Miau com Felv

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

sojo
Membro Veterano
Registado: quarta abr 24, 2002 5:10 pm

quarta jun 30, 2004 8:31 am

Gostaria de fazer uma pergunta. Como alguns de vocês sabem eu tenho agora no trabalho o Tom mas o meu patrão já me deu autorização para o dar. Como sei que é difícil dar um gato adulto apesar de este ser um gato de colo e de já estar castrado, queria saber se posso leva-lo para minha casa, mas claro em ultimo recurso. Vi na caderneta do tom que foi vacinado para o felv em 2001 não sei se ajuda ou não. Não os queria juntar propriamente mas a minha casa é pequena para evitar que contactem nos mesmo lugares ainda que em alturas diferentes.
è possível junta-los na mesma casa sem que o Tom adoeça????
sfigueira
Membro Veterano
Registado: terça set 10, 2002 10:49 am

quarta jun 30, 2004 8:48 am

sojo Escreveu: Gostaria de fazer uma pergunta. Como alguns de vocês sabem eu tenho agora no trabalho o Tom mas o meu patrão já me deu autorização para o dar. Como sei que é difícil dar um gato adulto apesar de este ser um gato de colo e de já estar castrado, queria saber se posso leva-lo para minha casa, mas claro em ultimo recurso. Vi na caderneta do tom que foi vacinado para o felv em 2001 não sei se ajuda ou não. Não os queria juntar propriamente mas a minha casa é pequena para evitar que contactem nos mesmo lugares ainda que em alturas diferentes.
è possível junta-los na mesma casa sem que o Tom adoeça????
Se foi vacinado em 2001, neste momento a vacina já não faz efeito, uma vez que deve ser repetida anualmente...

Agora sabendo que tem um gato doente em casa, na minha opinião, o melhor é não arriscar...
Uma coisa é termos um gato portador do vírus e, não sabendo desse facto, levar outro para casa e ele pode até nunca ser contagiado, agora já sabendo de antemão... Mais a mais o FelV que se transmite também pela saliva, ao contrário do FiV, e como tal, basta beberem da mesma taça para haver risco de contágio...

Para além disso, não querendo parecer pessimista, o FelV quando se manifesta é muito mais mortal que o FiV, tendo os gatos portadores deste virus uma esperança média de vida mais curta que os portadores de FiV...

As melhoras do Miau!

Susana
sojo
Membro Veterano

quarta jun 30, 2004 8:51 am

O miau está neste momento muito bem de saúde mas sim tem felv começa na próxima semana o interferon e esperemos que não volte a adoecer. Quando falo em passarem pelas mesmas áreas refiro-me á casa em si, chão, tapetes, etc e nunca ás taças. Se o levar será para os separar mas como a casa é pequena tenho que os indo tendo á vez nos sítios tipo o Tom na cozinha durante o dia e o miau durante a noite porque gosta de dormir com os cães e nessa altura passa o tom para a casa de banho, corredor e sala.
Acham que dá?????
_Last_kiss_
Membro Veterano
Registado: domingo nov 16, 2003 7:59 pm
Localização: Uma cadela (Tascha) 5 periquitos(pp,lolita,tomé,pinxi,Marieta)2 gatas(Links e Iscas)

quarta jun 30, 2004 9:36 am

sojo, eu não sei muito sobre Felv mas penso que será melhor não arriscares, mesmo o contacto deles não sendo presencial, pode haver riscos para o Tom :|
Tenho muita pena que o Miau tenha Felv, tal como já disseram o Fiv tem um pouco menos de risco de contágio, com o Felv pessoalmente não arriscaria. Sei que o Tom está a precisar de uma casita, mas realmente esta época está a ser difícil para as adopções :( .
Olha um grande abraço e que tenhas muita força, para transmiti-la ao Miau ;)
sojo
Membro Veterano

quarta jun 30, 2004 9:45 am

Pois Last_Kiss o problema é que vou de férias daqui a 15 dias e preciso mesmo de resolver a situação do tom até lá ele pode aqui ficar mas depois ninguém trata dele. Hoje já vou por uns anúncios a ver se alguém quer um gatão lindo e já com a bagagem, cama, caixote, comedor, escova, transportadora, coleira, enfim vai tudo :D pode ser que alguém queira um rapagão meigo ;)
Quanto ao miau está bom e feliz da vida e espero que não adoeça mais, preocupa-me agora que vou de férias mas depois a miau vai lá dar-lhe o interferon e a minha mãe e mana vão-lhe fazer companhia ;)
hecep
Membro Veterano
Registado: sexta out 25, 2002 11:19 am
Localização: dois gatos (Rafa e Pepe), uma cadela (Flash), um cão (Tomé), uma galinha, um pato, uma pata, uma cab

quarta jun 30, 2004 10:41 am

Tive uma gata com felv que conviveu sempre com outras 2 (mesmo antes de estarem vacinadas) e nunca as contagiou. Não sei se foi uma questão de sorte ou de outra coisa qualquer.
Sinceramente acho que uma coisa é adoptar um gato, correndo o risco à partida de este conviver com outro que sabemos que tem felv. Nesse caso vacina-se o novo gato e assume-se a responsabilidade do que quer que aconteca (eu por exemplo seria capaz disso mas compreendo que muita gente não fosse). Agora o Tom conviver só temporariamente com um gato com felv e depois ir para outros donos, já não concordo lá muito. E se por acaso ele e contagiado?
sojo
Membro Veterano

quarta jun 30, 2004 11:28 am

Pois Hecep percebo o que diz mas não me parece que convença o meu marido a termos mais um gatão. É mais uma despesae o miau sempre doente tem dado conta da carteira, só alimentar e os cuidados básicos mensais dá na boa mas se dá para adoecer é mais complicado :?
Mas será uma questão de ir lançando a isca afinal ainda tenho 15 dias e não o ia juntar ao miau mas acabavam por passar nos mesmos sítios, eu lavo a casa com líxivia duas vezes ao dia mas se calhar nem isso ajudava.
Obrigada pela vossa ajuda vou ligar ao vet a ver o que ele acha.
loba_lua
Membro Veterano
Registado: sábado dez 27, 2003 2:57 am
Localização: 7Gatos:Moghi,Zorki,Lua,Samid,Shaiina... 4 Cães:Diana,Wolfy,Homara,Dusky (cães e gatos pa adopção)

quarta jun 30, 2004 2:44 pm

A solução é vacinar o outro gatão. Em 15 dias dá para receber até o reforço. O importante aqui agora é estarem castradose não beberem nem comerem da mesma taça.

A Jenny tinha Felv, já nasceu assim, mas como a adoptei de bébé, nunca me passou pela cabeça que pudesse ter ou Fiv ou elv :roll: Se soubesse, terar-se-iam tomado as devidas providência e talvez não tivese adoecido e morrido tão cedo. Nem um ano tinha :cry:

O Samid tem Fiv e FelV Positivos e anda muito bem. Toma o Interferon semana sim semana não e o que é certo é que os outros se constipam e ele não ;) Tem é de vez enquando problemas nas gengivas :? Tenho que andar sempre a imspeccioná-lo.

Os outros gatos que andam em contacto com ele, já fizeram os testes e estão todos negativos e foram vacinados contra o Felv.

Espero que o Samid viva muitos anos ;)
sojo
Membro Veterano

quinta jul 01, 2004 10:49 am

Pois loba mas o problema do Tom é que não é para ficar lá em casa é mesmo para dar não podemos aumentar a família por enquanto :( Quero muito da-lo o mais depressa possível porque está muito agarrado a mim só me liga a mim, esconde-se de toda a gente, é meigo e lindo de morrer. Já tenho apelos a circular vamos ver se o consigo dar antes de ir de férias. Se não conseguir tenho mesmo que o ir por lá em casa porque aqui não pode ficar.
catlover
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 3:39 pm
Localização: 2 gatas:Luna (x siames) e Fiona ( siamesa), 3 peixes agua salgada
Contacto:

quinta jul 01, 2004 3:17 pm

sojo Escreveu: Pois Hecep percebo o que diz mas não me parece que convença o meu marido a termos mais um gatão. É mais uma despesae o miau sempre doente tem dado conta da carteira, só alimentar e os cuidados básicos mensais dá na boa mas se dá para adoecer é mais complicado ?
Sojo acho que o seu patrão tem a obrigação de comparticipar nas despesas do Tom, provisoriamente ou definitivamente, não ? Afinal vc está a fazer-lhe um favor e mais que a sua obrigação: a tentar soluçionar uma situação que ele criou ao receber o bicho!
hecep
Membro Veterano
Registado: sexta out 25, 2002 11:19 am
Localização: dois gatos (Rafa e Pepe), uma cadela (Flash), um cão (Tomé), uma galinha, um pato, uma pata, uma cab

quinta jul 01, 2004 3:33 pm

[quote=catlover]
[quote=sojo]
Pois Hecep percebo o que diz mas não me parece que convença o meu marido a termos mais um gatão. É mais uma despesae o miau sempre doente tem dado conta da carteira, só alimentar e os cuidados básicos mensais dá na boa mas se dá para adoecer é mais complicado ?
[/quote]

Sojo acho que o seu patrão tem a obrigação de comparticipar nas despesas do Tom, provisoriamente ou definitivamente, não ? Afinal vc está a fazer-lhe um favor e mais que a sua obrigação: a tentar soluçionar uma situação que ele criou ao receber o bicho!
[/quote]

Concordo com a Sojo, acho que o teu patrão no mínimo podia pagar a vacina do felv ao gato para o caso de o teres de levar mesmo para casa enquanto vais de férias. Se ele não é vacinado desde 2001 provavelmente tem de levar a vacina e o reforço. Já agora podiam dar a vacina que cobre tudo e o bicho ficava vacinado de vez, era mais fácil arranjar dono assim...
sojo
Membro Veterano

quinta jul 01, 2004 3:48 pm

Oh o meu patrão quer lá saber disso até a ração sou eu que trago de casa porque a que têm aí é friskies e ele não come claro que lhe dou da royal que é bem melhor e já se nota diferenças no bicho. O gato é gato de casa por isso doenças não tem nenhuma, e foi vacinado para a raiva este ano, mas de certeza que ele não vai participar nas despesas depois de me ter dito para dar o gato :roll: :roll: nem eu lhe vou pedir. Mesmo que eu o adopta-se não acho que fosse o meu patrão responsável pelo gato. Ele aceitou cá o gato porque não ia chatear-se nada com isso aliás ele tem dois persas em casa nem sei se lhes passa a mão no pêlo :roll: mas enfim eu vou arranjar dono para o Tom tem que ser.
sojo
Membro Veterano

sexta jul 02, 2004 11:38 am

Bom o Tom vai ao vet á tarde e o patrão paga :p até me vai lá por com ele :D
catlover
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 3:39 pm
Localização: 2 gatas:Luna (x siames) e Fiona ( siamesa), 3 peixes agua salgada
Contacto:

sexta jul 02, 2004 1:47 pm

Afinal...parece que o seu patrão é capaz de sentir o peso de alguma responsabilidade nos ombros...será?
sojo
Membro Veterano

sexta jul 02, 2004 2:47 pm

O meu patrão é muito boa pessoa mas não liga a nada ou seja descarta para cima de todos ele diz vai lá leva-o nós pagamos mas se não o lembro nunca mais me dá o cheque. Ele não tá para se preocupar com certas coisas porque é muito ocupado. Mas claro que sabe que o Tom é responsabilidade da empresa. ;)
Responder

Voltar para “Gatos”