Dúvida sobre castração

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
casadotrevo
Membro Veterano
Registado: terça jan 13, 2004 11:50 am
Contacto:

quinta jul 01, 2004 8:54 am

Eu cá por mim, continuo a defender, se a intenção não é criar o melhor é estrelizar. Isto aplica-se principalmente nas cadelas, devido à prevenção de cancros, piómetras, problemas que adveêm de falsas gestações, etc.
Acho piada é que a maior parte do pessoal que é contra as estrelizações, dá com frequência a injecção que impede a cadela de entrar em cio. Isto sim, é uma anormalidade e altamente prejudicial à saúde da cadela.
A semana passada tomámos a decisão de "reformar" uma das nossas cadelas, aos 6 anos e após 4 ninhadas. Resultado, neste momento está aqui no escritório, pois tem a operação marcada para as 14h00. Com esta atitude, não tenho dúvida nenhuma, que lhe estou a dar uma vida mais longa, e mais saudável.
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
tigris
Membro Veterano
Registado: terça mar 02, 2004 7:00 pm

quinta jul 01, 2004 10:20 am

Exactamente, casadotrevo! Mais especialmente ainda no caso das fêmeas, a esterilização proporciona *maior qualidade e quantidade de vida*. Infelizmente para os animais, é pena que ainda existam tantos donos que insistem em rebater factos cientificamente comprovados.
Tchinho
Membro Veterano
Registado: sexta jun 20, 2003 2:35 pm

quinta jul 01, 2004 11:21 am

Conheço uma senhora que tem um cão inteiro e que se chateia quando o cão anda atrás do cheiro das cadelas em cio, quando passa o dia a montar-se nas pernas dela e em quem vá lá casa e eu digo-lhe porque não o manda castrar?.... e ela responde-me: porque tenho pena dele, coitadinho, não queria que ele morresse virgem! :o :x :x

Gostava que ele cruzasse com uma cadela limpinha e os filhos que nascessem? Olha, a dona da cadela que se arranjasse! :evil: :evil: :evil:
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

quinta jul 01, 2004 1:00 pm

Realmente falar é fácil e teclar ainda mais.
Anjaazul, eu já tive a minha cadela mais velha em cima da marquesa para ser esterelizada, não foi porque estava muitissimo nervosa o ritmo cardíaco ficou muito alterado e o vet não quis operar.
Neste momento continua inteira, com todos os inconvenientes dos cios normais.
Mas eu vivo num apartamento, as minhas cadelas não vão à rua sózinhas, quando saem vão sempre atreladas, apesar de levar sempre um séquito de cães atrás de mim.
cada caso é um caso e cada dono é um dono. eu por acaso até me estava a referir mais aos gatos. quem consegue manter aqueles animaizinhos fechados quando estão em cio? mesmo num apartamento :o tive uma vizinha cujo gato fugiu de um apartamento e andou perdido durante 6 meses. então quando se tem quintal.
é evidente que cada um faz o que quer. não há ideias nem atitudes universais. mas lá que o problema dos abandonos, sobrelotação das aa e barbaridades sobre animais diminuía...não tenho dúvidas.
depois de ter assistido à algazarra do flávio numa noite, posso compreender mas não aceitar, que nem um santo tenha paciiência para tanto. enfim...feitios
leoa_nova_
Membro Veterano
Registado: quarta dez 17, 2003 10:42 pm

quinta jul 01, 2004 3:35 pm

Também é conveniente a castração dos cães para prevenir doenças, kem tem cães ñ vai esterelizar a cadela do vizinho, certo??
ciclone
Membro Veterano
Registado: sexta jan 02, 2004 9:52 am

quinta jul 01, 2004 4:35 pm

Então no meio deste forum, talvez alguém me possa dar umas dicas.

Eu comprei recentemente uma cadela Labrador com LOP a um criador reconhecido pelo CPC. Ora a cadela apresenta uma série de sinais os quais poderá ser devido a uma problema de ossos (na interessa o nome...não está em causa isso). Eu não consigo desfazer-me do animal, muito menos devove-lo por "defeito de fabrico"....como o diagnóstico só será conclusivo por volta do ano de idade, aconselharam-me a esterilizar a cadela aos 6 meses, visto prevenir uma ninhada com problemas, pois eu tenho um Labrador macho inteiro de 9 meses, e acho que não é "Gay" ;)
No entanto, e devido átroca de galhardetes com o criador, ele chegou ao ponto de insinuar que eu é que tinha lesionado a cadela, embora o problema seja nas ancas, e de dizer que não devo esterilizar a cadela.

Ora bem, se se confirmar o diagnóstico e a cadela emprenhar, tenho vários problemas entre mãos. Separa os dois seria muito giro se fosse viável. Pode acontecer que o diagnóstico não se confirme....mas no entanto eu não gostaria de arriscar.

Estou a agir mal?
casadotrevo
Membro Veterano
Contacto:

quinta jul 01, 2004 4:52 pm

ciclone Escreveu: Então no meio deste forum, talvez alguém me possa dar umas dicas.

Eu comprei recentemente uma cadela Labrador com LOP a um criador reconhecido pelo CPC. Ora a cadela apresenta uma série de sinais os quais poderá ser devido a uma problema de ossos (na interessa o nome...não está em causa isso). Eu não consigo desfazer-me do animal, muito menos devove-lo por "defeito de fabrico"....como o diagnóstico só será conclusivo por volta do ano de idade, aconselharam-me a esterilizar a cadela aos 6 meses, visto prevenir uma ninhada com problemas, pois eu tenho um Labrador macho inteiro de 9 meses, e acho que não é "Gay" ;)
No entanto, e devido átroca de galhardetes com o criador, ele chegou ao ponto de insinuar que eu é que tinha lesionado a cadela, embora o problema seja nas ancas, e de dizer que não devo esterilizar a cadela.

Ora bem, se se confirmar o diagnóstico e a cadela emprenhar, tenho vários problemas entre mãos. Separa os dois seria muito giro se fosse viável. Pode acontecer que o diagnóstico não se confirme....mas no entanto eu não gostaria de arriscar.

Estou a agir mal?
Desculpe, mas se percebi bem há aqui qualquer coisa que não bate certo.
Vamos ver, você só está com medo que a sua cadela cruze ao primeiro cio, porque pode ser portadora de uma doença genética ?
Se não houvesse problemas genéticos, em questão, você arriscaria que ela engravidasse já ?
Quanto ao agir mal, parece que agiu mal foi em juntar macho e fêmea, sem ter condições para isso.
Isto de facto há com cada um ??? ???:o :o :!: :o :!: :!: :o :o
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
ciclone
Membro Veterano
Registado: sexta jan 02, 2004 9:52 am

quinta jul 01, 2004 5:58 pm

Olhe lá eu nunca falei em fazer criação, eu só prometi aos meus filhos dois cães, um para ela e outro para ele. Aquilo que perguntei era se estava agir mal em esterilizar a cadela aos seis meses e não esperar pelo primeiro cio. As condições são boas e realmente é por observações como as suas que este forum desceu tanto de nível e existe muita gente que se abstem de pedir conselhos para não levar desaforos dos foristas que se julgam superiores aos outros só porque são criadores.
Julga que detem a verdade absoluta? Eu não insultei ninguém nem sequer fiz alusão a nada. Que direito lhe dá de insinuar seja o que for em relação à minha pessoa?
Agradeço a sua ajuda, mas com observações como as suas mais vale não dizer nada.
leoa_nova_
Membro Veterano

quinta jul 01, 2004 6:00 pm

casadotrevo Escreveu: Desculpe, mas se percebi bem há aqui qualquer coisa que não bate certo.
Vamos ver, você só está com medo que a sua cadela cruze ao primeiro cio, porque pode ser portadora de uma doença genética ?
Se não houvesse problemas genéticos, em questão, você arriscaria que ela engravidasse já ?
Quanto ao agir mal, parece que agiu mal foi em juntar macho e fêmea, sem ter condições para isso.
Qual é a necessidade de atacar alguém k tem dúvidas??
Pork é k entram logo nos caminhos da discussão??
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

quinta jul 01, 2004 6:04 pm

O que tem a fazer è separá-los antes de mais.

Interessa o nome sim, do problema de ossos, visto que se trata de uma situação destas, o que deve fazer é falar com o criador e ir a uma opinião supostamente isenta, como na faculdade ambos, de forma a falarem ambos com o veternário que tirar as teimas.

Como diz que já andaram aos galhardetes e eu não sei ( nem me interessa saber) de quem será a culpa do desentendimento, deve ser isso que deve propor ao criador...
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
casadotrevo
Membro Veterano
Contacto:

quinta jul 01, 2004 6:21 pm

ciclone Escreveu: Olhe lá eu nunca falei em fazer criação, eu só prometi aos meus filhos dois cães, um para ela e outro para ele. Aquilo que perguntei era se estava agir mal em esterilizar a cadela aos seis meses e não esperar pelo primeiro cio.
O que eu li no seu post anterior foi:
ciclone Escreveu: Ora bem, se se confirmar o diagnóstico e a cadela emprenhar, tenho vários problemas entre mãos. Separa os dois seria muito giro se fosse viável. Pode acontecer que o diagnóstico não se confirme....mas no entanto eu não gostaria de arriscar.
Por aqui concluí, que para V. Exa. só estava em causa a cadela engravidar devido a poder ter o tal "diagnóstico", como se o facto de ser o primeiro cio também não fosse importante, ou não foi o que disse ?
Neste texto diz que "não é viável separá-los", mas aínda diz "pode ser que o diagnóstico não se confirme", como se o seu unico problema numa eventual ninhada de 1º cio fosse o tal "dagnóstico". Quando falei das condições, foi porque a Srª. diz que "não é viável separá-los", agora a minha pergunta é: Não pensou nisso antes ?
Desculpe se a "magoei", mas se reparar não lhe fiz nenhuma ofensa, limitei-me a fazer questões que achei pertinentes, face ao que tinha escrito.
Fique bem,
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
casadotrevo
Membro Veterano
Contacto:

quinta jul 01, 2004 6:24 pm

leoa_nova_ Escreveu:
casadotrevo Escreveu: Desculpe, mas se percebi bem há aqui qualquer coisa que não bate certo.
Qual é a necessidade de atacar alguém k tem dúvidas??
Pork é k entram logo nos caminhos da discussão??
Escusa de pôr comentários a citações minhas, porque eu não percebo "Kapatuguês".
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
leoa_nova_
Membro Veterano

quinta jul 01, 2004 6:39 pm

Paciência :p
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

sexta jul 02, 2004 1:06 pm

eu já começo a ficar alucinada com o abandono de gatos neste bairro. ontem, saí bastante tarde com os cães. ao virar a esquina, vejo um gato. não me aproximei porque estes estavam doidos. como tinha o carro perto, lá os "guardei" e fui espreitar. chamei e o gato miava, miava a fazer queixinhas, mas não saía debaixo do carro. pus-lhe comida e foi logo a corrr. parece uma gatinha nova tigrada. pensei traza-la, pelo menos para o "abrigo" dos gatos. sempre tinha comida, estava mais protegida e podia ser que tivesse mais sorte. como não se deixou agarrar lá ficou. virei costas e vejo outro sentado num paninho. parecia estar em casa. até me parece ser uma gata que há tempos miava desalmadamente com cio, empoleirada de uma varanda. isto passou-se em 10 minutos. se desse bem a volta ao bairro :o livra :o e ainda há quem seja contra a operação dos animais :evil:
brrr
Membro Veterano
Registado: quarta jan 08, 2003 9:37 am

sábado jul 03, 2004 11:05 pm

olá!

Eu costumo passear com o meu cão preso com tela! mas sempre que posso solto-o! já me aconteceu soltá-lo no campo e ele fugiru atrás de uma cadela que estava com o cio (devia estar abandonada). Só voltou passado um dia e meio!!! Fiquei preocupada e pensei logo em castra-lo porque vou muitas vezes para o campo e não pretendo que ele tenha descendentes!! o que acham? devo castrálo? eu acho que sim, mas o meus pais acham anti-natural! eu preferia ter um cão "inteiro" mas acho difícil controlá-lo sem que os passeios sejam só com trela. Eu acho que os passeios só com trela é que são anti-naturais! o animal precisa de correr e saltar!
Podem-me dar a vossa opinião?

obrigada!
Responder

Voltar para “Cães”