[quote=pmodias]
E no minimo muito estranho, porque as colisas (tanto a especie lalia como a especie labiosa) sao bastante pacificos e timidos. A diferença do macho e da femea e bastante facil, o macho tem coloraçao laranja, enquanto que a femea e cinzenta.
[/quote]
Obrigada em primeiro lugar pelo esclarecimento, mas pela sua descrição , trata-se mesmo de um casal , já reparei que a agressividade, que não é tanta assim , revela-se sobretudo na hora da refeição , no entanto também sei que os machos se tornam mais agressivos na altura da procriação, e são eles os detentores da paternidade

, ou seja depois da desova , as fêmeas deverão ser afastadas e els encarregam-se dos ovos.
Vou tentar incluir aqui ou a morada de um site , ou mesmo o texto que especifica muito melhor o que tentei transmitir.
Família: AnabantídeosNome Popular: ColisaNome Científico: Colisa Chuna (Hamilton, 1822 )Informações:Lugar de Origem: Ásia (Índia).
Características : Pacífico, resistente, Territorial (mas não agressiva)
Reprodução: Ovíparo, faz ninho de bolhas.
Aquário Ideal : 40 litros
Temperatûra : 24-28°C
pH : 7,0 a 6,4
dGH : 2-25° dH
*** Todas as Colisas tem as mesmas características. *** São peixes bastante resistente à variação de temperatura e ph (mais não abuse). Às vezes se escondem entre as plantas do aquário. Comem de tudo, sendo espécie prolífica e de criação bastante fácil. O macho constrói um ninho de bolhas com pedacinhos de plantas flutuantes. O resto se passa como para os Berras, com.a diferença que, apesar de seus hábitos pacíficos, o macho trata muito mal a fêmea após a postura, chegando até a mata-la.Reprodução: É muito parecido com os Bettas na reprodução, para ser mais exato, quase idêntica, única coisa que muda é a hora de acasalar. Ovíparos. Reproduzem se facilmente em aquários comunitários. O macho fica agressivo para proteger os ovos. Os machos são sempre mais coloridos que as fêmeas.
[b]1ºfase[/b]- Preparação do aquário: Em um aquário de 50 litros(se você não tiver um desse tamanho pode ser um pouco menor, evite muito pequeno, use sempre o mínimo de 20 litros para reprodução de colisas) ponha bastante plantas para a fêmea poder fugir do macho após terminar a desova, deixe a temperatura em 25 graus.
[b]2ºfase[/b]- Colocação do macho no aquário: Coloque um macho prévio-selecionado, um que você já tenha percebido interesse por fêmeas, e repare os outros requisitos, se é adulto, do tamanho ou maior que a fêmea e que principalmente seja bonito, com nadadeiras belas e formadas.
[b]3ºfase[/b]- Colocação da fêmea no aquário: Coloque 2 a 3 fêmeas ovadas, aptas para reproduzir, de preferência as fêmeas que o mesmo macho deu mais interesse. Ponha as fêmeas juntas com o macho. 4ºfase- O namoro: O macho vai escolher a fêmea preferida, e vai começar a construir no ninho de bolhas, no ninho ele vai adicionar pedaços de plantas, para dar mais sustentação ao ninho, então é hora de você ter certeza da fêmea que ele escolheu, e tire as demais.
[b]5ºfase[/b]- Acasalamento: Depois de 24 horas de namoro e construção do ninho, junte os dois, o macho vai persegui-la e as vezes até dando uns "safanõezinhos"( tem caso que a fêmea persegue o macho), ao passar de 12 a 24 horas, o macho vai conduzir a fêmea pra baixo do ninho, onde dará ínico ao abraço nupcial, no começo a fêmea nem expele ovos, depois do segundo e terceiro abraço começa a vir poucos ovos, depois de meia-hora de abraços, sai mais de 20 ovos por abraço, o total de uma desova em média é de 250-500 ovos(ovúlos). Ao mesmo tempo que os ovos são expelidos o macho solta os espermas para fecunda-los, e logo após poe os ovos no ninho(muitas fêmeas ajudam o macho nessa tarefa). Quando você reparar que a fêmea não desova mais, tire ela, pois o macho vai ataca-la até mata-la, pois ela é um intruso na visão do macho. 6ºfase- Eclosão dos ovos: Durante 24 a 48 horas o macho ficará vigiando o aquário inteiro para ver se nenhum "intruso" esta por perto para comer os ovos de sua ninhada, ele vai tratar os ovos com muito carinho, após 24 ou 48 horas(depende da temperatura, quando mais alta, menos o tempo de eclosão), os ovos vão eclodir, deles sairam os alevinos com seus sacos vitelinos, onde vai fornecer alimento a eles durante dois dias após o nascimento, eles vão ficar na horizontal, quando eles nadarem na vertical, retire o macho do aquário, pois não terá mais utilidade e pode acontecer do macho comer os seus próprios filhotes depois de 4 dias pós eclosão. 7ºfase- Desenvolvimento e engorda dos alevinos: Os alevinos são muito pequenos, precisam de alimentos muito pequenos também, depois do segundo dia de nascimento aconselho dar infusórios, depois do 5º dias de vida dê artêmia salinas recém eclodidas(compre os ovos desidratados em uma loja de aquarismo), com artêmias salinas recém eclodidas os filhotes vão crescer rapidamente, pela quantidade de proteínas que tem no organismo das artêmias, quando os alevinos já tiverem 2 semanas de vida, comece a fazer trocas de água(atenção, deixe a água descansar por um dia para ter certeza que esta sem cloro, e certifique se a temperatura esta igual), precisa trocar no mínimo 20% e no máximo 70% da água, repondo por água nova, é preciso fazer essas trocas d'água, porque cada alevino no aquário vai soltar hormônios, que inpedirá que seus irmãos desenvolvam de forma rápida, portanto, quanto mais trocas de água vc fizer no periodo de 2 semanas até 1 mês de vida, mais rápido os alevinos vão crecer. Quando seus filhotes atingirem 5 meses pode reproduzir eles, mas atenção, nunca reproduza Bettas parentes, como: irmãos, pais, e etc, pois o o código genético pode sofrer muitas avariações por serem parecidos dando consequência em muita morte de alevinos e alevinos mau desenvolvidos. Colisa Chuna Colisa Chuna