susanasaraiva Escreveu:
Se fosse uma cadela minha eu já me tinha "marimbado" para as suposições, pelo que o CPC aceita e já tinha feito alguma coisa.
Susana, o CPC não obriga ninguém a fazer despistes seja do que for para registar as ninhadas (por enquanto e não sei por quanto tempo). De forma, que só faz quem quer e quem na realidade se interessa por não produzir animais doentes. Como os exames não custam 5 tostões, penso que, se um criador honesto o faz, não por alguma obrigação, mas por interesse na raça e no seu beneficiamento. Assim sendo não merece ser tratado da forma como está a ser.
DE forma, não vejo para o qual o CPC é para aqui chamado. O criador no meu entender só poderia ser culpabilizado se se provasse que estaria a usar animais displasicos como reprodutores. Não o estando, resta que o comprador fique sempre bem informado sobre o facto de que reprodutores livres ou aptos para reproduzir não significa necessariamente que os filhos o sejam. Isso ninguém pode garantir, e quem quer animais livres de displasia, compra-os já adultos e com os testes feitos.
O resto, deveria ser resolvido entre criador e comprador, da melhor forma possivel, tendo sempre em conta e em primeiro lugar o bem estar e a qualidade de vida do animal.
Não vejo o porque de tanto alarido, nem sequer porque razão se fala (mal) á boca cheia de um canil cujo seu representante nem sequer está neste fórum para se defender.
Mas isso sou eu, que faço parte do clã, a tomar partidos... sabe...
Isabel