Sempre esfomeado

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

phoenix100
Membro Júnior
Registado: segunda jun 07, 2004 5:12 pm

sexta jul 09, 2004 1:19 pm

Olá!

O meu cão, Yuri, desde as quatro semanas de idade que comia Eukanuba Puppy. Quando fez um ano, passei a dar-lhe Eukanuba para adulto.

Desde que passei a dar-lhe a ração de adulto (há 4 meses), ele anda sempre esfomeado.
Deveria comer 190 gr/dia, mas como ele é cliente habitual, dou-lhe 200 gr/dia dividida por 2 refeições.

No dia 25, quando fui com o Yuri ao vet, falei neste assunto e como ele não está gordo,o vet aconselhou-me a aumentar 20 gr/dia. Desde esse dia que lhe dou 220gr./dia, e a fome continua.

O Yuri acorda-me às 7 horas para lhe dar de comer, dou-lhe 100 gr.
Às 16 horas, vai buscar o prato dele e não me larga até lhe dar as 120 gr. Não consigo fazê-lo esperar pelas 19 horas.

O que fazer?

Desde já os meus agradecimentos a quem me responder.

Adelaide
leoa_nova_
Membro Veterano
Registado: quarta dez 17, 2003 10:42 pm

sexta jul 09, 2004 1:35 pm

Quando as minhas cadelas andam assim dou-lhes pedaços de pão...
Compre-lhe um brinquedo para ele andar a roer, ou talvez seja falta de diversão, qualquer coisa para o entreter? :o
isabelpo
Membro Veterano
Registado: quarta dez 19, 2001 12:41 pm
Localização: Tartaruga Casquinha, cadelinha Meggy, gatinha Joana, gatinhos João e Bernardo, Dogue Alemão Aylah

sexta jul 09, 2004 1:37 pm

O mais provavel é a ração estar a ser insuficiente! Se calhar terá de mudar de ração.
Uma vez tive um problema desses e o vet disse para eu colocar a ração no comedouro juntamente com água. Eu não percebo muito disto, mas o que ele me explicou é que os cães deixam de sentir fome quando têm o estomago cheio e a água ajuda a encher e não faz mal. Quando não punha água punha verduras, fruta e cenoura juntamente com a ração e aquilo voava tudo! Mas creio que não é a melhor opção. Deve de haver uma forma para acabar com essa fome toda. Se bem que há cães que são esfomeados por natureza!!
icvcabral
Membro Veterano
Registado: quinta mar 21, 2002 12:44 am

sexta jul 09, 2004 1:50 pm

Acho que todos os cães são esfomeados por natureza! Nunca dizem que não a mais uma coisinha (e se dizem é mau sinal - quase sempre estão doentes). A solução é não ceder! Comem a quantidade a que têm direito à hora que nós estipulamos e não eles! Quando muito, pode dar-lhe um ossito para entreter (sugiro um daqueles duros, de cálcio, que duram muito tempo, porque os de pele são consumidos num ápice pelos meus cães).

Independentemente disto, pode ser que o seu cão tenha razão e não esteja mesmo a comer a quantidade certa. A ideia que tenho é que a Eukanuba exagera sempre por defeito nas quantidades diárias que propõe para cada peso. Se comparar com a Purina Pro Plan, a diferença é grande. Se comparar com a Royal Canin, é enorme (200 g na embalagem da Eukanuba correspondem a 300 na da RC). Bem sei que a composição não é a mesma, mas os meus cães quando comiam Eukanuba também andavam sempre com fome, se eu respeitasse as instruções de dosagem por peso
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

sexta jul 09, 2004 1:55 pm

eu não dou muita atenção à dose recomendada. tenho a medida que encho e ponho no prato. se eles tiverem fome, comem tudo. nessa altura, até costumo por mais um pouco. se eles não comerem passado um bocado, a ração volta para o latão.
os meus cães não têm a mania da comida. acho que até estão bem controlados. agora, os gatos :o
Rainbow
Membro Veterano
Registado: sexta mar 05, 2004 2:00 pm

sexta jul 09, 2004 5:11 pm

O meu também anda sempre esfomeado.Havia de comer 125g e estou-lhe a ar 160.Se lhe desse o dobro era capaz de comer. :o
Mas já falei com a Veterinária e ele está a comer o suficiente ,não está magro,e não vejo necessidade de lhe aumentar mais a quantidade.
Acho que os cães são esfomeados por natureza. ;) :lol:
<p>Os animais s&atilde;o pessoas como as pessoas s&atilde;o animais</p>
<p>Teixeira de Pascoaes</p>
AndLemos
Membro Veterano
Registado: terça abr 02, 2002 1:26 pm

sexta jul 09, 2004 5:24 pm

A minha cadela também andava assim, esfomeada.
Eu não conseguia vê-la ficar com fome falei com o vet e aumentámos a dose diária um pouco, não me lembro quanto, come 600 e tal gramas.
Mas atenção ainda comia mais se eu lhe desse.

Gostava de saber quanto comia se lhe deixasse o saco de ração à sua disposição :D :D :D :D , pr' aí 5kg? :D :D :D :D
icvcabral
Membro Veterano
Registado: quinta mar 21, 2002 12:44 am

sexta jul 09, 2004 5:46 pm

[quote=AndLemos]
Gostava de saber quanto comia se lhe deixasse o saco de ração à sua disposição :D :D :D :D , pr' aí 5kg? :D :D :D :D
[/quote]
Comia até acabar o saco, de certeza! Os meus 2 cães (um dos quais até é um meia leca de 12 kg) uma vez deram cabo de um saco de 7,5 kg de ração de gato, que eu, inadvertidamente, deixei no chão da cozinha. Não sobrou nem um grãozinho (se calhar os gatos também ajudaram, mas mesmo assim!). Claro que nos dias seguintes foi uma poupança. Ficaram os dois tão mal dispostos que não comeram nadica de nada durante 2 dias. E deitaram cá para fora (de todas as formas possíveis que devem estar a imaginar :oops: ) grande parte do que tinham comido.

PS Já sei que ração de gato faz muito mal a cães. Nunca mais a deixei à mão
phoenix100
Membro Júnior

sexta jul 09, 2004 9:40 pm

Não me sinto segura em relação à quantidade de alimento.Isto, porque:

o yuri, pesa 22 Kg. Mantém este peso, mais ou menos desde os 7 meses.

Com 7 meses, comia 415 gr. Dos 8 aos 12 meses comia 225gr.A ração puppy tem de proteína 29% e gordura 18%.

A ração de adulto tem de proteína 26% e gordura 15% e a quantidade baixou para 190gr.

Embora, ele sempre comesse com satisfação, só começou a manifestar estar esfomeado desde que passei para a ração de adulto.

Será que ele está a receber a quantidade que necessita?
Será melhor voltar à ração puppy (visto esta poder ser usada até os 18 meses)?

O vet acha que ele está bom, no entanto eu sinto as costelas dele.
phoenix100
Membro Júnior

sexta jul 09, 2004 9:40 pm

Com 7 meses, comia 415 gr. Dos 8 aos 12 meses comia 225gr.A ração puppy tem de proteína 29% e gordura 18%.

A ração de adulto tem de proteína 26% e gordura 15% e a quantidade baixou para 190gr.

Embora, ele sempre comesse com satisfação, só começou a manifestar estar esfomeado desde que passei para a ração de adulto.

phoenix100
Membro Júnior

sexta jul 09, 2004 9:41 pm

phoenix100
Membro Júnior

sexta jul 09, 2004 9:45 pm

Desculpem, não sei como fiz isto, mas mandei a mesma três vezes.
Mbarroso
Membro
Registado: terça abr 22, 2003 10:46 am
Contacto:

sexta jul 09, 2004 10:41 pm

Phoenix100,
Não volte à ração Puppy uma vez que ela pode ser usada até aos 18 meses, mas apenas em cães que crescem até aos 18 meses. Os alimentos para cachorros têm proteína extra para ajudar à constituição dos tecidos e ossos. Essa mesma energia, quando já não existe crescimento, vai colocar o figado em stress e a longo prazo pode ter serias consequencias para a saude do animal. Acho que a redução foi muito grande e que deve dar-lhe um pouco mais do adult, sempre tendo em consideração que vale mais um pouco demenos que um pouco demais. Hoje em dia, com o aumento do nivel de vida dos cães, eles podem sofrer de obesidade, diabetes e do coração, tal como os humanos nos paises mais desenvolvidos. Deve até alimentar-se os cães com um alimento Vegetariano!

Um abraço,
Manuel
Elsa
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

sexta jul 09, 2004 10:49 pm

Alimentar os cães com alimentos vegetarianos?!?!

Podia fundamentar a sua afirmação?
Mbarroso
Membro
Registado: terça abr 22, 2003 10:46 am
Contacto:

sexta jul 09, 2004 11:07 pm

Bem, no fundo a razão de ser de uma dieta vegetariana num cão é exactamente a mesma que num ser humano, ou seja, mais saúde.
É comum pensar-se que os cães são carnívoros, mas na realidade, são omnívoros, isto é, podem nutrir-se de alimentos tanto de origem animal, como vegetal.
Ao contrário dos gatos, os cães não necessitam de ingerir carne para que tenham uma vida saudável. Os gatos, esses sim, são verdadeiros carnívoros, porque não conseguem, por ex., transformar o betacaroteno das plantas em vitamina A, para isso, precisam de taurina e também de ácido araquidonico, existentes exclusivamente nos tecidos animais.
Ou seja, numa época em a ciência, dos alimentos e veterinária também, já evoluiu tanto que os cães vivem mais anos que nunca, uma alimentação vegetariana pode fazer a diferença nos anos mais avençados, mantendo o fígado, rins e coração mais saudáveis...
Responder

Voltar para “Cães”