Requisitos para ser criador
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO
Não há aqui alguma carência de bom senso ?
Talvez tomar umas vitaminas, ãh ?
Com que então todos os cães de caça deviam caçar ?
E todos os cães pastores deviam andar a guardar ovelhas ?
Estou a ver - contando o número de serras que há por aqui (já sem falar dos outros) não havia ruas para tanto gado...
A nao ser que que os tais donos de cães de caça (dálmatas há n, cockers, etc, etc.) se aplicassem a caçar os primeiros...
Quanto aos terriers talvez fazer criação de ratazanas..
Completa falta de bom senso.
Estou a ver - contando o número de serras que há por aqui (já sem falar dos outros) não havia ruas para tanto gado...
A nao ser que que os tais donos de cães de caça (dálmatas há n, cockers, etc, etc.) se aplicassem a caçar os primeiros...
-
- Membro
- Registado: quinta fev 19, 2004 3:13 pm
Pedra, já que tem um exemplar da "marca" da Vela, tomo a liberdade de lhe perguntar duas questoes:
Onde podemos obter informaçoes sobre as competiçoes para Caes D'Agua?
(Em sequencia do Post sobre cadela adoptada) Temos a linhagem completa da Vela, a avó ainda é viva, tem 16 anos (Miss Be da Coimeira), no entanto, da Ginja nao sabemos nada de nada... Segundo informaçoes (de boca em boca) podemos sempre fazer um registo inicial, certo?
Cumprimentos.
Claudia.
Onde podemos obter informaçoes sobre as competiçoes para Caes D'Agua?
(Em sequencia do Post sobre cadela adoptada) Temos a linhagem completa da Vela, a avó ainda é viva, tem 16 anos (Miss Be da Coimeira), no entanto, da Ginja nao sabemos nada de nada... Segundo informaçoes (de boca em boca) podemos sempre fazer um registo inicial, certo?
Cumprimentos.
Claudia.
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm
Voltando à questão inicial deste post, queria dizer que na minha opinião o requisito fundamental para se ser criador (de cães ou seja lá de que animal for) é mesmo não o fazer por dinheiro.
A criação deve ser um hobbie muito querido ao qual dedicamos o nosso tempo e engenho, uma coisa que fazemos por gosto e não porque precisamos.
O dinheiro condiciona tudo.
A criação deve ser um hobbie muito querido ao qual dedicamos o nosso tempo e engenho, uma coisa que fazemos por gosto e não porque precisamos.
O dinheiro condiciona tudo.
Não aisd, o que se passa aqui não é carência de bom senso, mas sim talvez, carência de visão!aisd Escreveu: Não há aqui alguma carência de bom senso ?
Se realmente queremos manter as raças com os seus temperamentos originais, temos que mante.las fieis às suas origens. E repare, o seu labrador é assim meigo e obediente porque, como cão de cobro, tinha que o ser!
Mais, e falando dos cães de caça, para mim a unica maneira de realmente os testar é caçando com eles (ou pelo menos, simulando tal actividade). Não é tendo o nosso perdigueirozo ou o nosso bretonzinho em casa que conseguimos avaliar se o cão tem ou não capacidade. Até digo, que quem nunca viu a sua raça a caçar (falando de cães de caça, é claro) não percebe a verdadeira essencia da raça. Não a percebendo, nunca pode realizar um trabalho credivel e viavel em prol da mesma.
Tenho preferencia (ainda, no exemplo de cães de caça) à caça Vs provas, já que nesta o cão é testado a todos os niveis, de artificial não tem nada ...
Agora, andar a criar, sem nunca levarmos os nossos canitos à caça, na companhia de caçadores (que quer queiramos ou não, percebem de cães de caça) para mim é andar a brincar aos papas e às mamas ...
O problema é que o Serra é um cão de guarda, quer seja de ovelhas quer seja de casas, ou seja, de uma forma ou de outra está a desempenhar a sua função ( e tendo em conta que o serra nunca foi unicamente um LGD) !!Estou a ver - contando o número de serras que há por aqui (já sem falar dos outros) não havia ruas para tanto gado...
Agora, não quer por os cães de caça a caçar canarios nas nossas salas, pois não?
Cockers ... pois, vamos experimentar levar os cockers que andam por aí à caça para vermos a quantidade de bastardos que existem na raça.
Terrier ... porque não levá-los à caça ? Melhor dizendo, há tanto caçador que em Portugal os utiliza na caça ... E não se esqueça que os terrier não são unicamente cães de caça a ratos, tambem servem para outras especies, pe, raposa, coelho ..
Falta de bom senso ? Para mim aisd, é mesmo comodismo e falta de visão !
Saudações
NB: OS cães pastores não guardam as ovelhas, mas sim as conduzem

Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta jun 06, 2003 12:25 am
- Contacto:
Acho então que essa raça deixou de ser funcional
.
Brincando, cada qual faz o que entende com o seu cão não pode é haver "criadores" que destruam o legado de uma raça que se fazem com grande esforço e dedicação, quanto aos particulares não me faz diferença se caçam ou não desde que tratem bem dos animais e que gostem deles.
Cumprimentos,
Daniel Carreira

Brincando, cada qual faz o que entende com o seu cão não pode é haver "criadores" que destruam o legado de uma raça que se fazem com grande esforço e dedicação, quanto aos particulares não me faz diferença se caçam ou não desde que tratem bem dos animais e que gostem deles.
Cumprimentos,
Daniel Carreira
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta jun 06, 2003 12:25 am
- Contacto:
Acho então que essa raça deixou de ser funcional
.
Cumprimentos,
Daniel Carreira

Cumprimentos,
Daniel Carreira
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO
Cindelp,
já tinha visto o seu ponto de vista.
O que eu contesto é o TODOS - é isto que me parece absurdo.
O dono particular não tem nada que levar os seus cães à caça, ou a pastorear.O cão, em casa, exerce outras funções, que vocês desvalorizam e que, se quer que lhe diga, não estão aptos a avaliar.
Como dono tem de os tratar bem e de ser responsável por eles no mundo em que vive.
Agora que se exija aos criadores...por mim tudo bem.
Embora me pergunte para quê ?
Para quê tanto trabalho se as velhas funções não existem ou estão moribundas no mundo de hoje ?
Para manter a raça como ela era há cem anos ?
Não é isto contraditório com a necessidade de evolução a que todos estamos sujeitos ?
Ao manter o cão em parâmetros ultrapassados não estaremos a conden´-lo (juntamente com a função) ao extermínio ?
Note-se que eu acho este assunto extremamente discutível.
Eu própria sou fã de artes em vias de extinção (a ópera,pe).
Mas, no caso dos cães, ou existem funções práticas para eles no mundo de hoje ou cão+função estão votados ao fim.
De qualquer forma penso que existe lugar a criadores funcionais (conheço um que cria épagneuls para caça) e a criadores de cães de companhia.
Mas o cliente não é o mesmo.
Então pergunto - se um cão que era pastor é agora, primordialmente, cão de guarda, que provas de funcionalidade se devem fazer ?
As de pastoreio ou de guarda ?
já tinha visto o seu ponto de vista.
O que eu contesto é o TODOS - é isto que me parece absurdo.
O dono particular não tem nada que levar os seus cães à caça, ou a pastorear.O cão, em casa, exerce outras funções, que vocês desvalorizam e que, se quer que lhe diga, não estão aptos a avaliar.
Como dono tem de os tratar bem e de ser responsável por eles no mundo em que vive.
Para quê tanto trabalho se as velhas funções não existem ou estão moribundas no mundo de hoje ?
Não é isto contraditório com a necessidade de evolução a que todos estamos sujeitos ?
Ao manter o cão em parâmetros ultrapassados não estaremos a conden´-lo (juntamente com a função) ao extermínio ?
Note-se que eu acho este assunto extremamente discutível.
Eu própria sou fã de artes em vias de extinção (a ópera,pe).
Mas, no caso dos cães, ou existem funções práticas para eles no mundo de hoje ou cão+função estão votados ao fim.
De qualquer forma penso que existe lugar a criadores funcionais (conheço um que cria épagneuls para caça) e a criadores de cães de companhia.
Mas o cliente não é o mesmo.
Então pergunto - se um cão que era pastor é agora, primordialmente, cão de guarda, que provas de funcionalidade se devem fazer ?
-
- Membro Veterano
- Registado: terça jan 13, 2004 11:50 am
- Contacto:
Pois, mas porque, a minha familia até vem da zona, a sua função original (quer queira, quer não) era mesmo guardar rebanhos.CindelP Escreveu: O problema é que o Serra é um cão de guarda, quer seja de ovelhas quer seja de casas, ou seja, de uma forma ou de outra está a desempenhar a sua função ( e tendo em conta que o serra nunca foi unicamente um LGD) !!
Por isso, e face ao seu fundamentalismo, sou obrigado a perguntar-lhe: Quantas Ovelhas tem em sua casa ? E onde é que vai buscar os Lobos para os seus serras provarem o que valem ?
É que a guarda de propriedades, já é uma adaptação dos tempos "modernos".
Desculpe lá, mas é que as suas teorias, por vezes, não passam disso mesmo, teorias. Tipo faz como eu digo e não como eu faço.

PS.: Não leve a mal, até porque concordo consigo em muitas coisas, só me parece é que por vezes leva as coisas longe demais ...
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
<p>Diamantino</p>
casadotrevo escreveu:
Nop, meu caro, lamento mas não.
O cão da Serra da Estrela nunca foi exclusivamente um livestock guardian dogs. Até porque a "nossa" Serra nunca foi grande o suficiente ou com terrenos propicios a tal activadade a tempo inteiro de tal forma que nota-se perfeitamente diferenças comportamentais entre o nosso Serra e o , pe, o pastor da anatolia (raça por exemplo, que tem grandes dificuldades em guarda de propriedades)
Ou seja, o Serra para além de guarda de rebanhos sempre conviveu com a "sua" familia humana, participando também na guarda de casas e, automaticamente, de pessoas. Por isso meu caro, nunca foi a 100% um LGD e a guarda de propriedades não é uma adaptação para os tempos modernos.
Mais, mesmo que seja uma adaptação (que por acaso não é), apenas estamos a deslocar o objecto de guarda - algo que me parece, ser impossivel de fazer no caso dos cães de caça.
De qualquer das formas, desde o 1º dia que defendo que os Serras deveriam ser sujeitos a testes de temperamento para poderem criar, de forma a aferir se realmente têm ou não instinto de caça. Quem não deve, não teme
E já agora casadotrevo, os seus bassets caçam ? Ou tão "reduzidos" a simples cães de companhia ?
Ps - Não levo a mal, da mesma maneira que sei que não leva a mal as minhas intervenções, afinal só cá estamos a discutir pontos de vista, né ?
Aisd:
Aqui é que está aisd, quando eu gosto de uma raça é pelo seu aspecto fisico e pelo seu caracter e tenho consciencia que este seu aspecto e caracter deriva directamente das suas utilidades iniciais. Logo se gosto da raça e quero mante.la assim, tenho que manter as suas aptidões.
É logico que podemos reduzir todos os cães a simples cães de companhia, com as mesmas drives - solução esta que de certeza agradava a muita gente, já que cães assim, "simplistas" são muitos mais faceis de criar e manter.
E outro ponto, manter a funcionalidade protege também os cães, já que os afastar dos hipertipos, como o FBC já referiu "n" vezes.
Aqui está um dos erros mais vulgares na nossa lingua (embora seja compreensivel). Existem os caes de pastor e os cães pastor, ou seja, os sheepdog e os sheeperd dog. Os sheepdog, cães pastor, são cães que conduzem as ovelhas como o serras de aires, border collie ... e os sheeperd são basicamente LGD, ou seja, cães que guardam as ovelhas como o nosso Serra, o anatolian sheeperd. Ou seja, dois tipos distintos de cães com tarefas e metodologias completamente diferentes.
Sou também contra linhas de trabalho e contra linhas de beleza. Ou seja, contra linhagens funcionais e linhagens de beleza. Uma raça é um todo, não pode ser separada!
E atenção, não tenho nada contra os cães "simplesmente" de companhia, antes pelo contrario, compreendo perfeitamente a sua essencia. O que afecta o sistema de nervos é ver criadores ignorarem esta essencia do cão, e por consequencia, estragarem a raça. Aliás, é flagrante este facto (cães tipicos, mas pouco funcionais), como nos pastores alemãs de beleza entre outros.
Saudações
Pois, mas porque, a minha familia até vem da zona, a sua função original (quer queira, quer não) era mesmo guardar rebanhos.
Por isso, e face ao seu fundamentalismo, sou obrigado a perguntar-lhe: Quantas Ovelhas tem em sua casa ? E onde é que vai buscar os Lobos para os seus serras provarem o que valem ?
É que a guarda de propriedades, já é uma adaptação dos tempos "modernos".
Desculpe lá, mas é que as suas teorias, por vezes, não passam disso mesmo, teorias. Tipo faz como eu digo e não como eu faço.
Nop, meu caro, lamento mas não.
O cão da Serra da Estrela nunca foi exclusivamente um livestock guardian dogs. Até porque a "nossa" Serra nunca foi grande o suficiente ou com terrenos propicios a tal activadade a tempo inteiro de tal forma que nota-se perfeitamente diferenças comportamentais entre o nosso Serra e o , pe, o pastor da anatolia (raça por exemplo, que tem grandes dificuldades em guarda de propriedades)
Ou seja, o Serra para além de guarda de rebanhos sempre conviveu com a "sua" familia humana, participando também na guarda de casas e, automaticamente, de pessoas. Por isso meu caro, nunca foi a 100% um LGD e a guarda de propriedades não é uma adaptação para os tempos modernos.
Mais, mesmo que seja uma adaptação (que por acaso não é), apenas estamos a deslocar o objecto de guarda - algo que me parece, ser impossivel de fazer no caso dos cães de caça.
De qualquer das formas, desde o 1º dia que defendo que os Serras deveriam ser sujeitos a testes de temperamento para poderem criar, de forma a aferir se realmente têm ou não instinto de caça. Quem não deve, não teme
E já agora casadotrevo, os seus bassets caçam ? Ou tão "reduzidos" a simples cães de companhia ?
Ps - Não levo a mal, da mesma maneira que sei que não leva a mal as minhas intervenções, afinal só cá estamos a discutir pontos de vista, né ?
Aisd:
Aqui é que está aisd, quando eu gosto de uma raça é pelo seu aspecto fisico e pelo seu caracter e tenho consciencia que este seu aspecto e caracter deriva directamente das suas utilidades iniciais. Logo se gosto da raça e quero mante.la assim, tenho que manter as suas aptidões.
É logico que podemos reduzir todos os cães a simples cães de companhia, com as mesmas drives - solução esta que de certeza agradava a muita gente, já que cães assim, "simplistas" são muitos mais faceis de criar e manter.
E outro ponto, manter a funcionalidade protege também os cães, já que os afastar dos hipertipos, como o FBC já referiu "n" vezes.
Aqui está um dos erros mais vulgares na nossa lingua (embora seja compreensivel). Existem os caes de pastor e os cães pastor, ou seja, os sheepdog e os sheeperd dog. Os sheepdog, cães pastor, são cães que conduzem as ovelhas como o serras de aires, border collie ... e os sheeperd são basicamente LGD, ou seja, cães que guardam as ovelhas como o nosso Serra, o anatolian sheeperd. Ou seja, dois tipos distintos de cães com tarefas e metodologias completamente diferentes.
Sou também contra linhas de trabalho e contra linhas de beleza. Ou seja, contra linhagens funcionais e linhagens de beleza. Uma raça é um todo, não pode ser separada!
E atenção, não tenho nada contra os cães "simplesmente" de companhia, antes pelo contrario, compreendo perfeitamente a sua essencia. O que afecta o sistema de nervos é ver criadores ignorarem esta essencia do cão, e por consequencia, estragarem a raça. Aliás, é flagrante este facto (cães tipicos, mas pouco funcionais), como nos pastores alemãs de beleza entre outros.
Saudações
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
-
- Membro Veterano
- Registado: terça jan 13, 2004 11:50 am
- Contacto:
Mesmo, que assim seja, tinha uma dupla função, não estará a CindelP, ao negligenciar uma delas, a arriscar-se a criar exemplares incompletos ?CindelP Escreveu: Ou seja, o Serra para além de guarda de rebanhos sempre conviveu com a "sua" familia humana, participando também na guarda de casas e, automaticamente, de pessoas. Por isso meu caro, nunca foi a 100% um LGD e a guarda de propriedades não é uma adaptação para os tempos modernos.
É, mas no caso dos ScentHounds, podem seguir outros trilhos, sem ser os da caça, ou não ?CindelP Escreveu: Mais, mesmo que seja uma adaptação (que por acaso não é), apenas estamos a deslocar o objecto de guarda - algo que me parece, ser impossivel de fazer no caso dos cães de caça.
Os meus, não caçam, mas posso garantir-lhe que têm lá o instinto todo (de pista). Aliás, o grupo cinotécnico da GNR, até tem um Basset Hound a fazer pistas, chama-se "Cognac and Cream da Casa do Trevo". Ou, esta adaptação já não serve, no caso dos Basset Hounds.CindelP Escreveu: E já agora casadotrevo, os seus bassets caçam ? Ou tão "reduzidos" a simples cães de companhia ?

Eu simplesmente, não tenho paciência, para 80% dos caçadores, mas ando a pensar nisso.

PS.: Não sei se estou a responder ao Tiago ou à Cindel, mas também não tem Importância.
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
<p>Diamantino</p>
-
- Membro Veterano
- Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
- Contacto:
Olá
Tenho seguido este tópico com muito interesse.
Há aqui nitidamente uma oposição entre dois conceitos distintos: cão de trabalho e cão de companhia.
Muito recentemente, num outro tópico, tive uma discussão, no bom sentido do termo, com o FBC sobre esse assunto e não vou teimar ou querer acentuar o meu ponto de vista.
O que acho é que há aqui no fórum dois universos distintos que umas vezes se tocam, por vezes mas raramente se confundem. De um lado estão os simples donos dos cães, que na sua maioria os têm com a função de companhia e do outro lado os criadores.
São dois universos distintos, isto sem atribuir juizos de valor quer a um quer a outro. E a cada um destes universos corresponde necessariamente um conceito diferente no que diz respeito à função do cão.
Ao simples dono como eu não interessa se o whippet deverá ser criado e apurado mantendo a sua função inicial de há mais de cem anos, que era a de caçar coelhos e lebres para garantir a sobrevivência alimentar dos donos (nos tempos que correm, quem come carne vai comprar a carne ao talho). Ao simples dono como eu, interessam-me as extraordinárias capacidades do whippet como cão de companhia.
Mas admito perfeitamente que ao criador, ou a alguns criadores, não faça sentido ou não dê gozo criar cães sem entrar em linha de conta com o lado funcional e de forma rigorosa.
Tenho seguido este tópico com muito interesse.
Há aqui nitidamente uma oposição entre dois conceitos distintos: cão de trabalho e cão de companhia.
Muito recentemente, num outro tópico, tive uma discussão, no bom sentido do termo, com o FBC sobre esse assunto e não vou teimar ou querer acentuar o meu ponto de vista.
O que acho é que há aqui no fórum dois universos distintos que umas vezes se tocam, por vezes mas raramente se confundem. De um lado estão os simples donos dos cães, que na sua maioria os têm com a função de companhia e do outro lado os criadores.
São dois universos distintos, isto sem atribuir juizos de valor quer a um quer a outro. E a cada um destes universos corresponde necessariamente um conceito diferente no que diz respeito à função do cão.
Ao simples dono como eu não interessa se o whippet deverá ser criado e apurado mantendo a sua função inicial de há mais de cem anos, que era a de caçar coelhos e lebres para garantir a sobrevivência alimentar dos donos (nos tempos que correm, quem come carne vai comprar a carne ao talho). Ao simples dono como eu, interessam-me as extraordinárias capacidades do whippet como cão de companhia.
Mas admito perfeitamente que ao criador, ou a alguns criadores, não faça sentido ou não dê gozo criar cães sem entrar em linha de conta com o lado funcional e de forma rigorosa.
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>