Manchete do Correio da manhã-ATAQUE

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

lflavio
Membro
Registado: sexta mai 09, 2003 12:57 pm

sexta jul 09, 2004 12:31 am

poe acaso ja sei disto à algum tempo porque sou daqui da zona onde aconteceu o sucedido.pelo que consta não ouvi dizer que também la estava um PA,e pelo que sei o pitt tem vacinas em dia e seguro,sabem que por uma boa noticia pode-se alterar um bocadito a história,acho que o cao ta sob sequestro.Agora quem vai ter a culpa é o canito claro enquanto a irresponsabilidade de certas pessoas fica impune,isto nao é de estranhar,afinal de contas vivemos em portugal......
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

sexta jul 09, 2004 7:46 am

lflavio Escreveu: poe acaso ja sei disto à algum tempo porque sou daqui da zona onde aconteceu o sucedido.pelo que consta não ouvi dizer que também la estava um PA,e pelo que sei o pitt tem vacinas em dia e seguro,sabem que por uma boa noticia pode-se alterar um bocadito a história,acho que o cao ta sob sequestro.Agora quem vai ter a culpa é o canito claro enquanto a irresponsabilidade de certas pessoas fica impune,isto nao é de estranhar,afinal de contas vivemos em portugal......
Caro amigo,
Na SIC o dono das cadelas ( PIT e PA) foi entrevistado. Foi ele próprio que admitiu que não tinha placa, que a cadela não tinha chip, seguro ou vacinas, e mostrou a PA que estava lá ainda deitada num tapete à porta de casa. Parece que desta vez o 'que consta' aí na zona é que não está muito claro ;)
PauloC
Membro Veterano
Contacto:

sexta jul 09, 2004 8:09 am

Bem...eu parece-me que há aqui que esclarecer uma coisa. O facto da Lei ser cumprida NÃO TERIA EVITADO de forma alguma este ataque. Não me parece que é pelo facto da cadela ter Chip, seguro ou vacina que não teria mordido a criança!!! Dentro de casa concerteza que não é obrigada a andar de açaimo! A colocação da placa, eventualmente, poderia ter evitado a entrada da vitima...mas isso não é garantido porque uma pessoa que entra de qualquer maneira numa casa de outrém se calhar também não liga muito a avisos do genero "Cuidado com o Cão"! Se ouviram a noticia, os donos da cadela até têm uma placa na outra porta, "a que tem campainha" (nas palavras do próprio dono), mas a senhora preferiu ir por aquela porta, onde nem sequer existe campainha para tocar, não chamou os donos e foi simplesmente entrando dentro de uma casa que não era sua (mesmo tendo sido avisada pelos donos de que tinham cães)! Se dois cães ( neste caso duas cadelas) estão a guardar uma propriedade e são até incentivados a isso, pois como cães de guarda é essa a sua função, estão à espera que façam o quê quando estranhos a invadem? Queriam que as cadelas começassem a correr à procura do dono a gritar "Estão a entrar estranhos em casa!", ou queriam que telefonassem para a policia a pedir socorro que a casa estava a ser invadida?
A Pit Bull limitou-se a cumprir MUITO BEM a sua função de guarda de propriedade!
Se há aqui alguém a culpar é quem entrou inadvertidamente em propriedade alheia, e ponto final.

No entanto, há aqui outro aspecto que deve ter sido tido em conta. É quase certo que o cumprimento da Lei não evitaria o ataque, mas que imagem dá para a Sociedade em geral um dono de um animal que não se preocupa em cumprir a Lei? O que vão pensar as pessoas ao ouvir esta história?
Pois é....na memória selectiva vai ficar é que uma criança foi atacada por um Pit Bull que nem sequer tinha as vacinas ou cumpria os demais requisitos legais! E como as pessoas têm tendência a estereotipar e a generalizar, pensam que os donos 'destes cães' ( abarcando todas as raças 'potencialmente perigosas) são um bando de irresponsáveis e marginais à Lei ( isto já para não falar da convicção que as raças são mesmo 'perigosas'). Isto é que é triste.

Os meus desejos de rápidas melhoras para a criança, que no meio disto tudo não tem culpa absolutamente nenhuma.

Cumprimentos
Paulo C.
Última edição por PauloC em sexta jul 09, 2004 11:50 am, editado 1 vez no total.
casadofarol
Membro Veterano
Registado: segunda fev 09, 2004 11:16 am

sexta jul 09, 2004 8:23 am

Eu moro numa zona rural. Toda a gente sabe que eu tenho cães. Não sabem nada das raças, pelo que para a maioria, Golden ou Pitbull é a mesmíssima coisa. São cães grandes. Os cães andam à solta e ladram. Vão ao portão quando ouvem barulho. Pois mesmo assim tenho que manter o portão fechado à chave porque o pessoal entrava à mesma. Era completamente ridículo ver as pessoas a entrar e começarem logo aos gritos com 8 Golden muito contentinhos a saltar e querer lamber o pessoal. Agora digam lá se não é estupidez!!! Mesmo que eu pusesse placa de aviso não adiantava, as pessoas gostam de ir entrando para depois, se não houver cães à solta vir espreitar aos vidros e bater na janela :lol: :lol: :lol: Cusquice mesmo.
Entraram, foram mordidas, olha que chatice ;)
gary
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 12:10 am

sexta jul 09, 2004 8:38 am

casadiscaes Escreveu: Por acaso não estou de acordo... há mais de 30 anos que não é registado um único caso de raiva em Portugal, pelo que a vacinação, nos moldes em que é efectuada é quase só para justificar a licença...
Olá

Ora bem, aliás, a raiva está oficialmente irradicada!

Quanto à vacinação..., ... pois. É tão giro ouvi-los falar de certezas absolutamente certas.
Um abraço
PauloC
Membro Veterano
Contacto:

sexta jul 09, 2004 8:58 am

Vocês viram os comentários ao artigo do Correio da Manhã?
Até achava piada ( se isto fosse para rir!) à afirmação de alguem que disse que o portão deveria estar fechado à chave porque isso teria evitado que a mãe e a criança entrassem e assim o ataque não ocorreria!! Então, quer dizer que se eu me esquecer da chave no carro, alguém mo roubar e se depistar e morrer no acidente o culpado sou eu porque deixei o carro aberto e as chaves lá dentro? Ahh..e esqueci-me do aviso "cuidado que isto dá mais de 100 Km/h"!

Parece que houve quem dissesse que a criança não estava a perturbar o cão e por isso este não tinha de atacar! Mas...estão à espera que um cão que guarda uma propriedade faça o quê perante a entrada de entranhos? Que chame a policia? Que accione um alarme?Queriam que os cães fossem buscar um brinquedo para brincar com a criança? Um cão de guarda protege a propriedade e os bens que é suposto guardar com as armas que tem - os dentes! Será que eles não sabem que o Rex, a Lassie e o Rintintin é tudo ficção e que não existem cães assim?
Lara_
Membro Veterano
Registado: segunda jun 07, 2004 2:18 pm

sexta jul 09, 2004 9:14 am

Realmente ontem quando vi o cabeçalho da notícia fiquei logo maldisposta e fui a correr ler o que tinha acontecido na realidade. Claro que o que eu imaginava estava certo, o cão não atacou porque ia muito contente a passear com a criança e de repente saltou para cima dela. Não entendo como é que as pessoas culpam sempre os cães. Ele estava a guardar o território dele. As pessoas não podem entrar em casas alheias por vontade própria. Ponto final.
Em casa dos meus pais existem cinco cães rafeiros que fazem parte da família e nunca foram educados para guardar a casa, mas instintivamente fazem-no. Temos muros altos e grades, mas como a casa fica num alto as pessoas que passam na rua podem perfeitamente ver os cães a ladrar nas grades ou a correr de um lado para o outro. Mesmo assim por diversas vezes houve crianças e adolescentes que saltavam o muro e as grades para ir buscar uma bola que tinha saltado para dentro do nosso jardim quando bastava tocarem à campainha e pedirem-nos para lhes darmos a bola. Elas sabiam perfeitamente que tinhamos os cães apesar de não termos aviso. Se um dia um dos cães apanhasse um miúdo já estou a ver a manchete nos jornais 'Cão perigoso ataca indefesa criança' e depois continuavam a dizer que não tinhamos aviso no portão, etc. e tal. As pessoas arriscam e depois queixam-se! Não entendo isto e fico revoltadíssima com situações destas. A culpa é sempre do pobre cão, que raiva!!! :evil: :evil: :evil:
FallenAngel
Membro
Registado: quinta mar 25, 2004 1:04 pm

sexta jul 09, 2004 3:17 pm

Tal e qual como o Paulo disse este acidente não poderia ser evitado mesmo que o cão cumprisse todos os requesitos previstos na lei, a unica forma de este acidente não ter ocorrido era se a pessoa responsável pela criança tivesse tido o civismo de ter ido pela porta com campaínha, e onde estava o aviso, provavelmente a porta principal da casa, em vez de ir pelo que parece pela porta das traseiras. Isto só me faz pensar que esta senhora é uma vizinha abelhuda e que por causa da sua desprezível cusquice uma criança viu posta em perigo a sua integridade física, e uma raça viu o seu nome no jornal mais uma vez como papão de criancinhas.
Isto também é um aviso para todos nós que temos raças potencialmente perigosos, não basta termos a razão do nosso lado e tudo legal e em ordem, também temos que nos esforçar para tentar antecipar qualquer possibilidade de acidente para evitá-lo por mesmo com a razão do nosso lado os nossos canitos irão sempre aparecer como os assassínos.....
Jordan
Membro Veterano
Registado: quarta nov 19, 2003 2:46 pm

sexta jul 09, 2004 4:31 pm

Tb aconteceu-me em miúda... ia frequentemente á casa de uma senhora comprar gelados, ela fazia-os com leite condensado e... bem uma delícia! Ela tinha dois cães SRD e nunca me fizeram mal... um dia lá fui eu (só pensava no gelado) bato ao portão e nada, bato ao portão e nada, bem vi os cães, mas eram "meus amigos"... abro o portão desço os degraus... os cães levantam-se desatam a correr e a ladrar... bem saí tão rápido batendo o portão assustadíssima que quase fiz xixi nas cuecas, o coração na garganta e as pernas bambas!!!

Chego á casa naquele estado e ainda levo bronca da minha mãe pela estupidez de entrar em casa das pessoas sem autorização, que aquilo me servisse de lição... papo de mãe!!

Bem minha gente, nunca mais entrei em casa de ninguém, muito menos com cães (mesmo estes me conhecendo) sem a devida autorização das pessoas!
Esta Senhora foi muito imprudente em pôr a vida dela em perigo e a da criança! Ainda por cima estar a puxar a cadela pelas patas para largar a miúda ainda agravou mais as lacerações na carne da pobre criança...

Nesta história toda tenho pena ca criança que ficará com um trauma para o resto da vida e da cadela que está a ser punida por fazer o seu trabalho!
A dona vai aprender da pior maneira como cumprir com os seus deveres para com os seus cães!
E lá vão vocês donos de "cães perigosos" levar com aqueles olhares desconfiados e inflamados dos restantes transeuntes qd forem passea-los...
Boa sorte a todos! Fiquem bem e Bom fim-de-semana!

:roll: 8)
Rainbow
Membro Veterano
Registado: sexta mar 05, 2004 2:00 pm

sexta jul 09, 2004 5:16 pm

Quando ontem ouvi a notícia na televisão "vi logo o filme".Mais uma vez devido à irresponsabilidade das pessoas os cães é que são os maus da fita.É óbvio que o cão reagiria assim,afinal invadiram o território dele.
E que tipo de dono é que tem um cão sem vacina da raiva,sem seguros e sem nada?
Mais uma vez por conta da irresponsabilidade das pessoas os cães é que sofrem...
<p>Os animais s&atilde;o pessoas como as pessoas s&atilde;o animais</p>
<p>Teixeira de Pascoaes</p>
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

sexta jul 09, 2004 5:24 pm

E... será msmo um Pitbull ?
É o que eu dizia e a Pedra não percebeu, quem afinal é que identificou a "raça"
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
boladepelo
Membro Júnior
Registado: sábado fev 28, 2004 12:53 pm

sábado jul 10, 2004 12:17 am

EU ,já deixei de comprar jornais por noticias dessas e outras ,essa noticia saio na primeira pagina e depois foi remetida para a 15,é moda agora dizer mal de certas raças ,enquanto não arranjarem outra vai ser assim.
É só jornalistas de treta á que encher papel...
Cypher
Registado: quarta mar 03, 2004 1:39 pm

sábado jul 10, 2004 4:02 pm

Aqui fica a noticia numa versão mais completa :
http://www.diariocoimbra.pt/7742.htm
Apesar de achar que a avó da miúda não deveria ter entrado em propriedade alheia, não posso concordar em que ela seja a única responsável.
A dona da casa, ou o filho da dona, se querem ter um cão do tipo do pitbull, o minimo que poderiam fazer era treinar minimamente o cão, e não deixá-lo andar ao desleixo, pois nem sequer as vacinas tinha em dia.
Também acho que o menos culpado aqui é o cão, mas penso que este deveria ser entregue a donos mais responsáveis e não voltar para os mesmos.
Outra questão interessante, é o porque de o pastor alemão não ter atacado também, pelo que sei os pastores alemães também são cães de guarda e com um forte instinto de protecção dos donos e do seu território.
Arcanjo
Membro Veterano
Registado: sexta mai 02, 2003 1:58 pm
Localização: Dogue Alemão (Golias), O Mainof e o Pequinino (PRPs)
Contacto:

sábado jul 10, 2004 8:27 pm

Boas!

Depois de ler a noticia...so vejo uma irregularidade que em nada haveriam de evitar este ataque...o Portugues entra e só depois pergunta he he he he...é a da placa a avisar que tem cães (coisa que pelos vistos já o tinha feito por telefone/verbal)...só isto...primeiro porque a "lei" só entra em vigor em Julho, logo a unica obrigatoriedade seria a da licença municipal...segundo...esta licença so se pode tirar depois dos 6 meses altura em que leva a vacina da raiva...e como a cadela tinha 6 meses...ainda a pode levar e ser registada...quanto a seguros...essa lei na altura ainda nao estava em vigor...

Agora a do vet é um espectaculo...a cadela so pode sair do canil depois de provada a inexistencia de raiva...raiva essa que não existe no nosso país à 30 anos...

Ja agora...porque damos esta vacina aos cães??? não estaremos nós a prepetuar a existencia do virus??...pois uma vacina não é mais que o proprio virus!!!!

Quanto aos avisos...bem...qualquer dia teremos que pôr algo do genero "...Casa equipada com alarme. digite o Codigo xpto, o cofre encontra-se atrás do movel, cuidado porque o movel pesa e poderá magoa-lo!!!"

Abraços,

Arcanjo
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

sábado jul 10, 2004 8:34 pm

Olá Canjinhas ;)

Pois é, não se sabe mas se foi antes de Julho, como as leis não são retroactivas, tens toda a razão.

Mas olha... Em relação à raiva, tmbém tens rzão, se está erradicada há 30 anos, porquê a vacina?

É porque Espanha não erradicou a raiva ainda e como os animais não conhecem fronteiras nada impede que um atravesse a dita e então... era um ver se te havias.
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
Responder

Voltar para “Cães”