Boas, pessoal:
Bem, nesta coisa de viagens, pessoalmente, eu recomendo acima de tudo o jejum durante algumas horas (2 a 3) antes das viagens. E se o cão enjoar na primeira viagem que deverá ser curta e ir aumentando progressivamente, como disse o Nel, então aí será de pensar em consultar o Vet para tomar um medicamento para o animal não enjoar... Já falaram aqui de um tal Vomidrine, mas não sei se há mais e, tal como nos humanos, cada animal é um caso!
Eu, por acaso, tive sorte; embora a Princesa já tivesse andado muito pouco de carro desde que está comigo (só três viagens: 1 - Almada/Oeiras, 2 - Oeiras/Cascais e Cascais/Oeiras); E, por sorte, fomos passar a Páscoa à Guarda (vejam se quiserem o meu diário, passo a publicidade...

) e ela portou-se lindamente... Não enjoou, não teve sequer nem ameaço, não houve xixizada indesejada

e ainda comeu umas gulitas pelo caminho e bebeu muita água pois também estava muito calor! Isto é: quase que posso dizer que a minha cadela não enjoa em viagens! Mas claro, tudo isto parando muitas vezes pelo caminho, especialmente se for em viagens longas. Pronto, é o meu conselho...
Boas viagens e poucos enjoos a todos/as! :p