Requisitos para ser criador

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
mjoaomarques
Membro Veterano
Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm

quinta jun 24, 2004 7:32 pm

Nel, a questão é que o Nel viria a admirar muito mais ainda a sua raça de eleição se lhe pudesse/quisesse proporcionar o ambiente para a qual ela foi criada. Eu, por exemplo, não consigo conceber um pastor alemão, um serra da estrela, um perdigueiro português, um podengo, ..., exclusivamente como cão de apartamento/companhia porque durante toda a minha vida, só os vi em felicidade plena, quando eles estão a exercer as suas funções no campo.
Maria João
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

quinta jun 24, 2004 10:47 pm

mjoaomarques Escreveu: ... durante toda a minha vida, só os vi em felicidade plena, quando eles estão a exercer as suas funções no campo.
É provável que eles sejam felizes em certas actividades. Mas... os meus também são felizes. E se eu disser que os vejo em felicidade plena mas diariamente? Pois aí é que está o problema. Os cães usados na caça são felizes QUANDO vão à caça? E durante todo o restante ano? Ou eles vão à caça todos os dias?

Se fosse possível medir, avaliar a felicidade do cão não APENAS em escassos momentos mas durante TODOS os dias do ano, eu juraria que os meus cães são muito, mas indubitavelmente muito mais felizes.
Como não é possível avaliar isso, cada um fica na sua.

Agora do que eu não tenho dúvidas é que o gozo é, isso sim, do criador.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
casadiscaes
Membro Veterano
Registado: quinta fev 28, 2002 4:12 pm
Contacto:

quinta jun 24, 2004 10:50 pm

nel Escreveu: Agora do que eu não tenho dúvidas é que o gozo é, isso sim, do criador.
Agora é que eu assino por baixo ;)
<p>Gon&ccedil;alo</p>
<p>Imagem</p>
Pedra
Membro Veterano
Registado: sexta set 20, 2002 9:41 pm

sexta jun 25, 2004 12:44 am

...
Última edição por Pedra em sábado jul 31, 2004 12:44 am, editado 1 vez no total.
CindelP
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

sexta jun 25, 2004 1:01 am

casadotrevo Escreveu: Mesmo, que assim seja, tinha uma dupla função, não estará a CindelP, ao negligenciar uma delas, a arriscar-se a criar exemplares incompletos ?
Boas,

Pessoalmente não me parece, já que o instinto é o mesmo e a metodologia a mesma. Simplesmente muda.se o objecto de guarda (rebanho/quinta/casa), nada mais.

Ainda nos Serra, e seguindo a linha de pensamento dos cães de caça, para mim todos os criadores de Serra deveriam das duas uma, ou realmente terem rebenhos (o que é inviavel para grande parte do povo), ou entregam alguns dos seus cães a pastores - o que felizmente já é praticado por muito Criador de Serra. Igualmente é uma hipotese coloca-los a guardar uma quinta ou um terreno - que parecendo que não, a base é a mesma: guarda de algo, terreno para patrulhar, locais para vigiar ...
É, mas no caso dos ScentHounds, podem seguir outros trilhos, sem ser os da caça, ou não ?

Podem, penso que sim ... mas será que o estimulo é o mesmo ?
Ou seja, para seguirem trilhos (de pessoas perdidas ?) são submetidos a ensino, não é ? Para caça supostamente deveria ser instintivo, correcto?
Para além do facto de que nestes casos o cão não tem como desafios a superar as artimanhas da peça, não acha ?

De qualquer das formas, na falta de melhor, acho que já é um bom principio.
Eu simplesmente, não tenho paciência, para 80% dos caçadores, mas ando a pensar nisso.
Mas diga.me casadotrevo, se tivesse oportunidade, não acompanharia uns caçadores (caçadores dignos do nome, é claro) numa batida com os seus cães? Só para os ver procurar o rasto, segui-lo, perderem e encontrarem o mesmo logo de seguida ...
Isto pode realmente parecer extremos, mas para mim não. A essencia de uma raça, para mim, está no desempenho da sua função, e se estamos a cria.la temos que testa-la nesse meio!
PS.: Não sei se estou a responder ao Tiago ou à Cindel, mas também não tem Importância
É mesmo à Cindel ... melhor dizendo, à Nanci ;)
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
FAbarm
Membro Veterano
Registado: sábado mai 11, 2002 3:56 pm

sexta jun 25, 2004 1:23 am

nel Escreveu:
mjoaomarques Escreveu: ... durante toda a minha vida, só os vi em felicidade plena, quando eles estão a exercer as suas funções no campo.
É provável que eles sejam felizes em certas actividades. Mas... os meus também são felizes. E se eu disser que os vejo em felicidade plena mas diariamente? Pois aí é que está o problema. Os cães usados na caça são felizes QUANDO vão à caça? E durante todo o restante ano? Ou eles vão à caça todos os dias?

Se fosse possível medir, avaliar a felicidade do cão não APENAS em escassos momentos mas durante TODOS os dias do ano, eu juraria que os meus cães são muito, mas indubitavelmente muito mais felizes.
Como não é possível avaliar isso, cada um fica na sua.

Agora do que eu não tenho dúvidas é que o gozo é, isso sim, do criador.

Pois é... mas eu não concordo em nada com essa tentativa de paralelismo entre cão de companhia e cão de trabalho, simplesmente porque um cão de trabalho é um cão de companhia, sempre... agora ao contrario é que o figurino muda e há que assumir sem complexos, se não temos conhecimento, disponibilidade e mais um numero interminável de factores para colocarmos os nossos cães a trabalhar.

Sobre trabalho e raças, a minha visão é clara: nem todas as razas são para todos. Assim quem não se disponibiliza a trabalha-las abrangendo todos os aspectos, não estará a fazer um bom trabalho... mas é apenas a minha forma de ver e entender os cães.

Cumprimentos

Tiago
A forma &eacute; a imagem pl&aacute;stica da fun&ccedil;&atilde;o
CindelP
Membro Veterano
Contacto:

sexta jun 25, 2004 1:33 am

FAbarm Escreveu: Sobre trabalho e raças, a minha visão é clara: nem todas as razas são para todos. Assim quem não se disponibiliza a trabalha-las abrangendo todos os aspectos, não estará a fazer um bom trabalho... mas é apenas a minha forma de ver e entender os cães.

Cumprimentos

Tiago
O problema é quando é mais facil eliminar essa faceta: torna os cães muito mais faceis de controlar (já que lhes retira as drives), ficam mais atrativos para o povo, e é claro, é menos um aspecto a aperfeiçoar ... se seguirem este caminho, daqui a dias temos uma unica raça, simplista a nivel de caracter, distinguindo.se apenas a nivel de fisico ... O comodismo do sec XXI
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
FBC
Membro Veterano
Registado: sábado nov 22, 2003 12:24 am

sexta jun 25, 2004 1:38 am

Nel disse

[quote=nel]
Os cães usados na caça são felizes QUANDO vão à caça? E durante todo o restante ano? Ou eles vão à caça todos os dias?

[/quote]

Mas isso porque está apartir do principio que os cães de caça só caçam e o resto do tempo estão fechados no canil, mas apesar de isso muitas vezes acontecer, ninguém aqui o está a defender.

A minha opinião é a seguinte

Como já foi dito pelo Baiha, deve-se distinguir entre a criação de cães e o uso que depois os particulares lhes dão

1º os particulares podem usar os cães como quiserem, embora eu ache um desperdicio usar uma raça ( que foi seleccionada para determinado trabalho) só para companhia muitas vezes às custas do equilibrio emocional dos próprios cães. Não quer dizer que um cão que trabalhe não possa servir para companhia, antes pelo contrário, desfrutar do trabalho do nosso cão é a melhor maneira de aproveitar a sua companhia.

2º Os criadores e os clubes das raças têm como obrigação testar os seus cães e seleccionar a raça segundo as suas caracteristicas funcionais, psiquicas e morfológicas - esta é a unica maneira que eu conheço de conservar uma raça. Claro que muitos argumentarão: para quê se as pessoas só querem os cães para companhia?
Bem, neste caso temos que decidir, ou se mantêm as raças caninas, ou não. Se é para manter as raças, só conheço uma maneira, que é a atrás referida. Se é para transformar todas as raças em cães exclusivamente de shwou e companhia, então isso é acabar com as raças caninas que foram criadas e seleccionadas ao longo da história humana.

Cumprimentos
Francisco Bica
SeaLords
Membro Veterano

sexta jun 25, 2004 8:05 am

Bom, estou sempre a ouvir por aqui que cão que não sirva para a função para que foi criado não presta e deve ser exterminado. Por maior motivo de razão, raça cujo trabalho para o qual foi criada tenha desaparecido deve ser exterminada. Sendo, assim, e por motivo de extinção dos respectivos postos de trabalho, proponho que esjam extintas também as seguintes raças:

- no 1º Grupo: Bobtail, Bouvier da Flandres (isto para já não dizer que há raças que não se sabe muito bem qual a função para que foram criadas, tal como Pastor Australiano, Pastor Branco Suiço, Cães Lobo);
- no 2º Grupo: Bulldog, Bullmastiff, Mastim Napolitano, Shar Pei, Tosa Inu, S. Bernardo, Terra Nova, Dogue do Tibete, Bouviers Suiços
- no 3º Grupo: todos excepto talvez o Airedale (e o Fox? e o Parson ? ainda caçam?)
- no 4º Grupo: todos
- no 5º Grupo: Alaskan Malamute, Husky, Samoiedos; Chow chows, entre os mais conhecidos
- no 8º Grupo: todos os cães de água
- no 10º Grupo: todos (excepto Galgo espanhol?)

Há também os casos de raças que foram criadas para uma coisa e que hoje são usadas de modo distinto. Sugiro, pois, que
- Rottweillers
- Malinois
- Beaucerons
entre outros, sejam reconvertidos para as funções originais (cães boieiros/pastores) e de seguida extintos.

Pode-se ainda ir mais longe, e pensar que muitos dos trabalhos são altamente especializados, e que, fora do habitat de origem, deixam de ter sentido. Sendo assim, e uma vez que não existem onças na Europa, dever-se-ia acabar por cá a criação de Dogues Argentinos e Filas Brasileiros. Da mesma forma, Epagneuls Bretons devem voltar para a Bretanha, Pointers e Setters fiquem-se com os "bifes", e Weimaraners, Bracos Alemães e Vizlas - chooo.

Indo ainda mais longe, podemos pensar que não faz sentido ter várias raças adapatadas à mesma função, ao mesmo clima e ao mesmo tipo de terreno, pelo que decidam-se lá se mantemos o Serra da Estrela, o Castro Laboreiro, o Rafeiro do Alentejo, ou o Cão de Gado, todos ao mesmo tempo é que não faz sentido.

Já para não falar de raças cujo carácter foi "adoçado" ao longo do tempo e que não têm nada a ver com as raças originais, tais como Komondors, Dobermanns, Boxers e Dogues Alemães. Câmara de gás com eles.

Bom, e viva a PETA !!!
"Quando o s&aacute;bio aponta para a Lua, o idiota olha para o dedo"&nbsp; (prov&eacute;rbio chin&ecirc;s)
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

sexta jun 25, 2004 8:48 am

Como se sabe (quem já anda aqui há mais tempo) eu advogo a adaptação dos cães a novas funcionalidades, sempre que tal seja possível.

Parece-me importante que os cães não fiquem agarrados a funcionalidades extintas ou próximo da extinção mas que, aproveitando as capacidades inatas de cada raça, se tornem úteis na sociedade moderna.

Ninguém põe em causa a utilidade do labrador - enquanto guia de cegos, detector de droga, assistente de inválidos e deficientes e sim, companheiro de crianças e doentes.
Já a sua utilidade para a caça...é quase desconhecida da maioria das pessoas.

É típico dos criadores a desvalorização da função companhia.
Erradamente, a meu ver.

A sociedade moderna caracteriza-se pelo incremento do isolamento das pessoas, sobretudo do ponto de vista emocional.
O cão (mesmo os SRD ou os gatos ou outro qualquer animal de estimação) proporcionam amor incondicional, um foco de atenção e um objecto de afeição e cuidados para muita gente.

É tempo de também crescermos e deixarmos de olhar o cão como um mero objecto utilitário (como viam os meus avós) e o cão de companhia como um animal de luxo, propriedade de senhoras finas com "falta de carências" e nos apercerbermos do papel social que ele desempenha.
casadofarol
Membro Veterano
Registado: segunda fev 09, 2004 11:16 am

sexta jun 25, 2004 9:34 am

Aisd, assino por baixo.

Se fôssemos preservar a função inicial de todos os animais, os machos da espécie humana andavam à caça e as fêmeas a tratar dos filhos. Eu sei que este é o sonho de muito macho lusitano, mas, o que é que querem, as espécies evoluem e adaptam-se ;)
casadotrevo
Membro Veterano
Registado: terça jan 13, 2004 11:50 am
Contacto:

sexta jun 25, 2004 9:54 am

CindelP Escreveu: Pessoalmente não me parece, já que o instinto é o mesmo e a metodologia a mesma. Simplesmente muda.se o objecto de guarda (rebanho/quinta/casa), nada mais.
Está a esquecer-se é de outra coisa, muda também a "ameaça", por isso eu acho que é uma adaptação, ou vamos começar a criar lobos e soltá-los por aí, para o serra manter a sua função original.
CindelP Escreveu: Mas diga-me casadotrevo, se tivesse oportunidade, não acompanharia uns caçadores (caçadores dignos do nome, é claro) numa batida com os seus cães? Só para os ver procurar o rasto, segui-lo, perderem e encontrarem o mesmo logo de seguida ...
Eu consigo, ter um pequeno sabor disso, sempre que saio com eles para o campo. ;)
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
casadotrevo
Membro Veterano
Registado: terça jan 13, 2004 11:50 am
Contacto:

sexta jun 25, 2004 9:57 am

casadofarol Escreveu: Se fôssemos preservar a função inicial de todos os animais, os machos da espécie humana andavam à caça e as fêmeas a tratar dos filhos. Eu sei que este é o sonho de muito macho lusitano, mas, o que é que querem, as espécies evoluem e adaptam-se ;)
Isso é que era.
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
linda76
Membro Veterano
Registado: quarta fev 27, 2002 4:47 pm
Contacto:

sexta jun 25, 2004 11:45 am

Diamantino, já falamos melhor.... ;)

Eu dando um cheirinho, tb posso ver a mm alegria, com uma simples brincadeira que é a bola...

Um dos meus cockers tem a atitude tipica da raça, isto é, encontrar a presa.... (cães de levante).

Agora, eu nunca o experimentei numa situação de caça. sinceramente, não sei se ele seria mais feliz perseguindo uma bola que está escondida, ou uma galinhola que esteja escondida. Sei que se ele lhe ganhasse o gosto era uma chatice, porque vivo numa zona em que os pombos "pastam" perto dos meus cães.....

Não estou eu a continuar e incentivar o instinto do meu cão? Só o objecto é que é diferente.....
mjoaomarques
Membro Veterano
Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm

sexta jun 25, 2004 12:17 pm

Aisd, até eu que vivo numa zona rural, só conheço duas ou três pessoas que continuam a tratar os seus cães (ou gatos) como objectos meramente utilitários como no tempo dos nossos avós (em que muita boa gente exterminava o seu animal quando por velhice ou doença, ele já não dava rendimento). Para qualquer pessoa que gosta de cães a função companhia é muito importante. E sei perfeitamente que qualquer cão se sente feliz apenas porque está na companhia do dono. Mas a Aisd quando escolheu a Zorra não foi apenas por uma questão de estética, pois não? E concerteza que vibra com a felicidade dela quando a vê fuçar à procura de qualquer coisa e depois a traz até si toda contente, não é? E o Nel concerteza que também sente a felicidade dos "magriços lindos" quando tem oportunidade de os ver a correr pela praia a tentar apanhar uma gaivota lá ao longe, não é? Por outro lado, eu ou qualquer pessoa, ficaria extremamente aborrecida se necessitasse de um cão de guarda, investisse tempo e dinheiro no animal e no fim tivesse um cão extremamente sociável que não fizesse o seu trabalho. E como acredito que uma pessoa consciente que escolhe determinada raça, não o faz tendo em conta somente razões estéticas, acho muito importante que os criadores dos animais se preocupem com a raça no seu todo.
Maria Jo&atilde;o
Responder

Voltar para “Cães”