domingo jul 04, 2004 1:57 pm
Olá laritos,
Eu tenho um gato (que está agora a fazer um ano) e que chegou a minha casa com um mês e meio. Durante cerca de quatro meses urinou sempre fora da casa de banho - nos sítios mais despropositados: em cima da minha cama, em cima de tomadas eléctricas, nos cantos da cozinha e da sala, dentro do cesto da roupa suja, no lava loiça... etc....
No entanto, defecava na casa de banho dele. Isto, desde o primeiro dia em que chegou cá a casa. Utilizei atractivo, repelente, peguei na urina e coloquei dentro da casa de banho... enfim, todos os conselhos que me deram para que o Ulisses aprendesse a urinar no mesmo local onde defecava... mas nada... até que um dia, assim tipo "come out of the blue" ele começou a urinar na casa de banho. Poucos meses depois ele foi castrado. Não sei muito bem porque é que, durante tanto tempo, ele urinava fora (era demasiado bebé para estar a marcar território). Perguntei ao veterinário porque seria, mas ele disse que, embora fosse um comportamente atípico, era muito difícil encontrar a razão correcta, já que ele não tinha qualquer dificuldade urinária.
Espero que os seus gatos aprendam rapidamente onde se urina... pois sei, por experiência própria que é extremamente desagradável - sobretudo porque não sabemos que local eles vão escolher e porque temos que ter o animal confinado a uma divisão da casa (que era das coisas que mais me enervava, pois não queria um gato para o ter fechado na cozinha, só porque não sabia onde ele iria urinar!). Actualmente, o Ulisses tem liberdade para escolher qualquer local da casa para estar e urina sempre no seu WC. Espero que os seus gatos, brevemente, possam aprender também.