Uma coisa preocupante....

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Retriever do Labrador! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: Moinhodoceu

casadotrevo
Membro Veterano
Mensagens: 1966
Registado: terça jan 13, 2004 11:50 am
Localização: Basset Hounds
Contacto:

sexta jul 02, 2004 6:03 pm

aisd Escreveu: Tudo isto me chocou e surpreendeu mas, atenção, caso se venha a verificar que houve efectiva culpa da parte do sr.José Cansado, todos os meios legais devem ser usados para ressarcir a compradora - neste caso, a Ciclone.
:o Meios legais, porquê ?
Eu, face à pessoa em questão, não tenho duvidas nenhumas de que os termos da garantia serão sempre cumpridos.
Agora, depois de tudo que aqui foi dito, se se vier a provar que a cadela não tem problema nenhum, acho muito bem é que o criador, ponha esses tais meios legais em andamento contra a ciclone. O que ela aqui fez, sem ter certezas de nada, foi muito feio.
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
CasadeAnaval
Membro Veterano
Mensagens: 8292
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

sexta jul 02, 2004 6:26 pm

Mas se começa a falar mal do carro sem saber se realmente algo está mal e sem seguir o contrato que assinou, fica é com cara de parvo ou arrisca-se ser processado pelo stand se anda a fazer alarde de algo que nem sabe.

O que está em causa não é o tal criador ser honesto,a Pedra é amiga dele, eu posso dizer que não tenho simpatia pela pessoa em si, mas mesmo assim, não acho correcto, ainda sem confirmação, andar jà adifamar da forma como faz .

Se no entanto se confirmar as suspeitas e o criador não tomar atitudes, aí tudo bem, terá o direito de dizer o que entender.

Ms agora, por uma questão de honra, acho extremamente desonesto da parte da ciclone ter assinado essa tal garantia, não tendo intenções de a respeitar.É uma grande falta de honra, ou melhor, é extremamente desonesto, porque mostra que um acordo para si só vale na medida em que obrigue os outros e não a você
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
aisd
Membro Veterano
Mensagens: 7062
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
Localização: labradora retriever ZORRA
periquito FALCANITO

sexta jul 02, 2004 6:55 pm

Desculpem interferir mas a Ciclone não assinou acordo de garantia nenhuma.
Foi um documento que lhe foi entregue aquando da compra.
Eu esclareci isto com ela.
Este documento, a ter sido assinado por ela, retirava-lhe todos os direitos de accionar o criador, visto que teria ceite de livre vontade as regras nele constantes.
Assim está coberta (tanto quanto me foi dito) pela lei geral relativa à aquisição de bens e produtos.

Para mim é muito claro que não se pode avançar sem provas.

Está certo o que vocês dizem e eu conheço um caso - um conhecido meu provou que uma oficina não mudava peças do carro que, depois, lhe eram cobradas.
Mas não foi muito fácil.

Penso, realmente, que é uma questão muito séria pôr em causa a honestidade de um criador.
Trata-se de uma actividade quase profissional e onde o bom nome tem muito peso.

A questão que eu queria salientar é que existe, entre nós, uma espécie de temor de recorrer à justiça.
As pessoas são constantemente enganadas e defraudadas e aceitam, com resignação - tipo, foi o destino, que é que se há-de fazer ?

Não deve ser assim.
A democracia - a verdadeira, a da Bayer - consiste em conhecer e USAR os seus direitos.

Fora deste assunto concreto , onde eu acho que ainda nada está perto de uma prova - seria bom que as pessoas que compram aos criadores (muitos são criadores da treta) e se sentem enganadas assumissem e actuassem.
Não é tão difícil (nem caro) como se pensa.

Existe assistência jurídica gratuita (paga pelo estado) e o próprio Ministério Público pode ajudar quem a ele recorrer a saber se tem um caso com pernas para andar e o que deve fazer (em certos casos o próprio MP actua).

E quem diz nestes assuntos diz em quaisquer outros envolvendo compras e/ou pagamento de serviços.

É talvez altura de assumirmos a democracia que não é só botar um papel numa urna de x em x anos.
CasadeAnaval
Membro Veterano
Mensagens: 8292
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

sexta jul 02, 2004 9:48 pm

Ó Aisd, eu estou plenamente acordo com o que diz, devem ser responsabilizados perante a lei os "criadores" vigaristas, tal como se faz com qualquer outro vígaro qualquer.


Mas neste caso em que nada está provado, realmente, há que ter cuidado em fazer acusações. Porque já vemos a ciclone a dizer mata e surgem logo outros que nada sabendo do que se passa, querem dizer "esfola". Não custa nada munir-se de provas, porque sem as mesmas, não passa de má lingua e mesmo de difamação.

A ser verdade dessa desse criador dar os papeis com garantias sem exigir assinatura por parte do comprador ( o que estranho porque já vi papeis desse canil/hotel e a assinatura do dono do animl é obrigtória...será um verdadeiro tiro no pé.

E tem todo sentido o criador desejar uma prova feita por um vet isento da faculdade, penso que quauer criador o faria, não percebo essa relutância da ciclone.
E volto a dizer, o que foi feito até agora nada mais é que difamação.
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
aisd
Membro Veterano
Mensagens: 7062
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
Localização: labradora retriever ZORRA
periquito FALCANITO

sábado jul 03, 2004 4:48 am

Bom, eu não quero fazer grandes discursos - é esta minha tendência...
A democracia exige comportamentos de parte a parte.

Eu compreendo que a Ciclone esteja de cabeça perdida - qualquer um estaria com as infelicidades todas que lhe tem acontecido com os seus cães.
Na verdade, estou convencida que é outra coisa qualquer que não a displasia.
Mas aí está - o que eu penso não vale nada.
O diagnóstico é que conta.
Pedra
Membro Veterano
Mensagens: 2492
Registado: sexta set 20, 2002 9:41 pm

sábado jul 03, 2004 8:04 am

bark Escreveu:
Quanto à relação que faz com a linha americana e os cães utilizados pelas forças de segurança, como não estou dentro do assunto (como já disse para mim o trabalho é relativo) e parece que você até está, talvez nos queira elucidar.

Maria João
Maria João,
Como já lhe disse não sou expert neste assunto. Apenas sei, porque já vi, que a maioria dos cães que as forças de segurança usuam são mais para o tipo da linha americana, Ora como não me parece que eles os queiram para exposições, lancei aqui a questão, para quem está mais dentro dos retrievers dos que eu, só isso.
Talvez um dia que esteja com alguém de lá que esteja na area dos cães eu coloque esta questão e saiba qual a verdadeira razão.

Isabel
Pedra
Membro Veterano
Mensagens: 2492
Registado: sexta set 20, 2002 9:41 pm

sábado jul 03, 2004 9:12 am

rmvenancio Escreveu: Pedra,

Acho bastante rude a sua resposta mas quem sou eu para julgar !!
Nenhum de nós aqui é ninguém para julgar seja o que seja. Não estivemos lá, não estamos a ver a cadela.
Agora que se uma pessoa que "não entendendo nada do assunto" viu logo que algo não estava bem, fica a minha pergunta mais uma vez. Porque comprou?
Parece-me que as pessoas tem muito mais expediente a teclar e mandar para o ar, do que propriamente a tomar decisões a a agir (bem) na hora certa e frente a frente.
Não acredito que o criador em questão sabendo que o animal tinha algum problema o tivesse deixado sair.
Uma vez mais deparo-me com uma questão, se por um lado vcs não querem comparar um animal a um carro, etc, por outro lado falam dum cão que compram, como um bem. È defeituoso, bora lá crucificar quem nos vendeu, bora lá falar mal. Não querem trocar o animal, pois não é uma peça de roupa, nem um carro, mas esquecem-se que a primeira obrigação do criador neste caso é garantir que os progenitores estão testados e aptos para criar. Isso foi feito. Nenhum criador pode garantir que um cachorro de 2 ou 3 meses não tenha displasia, nem mesmo os filhos de pais "A". Para isso existem a garantias, que devem ser accionadas e respeitadas.
Isabel
susanasaraiva
Membro Veterano
Mensagens: 1110
Registado: quinta abr 24, 2003 11:03 am
Localização: Juma;Shiva;Biggy;passaros e agora um porquinho da India
Contacto:

sábado jul 03, 2004 9:17 am

Pedra Escreveu: Nenhum criador pode garantir que um cachorro de 2 ou 3 meses não tenha displasia, nem mesmo os filhos de pais "A". Para isso existem a garantias, que devem ser accionadas e respeitadas.
Isabel
Pois mas para isso não bastam suposições. Eu devo de ser muito loira porque ainda não percebi porque não fazem o despiste á cadela :roll:, e porque esperar até ao ano de idade. Pode ser que quando lá chegar já não ande :roll:
CasadeAnaval
Membro Veterano
Mensagens: 8292
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

sábado jul 03, 2004 9:48 am

susanasaraiva Escreveu: não percebi porque não fazem o despiste á cadela :roll:, e porque esperar até ao ano de idade. Pode ser que quando lá chegar já não ande :roll:
Os sinais de desgaste começam a notar-se a partir desta idade a menos que seja uma coisa brutal.
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
Pedra
Membro Veterano
Mensagens: 2492
Registado: sexta set 20, 2002 9:41 pm

sábado jul 03, 2004 9:52 am

Pois é Susana, precisamente por eu achar que não bastam suposições é que acho muito mal e feio estar aqui a colocar o bom nome de um canil em causa... por suposições, apenas.
E, por "eu que não entendo nada, vi logo que algo estava mal", por exemplo. Nem sempre o que parece é, e para isso há pessoa avalizadas para o descobrir antes de abrir-mos a nossa boquinha, né?

Isabel
susanasaraiva
Membro Veterano
Mensagens: 1110
Registado: quinta abr 24, 2003 11:03 am
Localização: Juma;Shiva;Biggy;passaros e agora um porquinho da India
Contacto:

sábado jul 03, 2004 10:41 am

ciclone Escreveu: Ora bem, até aqui tudo bem, a primeira vez que fui passear com a cadela, e com o meu outro Labrador de 7 meses, reparei que a cadela ao correr chutava a pata direita para o lado toda esticada. Não descia escadas e não saltava. Tinha um andar banbuliante e corria de lado. Achei estranho e fui ao vet. ora bem, resumindo. Tem todo o ar de quem poderá ter uma displasia da anca, mas como o diagnóstico só poderá ser feito ao 1 ano e na faculdade de Veterinária pelo Prof.António Ferreira, tenho que esperar revoltada e fula.
ciclone Escreveu: Não faço porque a cadela tem 4 meses, e para se fazer o diagnóstico oficial e aceite só ao 1 ano e pelo Prof. Antonio Ferreira. Se aos seis meses foi detectado tal nunca seria aceite a nível do CPC.

Quanto ao tratamento ser o certo, foi o recomendado pelo próprio professor, e se dá em seres humanos em animais também. O que aqui está em causa é conseguir que a articulação não de deteriore e que os musculos não atrofiem. É de sabedoria popular que a água cura todas as mazelas, além de ser o desporto mais completo pois faz trabalhar todos os musculos.
Pois Pedra eu não tiro a razão a ninguem daqui não se deve acusar ninguem baseado em suposições.
Só que a ciclone tambem colocou aqui o problema, já várias pessoas lhe perguntaram se as suspeitas são assim tão fortes porquê não fazer o despiste, ainda ninguem obteve uma resposta conclusiva.
Pelos vistos ela já consultou o Professor António Ferreira que lhe receitou um tratamento mas não fez o despiste.
O que ao ser verdade acho muito estranho. Se fosse uma cadela minha eu já me tinha "marimbado" para as suposições, pelo que o CPC aceita e já tinha feito alguma coisa. :roll:

Com isto não quero dizer que a ciclone não esta a fazer, mas parece-me que o que ela ainda não percebeu é que se a cadela tiver displasia já acusa no RX.
CasadeAnaval
Membro Veterano
Mensagens: 8292
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

sábado jul 03, 2004 11:56 am

Acho que deve devolver o animal e receber o dinheiro de volta , porque isto é uma salada que ninguém se entende.

Você não percebe o que os veterinários lhe disseram, isso é óbvio, mas também dá-me impressão que não quer perceber, quer é dizer mal sem ter provas e sem perceber o que se passa com o animal.
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
coxixila
Membro
Mensagens: 101
Registado: sábado dez 13, 2003 10:47 pm

sábado jul 03, 2004 3:38 pm

vivam os chamados criadores de quintal!!!!!!!!!!!!!!!
pelo menos ningu~em pensa em devolver os cães que lhes compram.e o meu rafeiro cada vez está mais parecido com um labrador.
Pedra
Membro Veterano
Mensagens: 2492
Registado: sexta set 20, 2002 9:41 pm

sábado jul 03, 2004 5:14 pm

susanasaraiva Escreveu: Se fosse uma cadela minha eu já me tinha "marimbado" para as suposições, pelo que o CPC aceita e já tinha feito alguma coisa. :roll:
Susana, o CPC não obriga ninguém a fazer despistes seja do que for para registar as ninhadas (por enquanto e não sei por quanto tempo). De forma, que só faz quem quer e quem na realidade se interessa por não produzir animais doentes. Como os exames não custam 5 tostões, penso que, se um criador honesto o faz, não por alguma obrigação, mas por interesse na raça e no seu beneficiamento. Assim sendo não merece ser tratado da forma como está a ser.
DE forma, não vejo para o qual o CPC é para aqui chamado. O criador no meu entender só poderia ser culpabilizado se se provasse que estaria a usar animais displasicos como reprodutores. Não o estando, resta que o comprador fique sempre bem informado sobre o facto de que reprodutores livres ou aptos para reproduzir não significa necessariamente que os filhos o sejam. Isso ninguém pode garantir, e quem quer animais livres de displasia, compra-os já adultos e com os testes feitos.
O resto, deveria ser resolvido entre criador e comprador, da melhor forma possivel, tendo sempre em conta e em primeiro lugar o bem estar e a qualidade de vida do animal.
Não vejo o porque de tanto alarido, nem sequer porque razão se fala (mal) á boca cheia de um canil cujo seu representante nem sequer está neste fórum para se defender.
Mas isso sou eu, que faço parte do clã, a tomar partidos... sabe... ;)

Isabel
ciclone
Membro Veterano
Mensagens: 314
Registado: sexta jan 02, 2004 9:52 am
Localização: Retriever do Labrador

sábado jul 03, 2004 5:31 pm

Para que deixem todos de ser "treinadores de bancada", o despiste está feito e pelo Prof. não foi conclusivo, aguardar até aos 6 meses. Falei com o criador, a quem eu admiro pessoalmente, e os que diseram que havia difamação deviam por a viola no saco, pois eu enfrento os meus problemas, de cabeça erguida e juntamente com ele tentamos obter soluções, pois é uma pessoa acessivel. Além disso quem lhe telefonou a contar a história, teve azar, pois eu estava lá e ele sabia. Aqui se vê o antro de viboras que anda por aqui, não quer dizer que sejam todas.
Agradeço aos que me apoiaram e aconselharam a seguir o caminho do dialgo aos outros que se danem. Obrigado. Outra cois...o meu computador só veio do arranjo da triudos hoje. Eu enviei os comprovaridos ao criador. Por isso quem anda a passar por mim tenha quidado.
Acabou aqui a histórioa da Quaresma. Se tiver algo a comentar será com o Sr. em questão directamente e com as pessoas do meu relacionamento. O resto, agradeço aqueles que foram simpáticos, aos outros que vão se escrever numas aulas de boa educação da Paula Bobone.
Encerra o assunto aqui.
Responder

Voltar para “Retriever do Labrador”