Mais um gato ou não??
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Júnior
- Registado: quarta jul 14, 2004 3:30 pm
Ola a todos!!!
É a primeira vez que cá estou. Eu tenho um gato persa, o Bernardo, mas acho que ele está muito sozinho e queria-lhe arranjar um amigo. Não sei se arranje uma gata ou gato (o bernardo é castrado). Depois há a questão da raça, gosto deles peludos mas a verdade é que tb podem ser "rafeirinhos", desde que seja um gato.
Já agora se alguem na zona do Porto tiver gatos para dar ou vender, diga qq coisa, ok?
É a primeira vez que cá estou. Eu tenho um gato persa, o Bernardo, mas acho que ele está muito sozinho e queria-lhe arranjar um amigo. Não sei se arranje uma gata ou gato (o bernardo é castrado). Depois há a questão da raça, gosto deles peludos mas a verdade é que tb podem ser "rafeirinhos", desde que seja um gato.
Já agora se alguem na zona do Porto tiver gatos para dar ou vender, diga qq coisa, ok?
-
- Membro Júnior
O bernardo ate agora so conheceu um gato e a reacção foi correr atras do outro e dar-lhe [u]sapatadas[/u].... chegou a atirar-se para cima dele também... alias o meu gato tem a mania de dar sapatadas... da-nos sapatadas na cara, nos calcanhares... é uma festa..
Como se habitua um gato de 3 anos a ter um gatinho em casa?
Será que é facil?
Bjs

Como se habitua um gato de 3 anos a ter um gatinho em casa?
Será que é facil?
Bjs
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo nov 16, 2003 7:59 pm
- Localização: Uma cadela (Tascha) 5 periquitos(pp,lolita,tomé,pinxi,Marieta)2 gatas(Links e Iscas)
Habituar, habitua, e o que não falta são gatos para dar
Tente que o seu gato tenha contactos com outros gatos (que estejam vacinados e sem problemas), por exemplo de um qq seu amigo
.
A aproximação tem de ser lenta, um passo de cada vez

Tente que o seu gato tenha contactos com outros gatos (que estejam vacinados e sem problemas), por exemplo de um qq seu amigo

A aproximação tem de ser lenta, um passo de cada vez

a minha gata de 4 anos adaptou-se perfeitamente ao "irmãozinho" e agora não quer outra coisa... cada "carinho" que o pobre já lhe falta pedaço de orelha... mas é tudo amor
demorou quase um mês, c paciência e amor vai lá de certeza

demorou quase um mês, c paciência e amor vai lá de certeza

sinceramente Last_kiss isto é resposta que se dê ????? então vai fazer a experiência com o gato do amigo ou do vizinho ? porque não adoptar logo outro e aí sim ir habituando o gato aos poucos._Last_kiss_ Escreveu: Habituar, habitua, e o que não falta são gatos para dar![]()
Tente que o seu gato tenha contactos com outros gatos (que estejam vacinados e sem problemas), por exemplo de um qq seu amigo.
A aproximação tem de ser lenta, um passo de cada vez![]()
agora fazer a experiência com um gato que depois ele nunca mais vê, sinceramente....
-
- Membro Júnior
Obrigado a todos pelas respostas.
Eu estou mesmo decidida a adoptar (ou comprar) outro gato. Acho que vai fazer bem ao Bernardo e a mim de certeza. Quanto a habituar-se acho que o facto de estar sozinho durante o dia ate vai ajudar a querer ter o outro gato em casa.
Mais uma vez muito obrigado
Bjs.
Eu estou mesmo decidida a adoptar (ou comprar) outro gato. Acho que vai fazer bem ao Bernardo e a mim de certeza. Quanto a habituar-se acho que o facto de estar sozinho durante o dia ate vai ajudar a querer ter o outro gato em casa.
Mais uma vez muito obrigado

Bjs.
-
- Membro Veterano
- Localização: Uma cadela (Tascha) 5 periquitos(pp,lolita,tomé,pinxi,Marieta)2 gatas(Links e Iscas)
Releia o que disse a ver se desta vez percebelince_cat Escreveu: sinceramente Last_kiss isto é resposta que se dê ????? então vai fazer a experiência com o gato do amigo ou do vizinho ? porque não adoptar logo outro e aí sim ir habituando o gato aos poucos.
agora fazer a experiência com um gato que depois ele nunca mais vê, sinceramente....

Obviamente que a maioria dos gatos se habitua, mas há questões comportamentais que levam a que outros não toleram a presença de outros gatos desconhecidos.
O conselho foi o de exactamente puder ver a reacção com outro gato, de um amigo por exemplo que esteja com o check up veterinário em dia, afim de perceber a reacção do animal e prever a adaptação, pois se é gato de casa, se calhar desde bebé que não contacta com outros gatos

Mas deixe lá, eu percebi o seu intuito, certamente acha preferível que o senhor adopte um gato e depois de umas quantas brigas o devolva?
-
- Membro Júnior
Bem... o meu gato pode nao se entender com o novo, mas a opção de depois devolver o novo gato sinceramente nao é opção. Em relação a um gato amigo, da experiencia que tive o que aconteceu foi: em minha casa o meu corria atras do outro e batia-lhe, em casa do outro era ao contrario, quem levava era o meu.
Mas nao bufaram um ao outro nem nada.
Mas afinal, vale a pena arriscar ou não?? este foi o primeiro gato que tive, adoro gatos mas nao sei muito sobre eles.
Help
Mas nao bufaram um ao outro nem nada.
Mas afinal, vale a pena arriscar ou não?? este foi o primeiro gato que tive, adoro gatos mas nao sei muito sobre eles.
Help
-
- Membro Veterano
Cada gato tem o seu território, quando vem um novo este terreno é ameaçado e a hierarquia que eles formam destabiliza, por isso brigam para restabelecê-la.
Regra geral eles habituam-se, claro que não é num dia para o outro e o dono conhece melhor o seu gato, sabe a história dele e o comportamento dele, pelo que apesar de haver sempre as condicionantes da "norma" e que são tentadoras, o carácter do animal também pesa e muito e muitas vezes é descurado
.
Acho que fez muito bem em o gato contactar com outro, penso que mesmo assim será mais fácil.
Deverá introduzir o novo aos poucos, o grande erro por vezes é trazer logo o novo e pô-los cara a cara até se entenderem, o que muitas vezes não acontece. O "truque" é deixá-los cheirarem-se por baixo da porta, trocar as mantinhas do sítio de dormir entre eles, deixar que se vejam, por exemplo separados por um vidro? Do género das portas de correr
.
Aos poucos deixe-os cheirarem-se, bufar, desde que não se tentem magoar...deverá estar "munido" de um borrifador de água ou luvas, para no caso de se pegarem poder separá-los, coisa complicada
.
De resto penso que pode e deve adoptar, dois gatos é muito bom para eles e desde que lhes possa dar condições, fazem companhia um ao outro (nos primeiros dias não deveria fazê-lo, pois ainda se estão a conhecer)...
Basicamente é isto...
Depois é vê-los brincar, correr, dormir juntos, etc
e é sempre uma optima companhia para quando não está em casa, pois o gatinho vai sentir-se acompanhado.
Regra geral eles habituam-se, claro que não é num dia para o outro e o dono conhece melhor o seu gato, sabe a história dele e o comportamento dele, pelo que apesar de haver sempre as condicionantes da "norma" e que são tentadoras, o carácter do animal também pesa e muito e muitas vezes é descurado

Acho que fez muito bem em o gato contactar com outro, penso que mesmo assim será mais fácil.
Deverá introduzir o novo aos poucos, o grande erro por vezes é trazer logo o novo e pô-los cara a cara até se entenderem, o que muitas vezes não acontece. O "truque" é deixá-los cheirarem-se por baixo da porta, trocar as mantinhas do sítio de dormir entre eles, deixar que se vejam, por exemplo separados por um vidro? Do género das portas de correr

Aos poucos deixe-os cheirarem-se, bufar, desde que não se tentem magoar...deverá estar "munido" de um borrifador de água ou luvas, para no caso de se pegarem poder separá-los, coisa complicada

De resto penso que pode e deve adoptar, dois gatos é muito bom para eles e desde que lhes possa dar condições, fazem companhia um ao outro (nos primeiros dias não deveria fazê-lo, pois ainda se estão a conhecer)...
Basicamente é isto...
Depois é vê-los brincar, correr, dormir juntos, etc

-
- Membro Júnior
Vai ser dificil conseguir arranjar outro gato e separa-lo do bernardo, mas ja me lembrei... eu vou tirar uma semana de ferias, era uma boa altura para arranjar o gato novo, pelo menos estava por lá e ia vendo as reacções.
Ja agora, os gatos sao como as pessoas? têm ciumes, nao é?
eu vou arriscar e vamos la ver se corre bem.
Depois vou-vos chatear para me ajudarem a cuidar dos 2 ao mesmo tempo
Ja agora, os gatos sao como as pessoas? têm ciumes, nao é?
eu vou arriscar e vamos la ver se corre bem.
Depois vou-vos chatear para me ajudarem a cuidar dos 2 ao mesmo tempo

-
- Membro Veterano
- Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
- Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)
Olá
Neste momento tenho duas gatas. Quando a Emília veio para minha casa o motivo principal foi o de fazer companhia à Amélia. Ao início bufaram uma à outra mas em poucos dias tornaram-se amigas.
Se tem um macho acho que era uma melhor opção adoptar ou comprar uma gatinha, lembrando-se que depois a deve esterilizar. Os macho mesmo castrados nem sempre se aceitam bem no mesmo território.
Para os juntar dê sempre primazia em tudo ao gato mais velho na casa festas, comida etc), assim ele não sente ciumes.
Um conselho importante, quer compre quer adopte, certifique-se de que o gato novo está nas perfeitas condições de saúde. Não se esqueça que os gatos têm doenças contagiosas que podem pegar uns aos outros. Quer comprado quer adoptado deve certificar-se sempre das condições de saúde.
beijokas
Kathleen
Neste momento tenho duas gatas. Quando a Emília veio para minha casa o motivo principal foi o de fazer companhia à Amélia. Ao início bufaram uma à outra mas em poucos dias tornaram-se amigas.
Se tem um macho acho que era uma melhor opção adoptar ou comprar uma gatinha, lembrando-se que depois a deve esterilizar. Os macho mesmo castrados nem sempre se aceitam bem no mesmo território.
Para os juntar dê sempre primazia em tudo ao gato mais velho na casa festas, comida etc), assim ele não sente ciumes.
Um conselho importante, quer compre quer adopte, certifique-se de que o gato novo está nas perfeitas condições de saúde. Não se esqueça que os gatos têm doenças contagiosas que podem pegar uns aos outros. Quer comprado quer adoptado deve certificar-se sempre das condições de saúde.
beijokas
Kathleen
-
- Membro Veterano
Seria o melhor, pois poderia supervisionar as "operações"o_meu_gato_bernardo Escreveu: Vai ser dificil conseguir arranjar outro gato e separa-lo do bernardo, mas ja me lembrei... eu vou tirar uma semana de ferias, era uma boa altura para arranjar o gato novo, pelo menos estava por lá e ia vendo as reacções.

-
- Membro Veterano
- Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am
No outro seu tópico, perguntei se ía adquirir mais um...isto porque não tinha lido este...mas agora já percebi que simo_meu_gato_bernardo Escreveu: Vai ser dificil conseguir arranjar outro gato e separa-lo do bernardo, mas ja me lembrei... eu vou tirar uma semana de ferias, era uma boa altura para arranjar o gato novo, pelo menos estava por lá e ia vendo as reacções.

Parabéns pela nova aquisição e boa sorte para todos,
Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
-
- Membro
- Registado: quinta dez 13, 2001 3:14 pm
- Contacto:
Olá,tenho uma experiência recente que posso relatar;tenho 2 gatos com 3 anos,à +- 2 semanas a minha sogra encontrou uma gatinho de +- 5 meses abandonado ,ferido mas muito meiguinho.Nem pensei duas vezes e trouxe-o para casa.A minha sorte é que tinha uns dias de férias pq se deixasse o pequenino nas mãos dos meus "galifões" coitado.
O que fiz primeiro foi dar-lhe um grande banho,para o cheiro não ser tão intenso e eles se adaptarem melhor,de seguida no meu colo deixava-os cheirar pouco a pouco (sim porque eles estavam constantemente a bufarem).Nessa noite deitei-o numa caminha ao pé de mim em cima de um puff para o poder controlar e os outros não lhe saltarem para cima.A noite correu razoávelmente bem,o pior é que o Gaspar(o novito) tinha medo dos outros e não se mexia nem para comer ou para ir fazer as necessidades,tive-o de o levar e supervisionar.No dia seguinte fui ao veterinário para ver se estava tudo bem e receber as vacinas.Resumindo,passados 2 dias o Gaspar ganhou coragem para ir comer sozinho,mas com os outros 2 sempre atrás a controlar e a bufarem e eu sempre a observar.Só houve um dia em que o Gaspar recebeu uma patada,mas inofensiva....Demorou 5 dias para deixarem de bufar e agora,passadas 2 semanas são bons amigos,o Gaspar dá-se melhor com o Dinky que alinha nas brincadeiras dele em desarrumar a casa
.Durante este processo dei sempre bastante carinho ao Nico e ao Dinky ,já que eles são os meninos da casa ...
PS:tenho de colocar umas fotos da minha nova peste,sim pq de sossegadinho já não tem nada
O que fiz primeiro foi dar-lhe um grande banho,para o cheiro não ser tão intenso e eles se adaptarem melhor,de seguida no meu colo deixava-os cheirar pouco a pouco (sim porque eles estavam constantemente a bufarem).Nessa noite deitei-o numa caminha ao pé de mim em cima de um puff para o poder controlar e os outros não lhe saltarem para cima.A noite correu razoávelmente bem,o pior é que o Gaspar(o novito) tinha medo dos outros e não se mexia nem para comer ou para ir fazer as necessidades,tive-o de o levar e supervisionar.No dia seguinte fui ao veterinário para ver se estava tudo bem e receber as vacinas.Resumindo,passados 2 dias o Gaspar ganhou coragem para ir comer sozinho,mas com os outros 2 sempre atrás a controlar e a bufarem e eu sempre a observar.Só houve um dia em que o Gaspar recebeu uma patada,mas inofensiva....Demorou 5 dias para deixarem de bufar e agora,passadas 2 semanas são bons amigos,o Gaspar dá-se melhor com o Dinky que alinha nas brincadeiras dele em desarrumar a casa

PS:tenho de colocar umas fotos da minha nova peste,sim pq de sossegadinho já não tem nada

-
- Membro Veterano
- Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am
Uns levam mais tempo que outros na adpatação, mas lá vão...
.
O Pewee e o Pavarotti, anote-se que são gatos com 6 ( penso que são 6, já não me lembro bem) anos de diferença e foi amor à primeira vista
Leo

O Pewee e o Pavarotti, anote-se que são gatos com 6 ( penso que são 6, já não me lembro bem) anos de diferença e foi amor à primeira vista

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>