HIERARQUIAS

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
Miadores
Membro Veterano
Registado: sábado mar 08, 2003 9:21 pm

quinta jul 08, 2004 9:18 pm

Vivam ;)

Já se sabe que os gatos estabelecem hieraquias, e são muito exigentes na sua obediência ;) Hoje tive a confirmação disto, num pequeno episódio que me apeteceu partilhar aqui.
Na minha tribo, o chefe (não incontestado, uma vez que tem sempre de andar a lembrar a sua posição a alguns mais esquecidos :evil: ) é o Pippin, o meu pretão grandalhão ;) - é mesmo o maior deles todos, não em peso, porque o Cyrano tem o mesmo, mas em tamanho.
Ora hoje de manhã, quando lhes pus a taça da comida, um dos filhos, o Phillys (o tal que sabe usar a sanita muito bem, não sei se lembram, falei disso num tópico, o ano passado) e que é o maior da ninhada, mas mais pequeno do que o pai, foi muito lampeiro comer em 1º lugar.
Na sua majestade, o senhor Pippin encaminhou-se para a taça da comida, e quando viu o filho a alambazar-se em 1º lugar, parou a olhar para ele, com ar de poucos amigos. Como o filho se fez de desentendido, mandou-lhe uma boa patada :evil: INCRÍVEL! De unhas recolhidas, tipo estalo, estão a ver? Ora bem!!! Aí o menino (já com 4 aninhos!! :p ) recuou imediatamente, e Sua Excelência, o CHEFÃO Pippin, foi comer nas calmas!!! 8) 8)
Ora toma!!!
<p>MALHINHAS para sempre no meu coracao!</p>
<p>To the world you may be one, to the one you may be the world!</p>
<p>&nbsp;</p>
__Pipa__
Membro Júnior
Registado: quarta abr 28, 2004 3:01 pm

sexta jul 09, 2004 12:51 am

Tão giros!

É incrível como são organizados e não gostam nada que lhes "passem à frente"!!!!

O Pippin é o verdadeiro chefão!!! :lol: :lol:
lagutrop
Membro Veterano
Registado: segunda jun 28, 2004 10:59 am

sexta jul 09, 2004 9:30 am

Vou contar o que se tem passado com os meus nesse aspecto. Vou resumir ao máximo.
Durante 14 anos tive só um gato em casa, o Yuki Manuel, um bocadinho mau feitio com estranhos, acho até que contei aqui no forum que atacou 2 vezes pessoas por achar que estavam a fazer mal aos meus filhos.
Bem... a certa altura recolhi, no escritório, uma gata preta muito mal tratada (Mariazinha). Para me retribuir ela deu-me seis filhotes. Não vou agora contar a história toda deles. A gata foi viver com a minha sogra e os meus filhos cada um escolheu um gatinho. O Oliver Pedro e a Branca de Neve.
Foi dificil o Yuki aceitar os bebés mas quando finalmente aconteceu tinham uma hierarquia. No meu colo estava sempre o gato mais velho, os outros tinham de ficar de lado. Na hora da comida, o mais velho cheirava todos os pratos e só depois os outros vinham comer.
O Yuki morreu faz 10 anos em Agosto mas ainda hoje quando pronuncio o nome dele o Oliver arrebita as orelhas e mia aflitivamente como se me perguntasse por ele. E depois digam que os animais não `têm memória.
Há 3 anos quando a Branca teve cancro mamário p veterinário aconselhou-me a arranjar mais um gato porque se acontecesse o pior o Oliver sofreria muito com a solidão. E assim lá fui buscar mais um desvalido da sorte, o Felix Yuki.
Agora os machos (que se adoram) vão à frente, depois a fêmea...
beta1969
Membro Veterano
Registado: quinta jan 09, 2003 8:57 am

sexta jul 09, 2004 9:57 am

Quem manda na minha casa é uma femea. A gata mais velha, que tem 4 anos.

Tem o feitiozinho de fugir - e olhem que é persa - sempre que vai lá alguêm a casa foge para debaixo da cama... :? E lá vou eu para debaixo da cama busca-la :o , para a mostrar (qdo são visitas que lá vêm pela 1ª vez).

Não gosta de ninguêm :o Comigo é um doce... Onde eu estiver ela está também... Sempre atrás de mim...

É uma protectora nata... mantem a ordem na casa...

No que toca à comida por exemplo, faz uma coisa espantosa que eu chamo de "mãe"... Se estiver a comer e aparecerem algum dos outros dois, ela afasta-se e deixa-os comer. Quando acabam a menina, vai então comer. :)

Um dia destes, estava sem luz, e o Tomé resolveu, esparramar-se no corredor... Pisei-o!! O menino gritou desalmadamente.. (parece uma miuda histérica a miar :lol: )

Abri uma persiana para ver melhor e tinha à minha frente a princesa luna em posição de ataque :o Completamente irriçada... :o Conforme eu andava e tentava falar calmamente com ela (porque queria ver se chegava ao Tomé, que entretanto se tinha colocado debaixo da cama...) a menina andava para trás :o sempre virada para mim andando de costas :o

Depois apercebi-me que ela não me deixaria chegar ao Tomé e comecei a chama-lo... Então é aí que ela começa a bater-me :o :o Deu-me imensas patadas nas pernas!!! Sem parar ( O que vale é que tinha calças de ganga vestidas :o ) Esteve o resto do dia amuada comigo...

Depois noutra altura, o meu pai a brincar deu-me uma palmada no rabo, ela soprou-lhe e colocou-se em posição de ataque também... Como eu já tinha passado pela outra situação pedi-lhe que não falasse com ela e se afastasse lentamente...

Portanto, é mais que evidente de quem manda lá em casa :) E ai de alguêm que se meta com os membros da familia dela :o
lagutrop
Membro Veterano
Registado: segunda jun 28, 2004 10:59 am

sexta jul 09, 2004 10:15 am

Esqueci-me de dizer que quando vão comer os machos vão a 3 patas...
O Felix põe o braço direito à volta do pescoço do Oliver e vão assim ao pé coxinho por um corredor muito comprido até à cozinha.
A amizade tem destas coisas :lol: :lol: :lol:
Miadores
Membro Veterano

sexta jul 09, 2004 11:05 am

:D
Gostei muito de ler as vossas histórias sobre os vossos líderes ;)
É, beta, decididamente a liderança feminina é diferente da masculina
:p :p
Os machos gostam de exercer o poder ... as fêmeas mostram-no com condescendência ;)
Essa dela atacar para defender quer a si quer aos outros está demais!!! :D
Aqui também tenho uma "defensora dos fracos e oprimidos", como lhe chamo na brincadeira ;) a NINA, siamesa. Não pode ouvir-me a ralhar com nenhum, ou então quando estou a fazer alguma coisa, tipo: dar um comprimido, dar banho, etc. Se o amigo/a mia, lá vem ela, toda solícita, a miar - os siameses miam que se fartam, como sabem!! ver se estou a fazer mal!! ;)
lagutrop, essa deles irem a três!!! :lol: :lol: já me ri imenso ao imaginar a cena :D
<p>&nbsp;</p>
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

sexta jul 09, 2004 1:48 pm

eu nunca percebi quem é o chefe aqui em casa. mas sei quem é o bombo da festa - o flávio :o apesar de ser um grandalhão, o maior de todos, não tem direito a regalias. não há gato nem cão que não lhe chegue a roupa ao pelo. é sempre o último a comer. mas com os gatos, é muito amigável. deita-se e com eles e lambe-os. em contrapartida, com os humanos é quase sempre à dentada e patada. eu bem que o agarro e lhe faço festas, mas de quem ele gosta , é do avô. não khe liga nenhuma e sacode-o do colo. gato masoquista :o
MilaeMigas
Membro Júnior
Registado: quarta abr 24, 2002 10:02 pm
Localização: 2 gatos : Nina e Migas, em casa da minha mãe a Mila (Gata) e a Becas (Cão)

sexta jul 09, 2004 6:33 pm

Duas Histórias:
- O meu Migas tem 6 anos e sempre conviveu com a cadela que está em casa da minha mãe.
Agora ele está em minha casa e tenho a Nina à 1 ano.
A Nina tem um medo de cães, quando sente algum fica toda tufada e farta-se de soprar.
Quando a cadela veio a primeira vez aqui a casa com a Nina eu nem podia acreditar no que estava a ver, passados uns segundos o Migas também se virou contra a cadela.

-O Migas é completamente doido por peixe cozido e as latas da sheba ( como qualquer gato que se preze), fiquei de queixo caído quando vi que ele assim que ela se aproxima pára de comer senta-se ao lado e deixa a "madame" comer-lhe tudo.
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

domingo jul 11, 2004 8:38 pm

Nos meus felinos quem impõe regras é a Sasha. Curioso que a mãe é que lhe obedece, bem como a tia, que são mais velhas que ela.
Se a Sasha aceita, elas aceitam senão está o caldo entornado...
Até a Leo já aprendeu a obedecer-lhe... ;)

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
tin
Membro
Registado: sexta set 19, 2003 12:10 pm
Localização: Gatos: Mingau e Cocas, Cão: Nero,lab. galinhas, patos e mé_més

segunda jul 12, 2004 12:04 pm

NA MINHA CASA QUEM MANDA É A COCAS, É MAIS NOVA E MAIS PEQUENA, MAS FOI A QUE CHEGOU 1º . O MINGAU ESPERA SENTADITO QUE ELA COMA, SEMPRE A PISCAR OS OLHOS, COMO QUEM DIZ: ESTA NUNCA MAIS ACABA!!, E DEPOIS VAI ELE.
DE SALIENTAR QUE ELA É MUITO ARISCA E ELE UM BONACHEIRÃO DOCE.
Miadores
Membro Veterano

segunda jul 12, 2004 9:58 pm

ó anja, coitado do Flávio :| tadinho! deve ser por ser assim calminho e sossegado! Pobre bichano ....
<p>&nbsp;</p>
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

terça jul 13, 2004 12:31 pm

anja, coitado do Flávio tadinho! deve ser por ser assim calminho e sossegado! Pobre bichano ....
bom, o flávio tb. não é nenhum bicho sofredor. já o vi em cima do sofá a fazer grandes ron-rons e em alta brincadeira. o sofá é mesmo o fetiche dele. quando fecho a porta, farta-se de bramar. eu pergunto-lhe - na rua, tinhas um sofazinho para ti?
agora que é a principal vítima :roll: mas dorme com os outros, etc. enfim...hierarquias.
Miadores
Membro Veterano

terça jul 13, 2004 12:48 pm

bom, o flávio tb. não é nenhum bicho sofredor.
;) Claro, o pobre bichano, foi força de expressão!
Eles entendem-se! :p
Aqui o bombo da festa é o Sammy, tadinho ;) irmão do Phillys. Como é o mais pequeno, andam todos a zupar-lhe! Mas atenção que ele agora está a inverter as coisas! Deve-se ter chateado, e agora está a tornar-se um rufia! Mete-se ele com todos, até com o pai (Pippin) o matulão! :p
Mas a principal defesa dele é o miar! Tem um miar ameaçador como sei lá o quê!! A mim irrita-me um bocado aquelas variações sonoras! Quando as ouço, vou logo ver o que se passa! :evil:
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Gatos”