Uma coisa preocupante....

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Retriever do Labrador! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: Moinhodoceu

galaxi
Membro Veterano
Registado: domingo mai 02, 2004 10:45 pm

quinta jul 01, 2004 10:06 am

comcordo plenamente consigo.
fique bem ;)
ciclone
Membro Veterano
Registado: sexta jan 02, 2004 9:52 am

quinta jul 01, 2004 12:46 pm

Pois eu não acho graça nenhuma....
Eu tenho um Labrador com LOP e outro sem LOP, e realmente para que me serve o LOP se é precisamente esse animal que tem problemas?
Mais grave, telefonei para o CPC e de lá disseram-me para escrever uma carta à direcção mas que a parte da inspeção aos criadores não é efectuada. Sendo assim continua e continuará a haver gente enganada.

Burra fui eu que acreditei.

Também diga-se que o criador telefonou e até me disse que poderia ser uma lesão pelas caminhadas que a cadela poderia ter feito, coisa que me passei e lhe perguntei se me estava a chamar estupida, pois se já tinha criado um Labrador, já sabia bem que as grandes caminhadas só se devem efectuar quando os animais são adultos. O meu outro Labrador que tem 9 meses já faz umas caminhadas. Agora a pequenita nem do jardim sai.

Também já me tinham avisado que as coisas seriam viradas contra mim e ainda ía ser eu a acusada de ter feito a lesão na bicha.

Realmente este pais só pensa em fotobol.

Nem vale apena lutar pois não há por onde.

Ninguém me tira a revolta
casadofarol
Membro Veterano
Registado: segunda fev 09, 2004 11:16 am

quinta jul 01, 2004 1:16 pm

Se o criador lhe deu a garantia e está disposto a resolver a situação (coisa que ainda não percebi), então provavelmente não sabia mesmo, acho (confesso que admiro muito a pessoa em causa, pelo que sou parcial, e estranho muito a situação).
Agora em relação à outra questão, a inspeccção às ninhadas não funciona muito bem, embora de vez em quando eles apareçam para ver (mas é muito raro, eu só conheço um caso). Mas se desconfiar que os pais do seu cão não são os que aparecem no LOP, isso já é outra coisa. Exames de ADN e denúncia ao CPC. Aí eles já podem, actuam, tanto quanto eu sei. Difícil é provar, mas há casos destes que terminaram com castigos pesados.
susanasaraiva
Membro Veterano
Registado: quinta abr 24, 2003 11:03 am
Localização: Juma;Shiva;Biggy;passaros e agora um porquinho da India
Contacto:

quinta jul 01, 2004 1:21 pm

ciclone Escreveu: Tem todo o ar de quem poderá ter uma displasia da anca, mas como o diagnóstico só poderá ser feito ao 1 ano e na faculdade de Veterinária pelo Prof.António Ferreira, tenho que esperar revoltada e fula.
Eu só gostava de saber porque é que não lhe fazem uma radiografia á cadela, porque se for displasia com essa idade já dá para ver :?
Conheço um caso em que foi detectada displasia de grau E aos seis meses.
Se fosse a si fazia o despiste, quem lhe garante a si que o tratamento que está a fazer é o adquado?
ciclone
Membro Veterano

quinta jul 01, 2004 1:35 pm

Não faço porque a cadela tem 4 meses, e para se fazer o diagnóstico oficial e aceite só ao 1 ano e pelo Prof. Antonio Ferreira. Se aos seis meses foi detectado tal nunca seria aceite a nível do CPC.

Quanto ao tratamento ser o certo, foi o recomendado pelo próprio professor, e se dá em seres humanos em animais também. O que aqui está em causa é conseguir que a articulação não de deteriore e que os musculos não atrofiem. É de sabedoria popular que a água cura todas as mazelas, além de ser o desporto mais completo pois faz trabalhar todos os musculos.

Quanto ao criador estar na disposição de resolver o assunto.....

Troca-me a cadela e pronto.....como quem troca umas calças? Mas tenho que provar e só ao 1 ano e com a radiografia da Faculdade de Medecina Veterinária e com o relatório do Prof. António Ferreira, qualquer outro diagnóstico feito noutro ligar não tem credibilidade.

E o que eu já me dediquei a ela? E o dinheiro já gasto? E o que paguei?

Bastava ele ter dito que poderia vir a acontecer, pois aí a decisão cabia-me a mim e não imposta por ele. Os meus miudos estão dedicados à miuda e eu chego-me ao pé deles e digo que troquei a cadela pois vinha com defeito de fabrico?
Realmente ........
susanasaraiva
Membro Veterano
Contacto:

quinta jul 01, 2004 1:46 pm

ciclone Escreveu: Não faço porque a cadela tem 4 meses, e para se fazer o diagnóstico oficial e aceite só ao 1 ano e pelo Prof. Antonio Ferreira. Se aos seis meses foi detectado tal nunca seria aceite a nível do CPC.
Concerteza que está a fazer o seu melhor, mas ter que esperar 8 meses por um diagnóstico é desesperante :oops: Só não percebo o que o CPC tem haver com isso?
Sigaborabuga
Membro Veterano
Registado: quinta ago 07, 2003 9:58 pm

quinta jul 01, 2004 4:06 pm

Olá Ciclone,

Sinto muito pela sua menina e por toda a situação que está a a passar.
Li na sua mensagem anterior que está a considerar esterilizar a bichinha; porque não aproveita para fazer o primeiro despiste da displasia?

Quando esterilizei a Mel o vet aconselhou-me a fazer e realmente há ali qualquer coisinha na anca dela. Nada definitivo porque apenas aos 18 meses é que se consegue fazer o diagnóstico exacto. De qualquer das formas já tomou um medicamento para fortalecer as articulações e claro nadar muito. O problema é que a parva não curte nadar...

Já agora a piscina para onde vai nadar é em sua casa, não é? :oops:
ciclone
Membro Veterano

quinta jul 01, 2004 4:08 pm

O CPC tem a ver com isto, pois ele tinha a obrigação de inspecionar as ninhadas antes de dar os LOPs, exigindo o certificado de ausência de displasia e afins até à 5ª geração. Tal não faz. É por isso que o diagnóstico tem que ser feito por alguém credivel, visto que nem mesmo os criadores registados aceitam os diagnósticos de qualquer veterinário, só do Prof.
SeaLords
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

quinta jul 01, 2004 4:44 pm

Última edição por SeaLords em domingo nov 23, 2008 7:20 pm, editado 1 vez no total.
alface
Membro Veterano
Registado: quarta jul 10, 2002 4:24 pm

quinta jul 01, 2004 4:45 pm

Olá Ciclone,
Realmente é uma situação muito chata que está a passar com a sua menina (nem sabia que tinha decidido aumentar a família ;) ), mas concordo com a Sigaborabuga.

Já que vai anestesiar a bichinha para a esterelização, aproveite para fazer o RX, não perde nada. No meu caso, e como os sintomas também foram logo muito evidentes aos 4/5 meses, fiz logo o RX e ele foi operado ainda antes de 1 ano de idade. Ainda hoje (quase 3 anos), o desporto favorito é NADAR (com muito bons resultados).

Cada caso é um caso, mas até pode haver uma solução para a Tília a curto prazo, e não ter que esperar por 1 ano de idade...

Vá dando notícias, e fotos, cadê???? :lol: :lol: ;)
zapata
Membro
Registado: quinta mar 11, 2004 2:26 pm

Bolas Ciclone, que situação.

Os seus bichinhos têm andado, mesmo, um pouco azarados, primeiro a situação do Rá(já passaram uns meses, mas foi uma coisa que me imprecionou bastante), agora esse problema com a nova amiguinha.

Bem...muita força.
......muito mimo para a Tilia. ;) lol

E olhe, é com estes exemplos que se vai aprendendo. o

Um granda beijinho e umas lambidelas.
Última edição por zapata em segunda jul 05, 2004 3:51 pm, editado 1 vez no total.
alface
Membro Veterano
Registado: quarta jul 10, 2002 4:24 pm

Oppsss...repetida
ciclone
Membro Veterano

quinta jul 01, 2004 5:30 pm

[quote=SeaLords]
Sempre as mesmas confusões do costume. O [b]diagnóstico[/b] de [color=darkred]presença[/color] de displasia é feito em qualquer idade, o [b]despiste[/b], que é feito a animais sem sintomatologia, e que se destina a confirmar precisamente o contrário, ou seja, que o cão [color=green]não tem displasia[/color], é que é só aceite como válido a partir de certa idade. De qualquer forma, acho estranho uma cadela com 4 meses apresentar displasia, e se for então é mesmo muito grave.

Não sei com que idade comprou a cachorra, mas aos 2 meses é que de certeza não vai encontrar sinais de displasia, nem mesmo nos cães que vêm a ser displásicos, pelo que não percebo em que é que o criador a enganou.

Não sei como é que o CPC vai exigir o certificado de ausência de displasia (e logo até à 5ª geração ??? No LOP só constam 3 ...), se não há sequer esquema oficial a funcionar em Portugal. De qualquer forma, que eu saiba, não há nenhum Clube equivalente ao CPC que proiba a utilização de cães displásicos, a decisão de usar ou não os cães fica sempre ao critério do criador. E também ainda não percebi essa do CPC não aceitar os rX antes dos 12 meses. Aceitar (ou não) para que fim? Ah, e os resultados dos despistes de displasia não são averbados no pedigree mas de certeza que o criador tem essa informação. Por acaso pediu para ver?

Quanto às garantias - ainda não percebi o seu diferendo com o criador. Normalmente a garantia prevê a devolução do dinheiro dado no momento da compra e/ou substituição do cão. O criador já se recusou a tal?
[/quote]

Realmente acho piada que qualquer informação aqui presente seja logo alvo de critica. A minha cadela de 4 anos tem uma problema qualquer, nunca afirmei que era, e repito que era displasia, só disse que para poder ser confirmado o diagnóstico teria de aguardar até ao ano. Para tal foi-me dito por pessoa bem conceitoada no meio e à qual se recorre nos casos de despiste do diagnóstico.

No certificado de garantia é bem expresso que ".... os Labradores com o afixo XXXXXXX identificados e com registo no LOP são garantidos até ao dia em que perfazem dezanove meses..etc, etc, etc. Só se aceitam radiografias provenientes da Faculdade de Medicina Veterinária de Lisboa. O relatório deverá ser da responsabilidade do Prof. António Ferreira.
Todas as despesas ocorrem por conta do proprietário.Se por infelicidade ........, vier a padecer de qualquer enfermidade acima descrita o proprietário poderá sempre exigir outro cachorro da mesma raça..."

Para os criadores é uma troca de equipamento por defeito de fabrico. Que me interessa a mim o dinheiro ou a troca por outro cachorro se já gastei mais que o que dei por ele? E como explicar a crianças que a cadela vai ser trocada por outra devido a defeito de fabrico. Para os criadores é tudo uma questão comercial.
Quem me tira a mim o sentimento de ter sido enganada, os problemas que já tive, o correr para vários veterinários? Quem paga tal? O criador não é de certeza.

Eu gostava que a SeaLords fala-se com o Prof António Ferreira, pois pode ser que ele também não saiba o que anda a fazer e a SeaLords lhe possa explicar.
susanasaraiva
Membro Veterano
Contacto:

quinta jul 01, 2004 5:30 pm

SeaLords Escreveu: Sempre as mesmas confusões do costume. O diagnóstico de presença de displasia é feito em qualquer idade, o despiste, que é feito a animais sem sintomatologia, e que se destina a confirmar precisamente o contrário, ou seja, que o cão não tem displasia, é que é só aceite como válido a partir de certa idade. De qualquer forma, acho estranho uma cadela com 4 meses apresentar displasia, e se for então é mesmo muito grave.
Obrigada SeaLords, era aqui que eu queria chegar :roll:
Se desconfiam de displasia porque não fazem o despiste, conheço casos de cães que foram operados antes do ano, e com certeza que não foi com base em suposições :roll:
ciclone
Membro Veterano

quinta jul 01, 2004 5:41 pm

O que eu queria dizer é que a cadela tem 4 meses e neste caso o que se trata é de confirmar se tem, pois sintomatologia apresenta ela. Para fazer o despiste devia ter sido o criador a fazer pois é da responsabilidade dele e é por isso que entrega um certificado de garantia. Como não fez, e a cadela apresenta uma sintomatologia que leva a pensar no prognóstico de displasia, o que também poderá não ser, se se efectuar já a radiografia nesta poderá não se ver nada e daqui a 6 meses já se conseguir ver. A idade de 1 ano é a ideal para confirmação, pois se não apresentar sintomatologia radiologica, muito provávelmente já não aparecerá, enquanto que aos 3, 4, 6 ou 9 ainda poderá aparecer. isto foi-me explicado na Faculdade e não estou a defender, só a dizer o que me foi dito e explicado. Agora se é certo ou errado, deixo tal ao critério de quem sabe mais que eu e se dedica ao estudo deste assunto.
Responder

Voltar para “Retriever do Labrador”