casadotrevo Escreveu:
Agora voltamos a andar às voltas, repete-se e obriga a repetir-me. Não, não é o mesmo, nem o objecto de guarda (uma casa é uma propriedade fixa, um rebanho é uma série de seres vivos e é móvel), nem as ameaças (um ladrão humano não é o mesmo que um predador).
(..)
Não, assim como uma casa não é um Rebanho.
É verdade, uma casa não é um rebanho, nem o rebanho é uma casa no entanto acredite, a metodologia é igual (aqui reside a diferença entre guarda de Serra para guarda de rott ou de dober). Igualmente, os rebanhos não são assim tão moveis - lembre.se que foi tambem devido ao fim da transumancia, as verdadeiras migrações de gado (possivelmente mal escrito) que se estabeleceram as nossas raças caninas nos diversos pontos do país, de tal modo, que essa do movel aqui não serve
casadotrevo Escreveu:Não, não era o unico, mas também era. E já agora, quantas matilhas de cães vadios é que os seus serras já tiveram que enfrentar ?
Pois não, não era o unico nem de perto nem de longe. E veja tambem, que o Serra não distingue lobo de cão vadio, intruso é intruso.
Quantas matilhas? nenhuma (situação algo inviavel nos nossos dias, não? E que não pode ser praticada sazonalmente como a caça, né?) ... apenas são testados no dia-a-dia na guarda da casa.
E também digo, sempre que tiver oportunidade de colocar cães meus a trabalhar, nao hesitarei (um pequeno elogio ao Grupo Lobo neste aspecto, ´ja que tem ajudado mts criadores de Serras neste aspecto).
Um pequeno aparte, de realçar que prefiro mil vezes criar um cão com aptidão funcional, fiel às suas origens mas com pequenos defeitos morfologicos do que andar a ganhar grupos e BIS com Serras que ao estalar o dedo fogem ...
casadotrevo Escreveu:
Eu, não, até porque já reconheci neste fórum as minhas "falhas" em relação ao trabalho. Reconheço que é Importante, e sei que é uma falha minha, ou melhor uma caracteristica que torna o meu trabalho incompleto. É pena é que a Nanci, não reconheça as suas "falhas" e esteja sempre a falar das dos outros.
Aqui é que se engana. Se ler desde o meu primeiro post, apenas tomei o cao de caça como exemplo, já que talvez é o mais flagrante. Se ler mais duas paginas verá que refiro o mesmo exemplo para o Serra: só deverá ser criado por pessoas que tenham a capacidade de compreende.lo e de testa in-loco as suas capacidades (no caso do Serra: guarda de propriedades e/ou de rebanhos).
Mais, se for por aí no mundo dos Serras, pergunte quem é a tolinha que volta e meia vai defender a importancia se implantar testes temperamentais para os Serras, de caracter obrigatorio?
casadotrevo Escreveu:É, é como cão de guarda de Rebanhos e Propriedades, que só viu propriedades.
Aqui não concordo, porque já referi, para mim é a mesma coisa.
casadotrevo Escreveu:Estou, e vou-lhe explicar:
1º - Eu não crio simplesmente "cães de caça", eu crio Sabujos, cães de matilha que têm um temperamento peculiar.
2º - Tento criar "Sound dogs" com tipo quanto baste e com bom movimento.
Diamantino, quando referi a cães de caça nem me referia a si ou ao tipo de cão de caça que cria (hounds), já que esses ainda conseguimos testar com outras modalidades, se bem, como referi acima, para mim não tão completas ou verdadeiras. Mas pegando por exemplo nos cães de parar, vê outra alternativa?´
3º - Uso como critério de selecção, o temperamento de matilha dos cães, aliás os meus vivem em matilha, e os seus vivem com rebanhos ?
Rebanhos novamente, mais um pouco de diria que é fetish mesmo

A sério Diamantino, a função do Serra não começa nem acaba em rebanhos. Os meus guardam ? Guardam sim senhor, tanto a casa como a quinta, bem como os animais que lá vivem (pois é, não há rebanhos mas há outras coisas vivas lá ...).
Tenho provas desta sua aptidão ? Não, infelizmente não. Primeiro porque não há prova oficial para testar a capacidade de guarda deste tipo de cão, nem a FCI o submete (a ver se isto é invertido o mais rapidamente possivel).
4º - Não tenho dúvida nenhuma do instinto natural dos meus cães, e procuro ter isto em conta na selecção que faço.
eu acredito que não tenha, mas deverei acreditar em si (por acaso acredito, mas isso sao outros 500s) ? São todos os criadores honestos ? Que é feito das provas ? Só por curiosidade, o basset.hound não é sujeito a prova de trabalho com CACIT ?
E volto a bater no mesmo, se tivesse oportunidade não iria para uma caçada com caçadores para testar os seus canitos ?
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!