Comportamento

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
cgtorres
Membro Veterano
Registado: terça out 29, 2002 11:39 am

terça jun 22, 2004 6:06 pm

Boas...
Na sexta-feira faleceu uma das minhas porquinhas da india, a Gwen. De manhã estava apática, não guinchava, não comia..fomos com ela ao Vet. Ele diagnosticou uma Pneumonia e deu-lhe uma injecção de antibiótico, mas à vinda para casa ficou-se...Ainda liguei para o Vet, a saber se podiamos voltar porque ela não estava bem, mas a meio do telefonema, foi-se.. :( :( :( :(
A outra, a Peruana, não come nada desde esse dia, está agressiva conosco e choraminga..já deu por falta da amiga, com certeza..
A minha questão é, será de todo aconselhável uma nova companhia para a Peruana não ficar "deprimida" ou ainda é cedo e ela pode ter comportamentos agressivos com a nova inquilina?
hamstershouse
Membro
Registado: domingo dez 23, 2001 6:07 pm
Localização: 4Chihuahuas-Chinchilas-Hamsters-Porquinhos-Gerbos-Esquilos-Petauros-Coelhos anões-Degus-Tartarugas

terça jun 22, 2004 6:35 pm

Olá!

Lamento imenso!
Não podemos levantar nenhum diaognóstico com os sintomas que descreves-te! Diz-me, tem tido diarreia? Fazia barulhos estranhos a respirar?
Se realmente for pneumonia deves ir com ela ao vet o mais depressa possivel!
cgtorres
Membro Veterano

terça jun 22, 2004 6:37 pm

hamstershouse Escreveu: Olá!

Lamento imenso!
Não podemos levantar nenhum diaognóstico com os sintomas que descreves-te! Diz-me, tem tido diarreia? Fazia barulhos estranhos a respirar?
Se realmente for pneumonia deves ir com ela ao vet o mais depressa possivel!
A que ficou não está doente...o Vet diz que são "saudades" da outra...
A minha questão é se ela deverá ou não ter companhia novamente. Tenho medo que seja agressiva para a nova inquilina..
buzio
Membro Veterano
Registado: segunda jan 07, 2002 9:58 pm
Localização: total : 92 ... se não nasceu nenhum durante a noite....

terça jun 22, 2004 7:32 pm

Acho que só mesmo experimentando.... cada caso é um caso...
cgtorres
Membro Veterano

terça jun 22, 2004 7:50 pm

buzio Escreveu: Acho que só mesmo experimentando.... cada caso é um caso...
Verdade, mas como eu nunca tinha tido Porquinhas da India, podia ser que alguém já tivesse passado por uma situação semelhante..
buzio
Membro Veterano

terça jun 22, 2004 7:58 pm

pois é cgtorres, eu tenho vários e já passei por uma ou duas situações semelhantes. adorava dizer sim, arranja-lhe companhia, compra/adopta (acho que a zohia tinha alguns a precisar de casa), mas acho que este tipo de indicações não é totalmente correcta.
posso dizer-te que se fosse eu, era a primeira coisa que fazia, nova companhia... mas eu estou sempre preparada para que não resulte e ter que ter gaiolas separadas, e tu estás?
é só isso que tens de pensar. se estás preparada para o caso de correr mal, força (espero que não corra mal). se não estás preparada para isso, o que tens a fazer é deixar a tua porquinha sozinha.
jinhos joana
boa sorte!
leoa_nova_
Membro Veterano
Registado: quarta dez 17, 2003 10:42 pm

terça jun 22, 2004 10:10 pm

Cuidado, assim k vir sinais de agressividade separe-os, pk eles podem-se comer uns aos outros!!
Zohia
Membro Veterano
Registado: sexta set 05, 2003 1:19 pm
Contacto:

terça jun 22, 2004 11:16 pm

Antes de mais deixem-me corrigir um erro:
Os porquinhos não se comem uns aos outros! Tenho ideia que os hamsters podem fazer isso mas não os porquinhos! Claro que podem brigar, e normalmente dois porquinhos que brigam ao ponto de fazer sangue nunca mais se darão bem, mas isso é diferente.

Quanto a arranjar uma companhia, devo dizer que nunca passei pelo mesmo mas conheço muitas pessoas com porquinhos e principalmente no caso de fêmeas não costuma haver problemas de apresentar uma nova companhia!
O ideal é poderes experimentar e caso não corra bem tentar com outra porquinha, sendo porquinhos de pouca idade o ideal.

Como a buzio disse eu tenho porquinhos de pêlo curto (cores entre castanho, banco e preto; atenção: não são de raça nenhuma específica) para oferecer a quem trate bem.
Se estiveres interessada diz qualquer coisa.

Quanto à porquinha que morreu, não sei se tens acompanhado o fórum dos porquinhos-da-índia mas morreu recentemente a porquinha de uma pessoa por o vet lhe ter receitado penicilina (um tipo de antibiótico), fatal para os porquinhos! A penicilina causa uma diarreia mortal. Penso contudo que talvez não terá sido esse o teu caso uma vez que não mencionaste diarreia.

Jinhos, Joana
cgtorres
Membro Veterano

quarta jun 23, 2004 7:36 am

Zohia Escreveu: Quanto à porquinha que morreu, não sei se tens acompanhado o fórum dos porquinhos-da-índia mas morreu recentemente a porquinha de uma pessoa por o vet lhe ter receitado penicilina (um tipo de antibiótico), fatal para os porquinhos! A penicilina causa uma diarreia mortal. Penso contudo que talvez não terá sido esse o teu caso uma vez que não mencionaste diarreia.
Jinhos, Joana
Zohia, antes de mais obrigado pelos conselhos e pela oferta, vou falar com o meu namorado.
Quanto à injecção, o Vet apenas me disse que tinha sido antibiótico, mas de facto não mencionou se era à base de penicilina. Ela faleceu 10 minutos depois da injecção, e apenas urinou bastante segundos antes de falecer. Estará relacionado? Pelo sim pelo não se calhar pergunto-lhe, não vá ter sido isso e ele dar outra vacina daquelas....
leoa_nova_
Membro Veterano
Registado: quarta dez 17, 2003 10:42 pm

quinta jun 24, 2004 9:58 pm

Zohia Escreveu: Antes de mais deixem-me corrigir um erro:
Os porquinhos não se comem uns aos outros!
A minha mãe fez criação e infelismente viu isso muitas vezes!! ñ aconselho a deixa-los sem comida, nunca!! Nem por 1 hora!!
buzio
Membro Veterano

quinta jun 24, 2004 10:44 pm

leoa, isso é extremamente estranho. matar os filhos, quando nascem, acontece, embora não seja muito vulgar. comê-los duvido muito
Zohia
Membro Veterano
Registado: sexta set 05, 2003 1:19 pm
Contacto:

domingo jun 27, 2004 3:19 pm

Tem a certeza que a sua mãe criou porquinhos-da-índia?
Lembro-me de em tempos discutir esse assunto noutro fórum e se ter falado que nos casos muito raros em que isso acontecia nem havia bem certezas das causas, pondo-se por exemplo a hipótese de se dever à mãe magoar os filhotes em querer (ao limpá-los após nascerem) e nessa sequência ir agravando o problema magoando-os cada vez mais com os dentes mas sem ser de propósito....
Mas nunca ouvi falar de nenhum caso, acho mesmo mt estranho.
Claro que em condições adversas tudo é possível.... só q no caso dos porquinhos diria que mesmo mt adversas!!!
Joana
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

domingo jun 27, 2004 7:33 pm

cgtorres Escreveu: Estará relacionado? Pelo sim pelo não se calhar pergunto-lhe, não vá ter sido isso e ele dar outra vacina daquelas....
Vacina ? Injecção.... :o

Já agora, conseguem fazer necrópsias pela internet ?:D
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
sfialhos
Membro Veterano
Registado: sábado ago 23, 2003 1:13 pm
Localização: gata, gato, caniche, casal de porquinhos da índia, peixes, canário
Contacto:

domingo jun 27, 2004 9:28 pm

Vacina ? Injecção....

Já agora, conseguem fazer necrópsias pela internet ?
:o :o :o :o
Responder

Voltar para “Exóticos”