Proibição de coleiras estranguladoras

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

desert
Membro
Registado: sexta jul 26, 2002 11:45 pm
Contacto:

segunda jun 28, 2004 8:49 pm

Olá a todos,

Pelo que percebi das notícias, o que está em causa é uma Directiva da União Europeia (do Parlamento Europeu), e a Áustria foi o primeiro país a cumprir esta Directiva. Suponho que uma Directiva é uma indicação de como os países devem legislar, ao contrário de um Regulamento (que aprovado na Comissão Europeia) que é obrigatório entrar em vigor. Acho que é assim, mas não tenho a certeza.
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

terça jun 29, 2004 8:43 am

Ao que parece a noticia não é de agora!!! Vejam oq ue já havia sido publicado no Jornal de Noticias há um mês atrás (30-05-2004):
Animais austríacos vão ter férias

A partir de 2006, todos os animais quererão emigrar para a Áustria, onde poderão beneficiar de um tratamento invejável, a avaliar por uma notícia veiculada ontem pela versão electrónica do "Le Monde".

Vacas, cavalos e cabras terão direito a três meses de férias por ano, ao ar livre e sem entraves, enquanto os galinheiros fechados deixarão de ser permitidos, indica o jornal.

"Infelizmente - lê-se na notícia - não será mais possível vender cães de caça ou gatinhos nas lojas, vestir os cães ou colocar-lhes coleiras com picos, e mantê-los presos em permanência". Nem tão-pouco poderão ser cortadas as orelhas aos dobermans para lhes dar um ar mais agressivo, acrescenta a notícia.

Mas as regras não se limitarão aos animais domésticos. Segundo o "Le Monde", também será interdita a presença de leões e tigres nos circos.

Com estas regras, a Áustria antecipará em três anos as interdições que depois se alargarão a toda a União Europeia, no âmbito do capítulo do bem-estar animal.

O mesmo jornal avança que quem não acatar as novas disposições correrá o risco de ser penalizado com multas entre dois mil e 15 mil euros.

Já campeã na defesa do ambiente e do não-nuclear, a Áustria acaba de adoptar uma das leis mais severas da Europa em matéria de protecção animal, prossegue a notícia.

Aliás, o carácter "pioneiro" da lei foi sublinhado pelo chanceler conservador Wolfgang Schussel, que assim prepara terreno para uma eventual coligação com os ecologistas - adianta o jornal. Os Verdes austríacos, segundo a notícia, reclamam há muito um texto restritivo, embora se detenham face à resistência dos conservadores, que temem a concorrência dos países vizinhos.

Uma das matérias da lei que suscitou maior controvérsia diz respeito ao abate ritual de animais. Refere o texto francês que para o homem-forte do FPO, Jorg Haider, trata-se de um "acto de crueldade", levando judeus e muçulmanos a reclamar o direito de exercer a sua religião. O assunto ficou resolvido com a aceitação do recurso à anestesia, para reduzir o momento da agonia.

Jornal de Notícias, 30.5.2004
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

terça jun 29, 2004 8:59 am

Este tipo de legislação vem na sequência das pressões que certos grupos de defesa de direitos dos animais vem exercendo sobre os governos de alguns países. Estes grupos têm vindo a ganhar muita força e a conseguir que, pelo menos no papel, sejam feitas grandes alterações. Infelizmente nem todas são boas, e como nestas coisas há muito 'radicalismo' caiem-se frequentemente em exageros perniciosos. Organizações como a PETA querem 'proteger' tanto os animais que, seguindo a sua linha de orientação e filosofia até ao fim, ficaremos sem possibilidade de ter animais de raça ou, a longo prazo, de ter sequer animais de estimação!
Não sou contra que se protejam os animais, mas o que é demais, é demais!!! Como é que se vai fazer? "Hoje não se tira Leite à Vaca que está de férias em Bora-Bora!" , "Não se pode recolher agora os ovos que as galinhas estão no intervalo do chá das 5!", "Corta-se o pescoço ao porco mais logo, que agora ele foi a uma reunião do sindicato!" ISTO É RIDICULO!
E a hipocrisia? Acho muito bem que não se vendam cães e gatos nas lojas (pelo menos nas condições em que a maioria se encontra), mas porquê só cães e gatos? Então e os esquilos, os passaros, os Gerbos, as Chinchilas ou mesmo os lagartos ou os peixes??? Os animais são todos iguais, ou existem uns que são mais iguais que os outros?

Proibem-se coleiras estranguladoras e exigem-se açaimos? Então, decidam-se!!! Querem proteger os animais ou as pessoas? Querem o bem estar animal e dizem que a coleira faz mal, mas depois exigem que se lhes coloque um artefacto que lhes causa muito mais mau estar ( e nalguns casos, se mal usado pode até causar a morte!). A coleira só estrangula se o animal puxar, o que com algum treino deixará de fazer. Aliás, por vezes basta o som da coleira a passar pela argola e o animal já pára de puxar!
Por outro lado, porte-se mal ou bem, o ançaimo está sempre lá! Nada alivia o tormento e não há comportamento que o cão possa ter que o faça ficar sem tal 'castigo'! Enfim...coisas de legisladores que não sabem peva do que estão a legislar, pressionados por grupos de meninos de barriguinha cheia cheios de problemas existências e sentimentos de culpa por serem humanos.

Abraços
Paulo C.
Moca32
Membro Veterano
Registado: terça abr 27, 2004 12:27 pm

terça jun 29, 2004 9:26 am

É o tipico procedimento em teras Tugas, quemn legisla, não está na realidade minimamente habilitado para o fazer, mas enfim, isto é Portugal e infelizmente outros paises da Europa nesta matéria tambem não diferem assim tanto. :o
:)
mareana
Membro Veterano
Registado: domingo abr 18, 2004 10:59 pm

quarta jun 30, 2004 1:40 am

izabella Escreveu: Coleiras estranguladoras? o que é ?
Desculpem a ignorância.
Imagem
Izabella:

Não sendo nem de longe perita no assunto, até porque as m/ cadelas não fazem assim tanta força estas coleiras, corrijam-me se estiver a dizer asneiras, servem para controlar o animal.

Ao puxar "estrangulam-no" atenção que é uma forma de dizer e este ao sentir o seu rico pescocinho apertado deixa de puxar com tanta força.

Isto claro, para cães corpolentos ou não mas, que tenham muita força e possam até, como já aconteceu à minha filha, ser literalmente levada pelo ar, por um rott jovem. O que lhe valeu foi ter "aterrado na relva".

Claro que o bicho não tem culpa, só queria ir atrás duma moto, que é que se há-de fazer. Cismas...

Beijinhos,
Ana
gary
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 12:10 am

quarta jun 30, 2004 8:05 am

Olá

Faço minhas as palavrsas do Paulo, + coisa - coisa.

Mas como já conseguimos despachar para a Europa o duro do Durão,
sinto-me recompensado!
Os camones que o aguentem!
Um abraço
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

quarta jun 30, 2004 8:26 am

gary Escreveu: Mas como já conseguimos despachar para a Europa o duro do Durão,
sinto-me recompensado!
Os camones que o aguentem!
:lol: :lol: :lol:
Pois, não lhe puseram a estranguladora, ele puxou, puxou, puxou e lá foi.
Mas deixá-lo ir. "Cachorros" para o substituir não faltam por cá :lol:
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Moca32
Membro Veterano

quarta jun 30, 2004 9:55 am

Hehe, pois, cachorros de substituição é coisa que não falta, existem de todas as raças. :lol: :)
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

quarta jun 30, 2004 9:56 am

Moca32 Escreveu: Hehe, pois, cachorros de substituição é coisa que não falta, existem de todas as raças. lol )
Principalmente de má raça :lol:
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
SarahKay
Membro Veterano
Registado: terça nov 18, 2003 4:57 pm
Localização: Gatos: Misha, Lilo, Jasmine, Tita e Nala; Cães: Safira
Contacto:

quarta jun 30, 2004 10:34 am

Só uma duvida, para saber se vimos todos a mesma noticia:

No fim da mesma eles falaram qualquer coisa como proibir TODOS os animais em circos e quando a lei fosse aplicada em Portugal havia uma possibilidade do Zoo de Lisboa fechar por falta de condições....

:o :o :o :o

Será que também vão fechar o Oceanário... e o Aquário Vasco da Gama.... e acho que devem "fechar" os canis dos criadores... e "libertar" os animais que as pessoas têm em casa...

Aliás eu acho mesmo que devem dividir o Planeta, e metade era só para animais e a outra metade para os Humanos!!! E como nós somos muitos e eles têm espécies em via de extinção, abatiam-se uns quantos humanos e ficava tudo balanceado!

Hã! O que acharam? Era perfeito, não era?

Anda tudo louco!!!
Luka10
Registado: quinta jun 17, 2004 11:12 am

quarta jun 30, 2004 11:33 am

Nunca gostei de circos pela exploração que fazem dos animais, e francamente se eles acabassem hoje mesmo eu ia ficar feliz! Mas os zoos podem ter alguma utilidade em educar as crianças a respeitar os animais, é preciso é que tenham condições o mais próximas possíveis do habitat de cada um...
Lara_
Membro Veterano
Registado: segunda jun 07, 2004 2:18 pm

quarta jun 30, 2004 2:22 pm

Eu tentei aguentar, tentei e tentei... mas não consegui!

Afinal o que é que vocês têm contra o Durão Barroso?
Moca32
Membro Veterano

quarta jun 30, 2004 2:33 pm

Bem, Lara eu não quero que você fique aborrecida comigo, mas eu acho que a pergunta seria mais correcta se fosse:

Mas afinal o que é que vocês não têm contra o durão barroso? :lol: :D

Estou apenas a brincar, mas verdade seja dita, a politica aplicada no que toca a Segurança Social entre outras deixa bastante a desejar, mas... :?

:)
casadotrevo
Membro Veterano
Registado: terça jan 13, 2004 11:50 am
Contacto:

quarta jun 30, 2004 2:34 pm

Lara_ Escreveu: Eu tentei aguentar, tentei e tentei... mas não consegui!

Afinal o que é que vocês têm contra o Durão Barroso?
Dôr de cotovelo !!! ??? ???
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
Lara_
Membro Veterano
Registado: segunda jun 07, 2004 2:18 pm

quarta jun 30, 2004 2:36 pm

Caros portugueses e portuguesas (que tal, pareço um político, não?)

Fiz esta questão simplesmente por uma razão. Não entendo muito de política, só o suficiente para estar actualizada e ir sempre votar de consciência tranquila, mas parece-me que a maior parte das pessoas vê o Guterrez como um herói e o Durão como o mau da fita. Será que não entendem que quem deixou o país de tanga foi o governo anterior? É lógico que estes tinham de cortar, senão se estamos mal onde é que nós iamos parar?
Pronto, foi o meu momento político do dia.

Obrigada.
;)
Responder

Voltar para “Cães”