Cão de guarda
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda fev 09, 2004 11:16 am
Aisd, esse é o grande problema que eu e o Diamantino temos em comum. Tem que guardar e dar-se com os outros. Não há raça ideal, pelo menos eu não descobri. O mais próximo que encontrei foi a cadela PA, e mesmo assim é sempre um risco. Os Bassets, pelo pouco que são, são dominantes, e muito destemidos, o que pode causar problemas.
Se eu tiver uma luta entre Goldens, não me preocupo muito, porque os dentes não causam grande estrago. Nada que betadine não trate. Agora os dentes do PA, tal como os dos outros guardas, são diferentes, e os danos podem ser bastante graves.
Mesmo cães que se dão lindamente podem pegar-se, principalmente se há cadelas misturadas. Basta o início do cio, em que ainda não há sintomas visíveis, mas eles sentem o cheiro. Em Goldens é raro, mas acontece. Uma disputa com um serra, por exemplo....
Se eu tiver uma luta entre Goldens, não me preocupo muito, porque os dentes não causam grande estrago. Nada que betadine não trate. Agora os dentes do PA, tal como os dos outros guardas, são diferentes, e os danos podem ser bastante graves.
Mesmo cães que se dão lindamente podem pegar-se, principalmente se há cadelas misturadas. Basta o início do cio, em que ainda não há sintomas visíveis, mas eles sentem o cheiro. Em Goldens é raro, mas acontece. Uma disputa com um serra, por exemplo....
-
- Membro Veterano
- Registado: terça jan 13, 2004 11:50 am
- Contacto:
Aí é que está, apesar de ser uma raça pacifica, é pesistente e não têm medo de nada, enfim, são tolos.casadofarol Escreveu: Os Bassets, pelo pouco que são, são dominantes, e muito destemidos, o que pode causar problemas.
Não são uma raça dominante, naquele sentido tipico, mas como raça de matilha tem os seus Alfas, um macho e uma fêmea, e não estou a ver nenhum deles a querer perder o lugar, por isso seria desejável, que esta ordem não fosse contrariada.
Aínda há outra coisa, o Zarco (SRD), para eles não faz parte da matilha, apesar de viver com eles, e o tipo, apesar de castrado, tem tendência para pegar com o macho Alfa. Quando isto acontece, saltam-lhe todos em cima, é claro que são Bassets e não é grave, mas e se não fossem ? Se tivessem outra capacidade de mandibula, como seria ?
Eu não tenho medo que os Bassets vão pegar com o cão de guarda, mas sim se o cão de guarda pegar com algum, que esse não se rebaixe e mais, possa levar todos os outros a defendê-lo.
O ideal seria um cão que fosse indeferente aos outros, que não "interferisse" na matilha. Se calhar é dificil, não sei ...
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
<p>Diamantino</p>
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO
Compreendo-a perfeitamente, casadofarol.
Penso, que nas suas circunstâncias , eu inclinar-me-ie para um cão pastor.
Isto porque têm a noção de que quem vive no seu território também é para proteger e estão habituados ao convívio com outros animais.
Claro que não percebo nada das raças.
Mas já pensou em informar-se com criadores/conhecedores sobre fila S.Miguel, Serras e Castro Laboreiros ?
Ou mesmo sobre rafeiros do Alentejo (enormes, eu sei mas, por isso mesmo, são capazes de ignorar liminarmente cães menores,sei lá).
Eu conheço um rafeiro do Alentejo - está bem, está numa quinta enorme - que vive com outros cães (médios) e que se dá lindamente - ignora-os como se não existissem.
Enquanto os mais pequenos estão sempre ao pé de casa, o rafeiro desaparece no resto da propriedade.
Também tenho interesse neste tópico.
Também eu gostava de saber qual o cão de guarda que poderia conviver com a minha Zorra sem problemas.
Para mim o rafeiro é impossível (até o serra) porque só tenho um quintal.
Penso, que nas suas circunstâncias , eu inclinar-me-ie para um cão pastor.
Isto porque têm a noção de que quem vive no seu território também é para proteger e estão habituados ao convívio com outros animais.
Claro que não percebo nada das raças.
Mas já pensou em informar-se com criadores/conhecedores sobre fila S.Miguel, Serras e Castro Laboreiros ?
Ou mesmo sobre rafeiros do Alentejo (enormes, eu sei mas, por isso mesmo, são capazes de ignorar liminarmente cães menores,sei lá).
Eu conheço um rafeiro do Alentejo - está bem, está numa quinta enorme - que vive com outros cães (médios) e que se dá lindamente - ignora-os como se não existissem.
Enquanto os mais pequenos estão sempre ao pé de casa, o rafeiro desaparece no resto da propriedade.
Também tenho interesse neste tópico.
Também eu gostava de saber qual o cão de guarda que poderia conviver com a minha Zorra sem problemas.
Para mim o rafeiro é impossível (até o serra) porque só tenho um quintal.
Não ha duvidas, um cão de guarda que seja de confiança com os familiares e desconfiado com tudo que é estranho a casa : O FILA BRASILEIRO !

Abraços,

Abraços,
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta out 24, 2003 5:01 pm
O cão de guarda ideal é o épagneul breton, já cá o disse muitas vezes.
Quando cachorrinho, é só ver um extranho na casa e se faz logo chichí nas patas (armas químicas, está a ver?)
Em adulto jovem, corre logo a buscar uma bola para convidar ao extranho a brincar, o que é extremadamente dissuasivo sobretudo para quem nunca viveu o confronto com um breton brincalhão.
Pronto, já vou trabalhar, fiquem descansados
Alicia
Quando cachorrinho, é só ver um extranho na casa e se faz logo chichí nas patas (armas químicas, está a ver?)
Em adulto jovem, corre logo a buscar uma bola para convidar ao extranho a brincar, o que é extremadamente dissuasivo sobretudo para quem nunca viveu o confronto com um breton brincalhão.
Pronto, já vou trabalhar, fiquem descansados

Alicia
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta jan 29, 2004 12:40 pm
As fotos do Pedro fizeram-me ter uma idéia:
E se em vez de um cão arranjassem só uma tabuleta para enganar?
Do género: "Cuidado com o cão. Não nos responsabilizamos por damos causados a invasores nem devolvemos pernas e braços arrancados".

E se em vez de um cão arranjassem só uma tabuleta para enganar?
Do género: "Cuidado com o cão. Não nos responsabilizamos por damos causados a invasores nem devolvemos pernas e braços arrancados".

-
- Membro Veterano
- Contacto:
Fila de S. Miguel, conheço eu bem e nem pensar.aisd Escreveu: Mas já pensou em informar-se com criadores/conhecedores sobre fila S.Miguel, Serras e Castro Laboreiros ?
E os outros, quem os tem, o que acha ?
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
<p>Diamantino</p>
-
- Membro Veterano
- Contacto:
E acha, que haveria pouco risco, de interferências com a "ordem" da matilha ?pedro_adr Escreveu: Não ha duvidas, um cão de guarda que seja de confiança com os familiares e desconfiado com tudo que é estranho a casa : O FILA BRASILEIRO !![]()
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
<p>Diamantino</p>
-
- Membro
- Registado: quinta fev 19, 2004 3:13 pm
Olá a todos,
Eu tenho PA's. Pela minha experiência, dao-se bem com todos os animais da quinta a excepçao das galinhas... A essas dao beijinhos com dentes
Dei um filhote há dois meses para uma casa onde já existiam duas Cockers. Deram-se lindamente e tenho informaçoes que, embora seja grande e maior do que elas, tem-lhes um respeitinho que so visto...
Um excerto do texto enviado pelo novo dono:
" O Gaspar está um espectáculo. Das 3 ultimas vezes que foi ao
veterinário (com intervalo de 15 dias as 2 primeiras e 1 mês a
ultima) pesava respectivamente 10Kg, 14Kg e 21Kg. Ou seja, está um
"pequeno" monstro. É engraçado que já está maior que qualquer um dos
outros, mas tem muito respeitinho a todos. Inclusivé à mais pequena.
Quando vamos passear não gosta nada da trela. É um bocado mariquinhas e é fiteiro. Chora sempre que lhe metemos a trela, e quer andar à vontade dele. Agora temos optado pelo colete, mas a crescer desta maneira não há coletes que lhe sirvam. De resto é muito pacato.
De vez em quando vai ladrar ao portão, mas prefere de longe estar na
sombrinha da sala lá de baixo, deitado ao pé do bebedouro da água e
do comedouro."
Qualquer que seja a "marca" escolhida, boa sorte para o novo elemento da familia.
Cumprimentos,
Claudia.
Eu tenho PA's. Pela minha experiência, dao-se bem com todos os animais da quinta a excepçao das galinhas... A essas dao beijinhos com dentes

Dei um filhote há dois meses para uma casa onde já existiam duas Cockers. Deram-se lindamente e tenho informaçoes que, embora seja grande e maior do que elas, tem-lhes um respeitinho que so visto...
Um excerto do texto enviado pelo novo dono:
" O Gaspar está um espectáculo. Das 3 ultimas vezes que foi ao
veterinário (com intervalo de 15 dias as 2 primeiras e 1 mês a
ultima) pesava respectivamente 10Kg, 14Kg e 21Kg. Ou seja, está um
"pequeno" monstro. É engraçado que já está maior que qualquer um dos
outros, mas tem muito respeitinho a todos. Inclusivé à mais pequena.
Quando vamos passear não gosta nada da trela. É um bocado mariquinhas e é fiteiro. Chora sempre que lhe metemos a trela, e quer andar à vontade dele. Agora temos optado pelo colete, mas a crescer desta maneira não há coletes que lhe sirvam. De resto é muito pacato.
De vez em quando vai ladrar ao portão, mas prefere de longe estar na
sombrinha da sala lá de baixo, deitado ao pé do bebedouro da água e
do comedouro."
Qualquer que seja a "marca" escolhida, boa sorte para o novo elemento da familia.
Cumprimentos,
Claudia.
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Cão de raças de guarda e submissos ( ainda por cima a cães mais pequenos...) acho muito dificil... mas não impossivel.
Eu tenho um cão cruzado de castro com rott e foi inserido numa matilha, desde muito pequeno, de uma dobermann e um cão dágua... tem hoje um ano e pouco e continua a ser completamente dominado pelos outros dois embora seja muito maior que eles.
Eu acho que os riscos de lutas pela hierarquia seriam minimizados se:
- Adquirisse um cachorro e que este fosse:
- uma Fêmea
ou
- um macho castrado ( sem o cheiro a testosterona não será considerado uma ameaça pelos outros machos e por sua vez ele proprio não terá tendência para se impor hierarquicamente )
Eu tenho um cão cruzado de castro com rott e foi inserido numa matilha, desde muito pequeno, de uma dobermann e um cão dágua... tem hoje um ano e pouco e continua a ser completamente dominado pelos outros dois embora seja muito maior que eles.
Eu acho que os riscos de lutas pela hierarquia seriam minimizados se:
- Adquirisse um cachorro e que este fosse:
- uma Fêmea
ou
- um macho castrado ( sem o cheiro a testosterona não será considerado uma ameaça pelos outros machos e por sua vez ele proprio não terá tendência para se impor hierarquicamente )
-
- Membro Veterano
- Contacto:
Eu sei, mas o que achava ideal era que fosse "indiferente", não submisso. Isto porque, como já disse, não tenho medo que os outros se metam com ele, mas sim que não aceitem o contrário.Elsa Escreveu: Cão de raças de guarda e submissos ( ainda por cima a cães mais pequenos...) acho muito dificil... mas não impossivel.
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
<p>Diamantino</p>
Diamantino, O Fila Brasileiro era cão de caça numa matilha, e tem um bom comportamento com outros cães se foi criado com eles, o que não é o caso de outros cães de guarda; se adquirir um cachorro com 3 meses, ele vai se acostumando com os seus cães e não havera problemas, até acho menos que se fosse com outro tipo de cão de guarda;
Abraços
Abraços
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda fev 09, 2004 11:16 am
rafeiro alentejano, nem pensar.
Cão de gado trasmontano, talvez, se for uma cadela. Contactei o parque, falei com a pessoa que trata disso, foram espectaculares, e aconselharam a não arriscar com um macho.
castro laboreiro não sei.
Cão de gado trasmontano, talvez, se for uma cadela. Contactei o parque, falei com a pessoa que trata disso, foram espectaculares, e aconselharam a não arriscar com um macho.
castro laboreiro não sei.
-
- Membro Júnior
- Registado: quinta abr 15, 2004 5:16 pm
Acho q a melhor solução seria comprar um Pug Gigante
São autênticas feras qd invadem o seu território....
Fora de brincadeiras...n é facil escolher um cão de guarda nessas condições...mas deixo os conselhos para os peritos nesse assunto.
Saudações
São autênticas feras qd invadem o seu território....

Fora de brincadeiras...n é facil escolher um cão de guarda nessas condições...mas deixo os conselhos para os peritos nesse assunto.
Saudações