Grávida!

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Porquinho Da Índia! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderadores: Ninoquinha, heartzinha

Responder
ThIaGoBR
Membro Júnior
Mensagens: 24
Registado: domingo abr 18, 2004 12:31 am
Localização: 1 Porquinho da Índia

sábado jun 26, 2004 7:12 pm

Gente minha porquinha, a mel, axo que está grávida...ela anda soltando + pelos que o normal...anda mais kieta,parece inxada e os peitinhos dela cresceram...oq faço??que cuidados devo tomar?e com os filhotes?alguem me ajuda pliss
miklos
Membro Veterano
Mensagens: 1182
Registado: terça dez 02, 2003 4:23 pm
Contacto:

segunda jun 28, 2004 3:34 pm

Pelo que dizes pode estar mesmo grávida.

Deves pesá-la de 3 em 3 dias e se ela disparar no peso tenta reduzir um pouco a ração ( mas não muito) pois obesidade e stress são dois factores que podem causar problemas na gravidez. Existem 3 regras fundamentais na gravidez dos porquinhos :

1- Não devem ficar grávidas pela primeira vez porquinhas com mais de 1 ano.

2 - A dieta deve ser adequada.

3 - Deve-se evitar a obesidade na gravidez.

Uma fêmea grávida pode chegar normalmente ao dobro do peso que costuma ter, pelo que este deve ser controlado. O problema da obesidade é que se pode tornar muito desconfortável para a porquinha nas ultimas semanas de gravidez. Se a porquinha está muito gorda ou se não é alimentada convenientemente podem ocorrer problemas. Durante a gravidez uma maior dose diária de alimentos ricos em vitamina C é aconselhável de forma a evitar problemas. Deve-se dar uma dose maior do que habitual, mas não muito maior.

Para a porquinha não ficar gorda deve-se dar apenas 1 colher de sopa de ração seca por dia, duas no caso de estar grávida. O feno e a água devem estar sempre disponiveis. Os coentros devem deixar de ser dados durante a gravidez. Nós não aconselhamos dar couve e batata, pois a batata crua é dificil de ser digerida e a couve pode provocar gases no intestino. De resto é aconselhável maçã, cenoura, tomate, sempre tudo fresco e dado moderadamente.


Eis aqui alguma informação sobre a gestação nos Porquinhos :

A idade ideal para o primeiro acasalamento de uma fêmea é entre 6 meses e 1 ano, sendo que se for demasiado jovem, poderá ter alguns problemas, pois ainda está numa fase de crescimento. Também é de evitar que o primeiro acasalamento ocorra em fêmeas com mais de 1 ano, dado que existe um anel elástico na zona da anca que ao fim desse tempo ossifica, impedindo assim que os bébés passem e originando a morte tanto destes como da mãe. É devido a este facto também que após a primeira gravidez, o período máximo até uma nova gravidez seja no máximo de 1 ano, evitando assim a solidificação óssea da passagem. Se a fêmea tiver mais de 4 anos, não deve ser usada mais para criação.
O macho não deve ser mais novo do que 6 meses e pode produzir bébés até idades avançadas.
Num período que varia entre 14 e 18 dias a fêmea fica com o cio.
Se ela estiver receptiva, então os dois passam à acção executando o acto sexual várias vezes ( em média 20 , com duração de poucos segundos cada ), até a fêmea ficar satisfeita. Quando essa fase é atingida ela mostra ao macho que não está mais interessada e pode mostrar-se de novo agressiva.
A data de acasalamento deve ser anotada, de forma a que se possa calcular a data de nascimento dos bébés. Estes normalmente nascem 65 a 68 dias depois. Nos Porquinhos-da-índia, os bébés já nascem completos, com pêlo envolvendo todo o corpo, com dentes e com os olhos abertos.
Se o nascimento demora mais do que uma hora e meia é melhor procurar ajuda, neste caso ligar ao veterinário !!
Os bébés pesam entre 50 e 100 gramas no momento do nascimento. Nos primeiros três dias eles perdem algumas gramas, mas depois disso devem aumentar de peso gradualmente. Depois de duas semanas deverão ter o dobro do peso do nascimento, e o triplo quatro semanas depois. Então é a altura exacta de os separar da mãe.

Um abraço,
Rui
<p><a href="http://porkinhos.blogspot.com">http://porkinhos.blogspot.com</a></p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Porquinho Da Índia”