Pessoas com perturbações mentais.

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

aoinacio
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 3:04 pm
Contacto:

sexta jul 16, 2004 12:27 am

[quote=VascoV]
Para já não vê que as pessoas são perturbadas porque não andam com um cartaz na cabeça a dizer que têm perturbações, certo ?
[/quote]

Porque, precisamente, lhes chamam perturbadas, quando eu diria mais que têm problemas... só isso.

[quote=VascoV]
Os jovens imaturos de que falo ? Você registou-se ontem ? Não leu nem um das dezenas de tópicos sobre a BSL ?
[/quote]

Não, registei-me há muito tempo, mas há muito tempo que não venho aqui e este tópico despertou-me a atenção... BSL? Não, faça favor de me elucidar, por favor...

[quote=VascoV]
Informo-a que uma lei passa se existe uma maioria que a aprove no parlamento, não atrvés de referendo nacional. Aliás o consenso é tão grande que uma das raças acusadas só tem um animal Registado em Portugal ...UM !!!
[/quote]

Seja qual for a raça se a maioria faz passar a lei, é porque há democracia e em democracia, deveremos aceitar o que a maioria manda. A meu ver, não vejo problema em certos cães andarem com ançaime. Acho preferível do que os donos os deixarem à solta, sem educação nenhuma, com o risco de sucederem acidentes graves. Assim, trata-se de uma medida segura para a população em geral: obriga os maus donos desse tipo de raças a cumprir a regra (e mesmo assim não a cumprem) e, simultaneamente, mantém esses ditos "jovens imaturos"(?) seguros de andar nas ruas... Além disso, agora queremos referendo para tudo??? Que é isto? :o

[quote=VascoV]
As pessoas que usam a arca para pedir conselhos sobre animais que se desfazem em sangue, que estão paralizados, nunca leu nada então ? Desculpe mas de novo vou-lhe perguntar onde tem andado nos ultimos 4 anos da arca, todas as semanas temos casos novos...use a função pesquisar e verá ums dezenas largas... aliàs se fôr ao forum dos gatos verá duas neste preciso momento...
[/quote]

É assim: essas pessoas procuram consolo... Tenho quase a certeza que fazem tudo pelo animal, a não ser que, de facto, sejam idosas, estejam sozinhas ou incapacitadas... Então porque têm o animal? Como o adquiriram? Etc, etc... Se nos vamos pôr a questionar isso, então questionemos tudo... E depois nunca mais nada disto teria fim.

[quote=VascoV]
Os casos específicos que pede...conheço dezenas, agora quer que os referencie ? A que propósito hei de falar da vida de pessoas que você não conhece e de expôr aqui a privacidade deles ? De dizer que o Sr Y dorme com o cão ou sra Z faz sushi vegetariano para o gato que veste de oficial da marinha ? ? Quadrilhice ? Eles existem. tem amigos veterinários, criadores de animais ou ligados ao meio da Canicultura ? Pergunte-lhes...
[/quote]

Não tenho nada que perguntar. Nem sei quem são. Se estão em causa casos particulares e não os quer expôr aqui, então porque quer abordar o assunto? Mais valia estar calado, permita-me que lhe diga... Além disso dormir com o cão (embora eu não concorde) não vejo que isso seja conotado com perturbação mental. Fazer sushi vegetariano para o gato, porque não? Embora hoje em dia haja a apologia das rações, como é que acha que as rações são feitas? Vêm dos hamburguer do MacDonalds?? :lol: Lá vestir de oficial da Marinha é de extremos, mas não me compete a mim nem a ninguém julgar isso como ser perturbado mental. Primeiro, informe-se sobre as perturbações mentais e depois poderemos continuar o conversê...;)
aoinacio
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 3:04 pm
Contacto:

sexta jul 16, 2004 12:42 am

[quote=ziggy]
[quote=aoinacio]
Como deve calcular, a Trissomia 21 (vulgo Mongolismo) é uma perturbação mental que gera depressão
[/quote]

Não, não é uma perturbação mental, é, tal como o nome indica, uma anomalia cromossómica. Uma das características associadas é o atraso mental (ou lá como se chama agora, que essa coisa dos gajos andarem sempre a mudar as nomenclaturas é o que está a dar), mas tabém cardiopatias, problemas do aparelho digestivo, da visão, da audição, e por aí adiante; portanto não pode ser enquadrada de modo algum nas perturbações mentais.
[/quote]

A Ziggy já o afirmou é uma anomalia cromossómica que provoca atraso mental... Um atraso mental não é uma perturbação mental? As classificações de perturbações mentais são várias. Poderia dar exemplos vários... por isso é uma questão de informação.

[quote=ziggy]
Relativamente à depressão, não conheço, nem acredito que exista nenhum estudo que verifique maior incidência de depressão em sujeitos com trissomia 21, que no resto da população.
A terapia com animais é benéfica nestes sujeitos ao nível do desenvolvimento de competências sociais, na depressão não acredito sequer que seja usada especificamente nesta população.
[/quote]

É médica ou veterinária? Se for uma autoridade na matéria eu aceito a sua opinião, senão, digo-lhe desde já que não concordo e não creio que nenhum doente de trissomia 21 não tenha já sofrido, em algum momento, da sua vida um qualquer episódio depressivo. Além disso, a terapia com animais não é só benéfica em termos sociais, ela é-o em todos os sentidos, porque ao desenvolver competências e relações sociais com o animal neste caso ajuda imenso à depressão... As perturbações mentais são variadas e têm várias classificações, portanto, antes de se chamar de perturbações mentais a qualquer hábito menos ortodoxo, acho que se devem medir bem as palavras, pois é algo que joga com a saúde e são problemas graves e sérios. Dependendo da classificação e graus de perturbações, aí sim, se poderão afirmar se tais perturbações são perigosas para os animais ou não. Porque, por exemplo, para pessoas com ansiedade ou fobias, os animais são muito úteis para tornarem os donos mais sadios. E quanto mais sadio for o dono, mais feliz se tornará o animal. E, sim, a tendência em humanizar existe frequentemente... Ou ninguém se indigna quando batem num cão? Para mim é o mesmo que bater numa criança... Agora, claro que cão é cão e criança é criança, mas tento não fazer descriminações. Apenas cada macaco no seu galho!;)
dogfinder
Membro Júnior
Registado: domingo jun 13, 2004 6:02 am

sexta jul 16, 2004 5:56 am

Bons dias

Sobre este assunto gostaria de dizer o seguinte: Conheço algumas pessoas, graúdos e crianças, que conseguiram ultrapassar fases difíceis da sua vida graças à ajuda de animais de estimação que lhes foram dados
com esse objectivo. Descobriram novos sentidos para a vida.
No entanto, penso que o que está em causa aqui não serão própriamente casos de depressão, associados ou não a certas doenças ou deficiências, mas o facto de haver pessoas que, por variadissimos motivos, acabam por tornar a vida dos animais num inferno, quer através da violência quer através através de "mariquices" resultantes da excessiva "humanização" que impõem aos seus bichos. Neste último caso muitos nem sequer se apercebem dos problemas que arranjam porque acreditam que são os melhores donos do mundo.
Acontece que muitas destas pessoas, do ponto de vista clinico, até são consideradas normais, estão perfeitamente inseridas na sociedade mas não possuem condições psicológicas para terem animais como cães e gatos. A realidade é que são poucas as situações, como acontece com os maus tratos sobre crianças, que se vêm a descobrir.

Cumprimentos

Fernando
kitten
Membro Veterano
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm

sexta jul 16, 2004 7:04 am

Olá bom dia.

Vejamos, pessoas com perturbações mentais aqui na arca há bastantes, senão vejamos os ultimos tópicos, gente na sua maioria jovens imaturos e mal formados que provocaram a aprovação da BSL, temos também exemplos às carradas. Gente que à força de humanizarem o seu cão lhes trouxeram problemas gravissimos comportamentais, temos esses exemplos diariamente.
Gente que coloca apelos no minimo estranhos nos foruns da arca, temos esses exemplos diariamente.

Agora vejamos não me considero uma pessoa desiquilibrada emocionalmente, não sou portadora, nem nenhum dos meus, de nenhuma deficiência fisica ou mental, mas em determinada altura da minha vida, adoeci, como acontece a grande parte das pessoas.
Coincidiu a doença com a chegada da hanna, estive 8 mêses em casa sem se chegar à conclusão de qual a doença que me afectava e, quem já passou por isso sabe do que estou a falar, nesteas alturas a pessoa pensa em tudo de mau e cheguei ao ponto de começar a entrar em depressão. Só saía de casa à força, não tinha vontade de receber ninguém em casa, enfim os sintomas característicos de depressão.
A hanna, na altura ainda muito cachorra, "obrigou-me" a sair de casa várias vezes ao dia, a dar grandes passeios a pé e à força de brincadeiras e lambedelas fazer-me esquecer dos males que me afligiam.

Nesta altura, apesar de a doença se manter, já se sabe o que é e como controlar, mas, de cada vez que entro em crise e fico quase de cama sem me poder mexer, lá está a hanna e agora também a zoya, a fazerem-me andar para a frente e a darem todo o apoio que eu necessito.

Será que fazendo delas a minha "bengala" estou a humaniza-las, é provavel, mas que me ajudam muito, isso não há qualquer espécie de dúvida.

Quanto àqueles (as) que se servem dos tópicos de apelos, para pedir ajuda para animais absolutamente inviaveis, enfim, já noutros tópicos dei a minha opinião e concordo em absoluto com o Vasco.
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
VascoV
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Contacto:

sexta jul 16, 2004 7:06 am

Aoinacio.

Antes de dissertar procure perceber do que se está a falar.Casos em concreto não se fala porque existe uma coisa chamada ética. Veja se descobre de que se trata ;) .
E mais lhe digo, você ataca o Ziggy a dizer que a menos que ele seja médico ou veterinário não lhe reconhece competência.
Eu vou mais longe:Mesmo que você fosse médica ou veterinária ( que já percebi que não é ) não lhe reconhecia a si competência para avaliar uam realidade com a qual manifestamente não lida.

Passe bem :)

Dogfinder.
Exactmente o que eu dizia.
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

sexta jul 16, 2004 11:26 am

Plenamente de acordo com o Dogfinder na sua última mensagem. Complementa e clarifica o que quis transmitir na minha anterior, ondepoderei ter deixado algumas dúvidas sobre a importância da companhia dos cães em situações de fragilidade emocional (ou outras) do dono.
Ao sublinhar o afecto "doentio" da parte de algumas pessoas em relação ao seu animal de companhia, de modo algum estava a meter no mesmo saco as pessoas que ganharam um novo ânimo a partir do momento em que experimentaram a companhia de um animal. É aliás sobejamente conhecida a influência que os animais de companhia exercem na saúde das pessoas.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
ladyxzeus
Membro Veterano
Registado: sábado abr 26, 2003 5:14 pm
Localização: 2 cães(Fluffy e Infeliz), 1 gatinho (Mime) e 1 rouxinol do Japão(o Lípio)

sexta jul 16, 2004 11:39 am

aoinacio Escreveu:
VascoV Escreveu:
Para já não vê que as pessoas são perturbadas porque não andam com um cartaz na cabeça a dizer que têm perturbações, certo ?

Porque, precisamente, lhes chamam perturbadas, quando eu diria mais que têm problemas... só isso.
O facto de se ter problemas não implica que não se seja perturbado. Quando aqui se fala em perturbações mentais é o mesmo que dizer que se tem problemas mentais, derivados de problemas sociais (por exemplo). Não estamos a falardo grupo que tem "atraso mental", visto isso ser diferente.
aoinacio Escreveu:
VascoV Escreveu:
Os jovens imaturos de que falo ? Você registou-se ontem ? Não leu nem um das dezenas de tópicos sobre a BSL ?

Não, registei-me há muito tempo, mas há muito tempo que não venho aqui e este tópico despertou-me a atenção... BSL? Não, faça favor de me elucidar, por favor...
Sabe aquelas leis acerca de potencialmente perigosos e aquela lista de cães perigosos? Isso são as BSL. Foram criadas por uns grupos de jovenzitos com problemas de integração que usavam os seus canitos para... matar. (alguns usavam só para assustar)
aoinacio Escreveu:
VascoV Escreveu:
As pessoas que usam a arca para pedir conselhos sobre animais que se desfazem em sangue, que estão paralizados, nunca leu nada então ? Desculpe mas de novo vou-lhe perguntar onde tem andado nos ultimos 4 anos da arca, todas as semanas temos casos novos...use a função pesquisar e verá ums dezenas largas... aliàs se fôr ao forum dos gatos verá duas neste preciso momento...

É assim: essas pessoas procuram consolo... Tenho quase a certeza que fazem tudo pelo animal, a não ser que, de facto, sejam idosas, estejam sozinhas ou incapacitadas... Então porque têm o animal? Como o adquiriram? Etc, etc... Se nos vamos pôr a questionar isso, então questionemos tudo... E depois nunca mais nada disto teria fim.
Sim, essas pessoas procuram consolo, exactamente porque têm problemas. Se não tivessem estes problemas de foro mental, os problemas não teriam acontecido, logo não precisariam de consolo.
aoinacio Escreveu:
VascoV Escreveu:
Os casos específicos que pede...conheço dezenas, agora quer que os referencie ? A que propósito hei de falar da vida de pessoas que você não conhece e de expôr aqui a privacidade deles ? De dizer que o Sr Y dorme com o cão ou sra Z faz sushi vegetariano para o gato que veste de oficial da marinha ? ? Quadrilhice ? Eles existem. tem amigos veterinários, criadores de animais ou ligados ao meio da Canicultura ? Pergunte-lhes...

Não tenho nada que perguntar. Nem sei quem são. Se estão em causa casos particulares e não os quer expôr aqui, então porque quer abordar o assunto? Mais valia estar calado, permita-me que lhe diga... Além disso dormir com o cão (embora eu não concorde) não vejo que isso seja conotado com perturbação mental. Fazer sushi vegetariano para o gato, porque não? Embora hoje em dia haja a apologia das rações, como é que acha que as rações são feitas? Vêm dos hamburguer do MacDonalds?? Lá vestir de oficial da Marinha é de extremos, mas não me compete a mim nem a ninguém julgar isso como ser perturbado mental. Primeiro, informe-se sobre as perturbações mentais e depois poderemos continuar o conversê...
Clao que estão em causa casoso particulares. Se este fosse um "caso geral" todos teriamos estas anomalias e não estaríamos a falar disto, não? Todos esses exemplos são os exemplos máximos da humanização excessiva: tratar o animal como um ser humano e não como um animal.
Você é que precisa de se informar sobre perturbações mentais: está a confundi-las com "atrasos mentais".

(Depois continuo, ainda queria dizer mais coisas... :oops: )
Jordan
Membro Veterano
Registado: quarta nov 19, 2003 2:46 pm

sexta jul 16, 2004 11:46 am

nel Escreveu: Como tenho andado um pouco ausente, fui buscar este tópico lá atrás, cujo tema é interessante e onde quero meter uma pequena colherada (uma colher de chá).

Sempre considerei que muitas pessoas não gostam de animais, mas muito simplesmente o seu cão ou o seu gato, não interessa.
Por outras palavras. Essas pessoas até poderão gostar de animais, mas o afecto e consideração que têm por eles é infinitamente menor do que a paixão que nutrem pelo seu próprio bicho.
E é aqui que o tópico do Vasco se aplica na perfeição. Normalmente estas pessoas amam doentiamente o seu bicho, de forma totalmente desequilibrada, que já pouco ou nada tem a ver com o gostar-se de animais em sentido lato.
Daí desenvolverem-se problemas de humanização como tantas vezes aqui temos referido. Transferências de afectos, preenchimentos de espaços emocionais, compensações afectivas, disfarce de frustrações, afirmações de carácter e eu sei lá o quê mais. Em muitos casos o cão é o pretenso prolongamento da ideologia do dono. ...
Ainda bem que puxaram este assunto pq tinha me passado despercebido! E de uns tempos para cá tb tenho estado a notar isto por aqui (mais vincadamente!)
Qt a mim tenho certas dúvidas que alguns foristas com intervenções tão exarcebadas e ordinárias, se tratam bem os seus animais! Acho difícil que consigam tratar bem um cão ou gato etc. se não conseguem tratar bem outro ser humano! Como conseguem ter paciência e tolerância com os animais se não o conseguem com outra pessoa?

E tb acho que é devido á falta de equilíbrio que muitas pessoas que defendem os animais, não conseguem mais ajudas que por si só com a melhor das pessoas já é bastante difícil, sendo uma pessoa que age sempre no ímpeto sem pensar e tem atitudes para com outros seres humanos que revelam uma total falta de respeito, não podem exigir dos outros o mesmo respeito por si próprias ou os animais que defendem!
Sei que isto está um pouco confuso, mas é que hoje o dia está mesmo a correr-me mal...
Mas falo pq já estou um bocado cansada de ser criticada (pelos "amantes" dos animais que por aqui andam) por só ter 1 gata, 1 piriquito e 3 peixinhos!! E não andar a acolhe-los cá em casa... Acham que não gosto de animais pq não tenho pelo menos 10 gatos 5 cães, vários pássaros e um lago cheio de peixes, tartarugas ...

Continuo por cá mais pelas infos válidas que encontro, gosto muito das tuas intervensões Nel, do Paulo C, Nynf e muitos outros mais... já aprendi muitas coisas e é isso o que vale!!!!

Fiquem bem! :lol:
isabelpo
Membro Veterano
Registado: quarta dez 19, 2001 12:41 pm
Localização: Tartaruga Casquinha, cadelinha Meggy, gatinha Joana, gatinhos João e Bernardo, Dogue Alemão Aylah

sexta jul 16, 2004 12:19 pm

aoinacio Escreveu: ...Outra coisa não pode negar os efeitos benéficos que certos animais, como os golfinhos e os cavalos e mesmo os cães, têm em determinadas pessoas que sofrem de perturbações mentais. Como deve calcular, a Trissomia 21 (vulgo Mongolismo) é uma perturbação mental que gera depressão, mas pode igualmente ser uma perturbação cujos efeitos e sintomas são atenuados dado à relação que mantêm com animais.
Além de, como já foi dito, a trissomia 21 não ser uma perturbação mental, mas sim um "erro" da natureza aquando da formação do vigésimo primeiro par de cromossomas, para o qual há certos factores que se predispõe para que tal aconteça, não é desse tipo de perturbações que se pretende falar aqui. São mais aquelas perturbações de pessoas aparentemente normais, mas que no seu intimo escondem muita coisa!
isabelpo
Membro Veterano
Registado: quarta dez 19, 2001 12:41 pm
Localização: Tartaruga Casquinha, cadelinha Meggy, gatinha Joana, gatinhos João e Bernardo, Dogue Alemão Aylah

sexta jul 16, 2004 12:21 pm

nel Escreveu: Essas pessoas até poderão gostar de animais, mas o afecto e consideração que têm por eles é infinitamente menor do que a paixão que nutrem pelo seu próprio bicho.
E é aqui que o tópico do Vasco se aplica na perfeição. Normalmente estas pessoas amam doentiamente o seu bicho, de forma totalmente desequilibrada, que já pouco ou nada tem a ver com o gostar-se de animais em sentido lato.
Sem mais!
Moca32
Membro Veterano
Registado: terça abr 27, 2004 12:27 pm

sexta jul 16, 2004 1:17 pm

É de facto impressionante, por exemplo a evolução que crianças deficientes conseguem ter, precisamente por passarem a manter contacto com animais tais como cavalos, golfinhos e cães.

Ainda recentemente no canal odisseia passou um documentário fabuloso sobre este assunto. :)
Jordan
Membro Veterano
Registado: quarta nov 19, 2003 2:46 pm

sexta jul 16, 2004 2:13 pm

Moca32 Escreveu: É de facto impressionante, por exemplo a evolução que crianças deficientes conseguem ter, precisamente por passarem a manter contacto com animais tais como cavalos, golfinhos e cães.

Ainda recentemente no canal odisseia passou um documentário fabuloso sobre este assunto. )
Sim, é verdade ainda no outro dia num dos nossos jornais vi uma reportagem e era uma miúda (não me recordo qual a deficiência) e a mãe a tinha inscrito num projecto que há com "terapia" com cavalos. Dizia a mãe que a miúda estava muito mais atenta e feliz e que notava progressos desde que a miúda começou a aprender equitação e a levar e escovar os cavalos!
Com golfinhos... acho que tb vi um programa no Odisseia, mas foi a mais tempo!

;) Boa tarde!
ladyxzeus
Membro Veterano
Registado: sábado abr 26, 2003 5:14 pm
Localização: 2 cães(Fluffy e Infeliz), 1 gatinho (Mime) e 1 rouxinol do Japão(o Lípio)

sexta jul 16, 2004 3:47 pm

Se é para dar exemplos, uma das cavaleiras representantes doe Portugal nos Jogos Olímpicos tem paralisia cerebral. Começou a montar como forma de terapia.

Aquilo que eu queria dizer, antes de me ir embora, era um exemplo. Umka senhora minha conhecida tem 13 gatos e 8 cães. Apanha todos os que vê na rua, porque tem pena.Todo o seu dinheiro e tempo livre é dediaco a estes animais. Lembram-se quando eu me vim informar sobre "cadeiras de rodas" para cães? Era para um cão dessa senhora, que não o queria abater porque achava que ainda tinha qualidade de vida suficiente para ser feliz. Entretanto, ela fez-lhe hiudroterapia (dentro de um tanque) e o cão voltou a andar. Agora, digam-me: esta senhora, que À primeira vista parece ser tão boazinha, insere-se em alguma das categorias de "pessoas com perturbações mentais"?
icvcabral
Membro Veterano
Registado: quinta mar 21, 2002 12:44 am

sexta jul 16, 2004 3:56 pm

ladyxzeus Escreveu: Se é para dar exemplos, uma das cavaleiras representantes doe Portugal nos Jogos Olímpicos tem paralisia cerebral. Começou a montar como forma de terapia.

Aquilo que eu queria dizer, antes de me ir embora, era um exemplo. Umka senhora minha conhecida tem 13 gatos e 8 cães. Apanha todos os que vê na rua, porque tem pena.Todo o seu dinheiro e tempo livre é dediaco a estes animais. Lembram-se quando eu me vim informar sobre "cadeiras de rodas" para cães? Era para um cão dessa senhora, que não o queria abater porque achava que ainda tinha qualidade de vida suficiente para ser feliz. Entretanto, ela fez-lhe hiudroterapia (dentro de um tanque) e o cão voltou a andar. Agora, digam-me: esta senhora, que À primeira vista parece ser tão boazinha, insere-se em alguma das categorias de "pessoas com perturbações mentais"?
Provavelmente não tem perturbações mentais. Mas também não deverá ter consciência que ter tantos bichos não é bom para ninguém. Nem para ela, nem para eles, que começam a partilhar espaços sobrelotados (e muitas vezes, por isso, a desenvolver problemas de saúde e de comportamento) e a receber festas quando o rei faz anos, porque não há tempo para dar atenção a todos. Há que saber pôr um travão a essas ajudas. E eu sei do que estou a falar, porque tenho 4 gatos e 2 cães recolhidos da rua. Acho que ainda não é demais, mas já tenho sentimentos de culpa face aos residentes mais antigos (por eles já não terem toda a atenção que tinham e por sentirem, de alguma forma, o seu espaço invadido) e tenho consciência que atingi o limite e que se o ultrapassar só estarei a contribuir para a infelicidade dos meus animais
icvcabral
Membro Veterano
Registado: quinta mar 21, 2002 12:44 am

sexta jul 16, 2004 4:13 pm

icvcabral Escreveu:
ladyxzeus Escreveu: Se é para dar exemplos, uma das cavaleiras representantes doe Portugal nos Jogos Olímpicos tem paralisia cerebral. Começou a montar como forma de terapia.

Provavelmente não tem perturbações mentais. Mas também não deverá ter consciência que ter tantos bichos não é bom para ninguém. Nem para ela, nem para eles, que começam a partilhar espaços sobrelotados (e muitas vezes, por isso, a desenvolver problemas de saúde e de comportamento) e a receber festas quando o rei faz anos, porque não há tempo para dar atenção a todos. Há que saber pôr um travão a essas ajudas. E eu sei do que estou a falar, porque tenho 4 gatos e 2 cães recolhidos da rua. Acho que ainda não é demais, mas já tenho sentimentos de culpa face aos residentes mais antigos (por eles já não terem toda a atenção que tinham e por sentirem, de alguma forma, o seu espaço invadido) e tenho consciência que atingi o limite e que se o ultrapassar só estarei a contribuir para a infelicidade dos meus animais
Ainda queria acrescentar mais uma coisa: essa senhora, que dedica todo o seu tempo aos animais, provavelmente será idosa. E quando morrer? O que vai acontecer à bicharada? Já pensou nisso? Ainda há pouco tempo houve uma situação assim no Porto, em que uma senhora faleceu e todos os seus 52 (leram bem - 52!!!) gatos foram parar a um gatil camarário, porque a família, obviamente, não esteve para os recolher. Felizmente, muitos foram adoptados, mas mais de 10 morreram no gatil. E nem é isso que está em causa, mas sim que há que ter RESPONSABILIDADE pelo que fazemos. Porque, mais cedo ou mais tarde, quem acaba por pagar as favas são sempre os mesmos
Responder

Voltar para “Cães”