Quando eles estão em sofrimento ...

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

YinaDrakes
Membro Júnior
Registado: quinta jul 08, 2004 11:02 am

sábado jul 10, 2004 8:25 pm

Eu posso ser lenta, mas eu assumo as minhas limitações, nunca quis ser Deus nem importante, muito menos magoar os sentimentos de quem não conheço.
Agora há que tenh a um ego bem grande que de humilde não tem nada.
Mas cada um é como é e alguns só se setem felizes a espezinhar os outros. O mundo não é perfeito. A lealdade e a amizade só se encontra mesmo nos nossos animais. Aí não há distorção de emoções. E às vezes dão-nos grandes lições de amizade e lealdade, só que alguns compreendem outros não.
A ironia faz parte da vida para se poder humilhar o própximo assim como a hipocresia.
-CarpeDiem-
Membro Veterano
Registado: terça nov 04, 2003 4:47 pm
Localização: Cão: Alf, Gata: Sky e Periquitos: Kiko e Kika, Mandarins: Bruno e Bruna
Contacto:

sábado jul 10, 2004 8:28 pm

Concordo com a eutanásia depende de cada situação!
Não concordo que lá porque o animal já está velhito(mesmo que não tenha doenças) que esteja a sofrer.. Acho que o animal merece aproveitar os últimos minutos da sua vida!
O mesmo penso para as pessoas.
Ah e tal...
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

sábado jul 10, 2004 8:31 pm

YinaDrakes Escreveu: A lealdade e a amizade só se encontra mesmo nos nossos animais
Lamento o seu azedume, felizmente não é como diz, a lealdade e amizade existem bastante no mundo dos humanos.

Só que é preciso dar para receber.... ;)
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
gary
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 12:10 am

sábado jul 10, 2004 9:00 pm

icvcabral Escreveu: . É uma perspectiva como qualquer outra. Só espero é que, quando chegar perto dos 70, aja em conformidade e dê um tiro nos miolos, porque não estando a trabalhar, a sua vida útil terá chegado ao fim (se é que ela tem alguma utilidade agora)
Olá
Espero poder fazê-lo, assim não fique aparvalhado.
Mas porquê aos 70? pode ser antes ou depois não é a idade (nº de anos)que vai determinar, mas sim a capacidade de estar e viver com dignidade!
Pensava que isto era um fórum de pessoas que gostam de cães. Afinal, parece que, pelo menos para algumas, eles apenas dão jeito
Que aparelhómetro usa para aferir isso?
Um abra&ccedil;o
icvcabral
Membro Veterano
Registado: quinta mar 21, 2002 12:44 am

sábado jul 10, 2004 10:51 pm

gary Escreveu:
icvcabral Escreveu: . É uma perspectiva como qualquer outra. Só espero é que, quando chegar perto dos 70, aja em conformidade e dê um tiro nos miolos, porque não estando a trabalhar, a sua vida útil terá chegado ao fim (se é que ela tem alguma utilidade agora)
Olá
Espero poder fazê-lo, assim não fique aparvalhado.
Mas porquê aos 70? pode ser antes ou depois não é a idade (nº de anos)que vai determinar, mas sim a capacidade de estar e viver com dignidade!
Bem... Não vamos começar a confundir alhos com bugalhos! Quando falou do abate de cães, não referiu a sua (dos cães) capacidade ou incapacidade de viver com dignidade como factor de decisão, mas antes a utilidade que eles teriam ou não para si em termos de trabalho. São coisas completamente diferentes, que eu saiba!
gary Escreveu:
icvcabral Escreveu: Pensava que isto era um fórum de pessoas que gostam de cães. Afinal, parece que, pelo menos para algumas, eles apenas dão jeito

Que aparelhómetro usa para aferir isso?
Pelo menos 3: os 2 olhos, que leram o que escreveu, e a cabecinha, que sabe extrapolar o significado. Pelos vistos, não sou a única a pensar assim. Embora, como já referi, muitos foristas, neste caso, estejam convenientemente a dormir
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

sábado jul 10, 2004 11:08 pm

icvcabral Escreveu: Embora, como já referi, muitos foristas, neste caso, estejam convenientemente a dormir
Se calhar há é alguns que conhecem pessoalmente o Gary e a sua maneira de escrever....

;)
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
icvcabral
Membro Veterano

sábado jul 10, 2004 11:22 pm

CasadeAnaval Escreveu:
icvcabral Escreveu: Embora, como já referi, muitos foristas, neste caso, estejam convenientemente a dormir
Se calhar há é alguns que conhecem pessoalmente o Gary e a sua maneira de escrever....

;)
E que maneira de escrever é essa? Só se for uma caracterizada por se escrever A quando se quer dizer B. O que o Gary escreveu é bem claro. Agora, ou ele acredita nisso ou não.
kitten
Membro Veterano
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm

domingo jul 11, 2004 8:23 am

icvcabral Escreveu:
CasadeAnaval Escreveu:

;)
E que maneira de escrever é essa? Só se for uma caracterizada por se escrever A quando se quer dizer B. O que o Gary escreveu é bem claro.
Agora, ou ele acredita nisso ou não.
Vejamos, eu não conheço pessoalmente o gary, mas já o conheço daqui de há muito.
Não fico rigorosamente nada chocada com o que ele disse, senão vamos ver, os nossos animais de companhia teêm uma determinada função, uns fazer só companhia, outros "trabalhar", eu também concordo que no dia em que eles deixarem de conseguir desempenhar essas funções, seja por doença e/ou idade, devemos nós, como "donos" conscientes tomar aquela atitude que a todos custa tanto.
Não acredito que alguém de ânimo leve mande abater um animal só porque lhe "deu na gana" fazer isso.
Acredito que se o gary tiver que o mandar fazer não vai ser de ânimo leve de certeza.

É que no dia em que os nossos companheiros deixarem de poder fazer aquilo que gostam, seja trabalho ou companhia, também deixam de ter qualidade de vida. É aquilo que eles gostam, é o "trabalho" deles.
Portanto e correndo o risco de ser de imediato bombardeada, concordo em pleno com o gary.
Ninguém gosta mais de animais que eu, ninguém os trata melhor que eu, podem gostar tanto e tratar tão bem como eu, melhor, ninguém.
Por haver em Portugal tanta mentalidade do "coitadinho" é que os canis e os gatis estão cheios de animais "inviáveis" e não adoptáveis, temos que de uma vez por todas acabar com a "caridadezinha" e fazer os possiveis por salvar os que teêm salvação e terminar com o sofrimento dos que não teêm.

Senão digam-me, qual é a qualidade de vida dum cão ou de um gato que foi abandonada por exemplo aos 10 anos e vai passar os poucos anos que ainda lhe restam encerrado num canil ou gatil?

Eu tenho neste momento esse exemplo em casa, um gato que por estar encerrado num gatil, entrou em depressão profunda e pura e simplesmente estava a deixar-se morrer. Este teve sorte, foi adoptado, mas e os outros?
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

domingo jul 11, 2004 12:17 pm

eu não tenho de o conhecer ou deixar de conhecer. assim como a todos os outros. se é válido para uns, em termos virtuais, que a escrever , é que a gente se entende, não sei porque há-de haver excepções. parte-se do princípio, que quem emite aqui opiniões, as partilhe na prática. a menos, que se sofra de dupla personalidade. enfim.... não vale adiantar mais.[/quote]

não me choca que meia dúzia de energúmenos, abata os animais porque já não têm nenhum préstimo. agora, o que é estranho, é matar o cão porque mostra os dentes; porque não dá os bons dias aos donos; não faz olhinhos à dona; mija fora do penico, etc.
o que me choca é o espírito de destruição generalizada. uns iluminados decidem deitar quarteirões inteiros, com prédios classificados para construir uns mastodontes em betão; uns chicos espertos decidem invadir nações sabe-se lá com que pretextos esfarrapos. sem falar que vamos ao médico com uma enxaqueca e falam-nos em tirar o figado, o baço, o estomâgo :evil: irra. este mundo anda pro mal. nem se pode dizer que seja a phoenix que vai renascer das cinzas
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

domingo jul 11, 2004 12:26 pm

Eu tenho neste momento esse exemplo em casa, um gato que por estar encerrado num gatil, entrou em depressão profunda e pura e simplesmente estava a deixar-se morrer . Este teve sorte, foi adoptado, mas e os outros?
pois, eu soube de um caso desses que aconteceu há pouco. uma senhora morreu e deixou 2 gatos. um teve a sorte de ser adoptado. o outro foi para a uz e não resistiu. deixou de comer e foi-se.
no meu caso, quem ficaria com uma gata de 9 anos, um gato insuficiente renal, ou mesmo um cão manso, mas medroso?
dadas as minhas actuais condições, tenho chorado muito e perguntado porque trouxe estes animais para casa. mas quem ia adivinhar? ainda não lhes faltou nada, mas ando sempre de coração apertado
icvcabral
Membro Veterano

domingo jul 11, 2004 1:46 pm

kitten Escreveu:
icvcabral Escreveu:
CasadeAnaval Escreveu:

;)
E que maneira de escrever é essa? Só se for uma caracterizada por se escrever A quando se quer dizer B. O que o Gary escreveu é bem claro.
Agora, ou ele acredita nisso ou não.
Vejamos, eu não conheço pessoalmente o gary, mas já o conheço daqui de há muito.
Não fico rigorosamente nada chocada com o que ele disse, senão vamos ver, os nossos animais de companhia teêm uma determinada função, uns fazer só companhia, outros "trabalhar", eu também concordo que no dia em que eles deixarem de conseguir desempenhar essas funções, seja por doença e/ou idade, devemos nós, como "donos" conscientes tomar aquela atitude que a todos custa tanto.
Não acredito que alguém de ânimo leve mande abater um animal só porque lhe "deu na gana" fazer isso.
Acredito que se o gary tiver que o mandar fazer não vai ser de ânimo leve de certeza.

É que no dia em que os nossos companheiros deixarem de poder fazer aquilo que gostam, seja trabalho ou companhia, também deixam de ter qualidade de vida. É aquilo que eles gostam, é o "trabalho" deles.
Portanto e correndo o risco de ser de imediato bombardeada, concordo em pleno com o gary.
Ninguém gosta mais de animais que eu, ninguém os trata melhor que eu, podem gostar tanto e tratar tão bem como eu, melhor, ninguém.
Por haver em Portugal tanta mentalidade do "coitadinho" é que os canis e os gatis estão cheios de animais "inviáveis" e não adoptáveis, temos que de uma vez por todas acabar com a "caridadezinha" e fazer os possiveis por salvar os que teêm salvação e terminar com o sofrimento dos que não teêm.

Senão digam-me, qual é a qualidade de vida dum cão ou de um gato que foi abandonada por exemplo aos 10 anos e vai passar os poucos anos que ainda lhe restam encerrado num canil ou gatil?

Eu tenho neste momento esse exemplo em casa, um gato que por estar encerrado num gatil, entrou em depressão profunda e pura e simplesmente estava a deixar-se morrer. Este teve sorte, foi adoptado, mas e os outros?
Desculpe, Kitten, mas, com todo o respeito que tenho por si, acho que está a confundir alhos com bugalhos. Uma coisa é mandar abater o cão por ele já não ter qualidade de vida. Outra completamente diferente é mandá-lo abater por já não ter capacidade de trabalho, por mais que o cão gostasse do que fazia (também não se abatem os atletas de alta competição quando têm que abandonar a modalidade, pois não?)

Mas talvez o problema seja meu. Não acho que os cães tenham uma função (seja ela trabalho ou companhia), tal como também não acho que os amigos humanos a tenham. Ou seja, podem desempenhar uma função, mas a nossa relação com eles não pode (ou pelo menos não deve) cingir-se a isso

Quanto aos abandonados inviáveis (que felizmente, graças a si, não foi o caso do Galahad), estou perfeitamente de acordo consigo - antes o abate que o canil/gatil para o resto da vida. Mas esta opção não teria que ser tomada se os donos os mantivessem com eles enquanto eles tivessem qualidade de vida, pois não? OK os que abatem são melhores do que os que abandonam. Mas não deixam de ser maus donos, na minha opinião.

E pronto, acho que encerrei o assunto, que me começa a cansar

felicidades para o Galahad e toda a família (humana e peluda)
Isabel
kitten
Membro Veterano
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm

domingo jul 11, 2004 4:03 pm

Não icvcabral, não estou a confundir alhos com bugalhos, para mim a qualidade de vida para um animal quer dizer o mesmo que para um ser humano, só que infelizmente para os seres humanos não podemos fazer o mesmo.

Vou dar um exemplo, há cerca de 1 mês uma gata minha apareceu envenenada, foi ao vet como é lógico e ele poucas esperanças nos deu, disse-nos que até era possível que ela escapasse mas com sequelas que no momento não era possível dizer, a gata estava num sofrimento terrivel, doeu muito, ainda tentámos agarrar-nos à esperança que talvez sobrevivesse, mas à vista daquele sofrimento tomámos a decisão final e ela foi eutanasiada.

Portanto eu sei o que digo, até era possível que escapasse, até era possivel que não tivesse sequelas, mas entre correr o risco e eutanasiar acho que fiz o que a minha cabeça mandou e mais continuo a achar que foi a atitude certa.

Além do mais eu abri este tópico para que cada um desse a sua opinião, que eu respeito, a sua, a do gary, a anja, enfim de todos os que responderam. Posso concordar ou não, mas respeito-as.
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
Taty_2
Registado: sábado jun 12, 2004 2:27 pm

domingo jul 11, 2004 5:30 pm

eu tive uma cadela que esteve doente muito doente, que morreu, e nunca se veio a descubrir o problema.
So se sabia que era algo a ver com o coraçao e .
Fui ao veterinari e ele deume algumas ingessoes para ela tomar.
Mas pirou as coisas devido a essas vacinas la morreu.

P.S- MAS SEMPRE FICARA NO MEU CORAÇAO, A MINHA CADELA «MAXI»
icvcabral
Membro Veterano

domingo jul 11, 2004 5:50 pm

kitten Escreveu: Não icvcabral, não estou a confundir alhos com bugalhos, para mim a qualidade de vida para um animal quer dizer o mesmo que para um ser humano, só que infelizmente para os seres humanos não podemos fazer o mesmo.

Vou dar um exemplo, há cerca de 1 mês uma gata minha apareceu envenenada, foi ao vet como é lógico e ele poucas esperanças nos deu, disse-nos que até era possível que ela escapasse mas com sequelas que no momento não era possível dizer, a gata estava num sofrimento terrivel, doeu muito, ainda tentámos agarrar-nos à esperança que talvez sobrevivesse, mas à vista daquele sofrimento tomámos a decisão final e ela foi eutanasiada.

Portanto eu sei o que digo, até era possível que escapasse, até era possivel que não tivesse sequelas, mas entre correr o risco e eutanasiar acho que fiz o que a minha cabeça mandou e mais continuo a achar que foi a atitude certa.

Além do mais eu abri este tópico para que cada um desse a sua opinião, que eu respeito, a sua, a do gary, a anja, enfim de todos os que responderam. Posso concordar ou não, mas respeito-as.
Acho que não nos estamos a entender! Não só respeito tudo o que diz aqui como até mais: concordo. Como aliás já tinha dito antes (se for ver atrás, verá que também eutanasiei o meu cão e já disse várias vezes que o voltaria a fazer em caso de sofrimento de um bicho meu). Mas não é disso que o Gary estava a falar, pois não?

PS1 Quando disse que estava a confundir alhos com bugalhos, não me referia a estar a confundir animais com pessoas (também tenho pena que não se faça o mesmo com os humanos) mas sim a estar a confundir abate por sofrimento ou falta de qualidade de vida (com o qual concordo) com abate por incapacidade para o trabalho (com o qual não concordo). Espero que desta vez tenha ficado claro!

PS2 Lamento imenso pela sua gatinha e concordo que o que fez foi um acto de amor
susanasaraiva
Membro Veterano
Registado: quinta abr 24, 2003 11:03 am
Localização: Juma;Shiva;Biggy;passaros e agora um porquinho da India
Contacto:

domingo jul 11, 2004 6:11 pm

kitten Escreveu: Eu falo em casos de doenças terminais, acidentes graves que deixem o animal com grandes deficiencias, doenças crónicas que lhes provoquem sofrimento quase constante, estes por exemplo para mim são motivos mais que suficientes para a eutanásia.
Eu não pensava duas vezes :?
Responder

Voltar para “Cães”