Prognatismo

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

amarg
Membro Veterano
Registado: domingo mar 30, 2003 11:21 pm
Contacto:

terça jul 13, 2004 10:57 am

casadotrevo Escreveu: Já não é a primeira vez, que reparo que a amarg, tem a ideia que a criação de cães é matemática. Tratamos de seres vivos e como tal, não é uma ciência exacta.
O criador certifica-se que os reprodutores não apresentam problemas genéticos, mas e o que está para trás, com pode ele saber ?
Não conheço nenhuma linha completamente livre de problemas e este pelo menos (a não ser em casos muito extremos) não é um problema de saúde.
Se algum criador disser-lhe que nunca teve algum problema genético, na sua criação; ou está a mentir-lho ou praticamente nunca criou.
Por mais cuidados que se tenha, ninguém está livre de uma situação mais infeliz.
Não acho que a criação ou genética seja matemática, mas confesso que ainda tenho alguma dificuldade em compreender estes assuntos. Sei que é muito dificil para os criadores conhecerem «o que está para trás».

Já agora, o criador que me vendeu a minha primeira yorkie disse-me que não tinha problemas genéticos na sua criação. De acordo com o que disse, como cria bastante isto só significa que está a mentir.
casadotrevo
Membro Veterano
Registado: terça jan 13, 2004 11:50 am
Contacto:

terça jul 13, 2004 11:10 am

amarg Escreveu: Já agora, o criador que me vendeu a minha primeira yorkie disse-me que não tinha problemas genéticos na sua criação. De acordo com o que disse, como cria bastante isto só significa que está a mentir.
Ou mente, ou é ignorante, ou é caso único no mundo.
Chamo a sua atenção, para o facto de que desvios ao estalão, também serem defeitos genéticos. Aliás o prognatismo é isso mesmo um desvio ao estalão de algumas raças, e exigivel no estalão de outras.
Agora, ele podia estar a referir-se unica, ou exclusivamente a problemas de saúde. Mas este não são os únicos problemas genéticos que existem.
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
amarg
Membro Veterano
Contacto:

terça jul 13, 2004 2:53 pm

Diamantino,

Peço desculpa porque já tinha respondido à sua mensagem mas com o meu pc estava lento, dupliquei as mensagens e quando fui apagar uma, acabei por apagar as duas.

Não é uma questão de ver as coisas de forma matemática mas para quem não percebe de criação ou genética estas coisas não são simples. É o meu caso.

Sei que é dificil um criador conhecer todos os cães que estão no pedigree dos seus. A mim quando comprei a minha 1ª yorkie o criador disse-me que não tinhas casos de doenças genéticas, como vive basicamente da criação, ou estava a mentir ou os donos nunca se queixaram. Isso foi o que lhe disse, que podia haver muitos donos a não se queixar porque os problemas manifestam-se mais tarde e quando já temos os nossos amigos em casa há algum tempo não os vamos devolver, a resposta que obtive foi que os veterinários aconselham sempre os donos a contactar os criadores nestas situações. Acho que isto diz tudo...
casadotrevo
Membro Veterano
Contacto:

terça jul 13, 2004 2:58 pm

amarg Escreveu: Não é uma questão de ver as coisas de forma matemática mas para quem não percebe de criação ou genética estas coisas não são simples. É o meu caso.
Não é simples para quem percebe, quanto mais ... ;)
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
Pedra
Membro Veterano
Registado: sexta set 20, 2002 9:41 pm

quarta jul 14, 2004 12:36 am

casadotrevo Escreveu: Para mim, 90% dos casos são genéticos. Nem penso noutra situação.
Diamantino, e os outros 10 p.c., em principio seriam derivados de que situações, por ex?

Isabel
casadotrevo
Membro Veterano
Contacto:

quarta jul 14, 2004 8:46 am

Pedra Escreveu: Diamantino, e os outros 10 p.c., em principio seriam derivados de que situações, por ex?
Nos outros 10%, entram aquelas situações em que o defeito está só na implantação dos dentes, e não no maxilar, e que se podem dever a factores diversos. É claro que isto não é prognatismo, mas muita gente tem tendência a confundi-lo (inclusive alguns vets e juizes).
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
amarg
Membro Veterano
Contacto:

quarta jul 14, 2004 8:49 am

casadotrevo Escreveu:
Pedra Escreveu: Diamantino, e os outros 10 p.c., em principio seriam derivados de que situações, por ex?
Nos outros 10%, entram aquelas situações em que o defeito está só na implantação dos dentes, e não no maxilar, e que se podem dever a factores diversos. É claro que isto não é prognatismo, mas muita gente tem tendência a confundi-lo (inclusive alguns vets e juizes).
Como é que se pode saber, com alguma certeza, se estamos perante um caso de prognatismo ou defeito de implantação dos dentes?
casadotrevo
Membro Veterano
Contacto:

quarta jul 14, 2004 8:56 am

amarg Escreveu: Como é que se pode saber, com alguma certeza, se estamos perante um caso de prognatismo ou defeito de implantação dos dentes?
Imagine o maxilar sem dentes, e veja como ele fecharia, mas atenção que eu acredito que os defeitos de implantação também podem ser de origem genética, em alguns casos serão, em outros não.
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
SeaLords
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

quarta jul 14, 2004 9:04 am

Última edição por SeaLords em domingo nov 23, 2008 7:31 pm, editado 1 vez no total.
amarg
Membro Veterano
Contacto:

quarta jul 14, 2004 9:10 am

Muito Obrigada Diamantino. :)

E obrigada SeaLords, afinal quando quer até consegue ajudar quem anda a «leste e tudo» (palavras suas).
Responder

Voltar para “Cães”