Calcio e Vitaminas, sim ou não?

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Dogue Alemão! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: dinodane

Responder
ita
Membro
Registado: quarta ago 06, 2003 9:53 am

terça jul 06, 2004 5:10 pm

Boa tarde,

Tenho um Dogue Alemão com 3 meses e estou com algumas dúvidas...

O veterinário receitou cálcio, vitaminas e complementos para ajudar no crescimento correcto do meu "pequenito", contudo várias pessoas me têm dita para não dar, pois hoje em dia a ração é completa...

Peço a todos que decerto têm experiência com esta raça que me dêm a vossa opinião pois estou muito confusa...

Obrigada a todos!
Arcanjo
Membro Veterano
Registado: sexta mai 02, 2003 1:58 pm
Localização: Dogue Alemão (Golias), O Mainof e o Pequinino (PRPs)
Contacto:

quarta jul 07, 2004 11:23 pm

Boas!!

Quem sou eu para contradizer um Veterinário mas...

Eu nunca usei nada dessas coisas...estes cães desde que tenham uma alimentação correcta não precisam..penso eu de que!!!
Procure uma ração propria para Giant Breed e que seja de qualidade (não são as precentagens de "componentes" que a fazem boa, mas sim a qualidade dos ingredientes)...também e apesar de ser uma alimentação pouco aconselhada para inexperientes poderá informar-se de BARF.

Abraços

Arcanjo
ita
Membro

quinta jul 08, 2004 8:55 am

É essa a questão... Como contradizer um veterinário... Que conhecimentos tenho eu... o problema é que me têm dito que poderão ocorrer graves problemas devido ao excesso de vitaminas e cálcio...

Em relação à ração, o que come é Royal Canin Giant Puppy, e por vezes misturamos baby Dog (Giant) também da Royal Canin...

Apesar de ter muita confiança neste veterinário (já me ajudou muito com o meu outro cachorro) e saber que tem um experiência muito grande com a raça Grand Danois estou a ponderar obter uma segunda opinião "médica" junto de outro veterinário... O problema é encontrar um de confiança e com bastante experiência com esta raça...

Obrigada pela opinião!
SarahKay
Membro Veterano
Registado: terça nov 18, 2003 4:57 pm
Localização: Gatos: Misha, Lilo, Jasmine, Tita e Nala; Cães: Safira
Contacto:

quinta jul 08, 2004 9:59 am

Se tem confiança no veterinário e já lá ia antes de ter o Dogue Alemão, porque é que não se senta com ele e lhe pergunta tintin por tintin qual -exactamente- é o motivo para ele tomar as vitaminas e o cálcio.

Porque cada caso é um caso, e pode ser que o seu cão tenha mais dificuldades em absorver estes nutrientes e nessecite mesmo de suplementos...

Não acho que seja boa ideia ir a outro veterinário que nem sabe o historial do canito nem nada... pelo menos antes de falar com o seu vet...

Mas isto era o que eu fazia...

;)
ita
Membro

quinta jul 08, 2004 10:24 am

Obrigada Sarahkay...

Realmente estou num impasse, porque a criadora quando viu o "pequenito" 15 dias após a sua vinda para casa, e eu referi que ele estava a tomar leite, calcio, vitaminas e complemento alimentar, ela ficou muito assustada e disse para parar imediatamente... (fiquei em pânico)

A criadora disse-me que não tinha dado qualquer tipo de "ajuda adicional" e realmente tem belos exemplares da raça. Alertou-me também para os perigos dos excessos.

Quando vou à vacina com o "pequenito", levo um gráfico de crescimento que actualizamos semanalmente (peso / altura) e o veterinário diz-me sempre que ele está muito magrinho... eu não acho que ele esteja gordo, mas muito magrinho... Também não... Falamos sempre sobre a postura, os problemas de uma estrutura óssea fraca, sobre o temperamento, o tipo de exercício que ele deverá fazer dado a idade e o estilo de vida dele...

Estou sem saber o que deva fazer...
SarahKay
Membro Veterano
Registado: terça nov 18, 2003 4:57 pm
Localização: Gatos: Misha, Lilo, Jasmine, Tita e Nala; Cães: Safira
Contacto:

quinta jul 08, 2004 1:49 pm

Tente fazer uma avaliação do seu veterinário, se é novo ou velho, se aparenta ser uma pessoa que se mantém actualizado... Se concluir que ele por exemplo até é daqueles médicos que se mantém actualizado e sabe das novas descobertas/evoluções a nivel da medicina deve seguir o que ele lhe diz. Agora se por acaso ele for daqueles médicos casmurros, que até são muito bons médicos para algumas coisas, mas que se seguem pelo que aprenderam à 40 anos atrás.... então talvez seja melhor ouvir uma segunda opinião.... Eu também tenho conhecimento que excesso de cálcio e vitaminas, ao contrário do que se pensava aqui à uns anos, não traz beneficios para a estrutura ossea, antes pelo contrário...
ita
Membro

quinta jul 08, 2004 2:42 pm

Estou a ver que compreende esta minha dúvida e confusão... Tenho medo que ao tentar o melhor para o meu menino acabe por lhe fazer muito mal...

Ele realmente é mais para o velhote... Se está actualizado? Não sei... Nunca pus isso em causa, porque nunca tive algum problema que fosse assim tão divergente...
Arcanjo
Membro Veterano
Registado: sexta mai 02, 2003 1:58 pm
Localização: Dogue Alemão (Golias), O Mainof e o Pequinino (PRPs)
Contacto:

quinta jul 08, 2004 9:07 pm

Boas!

Pois ita...assim é dificil...acho que se preocupa um pouco de mais, e nós sabemos que quanto mais nos preocupamos mais coisas vemos (nem que seja da nossa cabeça)...repare o Dogue Alemão não se quer gordo...o ideal seria sentir-se as costelas com o passar dos dedos...pois o peso em exesso poderá danificar articulações e muitos outros problemas (espero que o seu vet conheça este tipo de raças) , mais, não se preocupe com o tamanho dele, está nos seus genes ele crescer...pode mesmo acontwecer o que mais teme...de tanto querer bem...estar a fazer mal, faça pesquisas na Internet, leia livros, informe-se da raça (deveria ter feito isto antes de o ter...eu fiz o mesmo erro).
Compreendo a sua preocupação...mas em exagero so será prejudicial.
Se conhece o Criador...se conhece os pais do seu cão, já é um grande passo para saber o que vai ter em casa, fale com ele...e se tiver dúvidas nada como exames veterinários e não exames à vista ainda por cima provavelmente de veterinários que nao conhecem a raça!

abraços,

Arcanjo
casalc
Membro Veterano
Registado: quinta jul 11, 2002 10:29 pm
Contacto:

quinta jul 08, 2004 9:46 pm

Olá ita,

Há paramentros médios de crescimento para um dogue alemão: 1 kg por semana!
Qual é a evolução que o cachorro está a ter?

Foi feita alguma pesquisa analitica que provasse que o cachorro tinha problemas de cálcio? É só por ser uma raça grande?

O cachorro não corre? não brinca? queixa-se com dores? tem temperatura?

Gostava de saber mais promenores para tentar ajudá-la.

Um abraço,
ita
Membro

quinta jul 15, 2004 10:14 am

Bem, acho que me tornei uma "dona galinha", mas quem não o é? principalmente quando se trata de um Dogue, que só nos dá miminhos...

Em relação ao vet, não foram feitos quaisquer exames, pelo que penso (e sublinho penso) que o calcio e as vitaminas e complementos foram receitados apenas por ser uma raça grande.

O Yuri agora está com 4 mesitos e mede mais de 63cm, e pesa mais de 25kg. É normal não é?

O crescimento não foi regular, houve semanas em que cresceu mais de 5cm e outras menos, e em relação ao peso, houve semanas em que aumentou mais de 3kg outras menos, mas nunca 1kg...

Vou realmente mudar de veterinário... Já fui aconselhada e decidi-me pela Drª Mariana Mello, não me recordo o nome da clínica, mas é em tires, vamos ver...

Obrigada a todos pelas vossas opiniões...

Depois de ler o tópico sobre os Dogues em Portugal, até fico um pouco envergonhada, eu só queria ter um cão saudável...
Responder

Voltar para “Dogue Alemão”