Manchete do Correio da manhã-ATAQUE

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

terça jul 13, 2004 12:00 pm

para além dos que atacam porque lhes invadem a propriedade, também há os que querem atacar porque são provocados.
não há nada que me irrite mais do que ao sair com os cães, me deparar com uns parvalhões que se põem a atiça-los. ontem, por exemplo, ia na rua. vinha atrás de mim um palerma a chatear os cães. quando passou por mim, lá continuou. o max parou e olhou-o com cara de poucos amigos. o pikeno assustou-se e fartou-se da barafustar. eu só lhe disse que se tivesse levado uma dentada, era bem dada. mas se isso acontecesse, ia ser o bonito
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

terça jul 13, 2004 12:00 pm

para além dos que atacam porque lhes invadem a propriedade, também há os que querem atacar porque são provocados.
não há nada que me irrite mais do que ao sair com os cães, me deparar com uns parvalhões que se põem a atiça-los. ontem, por exemplo, ia na rua. vinha atrás de mim um palerma a chatear os cães. quando passou por mim, lá continuou. o max parou e olhou-o com cara de poucos amigos. o pikeno assustou-se e fartou-se da barafustar. eu só lhe disse que se tivesse levado uma dentada, era bem dada. mas se isso acontecesse, ia ser o bonito
AndLemos
Membro Veterano
Registado: terça abr 02, 2002 1:26 pm

terça jul 13, 2004 1:35 pm

Ninguém tem nada de entrar na casa das pessoas sem autorização ou a convite das mesmas.
Raça dos garotos que agora parece que estão cada vez mais parvinhos (não tem nada a ver com este caso), tem de ser protecções, placas, avisos e tudo mais, os pais hoje educam-nos à base de processar tudo e todos.
Na minha altura se eu entrasse na casa de alguém e fosse mordida ainda levava por cima (se fosse com gravidade teriam pena de mim claro, mas servia-me de lição).
São espertos para umas coisas, como a playstation, o game boy, ou o computador, mas quando fazem asneirada é coitadinho é pequenino.

Tenho vontade de por uma placa na minha casa a dizer:

Não entre
Cuidado com a dona perigosa desta casa.
SarahKay
Membro Veterano
Registado: terça nov 18, 2003 4:57 pm
Localização: Gatos: Misha, Lilo, Jasmine, Tita e Nala; Cães: Safira
Contacto:

terça jul 13, 2004 1:48 pm

AndLemos Escreveu: Tenho vontade de por uma placa na minha casa a dizer:

Não entre
hehehehe

Podes ter a certeza que eu se visse essa placa não entrava de certeza!!!
Jordan
Membro Veterano
Registado: quarta nov 19, 2003 2:46 pm

terça jul 13, 2004 1:55 pm

AndLemos Escreveu: Ninguém tem nada de entrar na casa das pessoas sem autorização ou a convite das mesmas.
Raça dos garotos que agora parece que estão cada vez mais parvinhos (não tem nada a ver com este caso), tem de ser protecções, placas, avisos e tudo mais, os pais hoje educam-nos à base de processar tudo e todos.
Na minha altura se eu entrasse na casa de alguém e fosse mordida ainda levava por cima (se fosse com gravidade teriam pena de mim claro, mas servia-me de lição).
São espertos para umas coisas, como a playstation, o game boy, ou o computador, mas quando fazem asneirada é coitadinho é pequenino.

Tenho vontade de por uma placa na minha casa a dizer:

Não entre
E quem fala assim, não é gago!
Eu também sou desse tempo, em que levava umas nalgadas bem dadas se andasse a entrar na casa dos vizinhos sem autorização! No meu tempo qd a nossa bola caía no quintal de um vizinho, só nos restava esperar estar alguém em casa para a termos de volta; se tinham cães, ficávamos no portão os cães a "brincarem" com a nossa bola... e lá íamos nós deixar de comer uns gelados para fazer uma "vaquinha" para a compra da próxima bola, He! he!
Mas hoje, vai lá vai; os paizinhos só sabem trabalhar para ganhar dinheirinho para dar PC, Telemóveis, Consolas tudo do último modelo; roupas de marca (caríssimas) para compensar os "filhinhos" da falta de atenção e educação que lhes dão!! Resultado crescem uns mal educadões que qd abrem a boca não dizem nada que se aproveite e só têm atitudes estúpidas!
E andam eles aí: dão em políticos, médicos, "doutores"... e nós ficamos entregues á "esta" bicharada; que ainda dizem que são o "nosso futuro"... "oH meus amigos, vejo um futuro muito pouco promissor neste sentido"!
:roll: :roll: :roll: :roll:
sojo
Membro Veterano
Registado: quarta abr 24, 2002 5:10 pm

terça jul 13, 2004 4:21 pm

Ora o meu cão já mordeu ao meu sobrinho mais que uma vez, vá deu-lhe um chega para lá que nem dentada a sério foi e para além de ter repreendido o cão o miúdo também apanhou umas nalgadas para não andar a atazanar o cão. E ainda hoje ele só tem 4 anos, quando anda a chatear o cão só lhe digo se ele te morder ainda apanhas por cima. Há que aprender a respeitar os cães também. ;)
MilkaLuna
Membro
Registado: quarta out 22, 2003 10:18 am

terça jul 13, 2004 7:56 pm

Isso realmente de provocar os caes no outro dia ia vendo o caso a ficar negro.. eu estava a porta de um restaurante com a milk e o meu filho no carro .. e enqto a minha mae tratava de uns assuntos no restaurante um senhor q faz de arrumador contratado la no parqueamento do restaurante pos se do lado de fora a provocar a milk.. resultado ela ficou toda eriçada e pos se em cima do meu filho (q tava sentado na cadeirinha dele e eles dividiam o banco de tras do carro) para o defender do tal homem.. agora digam me .. merecia ou n q eu abrisse a porta? queria ver se a milk o morde se.. depois ninguem se podia aproximar do carro q ela pensava q nos queriam fazer mal.. esta gente n tem a nocao do q faz... e n sao so os garotos de hoje em dia.. neste caso era um senhor ja dos seus 60/70 anos..

milkaluna
MilkaLuna
Membro
Registado: quarta out 22, 2003 10:18 am

terça jul 13, 2004 7:57 pm

Isso realmente de provocar os caes no outro dia ia vendo o caso a ficar negro.. eu estava a porta de um restaurante com a milk e o meu filho no carro .. e enqto a minha mae tratava de uns assuntos no restaurante um senhor q faz de arrumador contratado la no parqueamento do restaurante pos se do lado de fora a provocar a milk.. resultado ela ficou toda eriçada e pos se em cima do meu filho (q tava sentado na cadeirinha dele e eles dividiam o banco de tras do carro) para o defender do tal homem.. agora digam me .. merecia ou n q eu abrisse a porta? queria ver se a milk o morde se.. depois ninguem se podia aproximar do carro q ela pensava q nos queriam fazer mal.. esta gente n tem a nocao do q faz... e n sao so os garotos de hoje em dia.. neste caso era um senhor ja dos seus 60/70 anos..

milkaluna
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

quarta jul 14, 2004 10:58 am

Posso não me ter explicado muito bem, mas daí a dizer que se pode usar a minha afirmação, num tribunal, contra mim... esta é que não percebi, mesmo! Além de que os meus portões estão SEMPRE fechados à chave.
É claro que a minha observação era um exagero, mas o que eu pretendia dizer é que se um dia, por puro acaso ou distração, a Leonilde fecha os portões mas esquece-se de trancá-los e depois um larápio lá entra e rouba ou faz coisa pior à sua integridade fisica, ainda vão dizer que a Leonilde é que o convidou a entrar ;) porque sempre manifestou publicamente que para si um portão sem estar trancado é um convite a entrarem em sua casa ;) (exagero, claro!).
Na casa onde os meus cães estão neste momento, sempre que está lá gente o portão não está trancado. Nós saimos e entramos com frequência e é chato ter de estar constantemente a usar a chave. O portão até é daqueles que "dá para meter a mão e abrir o ferrolho (trinco)", mas não é por isso que eu o considero um "convite" para nada!
Nos supermercados os produtos estão expostos nas prateleiras à mão de quem quiser pegá-los, mas não é por isso que se pode considerar que se trata de um convite ao roubo ou a que os comam sem pagar! Seja criança ou adulto, todos devem respeitar a propriedade alheia. No caso do adulto é o seu próprio bom senso e conhecimento das consequências morais e legais que o impede de atentar contra a propriedade dos outros, no caso da criança deve ser o adulto que tem a responsabilidade de educá-la a supervisionar para que isso não aconteça.
Prateleira de supermercado, automóvel ou casa de outrém, é tudo propriedade e deve ser respeitado como tal. Nem sequer se deve chegar ao ponto de considerar se existe 'perigosidade' e se a criança ou adulto tem ou não noção disso! Trata-se simplesmente de ter a noção de que não se mexe no que é dos outros e ponto final! Ou será que se não houver perigo de ser atacado por cães pode-se entrar à vontade na casa das pessoas e só se houver perigo (e a 'placa avisadora') é que não se pode entrar?
É claro que prevenir é o melhor, e se uma pessoa quiser pôr todos os avisos que referimos ( mesmo aqueles que referimos na brincadeira) eu não tenho nada a objectar. Mas daí a CONDENAR quem não o faz ainda vai um pedaço.
A Lei obriga o proprietário a tomar as medidas e precauções necessárias para evitar que os cães ataquem as pessoas, o que deixa ao critério do poprietário decidir quais as medidas que ele acha suficientes. Para mim., um bom muro e um portão fechado (não necessariamente trancado à chave e à prova de arrombamento) são o suficiente para evitar o contacto dos meus cães com as pessoas no exterior da casa. Se alguém abre o portão ou salta o muro, aí já está a fazer algo que não é "normal" nem é uma situação plausível de se precaver! Por esta ordem de ideias, também é possível mais uma serie de coisas que teriamos de precaver...um choque de um carro que derrube o muro, por exemplo!
A responsabilidade do proprietário, na minha opinião, acaba a partir do momento em que a sua preocupação de segurança previu o que é o normal funcionamento das coisas ( mesmo até em termos legais, porque abrir a porta de casa alheia e entrar sem autorização é ilegal...nem a policia pode fazer isso!). Crianças que saltam muros, avós que abrem portas sem autorização, carros ou aviões que derrubem muros, arrombamentos de portas, etc... não têm de ser da responsabilidade do dono da casa, ora bolas!
Teria vários exemplos a referir... como com armas legais para protecção (p.e.)..em que se fazem uso delas e no fim... a lei vai proteger o prevaricador, mais uma vez... porque coitadinho não tinha intenção de matar..mas só assaltar e por aí adiante... e no fim, o infractor passou a ser o que defendeu a sua propriedade com o que a Lei lhe permitiu... o uso duma arma para protecção
Um dos presuposto da legitima defesa é que o mal causado não pode ser superior àquele do qual nos estamos a defender. Por outras palavras, se alguém a ameaçar apenas com palavras a dizer que lhe vai dar um murro você não pode sacar da pistola e matá-lo. Mas se alguém lhe atirar um tiro com uma pistola, já será legitimo você defender-se atirando.
E aqui é importante referir uma coisa. Para você ter legitimidade para se defender não é necessário que a ameaça tenha existido efectivamente, basta que em si existisse a firme convicção de que ela existia. Ou seja, se alguém lhe atirar um tiro com uma 'pistola de alarme' mas você estiver convencida que se trata de uma pistola verdadeira, você tem legitimidade para usar força equivalente àquela que julga que existe, isto é, uma pistola verdadeira.
Se o "coitadinho" só queria assaltar você não tem realmente legitimidade para lhe dar um tiro de caçadeira. Mas se o 'coitadinho' fosse qual fosse a intenção, tivesse uma pistola na mão e a apontásse a si ou à sua familia, você teria direito à legitima defesa.
Voltando à origem do tópico, eu continuo a dizer que não quero desculpabilizar o dono da cadela por não ter cumprido a Lei, e acho que ele deve pagar as multas que as infracções que cometeu implicam. Só continuo é a achar que a responsável pelo acidente é a pessoa que entrou com a criança na casa alheia, e que não foi a ausência da placa de aviso NUMA DAS PORTAS da casa ( porque na porta onde havia campainha tinha placa) que causou o acidente.
Abraços
Paulo C.
lil_bull
Membro Veterano
Registado: quinta jul 10, 2003 12:13 am

quarta jul 14, 2004 1:56 pm

reportagem anti combates de emissao francesa
http://les-hyenes.france2.fr/reportages ... article=16
Responder

Voltar para “Cães”