Manchete do Correio da manhã-ATAQUE
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am
Eu ainda sou do tempo em que o Dobermann era considerado por gente marada, como cães assassinos e claro está que eu tinha dois "assassinos" em casa.
Como tinha dois "assassinos" e aconselhada pelo meu irmão, SEMPRE tivemos os portões fechados à chave já para ninguém ter acesso ao interior da propriedade. SEMPRE tivemos vacinas e registo de guarda em dia.
Um belo dia, ouço os cães a ladrarem desmesuradamente e quando vou ver, estavam duas crianças literalmente "coladas" ao portão, pelo seu interior ( haviam saltado para ir buscar uma bola) e a urinarem-se com o pânico.
Agora, que culpa teria eu se os cães lhes mordessem ?
Os portões estavam fechados e eu tinha tudo em dia.
Penso que aqui, sim, se aplicaria a violação de propriedade alheia.
Agora ter portões em que qualquer um pode entrar (sem estarem fechados à chave)... já é mais complicado... além de não haver o cuidado de ter tudo em dia, inerente ao animal...
Eu entendo que na maioria dstes casos, os portões de acesso ao interior, se não estiverem devidamente fechados são como um convite a qualquer um os abrir, tanto para entrar como para até por maldade os abrir para libertarem os animais e claro que se torna perigoso pois estes podem ir para a rua morder em quem passe...
Os donos dos animais, sejam de que raça sejam ou até indefinidos, têm que se consciencializar de que é perigoso ter cães para guarda sem as devidas precauções...
Leo
Como tinha dois "assassinos" e aconselhada pelo meu irmão, SEMPRE tivemos os portões fechados à chave já para ninguém ter acesso ao interior da propriedade. SEMPRE tivemos vacinas e registo de guarda em dia.
Um belo dia, ouço os cães a ladrarem desmesuradamente e quando vou ver, estavam duas crianças literalmente "coladas" ao portão, pelo seu interior ( haviam saltado para ir buscar uma bola) e a urinarem-se com o pânico.
Agora, que culpa teria eu se os cães lhes mordessem ?
Os portões estavam fechados e eu tinha tudo em dia.
Penso que aqui, sim, se aplicaria a violação de propriedade alheia.
Agora ter portões em que qualquer um pode entrar (sem estarem fechados à chave)... já é mais complicado... além de não haver o cuidado de ter tudo em dia, inerente ao animal...
Eu entendo que na maioria dstes casos, os portões de acesso ao interior, se não estiverem devidamente fechados são como um convite a qualquer um os abrir, tanto para entrar como para até por maldade os abrir para libertarem os animais e claro que se torna perigoso pois estes podem ir para a rua morder em quem passe...
Os donos dos animais, sejam de que raça sejam ou até indefinidos, têm que se consciencializar de que é perigoso ter cães para guarda sem as devidas precauções...
Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta dez 17, 2003 10:42 pm
Nem mais!leonildecarvalho Escreveu:
Exactamente o mesmo aconteceu a um tio meu, e não era um pitbull... era um Serra da Estrela!MilkaLuna Escreveu: Os meus sogros tem um pitbull de 3 anos e a +/- 2 anos a minha cunhada entrou no quintal a noite sem acender a luz nem o chamar para avisar q era ela.. e ele so parou ja em cima dela qd se apercebeu q era a dona.. se fosse alguem q n conhecesse n se ficava por apenas a por ao chao..
e apenas estava a fazer o papel dele.. de guardiao da familia..
E um portão fechado é um portão fechado, seja com trinco, chave ou corrente. Não é para abrir e ir entrando sem pré-aviso, salvo ordens em contrário.
Cão é cão. A minha PA festejava qualquer pessoa a quem eu abrisse a porta e convidasse a entrar. Mas se eu não o fizesse... por muito amiga que fosse... bem que era melhor não entrar! A minha shar-pei faz o mesmo. E eu... até a elogio!
conheço uma jornalista que falou com alguem que lhe disse que a neta ou filha tinha sido mordida por um cao de caça e falou com a a imprensa, a resposta foi do tipo "se nao for pitbull ou rottweiler nao vale a pena
deduzo que falem de destaque e audiencia (=$$)
deduzo que falem de destaque e audiencia (=$$)
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
- Contacto:
Bem..em primeiro lugar, não deve assumir o que os outros faziam ou deixavam de fazer. EU nunca entrei em casa de ninguém sem autorização dos donos. Nunca achei que os muros serviam para decorar casas, mas sim para resguardar a propriedade. A placa de cuidado com o cão ( se se deu ao trabalho de ler ou de ouvir a noticia) ESTAVA COLOCADA NA PORTA QUE TINHA CAMPANINHA ( ou seja, aquela onde as pessoas devem tocar e esperar que os donos abram).Quantos de nós ñ o faziam?? Mas se tivesse a placa de cuidado cão, pelo menos eu ñ saltava o muro de certeza!!!
É ai que quero chegar, a placa a avisar podia ter evitado isto!!
As placas de "cuidado com o cão", na verdade, só são colocadas por duas razões:Estamos a falar de uma criança que foi atacada, ou de mais que poderiam ser, ñ misture alhos com bogalhos!!
Por isso é que se vende placas que dizem cuidado com o cão!! É para quem tem cão que pode morder, para ninguém lá entrar, percebeu??
- Quando a Lei obriga
- Quando se pretende assustar ou desencorajar eventuais intrusos a entrar.
Será muito raro encontrar alguém que coloque uma placa dessas de livre vontade ou com a finalidade de proteger as criancinhas que saltam muros.
Para ninguém lá entrar, o que se faz é construir muros, cercas e colocam-se cães de guarda. Isso é que é feito para ninguém lá entrar. Mas estou a ver que com estas 'avós invasoras' o melhor é fazer como no Brasil e colocar muros de 3 metros e cercas electrificadas!!!
Pela sua ordem de ideias, o melhor era ter 500 placas ( ou uma de 10 em 10 cm de muro), porque nunca se sabe por que parte do muro é que a criança vai saltar!! E se for um miúdo que não sabe ler, o melhor é por um aviso sonoro a gritar "cuidado com o cão" de 2 em 2 segundos!!!E o senhor ainda ñ percebeu onde eu quis chegar, irra!!
E se fosse apenas um miúdo, sem a mãe a entrar lá por brincadeira? Ñ era melhor se estivesse lá uma placa, assim em vês de ter no quintal até ao portão um rasto de corpos de ladrões mortos, ñ tinha problema nenhum!!
Eu aqui volto a falar de carros......se eu deixar o meu carro aberto e 1 miúdo de 15 anos mo roubar, será que ainda posso ser condenado se o miúdo tiver um desastre e morrer?! (e não venha dizer para não misturar alhos com bugalhos, porque em ambos os casos falamos de propriedade privada).Agora ter portões em que qualquer um pode entrar (sem estarem fechados à chave)... já é mais complicado... além de não haver o cuidado de ter tudo em dia, inerente ao animal...
Ó Leonilde....esta está boa...eu nem vou usar esta lógica para fazer comprarações, mas é fácil de deduzir onde é que isto nos levaria! Um convite?! Você nem escreva isto assim num forum público, senão ainda usam isto um dia contra si em tribunal!Eu entendo que na maioria dstes casos, os portões de acesso ao interior, se não estiverem devidamente fechados são como um convite a qualquer um os abrir, tanto para entrar como para até por maldade os abrir para libertarem os animais e claro que se torna perigoso pois estes podem ir para a rua morder em quem passe...
O que é meu, é meu! Não é pelo facto da minha casa ter porta que isso deve ser considerado um convite a qualquer um entrar ou a abrir! A seguir temos uma porta fechada à chave, mas o "convite" é ter usado uma fechadura de má qualidade! Ou temos uma porta fechada à chave e uma boa fechadura, mas o convite é termos um muro baixo!.....e por aí vai! A Culpa nunca é de quem, simplesmente, entrou dentro de um ESPAÇO PRIVADO QUE NÃO É DE ACESSO PÚBLICO?! Afinal até onde vamos com tanta desculpabilização? Hoje em dia parece que toda a gente é culpada menos aquele que faz a má acção!! Ora bolas!
É claro que, repito, isso não desculpabiliza o homem por não ter as vacinas, o seguro, etc., mas isso não é a causa e não teria sido impedimento do que aconteceu!
Nota para o Gonçalo: A minha placa ( colocada ao lado do portão de entrada), diz o seguinte:
Desta forma, estou a cumprir a Lei mas não estou a assumir perigosidade nenhuma dos meus cães. Para mim eles não são perigosos ou potencialmente perigosos, a Portaria é que assim o diz.Atenção
Cães "Potencialmente perigosos"
segundo a Portaria 422/2004
Abraços
Paulo C.
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm
E está tudo muitissimo bem dito. Mais palavras para quê?PauloC Escreveu:Bem..em primeiro lugar, não deve assumir o que os outros faziam ou deixavam de fazer. EU nunca entrei em casa de ninguém sem autorização dos donos. Nunca achei que os muros serviam para decorar casas, mas sim para resguardar a propriedade. A placa de cuidado com o cão ( se se deu ao trabalho de ler ou de ouvir a noticia) ESTAVA COLOCADA NA PORTA QUE TINHA CAMPANINHA ( ou seja, aquela onde as pessoas devem tocar e esperar que os donos abram).Quantos de nós ñ o faziam?? Mas se tivesse a placa de cuidado cão, pelo menos eu ñ saltava o muro de certeza!!!
É ai que quero chegar, a placa a avisar podia ter evitado isto!!
As placas de "cuidado com o cão", na verdade, só são colocadas por duas razões:Estamos a falar de uma criança que foi atacada, ou de mais que poderiam ser, ñ misture alhos com bogalhos!!
Por isso é que se vende placas que dizem cuidado com o cão!! É para quem tem cão que pode morder, para ninguém lá entrar, percebeu??
- Quando a Lei obriga
- Quando se pretende assustar ou desencorajar eventuais intrusos a entrar.
Será muito raro encontrar alguém que coloque uma placa dessas de livre vontade ou com a finalidade de proteger as criancinhas que saltam muros.
Para ninguém lá entrar, o que se faz é construir muros, cercas e colocam-se cães de guarda. Isso é que é feito para ninguém lá entrar. Mas estou a ver que com estas 'avós invasoras' o melhor é fazer como no Brasil e colocar muros de 3 metros e cercas electrificadas!!!
Pela sua ordem de ideias, o melhor era ter 500 placas ( ou uma de 10 em 10 cm de muro), porque nunca se sabe por que parte do muro é que a criança vai saltar!! E se for um miúdo que não sabe ler, o melhor é por um aviso sonoro a gritar "cuidado com o cão" de 2 em 2 segundos!!!E o senhor ainda ñ percebeu onde eu quis chegar, irra!!
E se fosse apenas um miúdo, sem a mãe a entrar lá por brincadeira? Ñ era melhor se estivesse lá uma placa, assim em vês de ter no quintal até ao portão um rasto de corpos de ladrões mortos, ñ tinha problema nenhum!!Eu aqui volto a falar de carros......se eu deixar o meu carro aberto e 1 miúdo de 15 anos mo roubar, será que ainda posso ser condenado se o miúdo tiver um desastre e morrer?! (e não venha dizer para não misturar alhos com bugalhos, porque em ambos os casos falamos de propriedade privada).Agora ter portões em que qualquer um pode entrar (sem estarem fechados à chave)... já é mais complicado... além de não haver o cuidado de ter tudo em dia, inerente ao animal...Ó Leonilde....esta está boa...eu nem vou usar esta lógica para fazer comprarações, mas é fácil de deduzir onde é que isto nos levaria! Um convite?! Você nem escreva isto assim num forum público, senão ainda usam isto um dia contra si em tribunal!Eu entendo que na maioria dstes casos, os portões de acesso ao interior, se não estiverem devidamente fechados são como um convite a qualquer um os abrir, tanto para entrar como para até por maldade os abrir para libertarem os animais e claro que se torna perigoso pois estes podem ir para a rua morder em quem passe...
O que é meu, é meu! Não é pelo facto da minha casa ter porta que isso deve ser considerado um convite a qualquer um entrar ou a abrir! A seguir temos uma porta fechada à chave, mas o "convite" é ter usado uma fechadura de má qualidade! Ou temos uma porta fechada à chave e uma boa fechadura, mas o convite é termos um muro baixo!.....e por aí vai! A Culpa nunca é de quem, simplesmente, entrou dentro de um ESPAÇO PRIVADO QUE NÃO É DE ACESSO PÚBLICO?! Afinal até onde vamos com tanta desculpabilização? Hoje em dia parece que toda a gente é culpada menos aquele que faz a má acção!! Ora bolas!
É claro que, repito, isso não desculpabiliza o homem por não ter as vacinas, o seguro, etc., mas isso não é a causa e não teria sido impedimento do que aconteceu!
Nota para o Gonçalo: A minha placa ( colocada ao lado do portão de entrada), diz o seguinte:Desta forma, estou a cumprir a Lei mas não estou a assumir perigosidade nenhuma dos meus cães. Para mim eles não são perigosos ou potencialmente perigosos, a Portaria é que assim o diz.Atenção
Cães "Potencialmente perigosos"
segundo a Portaria 422/2004
Abraços
Paulo C.
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta nov 19, 2003 2:46 pm
Visto este assunto estar muito concorrido aproveito para perguntar:
Alguém sabe se algum dono mais descuidado perdeu um cão tipo Pitt Bull na zona da Amadora ontem ou sábado?? Andava ontem um no bairro do Girassol, macho adulto com +/- 60 cm altura, orelhas cortadas rente, mas o rabo inteiro! Os polícias da esquadra da zona andavam a vigiá-lo e acho que chamaram a carrocinha para o levarem para o canil!
O cão andava por ali a zanzar, cheio de sede e fome! Naquela zona há bastantes cães e gatos abandonados, alguns moradores põe comida a eles. Tb há jardins e parques para crianças e muitas pessoas com cães a passearem, o cão em momento nenhum mostrou agressividade para com nenhum cão ou pessoa, andava por ali sem rumo...
Inclusive cheguei a alertar um dos polícias que o cão no flanco esquerdo traseiro tinha um altinho que poderia bem ser um chip... mas não sei se levaram isso em conta ou não...
Se souberem de alguém, peçam para contactar a PSP esquadra da Venda Nova, que com certeza devem saber o que foi feito do cão!!!! É que me custa muito crer que o cão tenha sido abandonado!
[/b]
Alguém sabe se algum dono mais descuidado perdeu um cão tipo Pitt Bull na zona da Amadora ontem ou sábado?? Andava ontem um no bairro do Girassol, macho adulto com +/- 60 cm altura, orelhas cortadas rente, mas o rabo inteiro! Os polícias da esquadra da zona andavam a vigiá-lo e acho que chamaram a carrocinha para o levarem para o canil!
O cão andava por ali a zanzar, cheio de sede e fome! Naquela zona há bastantes cães e gatos abandonados, alguns moradores põe comida a eles. Tb há jardins e parques para crianças e muitas pessoas com cães a passearem, o cão em momento nenhum mostrou agressividade para com nenhum cão ou pessoa, andava por ali sem rumo...

Inclusive cheguei a alertar um dos polícias que o cão no flanco esquerdo traseiro tinha um altinho que poderia bem ser um chip... mas não sei se levaram isso em conta ou não...
Se souberem de alguém, peçam para contactar a PSP esquadra da Venda Nova, que com certeza devem saber o que foi feito do cão!!!! É que me custa muito crer que o cão tenha sido abandonado!

-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
- Contacto:
A minha mãe tem as chaves de minha casa e não vai lá á toa...porque sabe que se a Shiva estiver e eu não, ela não a deixa entrar...e no entanto a cadela sabe quem é a minha mãe...simplesmente não faz parte da matilha lá de casa logo, só entra se eu como Alfa o permitir.Musky Escreveu:Exactamente o mesmo aconteceu a um tio meu, e não era um pitbull... era um Serra da Estrela!MilkaLuna Escreveu: Os meus sogros tem um pitbull de 3 anos e a +/- 2 anos a minha cunhada entrou no quintal a noite sem acender a luz nem o chamar para avisar q era ela.. e ele so parou ja em cima dela qd se apercebeu q era a dona.. se fosse alguem q n conhecesse n se ficava por apenas a por ao chao..
e apenas estava a fazer o papel dele.. de guardiao da familia..
E um portão fechado é um portão fechado, seja com trinco, chave ou corrente. Não é para abrir e ir entrando sem pré-aviso, salvo ordens em contrário.
Cão é cão. A minha PA festejava qualquer pessoa a quem eu abrisse a porta e convidasse a entrar. Mas se eu não o fizesse... por muito amiga que fosse... bem que era melhor não entrar! A minha shar-pei faz o mesmo. E eu... até a elogio!
E eu também elogio e incentivo esse comportamento. E a minha mãe ainda gosta mais da cadela por ela ser assim, uma excelente guarda!
<p><strong>Saudações!</strong></p>
<p><strong>Cristina Paulo</strong></p>
<p> </p>
<p><strong>Cristina Paulo</strong></p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am
PauloC Escreveu: [Ó Leonilde....esta está boa...eu nem vou usar esta lógica para fazer comprarações, mas é fácil de deduzir onde é que isto nos levaria! Um convite?! Você nem escreva isto assim num forum público, senão ainda usam isto um dia contra si em tribunal!
Posso não me ter explicado muito bem, mas daí a dizer que se pode usar a minha afirmação, num tribunal, contra mim... esta é que não percebi, mesmo! Além de que os meus portões estão SEMPRE fechados à chave.
Então passo a explicar :
Convite, entre aspas "convite" digo porque há portões trabalhados no género de gradeamento em que dá para meter a mão e abrir o ferrolho (trinco)...é simples e qualquer criança, sem a noção da perigosidade o pode fazer... repare-se que no que me aconteceu, se os portões não estivessem fechados à chave, os miúdos entravam na boa, os cães até nem lhes fariam mal pois gostavam de crianças, mas havia SEMPRE o perigo de se evadirem para o exterior... e aí SIM... eu poderia vir a ter um grave problema... tanto o de ataque a terceiros, no exterior...como o do desaparecimento dos meus cães.
Digam-me lá que se provavelmente isto acontecesse e eu sem dar conta de nada, bem descansadinha na minha casa, sem saber quem teria aberto os ditos...e tudo acontecia... vinha alguém dar-me a notícia de um ataque por parte dos meus cães...e eu a quem responsabilizava...???? Contudo não deixava de ser eu a responsável pelo ataque que pudesse acontecer... Claro que a ninguém eu poderia atribuir responsabilidades pois nem me tinha apercebido dos ditos terem sido abertos, sabe-se lá por quem...
É ou não é assim...?
Há que ponderar todas as hipóteses... e como prefiro não correr riscos com a medida de os manter fechados à chave ...assim o faço, tal como fecho à chave a porta de casa quando saio... para isso existem fechaduras...para protecção e mesmo assim os assaltos são uma constante, por todo o lado, nos dias que correm...
Não é por acaso que a maioria das pessoas para se protegerem mais, usam fechaduras de trancas e portas mais consistentes bem como muros altos, arames farpados e por aí adiante...O que é meu, é meu! Não é pelo facto da minha casa ter porta que isso deve ser considerado um convite a qualquer um entrar ou a abrir! A seguir temos uma porta fechada à chave, mas o "convite" é ter usado uma fechadura de má qualidade! Ou temos uma porta fechada à chave e uma boa fechadura, mas o convite é termos um muro baixo!.....e por aí vai! A Culpa nunca é de quem, simplesmente, entrou dentro de um ESPAÇO PRIVADO QUE NÃO É DE ACESSO PÚBLICO?! Afinal até onde vamos com tanta desculpabilização? Hoje em dia parece que toda a gente é culpada menos aquele que faz a má acção!! Ora bolas!
Infelizmente a Lei tem tendência a beneficiar o prevaricador...isto a ver-se tanta injustiça a nível dos casos com cães que estupidamente consideraram raças perigosas e não só...
Teria vários exemplos a referir... como com armas legais para protecção (p.e.)..em que se fazem uso delas e no fim... a lei vai proteger o prevaricador, mais uma vez... porque coitadinho não tinha intenção de matar..mas só assaltar e por aí adiante... e no fim, o infractor passou a ser o que defendeu a sua propriedade com o que a Lei lhe permitiu... o uso duma arma para protecção!
Posso dar-lhe mais exemplos... como ir passear e exibir, em bairros problemáticos, os seus adornos de ouro... isto é considerado como um “convite” a acontecer o previsível...
Cada um tem que se precaver da melhor forma para que situações paradigmáticas e de alguma perigosidade não venham a acontecer...!
E claro que o facto do dono do cão não ter a papelada em dia, não implica que se tivesse...o mesmo não viesse a acontecer...mas que veio a agravar a situação, para ele, ainda mais... claro que veio, infelizmente.
Não me cinjo aos contornos da notícia...pois estas são sempre muito deturpadas em prol dum protagonismo jornalístico e sensacionalista... nem sequer sou pelos invasores... mas que há situações que se podem evitar, lá isso há, isto por parte de muitos propretarios de animais.
Tal como já referi...mais vale prevenir que remediar...
Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
Olá,
ontem ao estar a desfolhar o decreto de lei reparei que a palavra rottweiler está escrita assim "rottweiller" ora o nome está errado logo não é a mesma raça :p , o que de uma pessoa tem o nome por exemplo: Melo ou Mello, logo são pessoas diferentes com nomes diferentes, será que do ponto de vista legal, o Rottweiler só com um L está safo
ontem ao estar a desfolhar o decreto de lei reparei que a palavra rottweiler está escrita assim "rottweiller" ora o nome está errado logo não é a mesma raça :p , o que de uma pessoa tem o nome por exemplo: Melo ou Mello, logo são pessoas diferentes com nomes diferentes, será que do ponto de vista legal, o Rottweiler só com um L está safo

O cão é um cavalheiro, eu espero ir para o céu deles, não para o dos homens." (Mark Twain)
-
- Membro Veterano
- Registado: terça abr 02, 2002 1:26 pm
E umas placards luminosos com som, também é capaz de dar resultado, chama mais a atenção.PauloC Escreveu: MAS SIM UMAS 10 OU 20 PELA PAREDE TODA À VOLTA DA CAS POR CAUSA DOS MIUDOS QUE PODEM SALTAR O MURO OU DOS ET QUE SE LEMBREM DE ESTACIONAR A NAVE NO NOSSO QUINTAL. aHHH...E CONVÉM TAMBÉM FAZER MUITOS DESENHOS E DEIXAR UMAS PLACAS EM BRAILLE, POR CAUSA DOS ANALFABETOS E DOS CEGOS.....
Cumprimentos
Paulo C.

Mas não é "Rottweiller" que se escreve?!
Se a lei exige tabuleta visível então é assim que tem de ser. Todo o cuidado é pouco, e a prevenção evita ataques de cães perigosos que, por estarem a ser defensores do seu lar, acabam por sofrer...