SOS- coelhinho selvagem

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
sararp
Membro Veterano
Registado: quarta jul 03, 2002 11:01 pm
Localização: 1 cão Serra da Estrela, 1 gata, 3 tartarugas, 3 coelhos anões

quarta jun 23, 2004 1:49 pm

Oi!
Tenho aqui um problema entre mãos: a minha gata apanhou um coelhinho selvagem e depois de o largar ele caiu à piscina. Conseguimos apanhá-lo, já o secámos com uma toalha e ele não parece estar ferido. Agora não sei o que lhe hei-de fazer. Ele é muito pequenino, deve ter umas 2/3 semanas. Está aninhado num cantito cheio de medo. Quando lhe fazemos festas levanta as orelhitas e começa a mexer mais o nariz.
O que devo fazer para ele não morrer? Não faço ideia onde seja a toca dele e tenho medo de o pôr na rua e a gata apanhá-lo outra vez.

Aceitam-se sugestões!!! ;)

Sara
jah
Membro
Registado: sexta mai 14, 2004 2:07 pm
Localização: 3 tartarugas com 10 anos (1 casal de pseudemys concinna hieroglyphica e 1 pseudemys peninsularis), 8
Contacto:

quarta jun 23, 2004 2:05 pm

Os coelhos selvagens também podem ser domesticados.

Quando era criança, ofereceram um coelho bravo aos meus pais. O seu destino eestava traçado: alimentá-lo bem e comê-lo. No entanto, depressa o coelho habituou-se à minha mãe e com ela bricava todos os dias na hora de alimentar-se. Tornou-se assim um coelho de estimação!

Mais tarde, morreu, por ter sido atacado por três cães. O portão tinha ficado acidentalmente aberto e... a desgraça aconteceu. Mas isso é outra história!

Bem, mas agora, sugeria-te que ficasses com ele. Acho que é a melhor opção, pois "lá fora" deve acabar por morrer.

Podes arranjar uma gaiola para coelhos ou dar a alguém que o queira ter. Deves dar-lhe ração própria para coelhos e também vegetais (cenoura, couves, etc.), para além da água.

Boa sorte! ;)
Cumprimentos, Carlos
sararp
Membro Veterano

quarta jun 23, 2004 2:19 pm

Oi!

Obrigada pela tua rápida resposta!
Eu tenho coelhos anões em casa e por isso tenho gaiola, comer, feno, etc., para ele. O problema é que ele é demasiado pequeno, provavelmente deveria estar com a mãe e deve ainda mamar e, por isso, eu não sei o que hei-de fazer para ele não morrer porque ele não está a reagir a nada (já experimentei dar-lhe leite, couve e feno).
jah
Membro
Localização: 3 tartarugas com 10 anos (1 casal de pseudemys concinna hieroglyphica e 1 pseudemys peninsularis), 8
Contacto:

quarta jun 23, 2004 2:58 pm

Nesse caso, podes recorrer a leite próprio para crias.
Vende-se nas lojas de animais, onde também encontrarás "biberons" de diversos tamanhos adequados a cada situação.
Será difícil dizer se irá sobreviver, mas vale a pena tentar!
Cumprimentos, Carlos
Tchinho
Membro Veterano
Registado: sexta jun 20, 2003 2:35 pm

quarta jun 23, 2004 3:12 pm

A minha gata um dia também apareceu com um coelho bravo na boca no quintal.

Tinha duas grandes feridas no lombo, tratei dele... mas ele no dia seguinte não resistiu e morreu :( ...

Podes experimentar o leite da RC para gatinhos, é o mais parecido com o das coelhas ;)
sararp
Membro Veterano

quarta jun 23, 2004 7:11 pm

Oi!
Este não está ferido, a gata não chegou a fazer-lhe mal. Não lhe consigo dar o leite, ele não abre a boca, está todo enroscado a um canto e não se mexe, está assim já há 5 horas. não come nada e nao se mexe. estou a começar a ficar em pânico... já procurei a toca mas é impossivel encontra-la. não sei o que hei-de fazer ao coelhito.
ruimaximo
Registado: terça out 28, 2003 12:41 pm

quarta jun 23, 2004 8:48 pm

Sara,

e se tentasses saber junto dos teus vizinhos um que tenha uma coelha com crias em amentação?

Podia ser que conseguisses enganar a coelha e pôr lá o coelhinho selvagem

é apenas uma sugestão, não sei se resulta.
Bruxinha1981
Membro Veterano
Registado: quinta mai 20, 2004 8:46 am

quinta jun 24, 2004 9:28 am

Oi...

E que tal um saltinho ao vet? Para além de bons conselhos que certamente lhe dará, fica a ter a certeza se o coelhinho, apesar de não aparentar "danos", não tem nenhuma lesão interna...

Boa Sorte para o coelhinho e qd puder dê mais notícias ;)
sararp
Membro Veterano

quinta jun 24, 2004 12:55 pm

Oi!
Obrigada pelas vossas respostas!
Pensei nisso de o por junto de uma coelha com crias mas disseram-me que nem era boa idei tentar porque ela ia rejeitá-lo de certeza e podia ser pior se ela o magoasse.
Ontem à tarde telefonei a uma veterinária que percebe de exóticos. Ela disse para eu não lhe mexer, colocá-lo num local escuro, onde houvesse o mínimo de barulho, deixar-lhe água e comida o mais parecido possível com o habitat natural enão lhe tocar nem o chatear durante pelo menos 24 horas.
Diz que estes animais selvagens quando capturados podem até morrer de stress por se sentirem capturados e quanto mais mexermos neles pior.
Já tratei disso tudo e pus-lhe uma caixinha de cartão para ele se esconder. Deixei-lhe montes de feno, couve, cenoura e relva. Ele ontem esteve sempre dentro da caixinha e hoje continua. Mas durante a noite deve ter andado a vaguear pela gaiola porque está molhada em vários sítios (parece xi-xi). Mas o que me está a preocupar é que acho que ele não comeu. A menos que tenha comido feno e não se note, não vejo mais nada trincado. Estou com medo que ele ainda nem consiga comer e, se for assim, há um dilema: dar-lhe leite com uma seringa implica tocar-lhe!
Acham que posso por um bocadinho de alface para ver se ele lhe pega?

Obrigada por tudo e desculpem o testamento!!!!! ;)
jah
Membro
Contacto:

quinta jun 24, 2004 1:18 pm

realmente a tua veterinária tem razão. isso costuma acontecer sempre com os animais selvagens que se apanham na rua.

Com o meu verdelhao, aconteceu o mesmo. tinha poucas semanas de vida e estava muito assustado. não comia nem bebia. comprei uma gaiola e pus a comida e agua. coloquei-o num quarto sem ninguem e passado um dia começou a comer por si, beber água e tomar banho.

agora está muito bem!
Cumprimentos, Carlos
leoa_nova_
Membro Veterano
Registado: quarta dez 17, 2003 10:42 pm

quinta jun 24, 2004 9:54 pm

Eu tive uma coelha caseira, k "caiu do céu", andava na minha rua, e ñ era de ninguém k fizesse criação na minha rua, então ficamos com ela, e ela era tão pequena, e eu tinha a minha pompom, ela metia-se debaixo para mamar!!!
Mas passou bem sem leite...Esse coelhinho ñ deve comer por medo, axo melhor deixá-lo estar, mas vê se consegues apalpar-lhe a barriga, muito levezinho, se sentires algo rijo leva-o de imediato para o vet!!!
sararp
Membro Veterano

sábado jun 26, 2004 1:07 pm

Oi!
Parece-me que o coelhito está muito melhor. No primeiro dia não saiu debaixo da caixinha de cartão. Agora já dou com ele montes de vezes cá fora. Anda a comer imenso, tem comido couve, cenoura e umas ervas que são serralhas que eu apanhei do campo (pelos vistos eles costumam comê-las). A vet disse para eu experimentar dar um pouco de ração porque, como não consigo simular tudo o que ele come naturalmente pode-lhe faltar algum nutriente que ele compense com a ração - se a comer!!! Vou experimentar, mal não lhe faz!
Tenho a possibilidade de o por numa gaiola ao ar livre que é enorme, dava para ele correr à vontade mas a vet disse para esperar mais um tempo para não estar sempre a mudá-lo de um sítio para o outro. Nessa gaiola tenho um cão da pradaria e, por isso, a vet aconselhou-me a desparasitar o coelhito antes de o meter lá.

Espero bem que ele se aguente para poder sobreviver!
Obrigada pela vossa ajuda e atenção! ;)
Responder

Voltar para “Exóticos”