domingo jul 18, 2004 12:19 am
OI zix!
O termóstato de 50W chega perfietamente bem para um aquário de 23L.
Em relação ao filtro é que estou com muitas duvidas...
Existem três tipos de filtragem: biológica, mecânica e química.
A filtragem biológica decompõe a amónia tóxica que os peixes produzem como desperdícios. Todos os aquários com peixes TÊM de ter filtragem biológica; a filtragem biológica é a mais barata, a mais eficiente e a forma mais estável de decompor a amónia tóxica.
A filtragem mecânica agarra partículas tais como folhas de plantas, restos de comida, etc. (que penso que seja aquilo que me falou, com esponja azul), permitindo serem removidas do tanque antes de se decomporem em amónia. A filtragem química (p.ex. carvão activado, zeólitos) pode retirar (dentro de certos limites) substâncias tais como amónia, metais pesados, matéria orgânica dissolvida, etc. quimicamente. A filtragem química é mais usada para lidar com problemas de curto prazo, tais como remover medicamentos após terem cumprido a sua função, ou purificar a água da torneira antes de ir para o aquário. Por isso aconselho-o a adequirir um bom filtro que efectue estes 3 tipos de filtragem... isto se quiser ter os seus peixes sempre saudaveis!
A rede de plático a que se refere, penso que seja o filtro de fundo! Se assim for então não é necessário colocar isso.
O tempo ideal de repouso ( dizem os aquariofilistas experientes!) será de
aprox 40 dias (e não acho que seja um tempo exagerado!).
Em relação aos peixes, tenha em conta a dimensão do aquário, pois o seu só tem 23L. Deve por peixes até um máximo de 2.5 cm de PEIXES PEQUENOS por cada 4l. "Peixes pequenos" podem ser peixes tipo Tetra Neons, Neon chinês, Zebras, etc.; "peixes médios" podem ser peixes tipo Barbos tigre, Platys, Corydoras, etc.; "peixes grandes" serão Peixes Vermelhos, Oscares, etc.
A foto... pois, se não for com a cara da foto, pode comprar um daqueles papeis que se amarrotam todos e que posto por trás do aquário dá a sensação que está lá uma rocha enorme. Pode comprar nas lojas especializadas em aquáriofilia, mas penso que seja um bocadinho caro!
Espero ter ajudado!
vanessa