Dúvida – deformação na carapaça

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
jah
Membro
Registado: sexta mai 14, 2004 2:07 pm
Localização: 3 tartarugas com 10 anos (1 casal de pseudemys concinna hieroglyphica e 1 pseudemys peninsularis), 8
Contacto:

terça jul 06, 2004 1:52 pm

Por favor, observem esta foto da minha Pseudemys peninsularis: :o

Imagem

Onde está assinalado, o escudo apresenta uma deformação, como mostra melhor este esboço.

Imagem

Na altura em que a comprei, foi algo que me passou despercebido, talvez pelo tamanho diminuto da tartaruga. :(

Que influência poderá esta deformação ter na saúde da tartaruga no futuro :?:
Cumprimentos, Carlos
pmodias
Membro
Registado: sábado mai 22, 2004 3:28 pm
Localização: Agrionemys Horsfieldi,Testudo Hermanni Boettgeri,Testudo Graeca,Malaclemys Terrapin,Trachemys Script

terça jul 06, 2004 2:18 pm

Ola Carlos
Em principio a deformaçao deve-se a falta de calcio ou vitamina D, nao sei a quanto tempo a tens, e se desde que a tens ela teve um periodo em que a alimentaçao nao era a mais adequada, poderá ser essa a causa. se assim for, so tens de alterar a alimentaçao, e dar banhos de sol.
De qualquer forma pode ser uma ma formaçao ja existente quando nasceu.
Ja vi uma tartaruga de fases rosadas com uma deformaçao na carapaça muito identica a da tua tartaruga e essa tartaruga tinha cerca de 15 anos, e um comportamento absolutamente normal.

Abraço
pedro
jah
Membro
Registado: sexta mai 14, 2004 2:07 pm
Localização: 3 tartarugas com 10 anos (1 casal de pseudemys concinna hieroglyphica e 1 pseudemys peninsularis), 8
Contacto:

terça jul 06, 2004 3:00 pm

Peço desculpa por não me ter exprimido melhor.

A tartaruga aparenta ter essa deformação já de nascença. É assim: em vez de uma placa normal, ela está dividida em 2, em que o círculo vermelho assinala a parte mais pequena.

Penso que será efectivamente uma deficiência. No entanto, devo dizer que ela tem um comportamento totalmente natural.

O único pormenor é que, quando era mais jovem, parecia não ver muito bem, pois dava dentadas "no ar" (isto é, na água) sem acertar na comida. Mas agora parece estar totalmente curada. Não falha nenhuma! ;)

Coloquei esta questão só para saber se poderia haver algum problema derivado a esta deficiência. Também já vi muitas tartarugas à venda com este tipo de deformações.

Um abraço,
Carlos
Cumprimentos, Carlos
shaggybr
Registado: domingo jul 04, 2004 2:10 am

quarta jul 07, 2004 12:45 am

Pelo que se percebe... ela já tinha essa deficiencia, mais você não tinha botado reparo até ela crescer e ficar mais aparente, certo ?!
Creio que seja um defeito génetico msm... algum problema de nascenca... mais apesar de tudo parece uma tartaruga muito sáudavel... parábens ;)
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”