Descamação em tartarugas

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
jah
Membro
Registado: sexta mai 14, 2004 2:07 pm
Localização: 3 tartarugas com 10 anos (1 casal de pseudemys concinna hieroglyphica e 1 pseudemys peninsularis), 8
Contacto:

domingo jul 11, 2004 11:56 pm

Olá,

Já neste forum ouvi falar em descamação em tartarugas. :!:

Como nunca tinha visto nem ouvido falar, sempre pensei que não era normal e disse aqui a uma utilizadora do forum que isso devia-se à falta de higiene da água aliada a uma alimentação pobre.

Bom, hoje, epla 1ª vez, notei que a minha tartaruga maior (carca de 25 cm a carapaça) está a largar escamas. Quando peguei nela para lavar o aquário e mudar a água, fiquei com algumas escamas na mão. Entretanto notei que foram saindo mais escamas. :o

Agora pergunto. Este fenómeno é mesmo natural ou a minha tartaruga tem carências alimentares, tipo falta de cálcio (acho estranho pois dou-lhes cálcio em tablete e vitaminas, para além de um granulado que é rico em vitaminas).

Desde já agradeço a(s) vossa(s) resposta(s).
Cumprimentos, Carlos
tang
Membro Veterano
Registado: sexta mar 28, 2003 1:37 pm
Localização: westie,york,papagaio,tartarugas,peixes de agua salgada,muitos passaros,kois

segunda jul 12, 2004 10:56 am

isso é normal uma vez q elas ao crescer largam a pele como todos os repteis tambem largam placas velhas da carapaça
jah
Membro
Registado: sexta mai 14, 2004 2:07 pm
Localização: 3 tartarugas com 10 anos (1 casal de pseudemys concinna hieroglyphica e 1 pseudemys peninsularis), 8
Contacto:

segunda jul 12, 2004 11:18 am

Sim, obrigado pela informação. :)

Ainda agora vi neste tópico da arca - http://arcadenoe.clix.pt/article.php3?article=162 - que costuma ser normal. ;)

No entanto vou ficar atento para ver se não se trata de uma perda anormal. :?

Mais uma vez obrigado. ;)
Cumprimentos, Carlos
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”