coelhinha doente...?

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Amelie
Membro Júnior
Registado: domingo abr 21, 2002 7:22 pm

terça jul 06, 2004 6:40 pm

mais uma vez a minha coelhinha faz-me perder a cabeça por não saber o que se passa com ela.
Estive 6 meses fora de portugal e longe dela, e agora que cheguei vejo que mudou de comportamento radicalmente. Dantes era bastante activa e brincalhona, eu deixava a gaiola aberta de manhã à noite e ela nunca lá punha os pés, passava o dia a explorar a casa. Agora, nem sequer sai da gaiola, pode estar aberta o tempo todo que ela não tenta sequer sair. Fez mal a mudança do pelo o que faz com que o pelo tenha muito mau aspecto, numas zonas mais curtos que outras. Depois, começou a coxear numa pata traseira e a tropeçar em tudo o que é obstáculo quando dantes saltava sem problemas. E por ultimo, sempre que tento pegar-lhe ao colo parece ter medo e faz "xixi" pelas pernas abaixo...
Levei-a ao veterinário no outro dia mas não me deu nenhuma resposta satisfatória. Vou levá-la a outro veterinario assim que tenha disponibilidade, mas até lá gostava de saber se alguém me pode ajudar... Se alguém sabe o que possa ser esta mudança de comportamento por favor de-me umas luzes...! :(

muito obrigada!

maria+speedy
leoa_nova_
Membro Veterano
Registado: quarta dez 17, 2003 10:42 pm

quarta jul 07, 2004 6:33 pm

Sinceramente não sei, sabe se a pessoa que cuidou dela quando esteve fora tratou bem dela?? Isso podem ser sinais de violência, eu ñ sei mas comparando com um cão é isso que acontece, mas um cão é um cão e um coelho é coelho...
Mas se fosse a si interrogava quem esteve com ela...
Odemirense
Membro Veterano
Registado: sexta ago 15, 2003 10:17 am
Localização: 1 cão - rouch collie ( Freddy); 1 coelho anão ( Alvin ): 1 Tartaruga serreada ( Tuga )

quinta jul 08, 2004 11:31 am

leoa_nova_ Escreveu: Isso podem ser sinais de violência, eu ñ sei mas comparando com um cão é isso que acontece, mas um cão é um cão e um coelho é coelho...
Mas se fosse a si interrogava quem esteve com ela...
Olá!
Eu também tentava, aliás eu não tentava, ia mesmo pedir explicações a quem cuidou da tua coelhinha. Não sou veterinário, mas pelo que li. e como disse a leoa_nova_ ela deve ter sido maltratada...
vap
Membro
Registado: sábado mai 15, 2004 7:27 pm
Localização: 3 cães, aves diversas, 5 tartarugas, peixes, 1 porquinho da índia

sexta jul 09, 2004 10:40 pm

Eu posso estar enganada, mas isso parecem-me ser sinais de maus tratos. O facto de ela não sair da gaiola o dia todo tendo a porta aberta e de fazer xixi quando lhe pega, são sinais de medo... A minha coelha costuma fazer isso quando eu ligo o aspirador, vai a correr para dentro da gaiola e até lá vai a pingar o chão todo com xixi!!(coitadita ela tem um medo terrivel!)
Informe-se bem do que se passou enquanto esteve fora, pois para a sua coelhita estar assim alguma coisa de grave se passou.

vap
leoa_nova_
Membro Veterano

domingo jul 11, 2004 12:28 pm

Eu também penso que seja maus tratos!!
E a minha coelha faz xixi no xão e corre para a gaiola quando o coelho castanho anda atrás dela!!
Amelie
Membro Júnior
Registado: domingo abr 21, 2002 7:22 pm

segunda jul 12, 2004 11:08 am

a hipotese dos maus tratos vou ter que riscar, pois a coelhinha ficou com a minha família, e obviamente são pessoas em quem eu confio plenamente e que gostam tanto dela como eu gosto.
Já agora, houve uma hipotese em que pensei, e posso tar totalmente errada. não será comportamento de cio? Alguém me pode dizer?

Quanto ao coelho à caçador, veja lá se na sua zona não o servem com gato.

obrigada!
vap
Membro
Registado: sábado mai 15, 2004 7:27 pm
Localização: 3 cães, aves diversas, 5 tartarugas, peixes, 1 porquinho da índia

segunda jul 12, 2004 11:22 am

OI!
A minha coelha quando está com o cio não tem um comportamento diferente do habitual! Tem apenas a zona genital avermalhada e um pouco inchada, o resto continua tudo na mesma! Salta, pula...

começou a coxear numa pata traseira e a tropeçar em tudo o que é obstáculo quando dantes saltava sem problemas

Já sabe o que realmente se passa com a pata da coelhinha? Sabe se por acaso ela não terá caido do colo de alguém para o chão e não se terá magoado?

bj
vap
leoa_nova_
Membro Veterano

segunda jul 12, 2004 4:45 pm

As coelhas com o cio ficam mais agressivas, mas a hipótese da sua coelha era se um caso extremo, o que é bastante improvável!
VascoV
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Contacto:

segunda jul 12, 2004 6:16 pm

Meus caros...

Se a senhora esteve 6 meses fora é natural que a coelha a estranhe.

Não venham com abuso e violência assim do pé para a mão julgando quem não conhecem ;)

Fiquem bem.
Odemirense
Membro Veterano
Registado: sexta ago 15, 2003 10:17 am
Localização: 1 cão - rouch collie ( Freddy); 1 coelho anão ( Alvin ): 1 Tartaruga serreada ( Tuga )

segunda jul 12, 2004 6:25 pm

VascoV Escreveu: Meus caros...

Não venham com abuso e violência assim do pé para a mão julgando quem não conhecem ;)

Fiquem bem.
Realmente, tens razão... :roll:
Se foi a familia que cuidou da coelhinha, durnate estes 6 meses, é natural que ela não se lembre bem da casa da dona e da própria dona.
leoa_nova_
Membro Veterano

segunda jul 12, 2004 7:06 pm

Desculpem mas um coelho que estranhe alguém ñ faz isso, os coelhos ñ fazem isso na presença de estranhos, se fosse a si ia ao Vete para pedir a sua opinião!
Ñ disse que ela pode ter caído, talvez tenha sido essa a razão, que ela tem depois medo de ser pegada!!
VascoV
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Contacto:

segunda jul 12, 2004 7:10 pm

Sim, deve ir a um veterinário.

Não, não se deve começar a pensar que foram maus tratos, sem bases:

Sim, urinar-se e ficar escondido são sinais de desconfiança. 6 meses afastados do dono modificam o comportamento da maior parte dos animais. Um coelho em termos comportamentas e de memóra é diferente de um cão ou gato.

Veternario: faculdade de Lx, Dra Sandra Jesus...

Boa sorte
leoa_nova_
Membro Veterano

terça jul 13, 2004 12:39 am

Pelas minhas mãos já passaram muitos oelhos, desconhecidos e conhecidos, e nunca nenhum me fez isso.. Já na clínica Veterinária sou eu que sou chamada para segurar coelhos, e nunca nenhum fez isso quando peguei. Ñ deixa de ser uma hipótese, mas a coelha tem de ser muito desconfiada, mesmo num extremo!
Se os maus tratos estão fora de questão então é porque a coelha apanhou um trauma, talvez tenha caído de uma grande altura e tenha medo de ser elevada!
buzio
Membro Veterano
Registado: segunda jan 07, 2002 9:58 pm
Localização: total : 92 ... se não nasceu nenhum durante a noite....

terça jul 13, 2004 12:04 pm

tenho-me abstido de responder, pois nem sempre estas discussões levam a algum lado.
leoa, nem sempre a experiência é dona da razão, por isso... lá por não ter visto não quer dizer que não aconteça.
ponto dois, claro que deve levar a colhinha ao vet, ao menos fica de consciência descansada, pois qualquer comportamento anormal em qualquer animal pode significar presença de doença, e não é preciso saber muito para saber isso.
ponto tres. sou da opinião que a coelha não conheceu a dona de lado nenhum, por isso teve esta reacção, resta saber se é uma reacção repetitiva ou não, de qualquer modo nada melhor que ir ao vet. já estou cansada de ouvir que os não vão porque os vet em portugal não sabem nada de exóticos. não é verdade. podem saber pouco, mas sabem onde ir procurar informação e certamente sabem mais que a maioria de nós. para mim esse tipo de informação é desculpa para não ir. aliás, acho que quanto menos exóticos aparecerem nos vet, menos eles se vão preocupar em aprender sobre eles. temos de ter os cuidados óbvios de não deixar administrar nada que não saibam bem o efeito que vai ter. mas ora bolas. eu quando vou ao médico tb leio a bula dos medicamentos que me receitam e que receitam á minha filha e se não percebo vou pedir explicações.
ponto último. sim, tenho um caso desses. tenho uma coelha que quando lhe pego e tento colocar na trans faz xixi pelas patas e fica muito nervosa... pois ela sabe que vai cortar os dentes e não gosta. tem medo. presumo então que seja uma reacção de medo. levei ao vet e por acaso é mesmo isso (podia não ser). no caso da forista dona da coelha. faça uma consulta de rotina, fale nisso ao médico vet. assistente e tente não assustar mais a bichinha, porque um coelho não é um cão. é inteligente, reconhece as pessoas, mas bolas. seis meses são seis meses. uma questão - quando se foi embora, que idade tinha a coelha?
-Tambor-
Membro Veterano
Registado: quinta set 11, 2003 4:13 pm

quarta jul 21, 2004 10:06 pm

VascoV Escreveu: Meus caros...

Fiquem bem.
bom isso é provável porque 6 meses é muito tempo e a coelha j não se lembra do dono mas à questão de coxear podem ser de maus tratos ou deve ter tropeçado em algum sitio e magoou-se.
Responder

Voltar para “Exóticos”