Tradução do texto de mhz...
Limpar os ouvidos:
Não deve ser necessário serem limpos mais que uma vez por mês, no máximo, mas se lhe parecerem realmente sujos embebeda uma cotonete com óleo de amêndoas (indicado para os ouvidos dos bebés), ou outro produto próprio para esta limpeza, e limpe-os cuidadosamente.
“Peroxide”, água e óleos gordurosos não são recomendados, pois ouvidos molhados são mais propícios a futuras infecções.
Coloque a cotonete ao longo da cabeça do animal, em vez de a “espetar” directamente dentro do ouvido, para evitar possíveis lesões. (Será uma limpeza com a parte lateral do algodão da cotonete)
A cera amarelada ou castanha-avermelhada é normal, mas se encontra alguma substância preta, o seu animal tem, provavelmente, ácaros e deverão ser tratados.
Existem também vários excelentes produtos, feitos para limpar os ouvidos dos, (que basta colocar no ouvido, que eles sacodem cá para fora). São igualmente bons para os furões, e o seu veterinário deverá falar-lhe sobre eles.
Dr. Williams, DVM diz:
Os furões facilmente ganham ácaros, portanto não necessita de ficar preocupado.
Consulte o seu veterinário e obtenha dois produtos:
Um “ceruminolytic” (como o “Oti-Clens”), que dissolverá a cera onde os ácaros vivem. Isto é de longe preferível do que tentar tirar a cera apenas com cotonetes. Depois arranje um bom produto para ácaros no seu veterinário (Tresaderm, por exemplo). Coloque um pouco de dissolvente (para dissolver a cera), no ouvido e massaje Deixe actuar por um minuto. O seu furão irá provavelmente espalhar cera por todo o lado, abanando a cabeça. Use uma cotonete e cuidadosamente retire o resto da cera do canal auditivo. Não atingirão o canal auditivo, pois os furões possuem um canal em forma de L – apenas estará a limpar a parte vertical do canal. Após ter limpo a cera, coloque as gotas para os ouvidos (contra os ácaros). Veja se os líquidos que está a utilizar estão à temperatura corporal – coloque-os debaixo da camisola ou no bolso durante uns minutos antes de usar. Ninguém gosta de água fria no ouvidos!!
Limpe todos os dias, durante uma semana para tratar dos ácaros.
Se o seu problema são apenas ouvidos sujos (alguns furões têm bastante cera), use apenas o dissolvente (para remover a cera), uma vez por semana, apenas nestes casos.
“Ivermectin”, pode ser usado nos piores casos, tanto oralmente, injectado ou directamente no ouvido.
Um artigo, Bell, JÁ. Parasites of Domesticated Pet Ferrets, Comp. Clin. Educ. Pract. Vet. 15(5): 617-620, aconselha-nos à seguinte dosagem para a administração do “ivermectin”:
“Ivermectin” injectável é misturado com “propylene glycol”, numa razão de aproximadamente 1:20 – depois 0.2 a 0.3ml (4-6 gotas) por dia, em cada ouvido.
Furões em tratamento com “ivermectin”, por cuidados com o coração, não devem ter problemas com ácaros.
Dr. Susan Brown, DVM diz:
Não depende do óleo (usado para a limpeza), para livrar completamente o seu animal dos ácaros, mas irá ajudar a sufocá-los. Ácaros são facilmente tratados usando “Ivermectin” directamente no ouvido, com 0.5mg/kg divididos em duas doses que serão usadas em cada um dos ouvidos e repetir passadas duas semanas. Terá de ter um diagnóstico positivo sobre os ácaros, feito pelo seu veterinário que lhe dará a devida medicação.
Espero que ajude...
;/ A minha menina espirra à 4dias. vou ver se se paxa algo...
paz
