Pessoas com perturbações mentais.

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Jordan
Membro Veterano
Mensagens: 969
Registado: quarta nov 19, 2003 2:46 pm
Localização: Gata, piriquitos, peixes

sexta jul 16, 2004 4:15 pm

E muitas vezes eu pergunto-me o que acontece a esses animais todos se essa pessoa por algum azar adoece e precisa de assistência ficando incapacitada de tomar conta dos animais, ou pior se morre??! Vão mais uma data de animais sem abrigo, para o olho da rua a serem maltratados?

Eu já estive muito doente e internada 1 semana e a minha preocupação (além da minha saúde) foi a minha gata! Tenho uma pessoa encarregue de tomar conta dela caso algo de ruim me aconteça e tratar de tudo para a gata ser enviada para a minha mãe!

A maior parte das pessoas que albergam tantos animais em casa são muitas vezes pessoas sózinhas e já com uma certa idade, e nem se lembram que se lhes acontece alguma coisa, o que será dos animais???
Não estou a criticar ninguém, é só uma chamada de atenção, que as pessoas devem de ter em conta e pensar bem antes de tomarem qualquer acção!

Já vi muitos anúncios de animais para serem adoptados cujo o motivo foi a morte do dono(a). Embora as tragédias não escolham idades, muitas vezes as pessoas mais idosas e que são sozinhas, já quem dera a elas terem alguém para as ajudar, qt mais aos montes de animais que têm em casa!

Bom fim-de-semana a todos!
8)
nel
Membro Veterano
Mensagens: 3778
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Localização: Três whippets
Contacto:

sexta jul 16, 2004 5:00 pm

Ora vamos lá a ver. Todos nós, de louco temos um pouco, não é?
Todos nós temos as nossas excentricidades, as nossas manias, os nossos caprichos, os nossos vícios, os nossos gostos, xiiiii, querem mais?
Bem, eu tenho essas coisitas todas e mais algumas (hummm, algumas não confesso :lol: ) e orgulho-me disso.

Mas não é disso que se trata neste tópico. Por outro lado, ao pôr o rótulo de "atraso mental" ou de "deficiência mental" ou o uso de outra designação qualquer a certas pessoas, julgo que se tratou mais de uma facilidade de expressão do que propriamente para lhes diagnosticar uma doença do foro mental.
Isto não significa que não haja situações doentias no que se refere à relação dono/animal. Bom, mas sobre isto não tenho mais nada a acrescentar, pois teria que repetir o que disse no meu primeiro post.

O que sentimos pelos nossos animais é extremamente subjectivo (Mas que grande máxima!!! Puxa, de vez em quando saem-me assim uns lugares comuns). Mas não é fácil dizer isto de outra forma. Os nossos animais preenchem espaços nas nossas vidas e esses espaços diferem muito conforme as especificidades de cada vida, conforme usufruimos do animal e conforme aquilo que somos. São muitos "conformes" que entram neste jogo. E quando um dos "conformes" é excessivo, a situação foge do normal e então é considerada "doentia".
Se nos mantivermos atentos, poderemos usufruir da companhia do animal sem o desrespeitar como animal e sem nos desrespeitarmos a nós próprios. Mas isto nem sempre é fácil.

Quando me referi ao amor doentio que certas pessoas nutrem pelo seu animal de estimação, foi em termos abstractos. O que está por detrás desse sentimento doentio é um conjunto de motivações das mais variadas. Nalguns casos, o cão é o único súbdito de um dono que na sua vida em sociedade nunca soube ou nunca conseguiu impor-se a ninguém. Ou é o ser leal e fidelíssimo, sem limites nem condições, relação tão difícil de encontrar entre as pessoas. Ou ainda, é o ser que aceita sem reservas paixões e amores... não correspondidos. E também é o ser em que se descarregam frustrações. Quantos e quantos cães sofrem no lombo a cobardia dos donos.
Há de tudo. Em maior ou em menor grau.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
ziggy
Membro Veterano
Mensagens: 938
Registado: segunda jan 27, 2003 5:58 pm

sexta jul 16, 2004 5:32 pm

aoinacio Escreveu:
ziggy Escreveu:
aoinacio Escreveu: Como deve calcular, a Trissomia 21 (vulgo Mongolismo) é uma perturbação mental que gera depressão
Não, não é uma perturbação mental, é, tal como o nome indica, uma anomalia cromossómica. Uma das características associadas é o atraso mental (ou lá como se chama agora, que essa coisa dos gajos andarem sempre a mudar as nomenclaturas é o que está a dar), mas tabém cardiopatias, problemas do aparelho digestivo, da visão, da audição, e por aí adiante; portanto não pode ser enquadrada de modo algum nas perturbações mentais.
A Ziggy já o afirmou é uma anomalia cromossómica que provoca atraso mental... Um atraso mental não é uma perturbação mental? As classificações de perturbações mentais são várias. Poderia dar exemplos vários... por isso é uma questão de informação.
ziggy Escreveu:
Relativamente à depressão, não conheço, nem acredito que exista nenhum estudo que verifique maior incidência de depressão em sujeitos com trissomia 21, que no resto da população.
A terapia com animais é benéfica nestes sujeitos ao nível do desenvolvimento de competências sociais, na depressão não acredito sequer que seja usada especificamente nesta população.
É médica ou veterinária? Se for uma autoridade na matéria eu aceito a sua opinião, senão, digo-lhe desde já que não concordo e não creio que nenhum doente de trissomia 21 não tenha já sofrido, em algum momento, da sua vida um qualquer episódio depressivo. Além disso, a terapia com animais não é só benéfica em termos sociais, ela é-o em todos os sentidos, porque ao desenvolver competências e relações sociais com o animal neste caso ajuda imenso à depressão... As perturbações mentais são variadas e têm várias classificações, portanto, antes de se chamar de perturbações mentais a qualquer hábito menos ortodoxo, acho que se devem medir bem as palavras, pois é algo que joga com a saúde e são problemas graves e sérios. Dependendo da classificação e graus de perturbações, aí sim, se poderão afirmar se tais perturbações são perigosas para os animais ou não. Porque, por exemplo, para pessoas com ansiedade ou fobias, os animais são muito úteis para tornarem os donos mais sadios. E quanto mais sadio for o dono, mais feliz se tornará o animal. E, sim, a tendência em humanizar existe frequentemente... Ou ninguém se indigna quando batem num cão? Para mim é o mesmo que bater numa criança... Agora, claro que cão é cão e criança é criança, mas tento não fazer descriminações. Apenas cada macaco no seu galho!;)
Vamos lá ver se consegue perceber:
A deficiência mental, atraso mental, deficiência cognitiva, ou que raio é, é uma perturbação mental. A trissomia 21 não é deficiência mental, é uma anomalia cromossómica pode estar associada a deficiência mental, bem como a uma série de outras patologias.
Se eu lhe disser que a Trissomia 21 é uma patologia cardíaca, concorda comigo? É que também existe uma incidência grande de patologias cardíacas nesses sujeitos; mas isso, não faz da trissomia 21 uma patologia cardíaca, como também a incidência de deficiência mental nesses sujeitos, não faz da trissomia 21 uma perturbação mental.

De certeza que há muitos sujeitos com trissomia 21 que sofrem ou sofreram em algum momento da sua vida de depressão. Quanto a isso eu não disse nada. Apenas disse que julgo que a prevalência da depressão nessa população não seja significativamente superior à da população geral. Se me vier falar em prevalência de depressão em doentes oncológicos, há dados que verificam que a prevalência da depressão é superior à população em geral; o que não quer dizer que haja n sujeitos com doenças do foro oncológico que não apresentem depressão. É uma questão de ser ou não significativo, e julgo que nos sujeitos com trissomia 21, a depressão não é uma patologia significativa; portanto não entendo porque é que continua a bater na tecla de que os animaizinhos servem para ajudar os sujeitos com trissomia 21 a ultrapassar a depressão... não percebe, nem quer perceber quais são as verdadeiras dificuldades destes sujeitos, dificuldades estas que podem ser trabalhadas através de terapia com animais; não faz a mínima ideia do que seja trabalhar competências sociais, e outras, nem para que é que isso serve (garanto-lhe que não se foca na depressão).
Miadores
Membro Veterano
Mensagens: 2295
Registado: sábado mar 08, 2003 9:21 pm
Localização: siameses, europeus comuns, cadela SRD

sexta jul 16, 2004 6:02 pm

Só para esclarecer uma coisa em relação a esta discussão que se está a gerar aqui:
a trissomia 21 - corresponde a uma anomalia genética, uma vez que o par de cromossomas 21, anomalamente passa a ser constituído por 3 cromossomas, tem consequências muito graves a vários níveis do organismo, mas sobretudo a nível mental - provoca atraso mental irreversível, e que apenas se pode tentar compensar (tentar, notem bem) com várias terapias, no sentido de tentar uma melhoria na integração do indivíduo.
As perturbações mentais são outra coisa, e as depressões ainda outra. Não confundam as coisas.
E para esclarecer, antes que me perguntem ;) está na minha área de formação.
<p>MALHINHAS para sempre no meu coracao!</p>
<p>To the world you may be one, to the one you may be the world!</p>
<p>&nbsp;</p>
anjaazul
Membro Veterano
Mensagens: 5695
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm
Localização: 9 gatos, 2 cães

sexta jul 16, 2004 6:08 pm

isto faz-me lembrar sempre aquele cliché - as loiras são burras, os intelectuais uns chatos e os amantes de animais, uns doentes e frustrados
Miadores
Membro Veterano
Mensagens: 2295
Registado: sábado mar 08, 2003 9:21 pm
Localização: siameses, europeus comuns, cadela SRD

sexta jul 16, 2004 6:20 pm

icvcabral Escreveu: ? Ainda há pouco tempo houve uma situação assim no Porto, em que uma senhora faleceu e todos os seus 52 (leram bem - 52!!!) gatos foram parar a um gatil camarário, porque a família, obviamente, não esteve para os recolher. Felizmente, muitos foram adoptados, mas mais de 10 morreram no gatil. E nem é isso que está em causa, mas sim que há que ter RESPONSABILIDADE pelo que fazemos. Porque, mais cedo ou mais tarde, quem acaba por pagar as favas são sempre os mesmos
Informação errada!!!
Não deturpe a situação, icvcabral!!
Não se tratou disso! Foi um despejo a um casal, por alta de pagamento.
Antes de veicularem informações deviam fazer isso mesmo, informar-se!

E já agora, um à parte, não pude deixar de me sorrir perante as afirmações tão conhecedoras (como sempre) da ladyxzeus, que do alto da sua muita experiência ilumina os outros pobres, às escuras!
<p>MALHINHAS para sempre no meu coracao!</p>
<p>To the world you may be one, to the one you may be the world!</p>
<p>&nbsp;</p>
ziggy
Membro Veterano
Mensagens: 938
Registado: segunda jan 27, 2003 5:58 pm

sexta jul 16, 2004 6:44 pm

Miadores Escreveu: Só para esclarecer uma coisa em relação a esta discussão que se está a gerar aqui:
a trissomia 21 - corresponde a uma anomalia genética, uma vez que o par de cromossomas 21, anomalamente passa a ser constituído por 3 cromossomas, tem consequências muito graves a vários níveis do organismo, mas sobretudo a nível mental - provoca atraso mental irreversível, e que apenas se pode tentar compensar (tentar, notem bem) com várias terapias, no sentido de tentar uma melhoria na integração do indivíduo.
As perturbações mentais são outra coisa, e as depressões ainda outra. Não confundam as coisas.
E para esclarecer, antes que me perguntem ;) está na minha área de formação.
Se é sobretudo ao nível mental ou não, teria de ver estudos da prevalência da diversas patologias características do síndrome de down e comparar, mas até acredito; agora o atraso mental irreversível; a deficiência mental é diagnosticada através do funcionamento adaptativo, e no síndrome de down pode ir desde deficiência mental profunda, até um funcionamento adaptativo normal para a idade.

Não posso concordar é que a depressão não seja perturbação mental. Se não é perturbação mental, o que é?
Miadores
Membro Veterano
Mensagens: 2295
Registado: sábado mar 08, 2003 9:21 pm
Localização: siameses, europeus comuns, cadela SRD

sexta jul 16, 2004 7:12 pm

Perturbações mentais - abrange uma gama muito variada de perda, mais ou menos acentuada (dependendo da gravidade da perturbação) das diversas capacidades psíquicas. Podem ser catalogadas no campo das neuroses, se forem reversíveis, menos graves portanto, ou das psicoses, estas irreversíveis, logicamente as mais graves (caso da esquizofrenia, por exemplo).
A depressão nervosa, não implica perda de capacidades, mas alteração do estado de humor, mais ou menos profunda, mais ou menos duradoura.
Enquanto as perturbações são geralmente despoletadas por factores internos (orgânicos, de vária ordem), embora os externos possam contribuir, isto é, acrescentarem-se, as depressões, embora possa haver um contributo de factores internos, nomeadamente uma certa predisposição, são sobretudo desencadeadas por factores externos, ambientais, situacionais.
<p>MALHINHAS para sempre no meu coracao!</p>
<p>To the world you may be one, to the one you may be the world!</p>
<p>&nbsp;</p>
ziggy
Membro Veterano
Mensagens: 938
Registado: segunda jan 27, 2003 5:58 pm

sexta jul 16, 2004 7:36 pm

Miadores Escreveu: Perturbações mentais - abrange uma gama muito variada de perda, mais ou menos acentuada (dependendo da gravidade da perturbação) das diversas capacidades psíquicas. Podem ser catalogadas no campo das neuroses, se forem reversíveis, menos graves portanto, ou das psicoses, estas irreversíveis, logicamente as mais graves (caso da esquizofrenia, por exemplo).
A depressão nervosa, não implica perda de capacidades, mas alteração do estado de humor, mais ou menos profunda, mais ou menos duradoura.
Enquanto as perturbações são geralmente despoletadas por factores internos (orgânicos, de vária ordem), embora os externos possam contribuir, isto é, acrescentarem-se, as depressões, embora possa haver um contributo de factores internos, nomeadamente uma certa predisposição, são sobretudo desencadeadas por factores externos, ambientais, situacionais.
Bem... nem sei por onde começar. Isso de dividir tudo em neuroses e psicoses é muito limitado. As psicoses não são todas irreversíveis (pense nas psicoses infantis; psicoses induzidas por substâncias;...).

As perturbações mentais não são geralmente induzidas por factores orgânicos; têm componentes orgânicas ao nível das alterações da química cerebral, mas com uma grande componente do meio que envolve o sujeito.
A depressão é uma perturbação mental , classificada como uma perturbação do humor, tem também uma bioquímica própria ao nível da produção e captação de seretonina, e uma grande componente do meio. E a depressão implica perda de capacidades, principalmente ao nível da atenção e memória (não é difícil confundir, numa primeira abordagem, um sujeito com depressão major, com uma demência tipo Alzheimer).
kitten
Membro Veterano
Mensagens: 5667
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm
Localização: muitos !!!!!

sexta jul 16, 2004 7:39 pm

Miadores Escreveu: Perturbações mentais - abrange uma gama muito variada de perda, mais ou menos acentuada (dependendo da gravidade da perturbação) das diversas capacidades psíquicas. Podem ser catalogadas no campo das neuroses, se forem reversíveis, menos graves portanto, ou das psicoses, estas irreversíveis, logicamente as mais graves (caso da esquizofrenia, por exemplo).
A depressão nervosa, não implica perda de capacidades, mas alteração do estado de humor, mais ou menos profunda, mais ou menos duradoura.
Enquanto as perturbações são geralmente despoletadas por factores internos (orgânicos, de vária ordem), embora os externos possam contribuir, isto é, acrescentarem-se, as depressões, embora possa haver um contributo de factores internos, nomeadamente uma certa predisposição, são sobretudo desencadeadas por factores externos, ambientais, situacionais.
Como eu já senti no pêlo o que é uma depressão nervosa, a minha no caso por estar doente sem saber com quê, acho que foi um descrição excelente. As depressões e quem já teve sabe do eu estou a falar podem ser fruto de muita coisa, até de excesso de trabalho, que quando não são tratadas convenientemente podem levar a situações muito mais graves.

Mas quem entra em depressão não é "maluca" eu já era antes da depressão, neste momento estou controlada, não tratada.

Daí que as minhas cadelas sejam uma parte muito importante da minha vida, não sei se é "amor" se é afecto, se é carinho se o que é, o que é facto é que eu realmente necessito delas, da presença delas, do carinho que me dão, da companhia que me fazem, nem sequer consigo imaginar a minha vida neste momento sem elas. Será egoismo da minha parte, receber tanto e dar tão pouco, se calhar até é.
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
Miadores
Membro Veterano
Mensagens: 2295
Registado: sábado mar 08, 2003 9:21 pm
Localização: siameses, europeus comuns, cadela SRD

sexta jul 16, 2004 8:04 pm

Bem... nem sei por onde começar. Isso de dividir tudo em neuroses e psicoses é muito limitado. As psicoses não são todas irreversíveis (pense nas psicoses infantis; psicoses induzidas por substâncias;...).
:D Tem bom remédio, como especialista na matéria, proponha uma nova terminologia, que tal? :p
<p>MALHINHAS para sempre no meu coracao!</p>
<p>To the world you may be one, to the one you may be the world!</p>
<p>&nbsp;</p>
ladyxzeus
Membro Veterano
Mensagens: 2402
Registado: sábado abr 26, 2003 5:14 pm
Localização: 2 cães(Fluffy e Infeliz), 1 gatinho (Mime) e 1 rouxinol do Japão(o Lípio)

sexta jul 16, 2004 8:08 pm

Ah, Miadores, desta vez eu não fiz nada! Não contrariei nada do que você tenha dito depois de mim (em outras palavras, você não me corrigiu) e só dei um exemplo, não afirmei nada acerca de ordens de despejo e de falecimentos! Eu sei que digo muitas coisas erradas, mas desta vez não fiz nada de mal!
Miadores
Membro Veterano
Mensagens: 2295
Registado: sábado mar 08, 2003 9:21 pm
Localização: siameses, europeus comuns, cadela SRD

sexta jul 16, 2004 8:19 pm

:lol: :lol: OK! OK!, lady, foi só um comentário ;)
<p>MALHINHAS para sempre no meu coracao!</p>
<p>To the world you may be one, to the one you may be the world!</p>
<p>&nbsp;</p>
ziggy
Membro Veterano
Mensagens: 938
Registado: segunda jan 27, 2003 5:58 pm

sexta jul 16, 2004 8:30 pm

Miadores Escreveu: [ :D Tem bom remédio, como especialista na matéria, proponha uma nova terminologia, que tal? :p
Eu não preciso propor uma nova terminologia, porque essa não é a terminologia que existe, muito menos a terminologia que é universalmente aceite.

Só se englobam as perturbações mentais com pertencentes a um funcionamento psicótico, ou a um funcionamento neurótico; e atente na palavra funcionamento (que é muito diferente de dizer que é tudo ou neurose ou psicose), numa prespectiva analítica e dinâmica. Aí, muito bem, mas convenhamos que a análise é em termos práticos uma técnica muito limitada e que abrange um pequeno espectro das perturbações mentais .
VascoV
Membro Veterano
Mensagens: 5619
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Localização: Politicos com anti-rábica em dia
Contacto:

sexta jul 16, 2004 8:34 pm

Pessoal, pessoal, calma.

Este não é um fora de psiquiatria.

Não fujamos do assunto que são as perturbações que certas pessoas têm, podem dever-se a muita coisa.

E por favor não inventem coisas como o mongolismo como estando englobado no que disse.
Responder

Voltar para “Cães”