Finalmente alguem resolveu falar de EXPOSIÇÕES, sim porque este forum, neste momento, resume-se a anuncios de cães abandonados e defesa dos rafeiros.
Não sou grande aficcionado pelas raças citadas, aliás, fiquei triste por ver o representante do grupo 2 na final ser 1 Doberman onde o dono não tinha qualquer controlo nele. Demonstrou agressividade para com os outros cães e a calma que deveria ter numa situação limite como aquela ficou aquem das expectativas. (Se aquele foi o melhor Doberman e o melhor exemplar do grupo 2 que esteve lá... eu sou o Pai Natal).
Adiante, estive lá os 2 dias, de manhã e de tarde e adorei. Parabens á organização. Não existiram conflitos e penso ser necessário dar uma palavra ao pessoal das lutas de cães. Quem esteve presente no recinto, de certeza que se deparou com alguns Pitbulls de lutas, notavelmente mordidos e muitos, totalmente mal tratados. Mas, verdade seja dita, souberam comportar-se, ver os outros exemplares das diversas raças, e tiveram um comportamento, a meu ver, exemplar.
Uma palavra de apreço para a minha raça favorita, onde o Presidente do Boxer Club de Portugal apresentou o seu "novo" cão: Mito do Sul. Para além de ter ganho o melhor cão da raça, recebeu CAC-QC e CACIB, e, na minha opinião, tentando não ser tendencioso, daquilo que vi, seria um representante do grupo 2 extremamente valioso para a final, aliás, tanto ele como o Dogue Argentino da casa Dos Makuas e muito melhor que o Doberman seleccionado.
Em relação ao BIS reconheço que não sei minimamente avaliar o estalão das 3 raças vencedoras. Mas uma coisa posso afirmar, o vencedor levou o seu dono a desfilar ao contrario da maioria que, em vez de ser o cão a desfilar o dono, foi o dono a desfilar o cão.
Também uma palavra para o concurso jovem apresentador. Não conheço os pais de cada uma das crianças, mas acredito que o rapaz que ficou em 4º lugar não deve pertencer a nenhuma familia influente, ao contrario da rapariga que passou o Terra Nova que certamente teve a vida mais facilitada "a priori".
Uma palavra para o Juiz Frances Jean-Louis Grunheid que teve a melhor postura entre todos os juizes. Não hesitou nas decisões mas fe-lo com grande ponderação e analise.
Esta é tambem um questão que gostaria de colocar aos adeptos, detentores e criadores da raça Rottweiller: Sendo uma das raças mais apresentada em exposições, e sendo uma das raças mais registadas no LOP nos ultimos anos, qual o motivo da ausência de triunfos em exposições gerais em Portugal? Dentro do grupo 2 foram iliminados logo na 1ª volta. Será que existe mais quantidade do que qualidade, e os exemplares portugueses não valem tanto como os exemplares entrageiros? Será que o problema está nos juizes? Será que o problema está no facto das pessoas que levam os cães a ring não o fazerem correctamente? Ou será que os melhores exemplares da raça não vão a expos e preferem titular-se a treinar RCI e Mondioring? Por ex, nos Pastores Alemães é o que acontece...
Gostei também do pormenor do Sr do afixo "Franco's Valley", do qual não me recordo o nome. Quem passa o seu Beagle é a sua filha mas apreciei a parte influente em que ninguém da bancada bateu palmas ao seu cão, mas, subitamente, debaixo das bancadas começa ele a bater palmas. Ora bate um, batem 2, batem 3... e foi a bancada praticamente toda a louvar o cão. Pena que o objectivo de influenciar a decisão do juiz pela satisfação do publico não tenha surtido grande efeito... o cão ficou em 2º lugar no seu grupo quando ele esperava o 1º.
È necessario lembrar também o seguinte: em mais de 1000 exemplares inscritos, pelo que vi no catálogo da exposição, apenas cerca de 5% tinham provas de trabalho feitas. Que mal tem isto? Significa que os nossos criadores pouco se importam com o facto do caracter dos seus cães corresponder ao original da raça, preferindo ter grandes exemplares fisicamente. Volto a lembrar: de que vale uma miss sem qualquer inteligência... ou de que vale um "Einstein" sem qualquer beleza fisica?? O ideal de um cão é ser Belo, Harmonioso, mas ao mesmo tempo saber desempenhar bem a função para o qual foi seleccionado.
Por fim, não consigo resistir á tentação de vos mostrar um exemplar que corresponde a isto mesmo que digo: Campeão de Beleza e Campeção de Trabalho. Cão este que, no ultimo ano, para além de ser o BIS em 90% das expos que entrou, foi também o Royal Champion, ou seja, o melhor cão da raça, o melhor cão do grupo 2 e o melhor cão de todas as raças no ultimo ano:
Apresento-vos:
Dismo di Soragna