Alguém tem um gato com chip?

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Tchinho
Membro Veterano
Registado: sexta jun 20, 2003 2:35 pm

quarta jun 30, 2004 4:52 pm

Gostava de saber se algum forista tem um gato com chip?

A minha Tchinho anda quase sempre na rua e deixa estranhos fazerem-lhe festas :evil:

Será que deveria chipá-la?
loba_lua
Membro Veterano
Registado: sábado dez 27, 2003 2:57 am
Localização: 7Gatos:Moghi,Zorki,Lua,Samid,Shaiina... 4 Cães:Diana,Wolfy,Homara,Dusky (cães e gatos pa adopção)

quarta jun 30, 2004 5:22 pm

Eu tenho ;)

A Jenny tinha, porque foi adoptada no dia do animal. E o Moghi como gosta de andar a passear, agora menos, porque está castrado, mandei colocar o chip. Mas é horrivel a colocação :| :? Nos cães é fácil, eles quase não dão por isso, mas num gato...tadinho. O Moghi que até é bonzinho para o tratarem fartou-se de espernear e miar e... Costou-me tanto. Mas assim estou mais descansada.
Miadores
Membro Veterano
Registado: sábado mar 08, 2003 9:21 pm

quarta jun 30, 2004 5:23 pm

Já sabes a minha opinião quanto a andar na rua, e sabes muito bem os perigos. No teu lugar, chipava-a mesmo. Que nunca seja preciso, mas nunca se sabe. Pode não adiantar nada, mas também pode. é sempre uma precaução.
<p>MALHINHAS para sempre no meu coracao!</p>
<p>To the world you may be one, to the one you may be the world!</p>
<p>&nbsp;</p>
Miau
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: Cães (Ming-Xu, Fofinha e Nina) e Gatos (Tico, Pitoxo, Magrezas, Shano, Alex, Mikinhas, Lisa e BC)

quarta jun 30, 2004 9:22 pm

Na minha opinião chipar nao vale de grande coisa! Talvez por falta de informação quem acha um gato não vai à procura de identificação e os veterinários na sua maioria não sugerem que o façam!

Quantas de vós que acharam gatos procuraram um veterinário para procurar identificação?

No entanto não é demais fazê-lo mas isso não irá proteger a gatinha contra as pessoas que poderão levá-la.

A melhor protecção é tê-la debaixo de olho ;)

Susana
mai-mai
Membro Veterano
Registado: sexta jan 03, 2003 11:10 pm

quinta jul 01, 2004 10:08 am

Teoricamente a chipagem de um gato evitará que se perca ou seja roubado, mas só teoricamente, o melhor meio para evitar que que se perca é não andar na rua. Sou totalmente contra aos gatos andarem na rua, a rua é cheia de perigos e infecções para eles.

Por imposição do Clube terei de chipar os meus gatos até ao fim do ano, tenho sido um bocado relapsa à ideia, mas sem chip não poderão participar em exposições, nem registar as ninhadas, por isso, lá terá de ser, sei que a inserção do chip custa um pouco, vamos lá ver como vou lidar com a situação de ver os meus meninos a espernear nessa altura. Mas depois não sentem nada, segundo dizem, as minhas dúvidas vão mais para um objecto estranho iserido no corpo do gato e da possibilidade de rejeição ou abcessos.

Por falar em Clube, também a partir de 1 de Junho, tivemos de apresentar no Clube um atestado médico em como os nossos machos reprodutores (sem isso não registam as ninhadas) os têem "no sítio" (perdoem-me, ser um pouco ordinária, mas foi o que me apeteceu dizer)
ou seja, em como têm dois testículos bem inseridos no escroto.

Bjs

Mai-Mai
jcnogueira
Membro Veterano
Registado: segunda jul 21, 2003 10:57 am
Localização: Gatos: Rita (E.C.), Boris (E.C.) e Macarena (Oriental)

quinta jul 01, 2004 10:42 am

Tchinho Escreveu: Gostava de saber se algum forista tem um gato com chip?

A minha Tchinho anda quase sempre na rua e deixa estranhos fazerem-lhe festas evil

Será que deveria chipá-la?
É assim a minha opinião...
Não sou a favor de os gatos de casa andarem na rua, mas se são gatos acostumados a faze-lo, aí sim deve-se manchar chipar os bichanos.
Vivo num apartamento e não há o perigo de irem para a rua, mas, se concretizar um dos meus sonhos, aí sim vou ser obrigado a chipar a Rita e o Boris. Ficaria mais descansado.
_Last_kiss_
Membro Veterano
Registado: domingo nov 16, 2003 7:59 pm
Localização: Uma cadela (Tascha) 5 periquitos(pp,lolita,tomé,pinxi,Marieta)2 gatas(Links e Iscas)

quinta jul 01, 2004 12:55 pm

Eu não chipei as minhas gatas e não estou a pensar fazê-lo, simplesmente porque estar a submetê-las a esse processo não compensa, para mim. Tal como a mai-mai disse há o perigo de rejeição do corpo estranho e num gato custa mais em termos de dor do que num cão. De qualquer maneira, o meu jardim é vedado, portanto elas estão salvaguardadas, elas adoram brincar na relva e eu não vou retirar-lhes esse prazer, estão vacinadas e desparazitadas, longe dos carros e de pessoas mais mal intencionadas, são felizes e eu também ao vê-las assim ;)
biboquinhas
Membro Veterano
Registado: segunda dez 15, 2003 10:07 am

quinta jul 01, 2004 2:09 pm

Se o chip tivesse GPS até valeria a pena assim é como já disseram ninguem apanha um gato na rua e o leva ao vet a saber se tem chip simplesmente prq nao sabe que isso existe e prq os vet tb nao o divulgam. Se fosse algo generalizado valeria a pena assim se uns têm e os outros não não dá resultado.
<p>Bibi eTeddy</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Jordan
Membro Veterano
Registado: quarta nov 19, 2003 2:46 pm

quinta jul 01, 2004 3:45 pm

A minha não tem! E apesar de não andar na rua, já pensei em Chip só em caso de algum dia ao transportá-la para o vet, ou numa viagem, ou alguém se esquecer de uma porta aberta e ela se escapulir (acho pouco provável, ela tem muito medo da rua, mas...). Mas também acho que ninguém que a encontrasse a levaria a um vet para saber se tinha dono; só se tivesse alguma coleirinha com o nome, mas para isso mando logo gravar o Tel. também. O difícil seria alguém conseguir apanhá-la :lol: se aqui em casa comigo é o que é, na rua com estranhos, duvido!

Tenho muito medo de a perder, é por isso que sempre tive o meior cuidado com as portas e janelas. Duvido que outra pessoa que a encontrasse (mesmo que gostasse de animais) cuidasse dela e gostasse dela como nós (eu e minha mãe); ela deu a maior sorte é que com aquele feitio, se fosse outro a tinha abandonado novamente na rua. Não sou melhor que ninguém, mas é que ela foi abandonada duas vezes na rua e apesar de novinha acredito que isso a traumatizou bastante!

Por isso jogo pelo seguro!

Mas Tchinho se tiveres oportunidade e possibilidades não era má ideia se ela anda na rua e se derrete toda com umas festas :) pensa tb numa coleirinha gravada com o nome e tel, gravação mesmo na coleira, sempre tive medo das chapinhas pq podem ficar presos em algum lado e depois é perigoso para os animais!!!

Depois diz o que resolveste e como é a colocação do Chip e tudo o resto, OK???

Bjs
WaterMonitor
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm

quinta jul 01, 2004 3:50 pm

Eu tenho 11 gatos chipados. Aliás, todos os meus animais têm chip.

Nunca tive um único problema a aplicar o chip (Mai, se o vet for profissional eles nem sentem, não te deixes intimidar pela dimensão da agulha), nem nunca tive um problema de rejeição.

Sou daquelas pessoas "totós" que têm pavor de perder os seus animais e como tal apliquei o chip quando nem se falava em obrigatoriedade.

Quanto aos gatos, nada posso dizer, mas garanto que neste momento já é habitual a pessoa ou o vet verem se um cão recolhido na rua tem chip.

Quer eu, quer os meus gatos, rapidamente nos esquecemos que eles tinham aquilo. Um dia apanhei um enorme susto (e sim, fui a correr ao vet! :roll: ) quando uma pessoa chegada me disse "ai que a Maria tem um quisto no ombro".

Era o chip ... 8)
acoresozzy
Membro Júnior
Registado: segunda mai 03, 2004 4:58 pm

sexta jul 02, 2004 9:28 am

Os meus dois gatos têm chip.
Eu vi a colocação do mesmo e nenhum deles se queixou durante o processo. Aliás, eles queixam-se sim, mas é quando têm de tomar a vacina da FELV.
Loba_lua, não estou a ver como é que os teus se queixaram tanto. Em que sitio é que foi colocado?

Eu quis colocar o chip aos meus, pois tenho um medo incrivel de os perder, ou que mos "roubem". Eles não saem de casa, mas nunca se sabe o dia de amanhã, não é? Por algum motivo podem "fugir" e apesar de tb terem coleiras com o nome e o meu n.º de telemóvel, não andam sempre com elas pois é incomodativo para eles. Tudo o que eu poder fazer para o proteger, eu faço.

Quanto a uma pessoa que encontra um animal, não ir ao vet verificar se ele tem chip, bem...acho que isso depende da pessoa. A verdade é que ainda não há muitas pessoas a colocar o chip em gatos... é mais habitual em cães.

Á questão de dois meses eu encontrei um gato branco lindo. Tinha uma coleira que usava deste pequenino, mas sem identificação e contacto. No veterinário aonde fui com ele ver se estava tudo bem, verificaram logo se ele tinha chip... Não tinha... O que é uma pena, pois ele é um doce, vê-se que foi muito estimado desde pequenino e a vet não acredita que tenha sido abandonado ...
No entanto sem chip, e sem identificação na coleira, é quase inpossível encontrar o dono...

Já agora: porquê é que as pessoas colocam coleiras nos animais, sem qualquer identificação do mesmo e contacto do dono?
É uma questão estética?
sfigueira
Membro Veterano
Registado: terça set 10, 2002 10:49 am

sexta jul 02, 2004 9:40 am

Olá!

Apesar de viver num apartamento e num 4º andar todos os meus 4 gatos usam coleira com identificação, não vá o diabo tecê-las e algum se escapulir pela escada abaixo...

Para já ainda não pensei em chipá-los, mas daqui a uns tempos, se tudo correr bem, estou a pensar mudar de casa para uma moradia e nessa altura sim, colocarei o chip, apesar de não querer que eles se habituem muito a andar no exterior... Se for caso disso, prefiro mandar vedar convenientemente uma parte a que eles tenham acesso, mas que não tenham hipótese de fuga...

cumprimentos,
Susana
Tchinho
Membro Veterano
Registado: sexta jun 20, 2003 2:35 pm

sexta jul 02, 2004 10:49 am

Sfigueira, vedar a tua casa completamente :o :o , só se viveres numa gaiola :lol: :lol: ... o meu quintal está vedado com rede bem alta e isso nunca impediu os meus gatos de saltarem :D sabes como eles são ágeis ;)

Obrigada a todos pelas vossas respostas. Prá semana vou de férias e quando vier, irei chipar a Tchinho ;)

Em relação à coleira dela com o Tel e o nome gravado, poderei fazê-lo onde? numa casa de gravações de moedas, não é? e como é que ele mete a chapa na coleira? é que eu não gosto cá de medalhinhas penduradas na coleira :| acabam sempre por ficar presas na rede do quintal ou gradeamento de alguma casa.
lecas
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

sexta jul 02, 2004 11:07 am

Eu não tenho gatos, mas minha cadela tem uma coleira já c/ uma chapinha
para gravar, penso que também existe para gatos. Nos centros comerciais costumam haver umas lojas que fazem gravações em canetas e coisas do genero que também gravam as coleiras.
acoresozzy
Membro Júnior
Registado: segunda mai 03, 2004 4:58 pm

sexta jul 02, 2004 11:31 am

[quote=Tchinho]Em relação à coleira dela com o Tel e o nome gravado, poderei fazê-lo onde? numa casa de gravações de moedas, não é? e como é que ele mete a chapa na coleira? é que eu não gosto cá de medalhinhas penduradas na coleira | acabam sempre por ficar presas na rede do quintal ou gradeamento de alguma casa.[/quote]

No Jumbo há venda umas coleiras para gato, que trazem uma chapa presa, para gravação. Têm diversas cores e não têm nem guizo, nem medalha...
Quanto á gravação, eu fiz num chaveiro. Acho que há em qualquer centro comercial.
Responder

Voltar para “Gatos”