, apesar de ser bébé, podia ter mordido, eu sei lá!
Agora se vai gostar da ideia de usar açaime é que eu não sei. Ela não gosta muito que lhe fechem a boca. De resto é obdiente. Desde cedinho que sabe sentar quando é pedido, e na rua, quando está com as pressas, digo-lhe 'devagar' e ela abranda o passo e já não puxa.
De resto, gosta muito de cães que já conhece, os que não conhece ainda tem um bocadinho de medo, quando são maiores que ela, mas depressa dá-se lindamente!

Mas pah..o açaime deveria só ser usado em casos em que o cão é mesmo agressivo. Agora generalizar acho mal.
Acho que me alonguei.. :oops: :oops:
Catarina Duarte



Bianca - 23/01/1993 ~&nbsp; 05/10/2009
Responder

Voltar para “Cães”