quinta jul 01, 2004 5:30 pm
[quote=SeaLords]
Sempre as mesmas confusões do costume. O [b]diagnóstico[/b] de [color=darkred]presença[/color] de displasia é feito em qualquer idade, o [b]despiste[/b], que é feito a animais sem sintomatologia, e que se destina a confirmar precisamente o contrário, ou seja, que o cão [color=green]não tem displasia[/color], é que é só aceite como válido a partir de certa idade. De qualquer forma, acho estranho uma cadela com 4 meses apresentar displasia, e se for então é mesmo muito grave.
Não sei com que idade comprou a cachorra, mas aos 2 meses é que de certeza não vai encontrar sinais de displasia, nem mesmo nos cães que vêm a ser displásicos, pelo que não percebo em que é que o criador a enganou.
Não sei como é que o CPC vai exigir o certificado de ausência de displasia (e logo até à 5ª geração ??? No LOP só constam 3 ...), se não há sequer esquema oficial a funcionar em Portugal. De qualquer forma, que eu saiba, não há nenhum Clube equivalente ao CPC que proiba a utilização de cães displásicos, a decisão de usar ou não os cães fica sempre ao critério do criador. E também ainda não percebi essa do CPC não aceitar os rX antes dos 12 meses. Aceitar (ou não) para que fim? Ah, e os resultados dos despistes de displasia não são averbados no pedigree mas de certeza que o criador tem essa informação. Por acaso pediu para ver?
Quanto às garantias - ainda não percebi o seu diferendo com o criador. Normalmente a garantia prevê a devolução do dinheiro dado no momento da compra e/ou substituição do cão. O criador já se recusou a tal?
[/quote]
Realmente acho piada que qualquer informação aqui presente seja logo alvo de critica. A minha cadela de 4 anos tem uma problema qualquer, nunca afirmei que era, e repito que era displasia, só disse que para poder ser confirmado o diagnóstico teria de aguardar até ao ano. Para tal foi-me dito por pessoa bem conceitoada no meio e à qual se recorre nos casos de despiste do diagnóstico.
No certificado de garantia é bem expresso que ".... os Labradores com o afixo XXXXXXX identificados e com registo no LOP são garantidos até ao dia em que perfazem dezanove meses..etc, etc, etc. Só se aceitam radiografias provenientes da Faculdade de Medicina Veterinária de Lisboa. O relatório deverá ser da responsabilidade do Prof. António Ferreira.
Todas as despesas ocorrem por conta do proprietário.Se por infelicidade ........, vier a padecer de qualquer enfermidade acima descrita o proprietário poderá sempre exigir outro cachorro da mesma raça..."
Para os criadores é uma troca de equipamento por defeito de fabrico. Que me interessa a mim o dinheiro ou a troca por outro cachorro se já gastei mais que o que dei por ele? E como explicar a crianças que a cadela vai ser trocada por outra devido a defeito de fabrico. Para os criadores é tudo uma questão comercial.
Quem me tira a mim o sentimento de ter sido enganada, os problemas que já tive, o correr para vários veterinários? Quem paga tal? O criador não é de certeza.
Eu gostava que a SeaLords fala-se com o Prof António Ferreira, pois pode ser que ele também não saiba o que anda a fazer e a SeaLords lhe possa explicar.