canária abandonou as crias

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
pmadeiras
Membro Júnior
Registado: sexta mai 07, 2004 4:12 pm

quarta jun 30, 2004 8:28 am

a minha canária parece ter abandonado as crias, parecendo bastante cansada visto já a ter encontrado a dormir mesmo de dia. É possível que volte a alimentar as crias ou tenho eu próprio de o fazer? É possível ser eu a alimentar? Como?

Agradeço os vossos comentários
geologist
Membro Júnior
Registado: quarta jun 09, 2004 10:27 am

quarta jun 30, 2004 9:53 am

Olá,

não desesperes, isto da criação de canários tem mesmo destas coisas e infelizmente, muitas das vezes ficamos sem solução.
Pelo que dizes, depreendo que a tua canária está com algum tipo de doença. Diria mesmo que pode estar a querer realizar nova postura, e pode ter um ovo atravessado. Contudo, isto é pouco provável uma vez que tem crias ainda pequenas.
Bom, soluções?
Parece-me que a única solução que te resta é colocar as crias noutra canária igualmente com filhotes sensivelmente da mesma idade, isto é, caso tenhas alguma nessa fase. Caso contrário, espera que a tua canária fique melhor, o que em determinadas situações pode acontecer rapidamente. Caso nenhuma destas soluções seja viável, ionfelizmente as tuas crias estarão perdidas, não havendo nada a fazer!
Mas, como te disse, não desesperes, pois coisas destas estamos sempre sujeitos a que nos aconteçam.

1 abraço

Boa sorte
AlexandreA
Membro
Registado: sábado nov 08, 2003 1:11 am

quarta jun 30, 2004 9:29 pm

geologist,
estão perdidas???? :o
e criar à mão? sabe o que é?

Alexandre M.
geologist
Membro Júnior
Registado: quarta jun 09, 2004 10:27 am

quinta jul 01, 2004 8:52 am

Alexandre A,

infelizmente sei o que é criar aves à mão, por isso mesmo é que, salvo em situações excepcionais, o aconselho. Diga-se que canários não são propriemante aves muito fáceis de criar à mão, pois não é só de comida que precisam, precisam também de calor!!! Para além do mais, não me acredito que alguém, ainda por cima alguém que me parece ter pouca experiência, esteja disposta a passar dias a fio sentado junto do ninho à espera que as aves abram o bico a pedir comida, o que sucede amiudadas vezes por hora!!!

Contudo, ok... fica a sugestão...

tenta criá-las à mão... se trabalhares, aproveita para meter 15 dias de férias...

... Boa sorte
AlexandreA
Membro

quinta jul 01, 2004 10:17 am

geologist,
o problema do calor resolve-se com uma lâmpada (aconselho as de presença de 40 wats).
realmente exige dedicação criar aves à mão.
o grau de dificuldade de criar à mão um canário é o mesmo de um psitacídeo.
normalmente crio à mão só psitacídeos, mas já tenho criado javas, bengalins, goulds, pombos, gaios, melros,... etc à mão com sucesso.

para a dona dos canários,
se os quiseres criar à mão compra papa própria ou papa de ovo e dissolve em àgua morna.
a farinha em pó para pintos também serve mas na minha opinião é mais para pombos, rolas,...

cumprimentos

Alexandre M.
Lunitis
Membro
Registado: sexta jul 02, 2004 10:55 pm

quarta jul 07, 2004 11:01 pm

Ó Alexandre a papa que usas pa criar os canários á mão é a simples papa cria que se compra pa dar aos pais (aquela amarela), só isso, sem misturares nada!!? Eu acho mt estranho cria-los só com isso ( se for só isso), é que eles só a ovo não vao lá!! Eu ja tentei criar canários á mão alguma vezes, mesmo depois de eles terem saído do ninho, fazendo eu próprio as comidas ( com a tal papa cria e outras coisas que lhe misturo com água, tipo verdura, maça, sementes germinadas...) e nunca consegui criar nenhum, eles acabam sempre por emagrecer e morrem passado alguns dias. Explica melhor a tua técnica que eu gostava muito de saber, é que as minhas canárias abandonam nn vezes as ninhadas .
:(
AlexandreA
Membro

quinta jul 08, 2004 8:25 am

lunitis,
para os canários, pintassilgos,... utilizo papa de ovo dissolvida em água morna.
para os insectívoros um pouco de papa de insecto misturada à papa de ovo e à água.
para pombos,... farinha para pintos (ganulada ou em pó), embora quando ainda são muito pequenos utilize papa de ovo em vez de farinha.
para psitacídeos prefiro usar a babypapex da Orniex.
ao ínicio devem ser alimentados de 2 em 2 horas ( até já terem bastantes canudos) depois de 4 em 4h e por fim de 6h em 6h.
Quando já estiverem quase do tamanho dos pais devem ter à disposição comida e água embora se deve ir dando comida em intervalos de tempo maiores (deve-se desabituar a ave a ser alimentada gradualmente).

cumprimentos

Alexandre M.
Lunitis
Membro

sexta jul 09, 2004 10:35 pm

Brigadão, tenho umas férias grandes pela frente, pode ser que consiga criar alguns canários.
Explica-me la melhor umas cenas. Só deitas mesmo essa papa de ovo (tu é que fazes ou compras)? Nunca pensei que fosse suficiente! Mesmo quando eles começam a ficar criados só lhes deitas isso, ate eles aprenderem? Como é que fazes para os aquecer quando eles ainda são pequenos (lâmpada em cima!!)? Quando eles ja estão grandes juntas-os aos outros passaros para eles aprenderem a comer? Ou eles aprendem sozinhos (isso deve demorar imenso tempo). Mais uma cena com quanto tempo é que lhes comaças a dar de comer de 6 em 6 horas (num espaçamento tão grande deves ter que lhes dar doses "industriais)?
Se me puderes dizer estas cenas acho que já fico preparado para poder crialos á mão. Deve ser espetacular conseguir cri-los assim, dessa forma até devem ficar domesticados! Desculpa lá tar a ser chato a perguntar estas coisas todas, mas era uma coisa que eu gostava mt de conseguir :D !!
AlexandreA
Membro

sexta jul 09, 2004 11:18 pm

Lunitis,
«Só deitas mesmo essa papa de ovo (tu é que fazes ou compras)?»
- Compro a papa e só deito a papa.

«Nunca pensei que fosse suficiente! Mesmo quando eles começam a ficar criados só lhes deitas isso, ate eles aprenderem?»
- Só.

«Como é que fazes para os aquecer quando eles ainda são pequenos (lâmpada em cima!!)?»
- Lampâdas de 40 Wts, coloco- os em aquários ou recepientes de plástico.

«Quando eles ja estão grandes juntas-os aos outros passaros para eles aprenderem a comer?»
- Não.
«Ou eles aprendem sozinhos (isso deve demorar imenso tempo).»
- Eles ao início só brincam com a comida, sementes demolhadas ajudam.

«Mais uma cena com quanto tempo é que lhes comaças a dar de comer de 6 em 6 horas (num espaçamento tão grande deves ter que lhes dar doses "industriais)?»
- Dou- lhes de 6 em 6 h quando já estão quase do tamanho dos pais.
A quantidade de comida deve ser dada controlando o tamanho do papo, se lho enchermos totalmente a ave pode morrer de indigestão.

Alexandre M.
Lunitis
Membro

sexta jul 09, 2004 11:37 pm

Brigado Alexandrea!!
Nunca pensaste em ser o moderador do forum sobre canários. So falta um moderador para abrir, e pelo que me parece tens mt esperiência e sabes umas cenas. Deve haver bastante gente que gostaria de ter o forum sobre os canários, é só candidatar!! ;)
AlexandreA
Membro

sábado jul 10, 2004 6:46 pm

lunitis,
eu não me candidato a moderador do forúm dos canários pois não dá em nada.
já me candidatei ao dos goulds e nada.
já agora (só por curiosidade), gostas de galinhas, patos, pavões, faisões,...?

Cumprimentos

Alexandre M.
Lunitis
Membro

terça jul 13, 2004 10:21 pm

Galinhas só mesmo no prato, de preferência em cabidela :p . Quanto a faisões e a pavões nem sequer sei a diferênça. Porquê crias disso!! Eu só crio mesmo galinhas, mas não é por desporto, e os tais faisões e pavões ate devem ser bonitos, mas não percebo nada :roll: .
AlexandreA
Membro

terça jul 13, 2004 10:49 pm

lunitis,
de galinhas crio 3 raças ornamentais e poedeiras e plymoths para porem ovos e pro tacho, por vezes vou vendendo umas plymoths e poedeiras.
pavões só tenho dos reais e faisões tenho 3 raças.
fracas é para o tacho e para venda e também tenho perus pelo menos motivo.

Alexandre M.
Lunitis
Membro

terça jul 13, 2004 11:15 pm

Tu deves ter imensos tipos de passaros. Nos vários tópicos já me falaste em muitas especies, devs ter um verdadeiro jardim zoologico em termos de aves :) . Deveste ver grego (lá tou eu cos gregos :evil: ) para cuidar de tanta passarada, eu para cuidar dos meus que não são mais de 50 já tenho alguma dificuldade... imagino tu, deves ter muito tempo livre. Eu também não me importava de ter condições para ter assim tantos passaros, afinal, que "trabalha" por gosto não cansa.
Lunitis
Membro

terça jul 13, 2004 11:18 pm

Tu deves ter imensos tipos de passaros. Nos vários tópicos já me falaste em muitas especies, devs ter um verdadeiro jardim zoologico em termos de aves :) . Deveste ver grego (lá tou eu cos gregos :evil: ) para cuidar de tanta passarada, eu para cuidar dos meus que não são mais de 50 já tenho alguma dificuldade... imagino tu, deves ter muito tempo livre. Eu também não me importava de ter condições para ter assim tantos passaros, afinal, que "trabalha" por gosto não cansa.
Responder

Voltar para “Aves”