Caça...

Histórias, sugestões e opiniões sobre a temática dos direitos animais em Portugal e no mundo...

Moderador: mcerqueira

Responder
baiha
Membro Veterano
Registado: sexta jun 06, 2003 12:25 am
Contacto:

domingo jun 27, 2004 8:59 pm

zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz.......................zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz............................zzzzzzzzzzzzzzzzzzz.......................... :roll: :roll:
Miadores
Membro Veterano
Registado: sábado mar 08, 2003 9:21 pm

domingo jun 27, 2004 11:40 pm

Uma intervenção inteligente, sim senhor!!!
<p>MALHINHAS para sempre no meu coracao!</p>
<p>To the world you may be one, to the one you may be the world!</p>
<p>&nbsp;</p>
deinhac
Membro Veterano
Registado: quinta jan 16, 2003 11:09 am

segunda jun 28, 2004 12:03 pm

Confesso que considero a caça pior que outro metodo qualquer de morte de animais, precisamente pelo que ela representa: o gosto mórbido do ser humano em matar. Desporto?? nao me lixem, isso nao é desporto, se querem fazer desporto vao mas é correr para o estadio nacional (mas nao levem a espingarda, ok?)

simplesmente o que sucede nos matadouros é o reflexo da ganancia da politica capitalista, mas posso apostar em como os trabalhadores que lá estão a degolar os animais nao tiram prazer disso... os burgessos dos caçadores divertem-se a matar, quero lá saber que depois vao comer o que caçam, quem se diverte a matar nao é normal da cabeça!! Uma coisa é a questao da sobrevivencia, matar para sobreviver, algo que nao se passa aqui;
que lindo passeio de domingo... andar aos tirinhos!! ui ui, depois vao todos almoçar, os alarves! :evil:

Respeito mil vezes mais o trabalhador que mata 200 vacas por hora no matadouro que o reles caçador que matou um pombo! a vida e morte dos animais nos matadouros é horrivel e algo que condeno, mas tambem condeno que se ande a brincar aos soldadinhos de chumbo! neste caso condeno precisamente o gostinho de atirar! Li para tras que se os caçadores gostassem de matar iriam trabalhar para o matadouro... ora, que desculpa mais absurda para justificar o que fazem, simplesmente ir á caça é muito mais "limpinho", podem apanhar solinho e brincar ao gato e ao rato! O fetiche é diferente...

Tambem acho giro compararem os instintos dos caçadores aos instintos dos caes, gatos, etc que caçam e depois nao comem... Somos racionais, esqueceram-se??? estamos sempre a gabar-nos disso, esse é o foco da nossa alegada superioridade e no entanto, é abafada quando nos convém!

para resumir, desprezo o conceito da caça em si, matar por matar... mesmo que daí derivem boas acçoes de preservaçao de algumas especies: só o fazem para garantir continuidade do uso das balas noutras especies, o que faz dessa classe o cumulo da hipocrisia. Se nao caçassem estavam- se borrifando para o coelho bravo ou seja lá para quem for que esteja em extinção!!!

tristeza...
Última edição por deinhac em segunda jun 28, 2004 12:15 pm, editado 1 vez no total.
Miadores
Membro Veterano
Registado: sábado mar 08, 2003 9:21 pm

segunda jun 28, 2004 12:12 pm

;) ;) deinhac, subscrevo! ;)
Aliás foi o que eu disse lá para trás, e tenho andado a dizer!
Hipocrisia e cinismo! :evil:
Atirem aos pratos, às latas, enfim! os que gostam de dar tiros!!! :evil:
(em última instância às cabeças uns dos outros, isso é que era um favor!)
<p>MALHINHAS para sempre no meu coracao!</p>
<p>To the world you may be one, to the one you may be the world!</p>
<p>&nbsp;</p>
FBC
Membro Veterano
Registado: sábado nov 22, 2003 12:24 am

segunda jun 28, 2004 6:49 pm

Mais uma vez se comprova que o que vos incomoda é o prazer que os outros possam ter ou não, e não o sofrimento dos animais!
A vossa luta é contra certas pessoas e não a favor dos animais!
Eu prefiro 1000 vezes comer um javali que viveu feliz e deu gozo a quem o matou do que um porco de pocilga que viveu infeliz e foi morto com lagrimas nos olhos. Para o javali é indiferente o prazer do caçador.

Quanto à racionalidade do homem e irracionalidade dos outros animais, muito haveria a dizer... mas , apenas quero referir que essa divisão entre animais racionais e irracionais é tão simplista como os raciocinios que a promovem, as coisas não a preto e branco.

Cumprimentos
Francisco Bica
deinhac
Membro Veterano

segunda jun 28, 2004 7:14 pm

FBC Escreveu: Mais uma vez se comprova que o que vos incomoda é o prazer que os outros possam ter ou não, e não o sofrimento dos animais!
A mim incomodam-me as duas coisas.
FBC Escreveu: Eu prefiro 1000 vezes comer um javali que viveu feliz e deu gozo a quem o matou do que um porco de pocilga que viveu infeliz e foi morto com lagrimas nos olhos. Para o javali é indiferente o prazer do caçador.
Para quem come carne, de facto isso é preferivel. O que sucede é que o caçador tanto come o animal que matou como o que viveu na pocilga...
Pois é, eu nao como o javali, tenha ele vivido na pocilga ou ao ar livre...
Já reparou que ninguem criticou aqui as pessoas que têm animais na sua quinta e os matam para comer? Eu tenho uma tia que vive assim, mata as suas galinhas e os seus coelhos. Mas nao tira prazer nisso. Simplesmente a carne faz parte da sua alimentação, só isso. E para come-la, tem mesmo de matar. Nao é um hobby nem um passatempo. É um mal necessario.
FBC Escreveu: Quanto à racionalidade do homem e irracionalidade dos outros animais, muito haveria a dizer... mas , apenas quero referir que essa divisão entre animais racionais e irracionais é tão simplista como os raciocinios que a promovem, as coisas não a preto e branco.
Cumprimentos
Francisco Bica
Repare, Francisco, eu sou livre de ser contra a caça, tal como o caçador é livre de matar. Cada qual faz aquilo que lhe está na consciencia. Eu conheço um caçador e nunca me pronunciei contra ele directamente porque sei que se ele gosta de matar é lá com ele. Ele sabe que eu nao gosto e isso acaba por ser um assunto tabu entre nós.

Mas sou livre de ter a minha opiniao sobre o assunto. O que quero que perceba é que tenho dificuldade em aceitar que alguem obtenha prazer a matar ou a fazer sofrer. Isso aflige-me. Já basta a desgraça que se passa nos matadouros, mas penso que isso é outro assunto que incomoda qualquer pessoa minimamente sensivel aos animais.
Comparo a caça á tourada: sao ambas formas de uma pessoa se divertir com o sofrimento e morte dos animais.

MAs se os caçadores querem caçar, divirtam-se! :cry: Simplesmente nao contem que todos os outros batam palmas...
FBC
Membro Veterano
Registado: sábado nov 22, 2003 12:24 am

segunda jun 28, 2004 8:47 pm

Olá Deihac
Só algumas notas:

_ É verdade que um caçador come o javali e o porco da pocilga, pois infelizmente não há javalis para toda a gente, mas imagine que na Europa se matam 10 000 javalis por ano, que viveram felizes e em liberdade, são menos 10 000 porcos a ser criados e mortos em condições miseráveis.

_ O prazer da caça não tem nada a ver com o prazer de ver algo ou alguém sofrer, mas sim com o prazer de desfrutar da natureza e com o instinto básico de predador que o homem tem.

_ Tem todo o direito a ter a sua opinião e eu respeito-a, mas:
1º estamos num forum, logo é para discutir e debater pontos de vista.
2º geralmente são os anti-caça que não respeitam os caçadores exigindo o fim da caça. Nunca vi um caçador a exigir que um anti-caça passasse a ser caçador.

Cumprimentos
Francisco Bica
lagutrop
Membro Veterano
Registado: segunda jun 28, 2004 10:59 am

terça jun 29, 2004 10:47 am

Tal como muitos outros foristas também acho a caça uma atividade repugnate. Afinal já evoluimos e podemos comprar os alimentos nos supermercados sem necessidade de os caçar.
Respeito, no entanto, os caçadores responsáveis pois nem todos podem gostar do mesmo que eu.
No entanto, lembro todos aqueles acidentes mortais com crianças que inadevertidamente utilizam as armas que encontram em casa.
Gelly
Membro
Registado: terça jun 01, 2004 4:29 pm
Localização: 2 cachorros - o Serra e a Estrela, 1 gato - o Tico, 2 periquitos e 8 canários

terça jun 29, 2004 3:06 pm

Não sou contra nem a favor....

Mas muito sinceramente, estou mais a favor do FBC ora vejamos o meu ponto de vista:

1 animal nasce selvagem, vive selvagem e livre, come e dorme conforme precisa gozando da Natureza chega um dia, um "gajo" com uma espingarda, dá-lhe um tiro o animal cai pró lado!

1 animal nasce à pressa num "aviário", passa todos os dias da vida com luzes fortíssimas em cima para que "pense" que é dia e come come come para engordar muito e rapidinho porque tempo é dinheiro e já tão outros no choco para tomar o seu lugar, chega um dia é enfiado numa camioneta sem condições, faz um trajecto em más condições, sob calor ou frio extremo, entram num matadouro e depois ou lhes cortam o pescoço e sangram até à morte (frangos, perús, borregos), levam com uma faca do pescoço ao coração e morre tipo hemorragia interna ou levam um choque eléctrico nos "palitos" que provoca qualquer coisa como uma morte cerebral e depois é esquartejado ....

Há animais nos aviários que não fazem outra coisa que pôr ovos, é-lhes ministrado certo tipo de produtos para aumentar a produção, há aparelhos que substituem o "choco" produzindo pintos em massa, há animais que não fazem outra coisa que f***r e parir! Isso é bom para alguém? Os "bébés" já nem mamam, é-lhes dado leite em pó!

Era bonito, sim senhor no tempo dos "nossos avós" em que tudo seguia o seu rumo normal ....

Não sou pró caça .... mas vendo bem as coisas ... talvez sofram menos!

Gelly
lagutrop
Membro Veterano
Registado: segunda jun 28, 2004 10:59 am

terça jun 29, 2004 3:17 pm

concordo na maior parte das afirmações da Gelly. Infelizmente não sei qual seria a maneira de mudar a criação e transporte de animais para abate. Quando vi as novas medidas adoptadas na Austria fiquei com imensa vontade de emigrar para lá.
Acho que se pertencemos a uma coisa chamada UE, deveriamos regenos todos pelas mesmas leis não seria?
Pessoalmente uma das coisas que mais me agradava era ter os mesmos salários :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

terça jun 29, 2004 7:47 pm

FBC está cheio de razão.

Desculpe lá , deinhac, mas a sua posição é surpreendente.
Não lhe interessa que os animais para abate sofram mais que os animais de caça ? É tudo igual para si ?
A criação de quinta é igual a dos aviários ?
Não há quelquer relativização do sofrimento ?

Então, para si, a sentença de morte é igual e tem a mesma medida quer seja feita com requintes de crueldade (como as mulheres que são apedrejadas nos países mulçumanos) ou quer sejam condenados à morte por injecção (considerada hoje a forma de execução mais misericordiosa).

Não, na minha opinião, o sofrimento não é todo igual.
Que ambos acabem na morte...é evidente.
Mas mais vale morrer depressa e de repente (quase sem se dar conta) do que estar anos a fio a morrer devagarinho (como no cancro).

Sim, no mundo em que vivemos temos de fazer juízos relativos e não absolutos.
Temos de dizer , isto é melhor que aquilo.

E eu digo - antes a caça (especiamente a ordenada e controlada) do que a exploração industrial dos animais.
deinhac
Membro Veterano

terça jun 29, 2004 10:26 pm

aisd Escreveu:
Não lhe interessa que os animais para abate sofram mais que os animais de caça ? É tudo igual para si ?
A criação de quinta é igual a dos aviários ?
Não há quelquer relativização do sofrimento ?
Possivelmente nao me fiz entender, entao.

É obvio que se compararmos a qualidade de vida dos animais nos matadouros á dos que vivem ao ar livre encontramos um abismo.

É logico que prefiro que os animais morram em liberdade... mas acho que o assunto caça é incomparável com o assunto matadouros. É nesse ponto que espero me fazer entender: os caçadores em Portugal nao andam a caçar vacas, pois nao? Nem galinhas, nem porcos... esses nao sao os animais alvo das suas caçadas. Por isso nao podemos justificar a caça pelo que acontece nos matadouros. Sao assuntos distintos. Os caçadores com certeza que compram a carne de vaca do matadouro e os franguitos de aviario, acrescentando-se os animais caçados. O que os difere de todas as outras pessoas? apenas costumam ir "tirar vidas aos domingos e petiscar os seus trofeus". De resto, sao na mesma consumidores de carne de talho, por isso nao favorecem em nada os animais que vivem nas pocilgas e que acabam degolados nos matadouros.

O que condeno na caça é que nao tem o intuito de alimentar o caçador, apenas diverti-lo. O que me custa a aceitar é que os caçadores nao dependem da sua caça para sobreviver e apenas o fizeram pelo prazer da morte do animal... a mim custa-me a imaginar que tiro a vida a alguem, entendes? qual será a felicidade em observar um passaro que voava feliz e vibrante, a cair morto no chao??? Nao me parece um passatempo nada empreendedor, sinceramente.

Já agora, uma pergunta: se voces tiverem um filho que anda ás fisgadas aos passaros, voces nao o repreendem? vao aplaudir a esse "instinto de predador"??

Mas atenção, eu nunca fiz nenhuma especie de luta anti-caça. Em cima comparei a caça com as touradas unicamente no contexto da conduta de quem o pratica - a ilaçao que se tira é que se trata de pessoas que têm prazer em matar ou magoar; mas em termos praticos, da tortura do animal, julgo que a tourada seja pior. Há uma malicia maior ainda, um achincalhamento do animal que o leva a um sofrimento fisico maior, e penso que isso nao sucede na caça. Reparem: o touro tambem acaba no prato; mas os defensores dos direitos dos animais sao contra a tortura a que foram sujeitos antes de morrerem.

quando eu disse "Respeito mil vezes mais o trabalhador que mata 200 vacas por hora no matadouro que o reles caçador que matou um pombo!" refiro-me á conduta da pessoa e nao à consequencia em si!! É logico que prefiro que morra apenas uma pomba que viveu em liberdade do que 200 vacas que viveram encarceradas!

Mas é como lhe digo: querem caçar, façam-no á vontade. Nem me meto nisso. Mas pessoalmente nao gostaria que um parceiro meu tivesse esse tipo de passatempo. Ficaria desiludida... se calhar seria um impedimento no nosso relacionamento, da mesma forma que me afastaria de uma pessoa muito interessante em todos os aspectos mas que desprezasse caes e gatos...
mas isso é um problema meu, como é obvio.

Talvez tenha tido uma postura um pouco rude no meu primeiro post... hoje estou mais condescendente. Que remedio! :p
Eu sei que tenho de aceitar a caça tal como aceito que a vizinha do lado coma mioleira comprada no supermercado...
Mas nunca, jamais irei gostar de caça, abomino totalmente ver um ser vivo a sofrer e a morrer diante dos meus olhos... Só me questiono do sofrimento que esse metodo de morte implica, acredito que muitos animais sofram horrores porque nao morrem logo e ficam a agonizar... e tambem me questiono que todos sirvam depois para comer (acredito que muitos fiquem de tal modo desfeitos que nao se aproveita nada daqueles corpos...) Foi matar por matar.
Jordan
Membro Veterano
Registado: quarta nov 19, 2003 2:46 pm

quarta jun 30, 2004 3:04 pm

deinhac Escreveu: ...
simplesmente o que sucede nos matadouros é o reflexo da ganancia da politica capitalista, mas posso apostar em como os trabalhadores que lá estão a degolar os animais nao tiram prazer disso... os burgessos dos caçadores divertem-se a matar, quero lá saber que depois vao comer o que caçam, quem se diverte a matar nao é normal da cabeça!! Uma coisa é a questao da sobrevivencia, matar para sobreviver, algo que nao se passa aqui;
que lindo passeio de domingo... andar aos tirinhos!! ui ui, depois vao todos almoçar, os alarves! :evil:

Respeito mil vezes mais o trabalhador que mata 200 vacas por hora no matadouro que o reles caçador que matou um pombo! a vida e morte dos animais nos matadouros é horrivel e algo que condeno, mas tambem condeno que se ande a brincar aos soldadinhos de chumbo! neste caso condeno precisamente o gostinho de atirar! Li para tras que se os caçadores gostassem de matar iriam trabalhar para o matadouro... ora, que desculpa mais absurda para justificar o que fazem, simplesmente ir á caça é muito mais "limpinho", podem apanhar solinho e brincar ao gato e ao rato! O fetiche é diferente...

Tambem acho giro compararem os instintos dos caçadores aos instintos dos caes, gatos, etc que caçam e depois nao comem... Somos racionais, esqueceram-se??? estamos sempre a gabar-nos disso, esse é o foco da nossa alegada superioridade e no entanto, é abafada quando nos convém!

para resumir, desprezo o conceito da caça em si, matar por matar... mesmo que daí derivem boas acçoes de preservaçao de algumas especies: só o fazem para garantir continuidade do uso das balas noutras especies, o que faz dessa classe o cumulo da hipocrisia. Se nao caçassem estavam- se borrifando para o coelho bravo ou seja lá para quem for que esteja em extinção!!!

tristeza...
Se há ganância capitalista nos matadouros deve-se ao facto de nós não passarmos em comer carninha!!!! Pq não havendo procura, teriam que se virar para outro lado...

Já estiveste dentro de um matadouro a ver os animais a serem abatidos? e o cheiro?... Se não, tb não te aconselho a lá ires!

Já noutra ms tinha dito o mesmo que os caçadores só se preocupam com a protecão das espécies para continuar a ter o que caçar!

De resto, nós como homens deveríamos utilizar a consciência, mas infelizmente uns nem sabem o que isso é, muito menos utilizá-la! Mas é assim as pessoas "derivam prazer" das coisas mais estranhas...
Mas não te apoquentes muito pq a maioria dos "defensores" da caça que para aqui andam, nem caçadores são, nem nunca dispararam um tiro que seja, nunca viram as pilhas dos animais caçados, nem tão pouco viram um animal esfolado pelos caçadores..., nem nunca sentiram aquele cheiro de pólvora e sangue, cheiro de morte... nem todo o resto....
baiha
Membro Veterano
Registado: sexta jun 06, 2003 12:25 am
Contacto:

quarta jun 30, 2004 3:29 pm

Boas,

Realmente acho que defender a caça a utilizar argumentos que é bom para a preservação da natureza e etc, não deveria ter de ser esse o motivo de defesa dos nossos gostos,embora acho que isso é fundamental. Como diz o membro FBC, quem caça é porque gosta, e quem não caça, não caça ponto final. Quanto á questão do pessoal ser contra a caça já estou a notar que é por motivos meramente políticos, proletariado versus latifundiarios (mas que traumas - get over it), eu caço, gosto, só não gosto é de gente de mente redutora e ditadora das vontades.

Cumprimentos,

Daniel Carreira

P.S. Caro membro Jordan já vejo que é de seu timbre de vez em quando pôr-se a disparar cartuchos de pólvora seca, tenha calma, e descontraia-se, se calhar uns tiritos de fosso olímpico faziam-lhe bem. ;)
Jordan
Membro Veterano
Registado: quarta nov 19, 2003 2:46 pm

quarta jun 30, 2004 3:53 pm

Madonna Escreveu:
Jordan Escreveu: A carne que posso obter de particulares, óptimo! Prefiro ajudar por comprar as pequenas explorações particulares que andar a alimentar o resto... como não posso impor minha alimentação aos outros e tenho responsabilidades familiares a cumprir tenho que me limitar ao que o mercado me oferece, quer goste ou não!

GET A LIFE! ;)
Essas explorações particulares, são o quê? Cooperativas de produtos biológicos? É que não é fácil adquirir carne, sem estar a contribuir para o massacre infernal a que se assiste nos dias de hoje.
Muito mais feliz o coelho que acabou sendo caçado por um caçador, do que a vaca, que era vaca, antes de ser bife no seu prato.
Bebe leite, Jordan? Sabe como se consegue o leite das vacas leiteiras? A emprenhá-las a um ritmo escandaloso e a seguir, matando o bezerro que acaba de nascer. A carninha tenra do vitelo, consegue-se, confinando o bicho a um espaço tão mínimo, quanto o necessário, para que ele não desenvolva e continue tenrinho. E que tal a vaca, enquanto animal herbívoro, alimentada a proteína animal, mais as hormonas, anti-bióticos, etc.
E ovos, come? Sabe como é a vida duma poedeira? E o Natal do perus, conhece? E Fois Grás, gosta? E Sapateiras e Lagostins?
Repare, discordo em absoluto com a caça, mas concordo com os argumentos da nynf, por exemplo.
Agora, experimente dar uma espreitadela pelo mundo da carne e afins e verá que a caça, infelizmente, é um mal menor. É que, caçadores, são alguns, mas os que comem carne, são quase todos, incluindo você, não é?
;)
As pequenas explorações que me refiro são pessoas que conheço que têm quintas e vou lá comprar os animais que criam e fazem o favor de me vender (não estão confinados a nenhum espaço exíguo!) ah! e não são alimentadas com as rações cheias de nitrofuranos, proteínas...

A pouca carne de vaca que como é importada do Brasil! Que ainda consegue criar as vacas em pastos e a comerem ervinha e não rações (nota-se pelo sabor, não tem nada a ver com a porcaria de carne europeia) a restante carne de vaca que é criada por cá, não a como, é intragável, mas já referi que não posso impôr minha alimentação (e nem impôr nada) ao resto da família!
(mas como já referi anteriormente, mas parece que não leu bem!, estou a fazer a transição para uma dieta vegeteriana, por isso penso que dentro de mais algum tempo não terei que me preocupar mais em estar a contribuir para o sofrimento animal!)

Por motivos de saúde não como carne de porco, do mesmo modo que limito a carne de pato.
Qt a lagostins, sapateira, santola, lagosta... já referi numa outra ms, mas volto a repetir que como (pouca, tb derivada a problemas de saúde e tb porque é bastante caro, né!) mas não sou contra matar para comer!

Tb como peixe, e o peixe também é pescado para se comer, até mesmo o do Sushi que se come cru, mas o peixe está morto... (ah! mas é verdade os Japoneses inventaram um método novo que é "sushi acumpuntura" o peixe é "adormecido por meio de agulhas estratégicamente colocadas" e então vai assim para a mesa e é cortado em postas vivo e servido nos pratos! Estes Japoneses têm com dada uma!) Tenho a impressão que desta "modalidade" prefiro passar fome a comer peixe vivo á mesa!

Mas não como peixe de pesca ilegal (qd são pequeninos demais mostrando que foram pescados ilegalmente, ...) do mesmo modo que não compro nada que tenha ar de ter sido "roubado", em praças, feiras... Prefiro ser eu a ser roubada na loja!

ah! o Foie gras pode você ficar com ele, e o Caviar da mesma forma que o Natal com os perus também!

Não se pode chamar "leite" a essas porcarias que vendem em cartão! O leite acabadinho de ordenhar não tem nada a ver com isso! Nem tão pouco os ovinhos ainda quentes acabadinhos de pôr!
E por isso prefiro o leite de soja! e ovos, nem vê-los!!!!

Lamento mas não considero a caça um mal menor, mas sim como todos os males desnecessário(s)!!!!
;)
Responder

Voltar para “Direitos dos Animais”