Clube Português de Felinicultura

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

segunda set 16, 2002 1:40 am

eu acho que os humanos da arca estão a começar a sofrer de sma (síndrome da mania da agressividade) e de src (síndrome de raiva canina). será é que por estamos a ficar perto do outono? não conheço vacina. de qual destes dois males sofrerei? dos dois? pois, um mal nunca vem só.
anjaazul
anjaazul
Membro Veterano

segunda set 16, 2002 1:44 am

Para a aby
tenho visto a existência do gato preto inglês de pelo curto. isto tem alguma coisa a ver com o simples gato preto comum?
anjaazul
Clowdia
Membro Veterano
Registado: sexta jan 18, 2002 10:07 pm

segunda set 16, 2002 10:21 am

Aby Escreveu: Mais uma vez a Clowdia está equivocada.
Pelo que diz parece que ando muitas vezes equivocada....se quiser especificar, agradecia...

Já que obviamente percebe mais do assunto, e se não é por haver menos procura de animais de raça do que acontece nos cães, talvez queira explicar porque está em hibernação o clube português de felinicultura... é que me parece que aquilo que desperta interesse por parte do 'público' não entra em hibernação. Continuo a achar que o CPF não tem a representatividade do CPC porque a maioria das pessoas têm ' Europeus Comuns ', como adoram chamar-lhes pelo que diz.... se assim não é, esta é apenas a minha opinião... não tenho nem nunca tive nada contra os criadores nem de cães nem de gatos ...
A forma como tratamos os animais define-nos enquanto seres humanos.
AutumnCat
Membro Veterano
Registado: sábado ago 31, 2002 7:19 pm

segunda set 16, 2002 5:29 pm

Clube Portugues de Felinicultura,
Rua Faria de Vasconcellos N. 4 r/c Df°
P-1900-207 Lisboa,
Tel./Fax: +3512 1 8470664
Pres : Mr João Noronha Carvalho da Silva

[email protected]

não sei precisar se esta morada ainda é valida, mas penso que sim
VascoV
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Contacto:

segunda set 16, 2002 6:22 pm

Obrigado a todos. A informação foi muito util. Acho que uma boa página funcional na net faria maravilhas pelo CPF
Aby
Membro Veterano
Registado: sexta abr 05, 2002 12:16 pm

segunda set 16, 2002 7:50 pm

Piolha,
É natural que se faça confusão com as diversas raças, até porque por vezes as diferenças são muito subtis. Se hoje eu não tenho dificuldade em classificar grande parte das raças felinas foi porque as vi ao vivo. Só por foto e lendo a narrativa é realmente complicado.
A raça Europeu Comum é uma raça com características definidas pela FIFE (Federação Internacional Felina) e concorre em pé de igualdade com todas as outras raças. O Europeu Comum pode ter uma grande variedade de cores, sólidas, bicolores, tricolores e tabby, a cabeça é redonda (com buchechas), percoço forte, orelhas ligeiramente arredondadas na extremidade, patas de comprimento médio e fortes, peito largo, bem desenvolvido, olhos redondos e bem abertos, ligeiramente oblicuos de cor verde-amarelado, cobre ou azuis. Pêlo curto, denso e brilhante.

Nas exposições os gatos estão divididos em 5 classes: Pêlos longos (Persa e Exóticos), pêlos semi-longos (Sagrados da Birmânia, Main Coon, Bosques da Noruega, Angorá Turco, etc..., pêlo curto (Abissínios, Chartreaux, British Blue, Russian Blue, Burmês, Singapura, etc..), a outra classe são os Orientais/Siameses e a 5ª que é a dos Domésticos.
Para todas as classes é preciso que o gato tenha registo, só a classe dos domésticos não o exige. Basta termos um gato que não tenha raça definida (mesmo que se note a presença de alguma raça cruzada) para podermos concorrer com ele.
Por sua vez os domésticos estão subdivididos em 4 categorias: machos, fêmeas, machos castrados e fêmeas castradas.
Escolhe-se o melhor de cada categoria que depois vão concorrer entre si para apurar o melhor doméstico da exposição de gatos inteiros e o melhor doméstico da exposição de gatos castrados, tendo como prémio uma taça e por vezes ração ou outros brindes que os patrocinadores tenham oferecido. Cada gato recebe um certificado de participação com a respectiva classificação.
O Juíz toma em consideração vários factores: qualidade e cor do pêlo, olhos (formato e cor), estrutura, cauda, orelhas bem implantadas, e acima de tudo o carácter. Ou seja, um gato doméstico muito bonito que tenha mau temperamento perde para um menos vistoso mas que tenha um temperamento dócil.
Espero ter respondido às tuas dúvidas, senão, volta a por-me as questões que aches oportunas.
Bjocas
Aby
Membro Veterano

segunda set 16, 2002 8:00 pm

Anjaazul,
Eu também já ouvi falar desse gato "preto inglês de pêlo curto" penso que estão a falar do "British Shorthair", só que esta raça não tem só gatos pretos, pode ter brancos, azuis, lilac, chocolate, creme, vermelho tartaruga, silver tabby e tudo isto pode ser também com branco (bicolores), etc...
anjaazul
Membro Veterano

segunda set 16, 2002 8:10 pm

olá
uma vez contactei este clube para eles me enviarem literatura no sentido de também levar os meus rafeiros à exposição. pois então!!!! nada.
agora em relação ao temperamento... um dos eleitos era o pantufa. ele é super assustado e embora seja um grandalhão, mete-se no primeiro buraco que encontrar. animais assim não têem hipóteses de concorrer, não é?
anjaazul
Piolha
Membro Veterano
Registado: terça jun 11, 2002 9:55 pm

segunda set 16, 2002 8:19 pm

Olá Aby!

muito obrigada pela tua resposta e pela brevidade com k o fizeste!

só tenho mais umas perguntinhas...

1º então na categoria de gatos domésticos pode haver gatos de raça (por ex europeu) mas k não tenham registo, é isso?

2º é mais correcto chamar e escrever no boletim de vacinas SRD do k doméstico (por isto não ser raça) nem europeu comum (por não ter sido ainda apreciado e registado como tal) , tou certa?

3º qual a raça do cruzamento entre duas raças definidas (persa e europeu por exemplo), é SRD?

4º o k são rafeiros??????

muito obrigada por matares esta minha curiosidade e por me tornares menos "inguinoranti"

bjs
piolha

ps- sugestão: abrir uma nova categoria nos gatos domésticos: gatos deficientes! he he he tou a gozar mas o temperamento do meu cupido (embora cego) mesmo com estranhos é maravilhoso, ganhava logo!!!!!

outra coisa já tenho foto do meu alex (o gato mais lindo da dona) no album, akele coulorpoint (?) tipo siames, vê e comenta!
Aby
Membro Veterano

segunda set 16, 2002 8:40 pm

Anjaazul,
Todos os gatos podem concorrer, mesmo os assustadiços, mas eu sempre tive um lema: Se o meu gato não gosta de exposições, por mais puro, mais promissor que seja, fica em casa.

Acima de tudo ELES!

De qualquer forma, os juízes escolhem os mais calmos! Como te disse, o carácter tem um grande peso no julgamento dos domésticos.

Bjcas
Aby
Membro Veterano

segunda set 16, 2002 9:11 pm

Piolha,
O Alex é lindo. É um colourpoint seal (parece-me pela foto). Toda a estrutura é demasiadamente pesada e redonda, se assim posso dizer, para ser um Siamês que é um gato delgado, com a cabeça triângular, grandes orelhas, cauda das mais compridas e finas que se encontram no mundo dos gatos.
Se fosse a uma exposição entrava na classe de domésticos.
Se recolheres na rua um gato e o levares a uma exposição na classe de domésticos e se o Juiz achar que ele está dentro do standard do Europeu Comum, pode encaminhar esse gato para se habilitar a entrar no RIex (registo inicial experimental), só é possível com esta raça. Todas as outras já têm que ter registo.
Aviso que este caso é raro.
No boletim de vacinas eu ponho sempre "doméstico tartaruga" ou doméstico preto e branco" porém isso não é importante, é preciso é que o gato esteja caracterizado o mais fielmente possível. No caso do Alex eu poria "tipo Siamês".
O termo "rafeiro" só se usa nos cães, o equivalente para os gatos é o doméstico porque na verdade não há gatos rafeiros, se reparares, com mais pêlo ou menos pêlo, com mais estrutura ou menos, com orelhas mais finas ou arredondadas, o gato é sempre de tamanho idêntico.
Quanto ás 2 raças puras, assim que as misturas tens um doméstico que pode lembrar uma raça, mas haverá sempre qualquer coisa que não o enquadra nessa raça que ele lembra. Sobretudo a sua descendência, que nunca será homogénea.
Pergunta mais que eu gosto!

QUE LOUCURA, enquanto te escrevia, recebi um telefonema de um amigo a dizer que conhece uma pessoa que tem um cão já com 6 meses e que se quer desfazer dele! Acho que o meu marido já me convenceu a ir vê-lo no Sábado. Já há 6 anos que me morreu o meu último cão e tenho estado a ganhar coragem para me meter em mais trabalhos, acho que não é tarde nem é cedo, se houver "quimica" entre nós, o menino já tem lar.
Bjocas
Piolha
Membro Veterano

segunda set 16, 2002 9:21 pm

Aby

k boas noticias espero mesmo k haja quimica!
desfazer-se com justa causa ou capricho?

felicidades para o novo membro da familia!

muito obrigada
bjs
piolha
gwenevere
Membro Veterano
Registado: quinta jun 06, 2002 1:21 am

segunda set 16, 2002 9:38 pm

Espero que fiques com o cãozinho. (ou será um grandalhão)

Piolha quando cá vieres tens 75 livros para te ajudarem incluindo 2 sobre o doméstico. Depois lês e chateias o forum todo e a Aby com perguntas. Essa é a parte que não me interessa já sabes que só gosto do comportamento, história, vet. Tenho uns espetaculares só de significados históricos do gato. (desde deuses até o porquê das perseguições) mas feito e sário.

Mas essa do rafeiro não te perdoo. Toda a gente sabe que não há gatos rafeiros...Vais ver o k os meus te vão fazer quando cá vieres...E não ponho mais chapéu a Diana ou desparasito essa assassina chamada Piolha. Ou te retratas e não chamas mais rafeiros. Até a Marta está a observar. E ELA NÃO É MINI. é PEQUENINA PRONTO....

aRRANJEM-ME UMA RAÇA MUITO ESPECIAL DE GATOS PEQUENINOS ZAROLHOS PARA A pIOLHA NÃO CHATEAR MAIS A MINHA BEBE PLS
Aby
Membro Veterano

segunda set 16, 2002 9:45 pm

Piolha,
Parece que já têm um S. Bernardo e 3 Boxers e que a sogra não gosta deste cachorro. Dizem que é um Boxer tigrado. É estranho não quererem um cão de raça. Logo vejo o que se passa. Se estiver com mau carácter nada como muito miminho e paciência para fazer um milagre, não é?
Só espero que não esteja habituado a atacar gatos, senão vai ser um problema para nós mas sobretudo para ele, porque 1º os meus 5 gatos que estão, alguns deles, já bem velhinhos.

Aliás, é por causa deles que ainda não fui a um canil buscar um cão. Queria um já adulto, porque os cachorros têm sempre mais possibilidades de arranjar lar, mas normalmente, os cães adultos já tiveram más experiências e fica complicada a adopção.
Há uns anos fui buscar um rafeiro com 5 anos, era tão querido, tão meigo, assim que chegou cá a casa foi um inferno. Passados 15 dias lá convenci a minha mãe a ficar com ele para não ter que o devolver ao canil. Destrui-me a porta da sala onde eu fechava os gatos. Os gatos andavam tão encolhidos que até dava dó e como o cão era grandinho e com muita força, lá foi para a vóvó onde acabou os seus dias em paz.
No Sábado dou notícias! Boxer ou rafeiro, se houver a tal química, já tem donos.
Bjocas
Piolha
Membro Veterano

segunda set 16, 2002 10:00 pm

GWEN disculpa mim.....

eu não percebo nada de raças confesso e tb não me interesso nada por isso

quando fui com o alex à dra lena fiz a ficha de um europeu cinzento e ela julgou k o gato não era meu pois era tipo siames e castanho!!!! vejam lá o k eu me interesso por essas coisas!

para mim fazem miau e já chega

quanto à minie marta o caso é diferente.... é só inveja gostava muito de ter uma gata pikinina como a martinha, só isso parece sempre bebé....
a gata k trouxe hoje é muito maior k ela!!!! he he he

PS para Aby- mais uma vez obrigada pelos esclarecimentos e boa sorte com o teenager k aí vem!

bjs
piolha
Responder

Voltar para “Gatos”