preciso de conselhos

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
wanderle
Membro Júnior
Registado: terça jun 22, 2004 5:16 pm

quarta jun 23, 2004 5:19 pm

eu recebi um hamster na sexta passada, mas como nunca tive um n tenho a certeza de estar a cuidar dele bem.
na sua gaiola ele dorme numa casinha na kual eu colokei algodão pois sempre k vi um hamster eles tem sempre algodao, e correcto?
a comida k lhe dou e uma ração k tem diversas sementes, não lhe posso dar nenhuma goluseima para além dessa ração?se sim, o k?
tenho do levar ao vet?ah algum registo?
se me puderem ajudar agradeço visto que nunca tive um n keria k nada de errado lhe acontecesse
mt obrigado
:roll:
sfialhos
Membro Veterano
Registado: sábado ago 23, 2003 1:13 pm
Localização: gata, gato, caniche, casal de porquinhos da índia, peixes, canário
Contacto:

quarta jun 23, 2004 6:22 pm

Olá!!! Parabéns pelo seu hamster!

Primeiro que tudo temos de descobrir a raça dele, porque o tratamento é diferente para cada raça.

Recorrendo a fotos mesmo aqui do album da arca e não só,

Este é um hamster sírio:
Imagem

Imagem

Este é um hamster Anão Russo:
Imagem

Este é um hamster chinês:
Imagem

Este é um hamster Roboroviski :
Imagem

Vê lá se consegues assim ver de que raça é o teu.

Em relação ao algodão, usa outra coisa, como ninho próprio para hamsters que se compra nas lojas de animais, tiras de papael higiénico ou feno. O algodão pode prender-se nas patinhas dele e ele pode-se magoar a sério.

Suponho que tenhas uma gaiola, um bebedouro, um comedouro, uma rodinha, uma casinha. Para forrar o chão da gaiola usa raspas de madeira que se vendem nas lojas de animais, ou feno, ou tiras de papel higiénico. Existem também imensos brinquedos nas lojas de animais para os hamsters, mas a rodinha é essencial para ele fazer exercício.

Para a alimentação, dá-lhe 80% dessa ração para hamsters, e podes dar maçã, cenoura, salsa, etc.

Tirei isto de um site sobre o que o hamster pode ou não comer:

PODE

FRUTAS: maçã, uva, caqui, kiwi, banana, morango, pêra.

VERDURAS: repolho, pepino, brócoli, espinafre, vagem, couve-flor, acelga, chicória, almeirão, couve.

LEGUMINOSAS: cenoura, abóbora, nabo, batata inglesa, batata doce.

OUTROS: semente de girassol, outros tipos de sementes como alpiste, amendoim, nozes, milho, queijo, peixinho seco, ovo cozido ou mexido sem tempero, carne devidamente cozida, ervilha, semente de abóbora, rações (gatos, cachorros e pássaros), sorgo, passas.

Uma observação: as frutas e verduras acima, podem ser naturais, mas nas lojas de animais você encontra também elas sêcas. É muito recomendado quando o hamster estiver com diarréia. Dê alface em pequena quantidade, porque pode dar diarréia e atacar o fígado.

NÃO PODE

abacate, pêssego, ameixa, figo, cereja, chocolate e outros tipos de doces, aspargo, tomate, flores, carne crua, frutas cítricas (laranja, abacaxi, limão, acerola, etc), cebola, cebolinha, alho, linguiça e salsicha, semente de maçã, sorvete, almôndega, frituras.

http://www.amigohamster.kit.net/dicas/i ... sorios.htm

Não precisas levar ao veterinário a não ser que desconfies de algum problema. Eles não levam vacinas, por isso estás à vontade.

Mais alguma dúvida, estou aqui

beijinhos
Elsa
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

quarta jun 23, 2004 7:47 pm

Só uma correcção...

O ninho próprio para hamsters que se vende por aí e com essa designação na embalagem, normalmente são restos de lã e outros materiais "fofos".. ou seja fazem tanto mal como o algodão!!!

Talvez o que a sfialhos quiz dizer é que existe umas palhas próprias para ninho.

Ou seja.. podes usar tudo, desde que o hamster possa comê-lo sem lhe fazer mal. Ou seja afasta-te de ninhos com material "fofo" tipo algodão, lã, etc..

Outra coisa... os hamsters podem comer figos, cerejas, ameixas, pêssego, abacate, tomate e alguns tipos de flores também sim senhor.

A única preocupação é não dá-las muito verdes pois o excesso de ácido pode atacar os intestinos e retirar os caroços.

O que não pode é: Citrinos, batatas CRUAS ( cozidas pode), feijões CRUS ( cozidos pode), cebola, alho, FOLHAS de tomate ( o tomate em si pode comer ) e doces!

De resto pode e deve comer de tudo.

Em relação ás goluseimas, hoje em dia existe imensa variedade de barritas, bolachas, palitos.. sei lá.. tudo feito especial para eles e para ajudar a roerem e complementarem a sua alimentação.

Podes dar também frutos secos ( sem sal ) , fruta seca, ovo mexido, iogurte, carne e peixe cozidos , pão embebido em leite, bolachas de água e sal, tostas ou pão duro, côco, corn flakes sem açucar, biscoitos de gato...

Como complemento de vez enquando põe umas gotinhas de vitaminas na água ( mas retira no dia seguinte porque a água estraga-se).
Na gaiola também deve sempre existir uma pedra de minerais ( que fornece sal, cálcio, fósforo e outros minerais essenciais)
Coloca também feno de preferência de boa qualidade, bem verdinho para terem sempre muita fibra o que ajuda na sua digestão.

Escolhe uma ração que tenha muita variedade de sementes ( eu chegava a comprar em casas de sementes para pássaros mais umas variedades e misturava tudo) e que tenha poucas sementes de girassol, pois estas têm imensa gordura e eles ficam uns "potes" em pouco tempo. Para um pêlo bonito também podes comprar germen de trigo, pois tem muita vitamina E, em casas de produtos naturais e comida vegetariana.
sfialhos
Membro Veterano
Contacto:

quarta jun 23, 2004 7:56 pm

Tens razão Elsa, isto de pesquisar na net acaba por ser traiçoeiro, encontrei outro site (desta vez em Inglês e não em Brasileiro) que explica como tu explicaste. Aqui está em Inglês:

Vegetables and herbs that are safe to feed a hamster are:
• Alfafa
• Apple (seedless)
• Asparagus
• Avocado (skinned and seedless)
• Banana
• Basil
• Blackberries
• Blueberries
• Broccoli
• Brussel Sprouts - small amounts occasionally - not all hamsters like the strong taste
• Calabrese
• Cabbage - should only be fed in small amounts occasionally as too much can cause health problems
• Carrots
• Cauliflower leaves and stalks
• Celery
• Cherries - stones should be removed as they can be dangerous if gnawed
• Chestnuts
• Chicory
• Chinese Leaves
• Coriander
• Corn-on-the-Cob
• Corn Salad
• Courgettes
• Cranberries
• Cress
• Cucumber
• Curly Kale
• Dates
• Endive
• Fenugreek
• Feijoa
• Figs
• Grapes
• Green beans
• Kale - should only be fed in small amounts occasionally as too much can cause health problems
• Kidney Beans (cooked)
• Kiwi Fruit
• Kumquat
• Lettuce - small amounts occasionally - in excess it can cause liver problems
• Logan Berries
• Lychee
• Mange Tout
• Mango
• Marrow
• Melon
• Mint
• Mung
• Okra
• Pak Choy
• Papaya
• Parsley - a good tonic
• Peach
• Pear
• Peas
• Plums - stones should be removed as can be dangerous when gnawed
• Potato (cooked)
• Raspberries
• Raspberry Plant leaves - beneficial for diarrhoea
• Rhubarb (cooked)
• Rocket Chard
• Sage
• Sorrel
• Squash
• Star Fruit
• Strawberries
• Sugar Cane - small amounts
• Sweet Potato
• Soybean Sprouts
• Swede
• Sweetcorn
• Sweet Peppers
• Ugli Fruit
• Turnip
• Water Chestnuts
• Watermelon
• Water Spinach

Vegetables and herbs that should not be fed are:
• Kidney Beans (raw)
• Onion
• Potato (raw)
• Potato tops
• Rhubarb (raw)
• Rhubarb leaves
• Tomato leaves

A Elsa é que podia iniciar e moderar um forum dos hamster, bem que era preciso, não há assim tanta informação como isso, e nem sempre é correcta...

beijinhos
Elsa
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

quarta jun 23, 2004 9:33 pm

eheheh :lol: Eu bem gostaria de ter um forum de hamsters... mas aqui na arca já não abrem mais foruns novos e eu ainda não aprendi a fazer nenhum :roll:

Eu sempre me fiei mais nos sites em inglês... os brasileiros são normalmente cópias de má qualidade dos ingleses com imensas incorrecções... talvez devido a má tradução não sei....

Quando tiver mais tempo... faço o meu proprio site e pronto ;)
-CarpeDiem-
Membro Veterano
Registado: terça nov 04, 2003 4:47 pm
Localização: Cão: Alf, Gata: Sky e Periquitos: Kiko e Kika, Mandarins: Bruno e Bruna
Contacto:

quarta jun 23, 2004 9:46 pm

Ficamos á espera disso Elsa!! ;)
Ah e tal...
sfialhos
Membro Veterano
Contacto:

quarta jun 23, 2004 10:02 pm

Sim!!!! Boa ideia!!! Bem preciso... ;)

beijinhos e obrigado
PauloMonteiro
Membro Veterano
Registado: quarta mai 26, 2004 10:23 am
Localização: Petauros do Açúcar,Gerbos da Mongólia,Porquinhos da India,Dragões Barbudos,Basiliscos, etc...
Contacto:

quarta jun 23, 2004 10:32 pm

Elsa Escreveu: Eu bem gostaria de ter um forum de hamsters... mas aqui na arca já não abrem mais foruns novos e eu ainda não aprendi a fazer nenhum :roll:
Olá Elsa, acerca desta questão, para não ficar Off-topic, respondo por pm, okay?

O Ninho-Centro de Estudos e Investigação de Mamíferos Exóticos

O Mundo dos Petauros - Centro de Registo Mundial de Petauros
wanderle
Membro Júnior

quinta jun 24, 2004 11:45 am

obrigado plos conselhos foram uma ajuda preciosa! :lol: em relação a sua raça é um sirio ;)
sfialhos
Membro Veterano
Contacto:

quinta jun 24, 2004 1:06 pm

Ah, os meus também são sírios! São lindos não são??? :lol:

Depois tira fotos para nós vermos!!!

beijinhos :p
wanderle
Membro Júnior